O que avaliar antes de pedir um Cartão de Crédito?

Com tantas ofertas e opções disponíveis hoje em dia é até difícil resistir a tentação de pedir um cartão de crédito. Mas, antes de sair por aí pedindo diversos cartões, saiba o que avaliar antes de pedir o seu e quais são os 9 principais fatores mais importantes e que podem te ajudar a fazer essa escolha.

9 fatores para avaliar em um cartão de crédito

Nem sempre é tão fácil avaliar ou comparar todas as opções de cartões na hora de pedir um cartão de crédito. Além disso também tem o fato de saber o que é mais adequado para cada tipo de necessidade. Mas para ajudar nesta tarefa, separamos algumas dicas exclusivas do que não pode faltar neste checklist.

1 – Limite disponível

As regras de análise e aprovação do limite de um cartão de crédito, podem variar de banco a banco. Geralmente, a análise é baseada em dados históricos, score de crédito ou até mesmo no nível de comprometimento da renda pessoal.

Os limites pré-aprovados também mudam conforme a política de crédito de cada instituição e podem ser reajustados conforme a utilização do cartão pelo usuário. Isso quer dizer que, muitas vezes, ao gastar mais, o limite é aumentado – o que nem sempre é tão vantajoso assim já que é preciso ter um controle para que as contas se mantenham no eixo.

Por isso, é sempre importante comparar as ofertas disponíveis de limite pré-aprovado caso seja necessário algum valor mínimo específico.

2 – Disponibilidade do crédito

As modalidades de cartões também podem variar quanto a forma em que o crédito é liberado. Alguns cartões são pré-pagos, por exemplo. Com isso, para seu uso é preciso efetuar um crédito de forma antecipada. O cartão pré-pago é uma boa opção para quem quer pedir um cartão de crédito e programar seu uso.

A forma mais utilizada e comum ainda é o cartão pós-pago, em que o limite global é disponibilizado e o valor utilizado é cobrado mensalmente via fatura. Após a sua quitação, o limite é novamente liberado para uso.

3 – Forma de pagamento

Normalmente, a data de vencimento da fatura do cartão é bem fácil de ser alterada. Mas mudar a forma de pagamento nem sempre é tão simples assim.

Apesar de não ser uma regra, geralmente a fatura de crédito é emitida em boleto. O pagamento pode ser realizado até o seu vencimento em qualquer agência bancária, lotérica ou pela internet. Existe também a possibilidade de autorizar o débito em conta ou via DDA.

No caso do cartão de crédito consignado, a fatura é quitada automaticamente com o desconto na folha de pagamento.

Saber a forma de pagamento do cartão pode ajudar a definir qual é o melhor, uma vez que isso também impacta na taxa de juros cobrada.

4 – Prazo para pagamento

Os cartões são pagos, normalmente após 30 dias do seu uso. A fatura mensal é fechada e havendo gastos, os valores são consolidados e devem ser pagos até determinada data (vencimento).

Algumas operadoras ou bancos podem conceder prazos adicionais ou carência para pagamento dos valores abertos. No entanto, vale ficar atento para confirmar se não é cobrado nenhum valor adicional por isso.

O cartão de crédito pré-pago é recarregado antes de seu uso, então pode ter recargas programadas ou ser creditado apenas quando utilizado. O crédito é liberado em média, em até 2 ou 3 dias, mas já existe também a recarga com crédito imediato.

5 – Isenção ou valor da anuidade

A anuidade é uma taxa cobrada por algumas instituições pela prestação dos seus serviços. Esse valor pode variar em função do limite do cartão, uso ou até mesmo do número de cartões adicionais.

Adicionado à fatura mensal ou cobrado uma única vez, esse acaba sendo um dos valores que muitas pessoas não avaliam no momento de pedir um cartão de crédito.

Apesar de ser negociável em alguns casos, a boa notícia é que, existem cartões que são emitidos sem a cobrança de anuidade. Colocando na ponta do lápis, a economia pode ser superior a R$ 100 no ano.

6 – Emissão de cartão adicional

Nem todos os bancos oferecem essa opção. Por isso, dependendo da necessidade, é sempre válido confirmar se é possível ter ou não o cartão adicional. Outros detalhes importantes são: conferir se há cobrança para emissão do novo cartão, valor da anuidade e ainda o limite que será liberado.

Geralmente, o limite global é compartilhado entre os cartões. Então, é preciso ficar atento também para essa informação.

7 – Bandeira do cartão

Visa, Mastercard, Amex. Esses são apenas alguns exemplos das bandeiras para quem quer pedir um cartão de crédito. Isso quer dizer, portanto, que é possível ainda escolher a bandeira do seu cartão.

A bandeira do cartão de crédito pode determinar a abrangência de cobertura do cartão (se nacional ou internacional) e o número de estabelecimentos em que é aceito. Vale lembrar que nem todas as bandeiras são aceitas em pontos comerciais, por exemplo. Existem cartões de crédito que são para uso exclusivo ou somente para uso em determinadas regiões.

8 – Benefícios e outras facilidades

Clube de vantagens, clube de pontos para troca por serviços ou produtos, descontos em parceiros, milhas para passagens aéreas, sorteios. Esses são apenas alguns dos benefícios das operadoras de cartão de crédito ou dos bancos. Ao pedir um cartão de crédito, se esse fator for relevante também deve ser avaliado e comparado.

Alguns benefícios podem ser exclusivos, mas no geral, todas as instituições têm alguma forma para conquistar e reter seus clientes.

9 – Taxas de Juros e CET

Um cartão de crédito pode ter uma taxa de juros até 10 vezes maior que o outro. A taxa convencional e do crédito rotativo assim como as demais taxas e tarifas cobradas é o que irá dizer se “um cartão é mais barato que o outro”. Esse valor conhecido como Custo Efetivo Total (CET) é o fator comum que precisa ser comparado. No final das contas, é essa referência que pode fazer muita diferença no valor que é pago.

É preciso lembrar que um cartão de crédito também é uma modalidade de empréstimo. Logo, para não se arrepender ao pedir um cartão de crédito, é preciso avaliar muito bem as opções disponíveis.

Se você é Aposentado, Pensionista ou Servidor Público e está em busca do cartão de crédito consignado compare online agora. Descubra a melhor oferta dos bancos para o seu bolso em poucos minutos.

 

Quer fazer um cartão de crédito consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o cartão de crédito consignado que você está precisando! Compare propostas de cartão de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu cartão de crédito consignado

5 dicas para evitar dívidas e a inadimplência entre idosos NEWS | Salário de Servidor Público é “miserê”?
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de