O que é BX Blue?

Descubra o que é BX Blue, como funciona e como ela pode ajudar você e milhões de brasileiros a tomar as melhores decisões financeiras.

o-que-e-bxblue.jpg

Se você veio parar neste texto, provavelmente já se deparou com o nome por aí e ficou interessado em saber, de uma vez por todas, o que é BX Blue.

Com o intuito de sanar não apenas essa dúvida, mas todas as demais que possam surgir acerca da BX, fizemos este guia. 

Continue a leitura para entender o que significa, para que (e quem) serve, como funciona e o que faz a BX Blue.

O que é BX Blue?

A BX Blue é uma fintech que oferece soluções financeiras para beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), servidores federais ativos e inativos, bem como trabalhadores celetistas que possuem Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Para quem não está familiarizado com o termo, aqui vai uma breve explicação: uma fintech é uma empresa ou, no caso da BX, uma startup, que atua com tecnologia financeira.

Atualmente, as soluções financeiras da BX Blue são voltadas para o mercado de crédito, sobretudo o consignado, que é o carro-chefe da BX.

Em 2017, a fintech revolucionou o mercado de crédito com o marketplace do consignado, isto é, um mercado virtual onde as pessoas podem consultar, simular e contratar a modalidade de crédito mais barata.

Isso só é possível porque a BX possui parceria com os principais bancos do país e, por esse motivo, consegue negociar taxas de juros mais baratas para quem deseja contratar empréstimo consignado.

Na prática, a BX Blue atua como mediadora nas relações entre o banco e o tomador de crédito ou correspondente bancária, que é o termo tecnicamente mais utilizado para designar a função.

O que significa BX Blue?

A BX nasceu para inovar o mercado e transformar a contratação de consignado, antes burocrática, em um processo simples, seguro e rápido e, com isso, oferecer a melhor experiência aos brasileiros no setor financeiro.

Em inglês, a expressão “melhor experiência” ficaria “better experience”, ou, com abreviação: BX

Já o blue veio da expressão “tudo azul”, popular gíria utilizada para expressar que tudo está tranquilo, justamente pelo propósito da fintech em oferecer soluções financeiras para que as pessoas saiam do vermelho e possam caminhar em direção à tranquilidade em relação às finanças.

E eis que a junção de BX + blue ficou BX Blue, também chamada de BX. Já a pronúncia é “bê” “xis”, assim como soletramos em português + blue. 

A BX é um banco?

Não. A BX Blue é registrada junto ao Banco Central, que é o órgão responsável por todas as instituições financeiras do país, como correspondente bancária.

A BX possui parceria com diferentes bancos e, por isso, consegue oferecer empréstimo de instituições financeiras variadas aos tomadores, que têm a liberdade de comparar ofertas e escolher a que julgar melhor para si sem sair de casa.

O que a BX Blue faz?

A BX tem como propósito empoderar milhões de brasileiros de modo que eles tenham autonomia e segurança o suficiente para tomar as melhores decisões financeiras para suas vidas.

Ao mesmo tempo, a fintech desempenha esforços para que, quando a necessidade de ajuda financeira surgir, as pessoas tenham uma experiência com excelência em qualidade.

Com isso, a BX promove educação financeira por meio de conteúdos educativos e noticiosos disponíveis no blog Aprenda e nos principais canais de comunicação: e-mail e redes sociais como Instagram e YouTube.

Além disso, a fintech dispõe de 6 produtos: antecipação do Saque-Aniversário, cartão de crédito consignado, empréstimo consignado, portabilidade, refinanciamento e simulador de empréstimo consignado.

  • Saiba mais: Aposentado e servidor: veja como não perder nenhum conteúdo da bxblue
  • Antecipação do Saque-Aniversário

    Quem possui saldo no FGTS possui, além das situações extraordinárias previstas em lei que autorizam o resgate do dinheiro, duas formas de sacar o dinheiro do Fundo: o Saque Rescisão, nos casos em que houver demissão sem justa causa e o Saque-Aniversário.

    O Saque Rescisão é a opção oferecida a todos os brasileiros com conta no FGTS. Porém, desde 2019, as pessoas possuem a chance de fazer a adesão ao Saque-Aniversário, que possibilita um resgate anual de parte do saldo disponível.

    A adesão pode ser feita em instantes pelo próprio aplicativo do FGTS e também pode ser desfeita, desde que respeitado o prazo de dois anos, contados a partir da data em que o Saque-Aniversário foi aderido.

    Além do direito ao resgate anual, os adeptos ao Saque-Aniversário podem fazer a antecipação dos saques por meio da antecipação do Saque-Aniversário, um empréstimo que permite obter renda extra, sem adquirir dívida mensal.

    Ao contratar a antecipação, o titular da conta FGTS recebe de uma vez o dinheiro que seria distribuído em parcelas anuais no ano seguinte. 

    Como forma de pagamento, a quantia antecipada fica reservada ao banco para o desconto automático, feito na data em que o saque anual seria feito.

    Outra grande vantagem da operação, além do dinheiro extra sem despesas no orçamento mensal, é a baixa taxa de juros devido à garantia de pagamento pelo FGTS.

    Cartão de crédito consignado

    o cartão de crédito consignado pode ser usado como um cartão convencional, para compras e pagamentos, com o adicional de que parte do limite pode ser sacado pelo tomador.

    O grande diferencial do cartão, porém, está na taxa de juros bem abaixo dos cartões convencionais. Isso porque as parcelas são pagas via desconto em folha de pagamento ou benefício.

    Até 5% dos ganhos mensais de servidores e beneficiários do INSS podem ser comprometidos com parcelas do cartão consignado, limite também conhecido como margem consignável.

    O cartão pode ser uma saída interessante para quem precisa de dinheiro extra, mas está sem margem para empréstimo, por exemplo.

    Empréstimo consignado

    Como mencionado anteriormente, o empréstimo consignado é o carro-chefe da BX.

    Trata-se do crédito mais barato do mercado, em função das taxas de juros mais baixas. Assim como o cartão consignado, as parcelas do empréstimo são descontadas automaticamente dos ganhos mensais do tomador. Logo, o risco de inadimplência é muito baixo. 

    Para além do custo, o consignado se destaca por estar disponível até mesmo para negativados, já que não é feita consulta em serviços de proteção ao crédito como SPC ou Serasa.

    Servidores públicos federais ativos e inativos, aposentados, pensionistas e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS podem contratar consignado online e com segurança na BX.

    A margem consignável atual para empréstimo aos beneficiários do INSS é de 35%

    Para os servidores a margem está em 30%, com a expectativa de aumento até a primeira quinzena de julho/22.

    Simule seu empréstimo consignado

    O que você quer descobrir?

    Seu convênio:

    Qual é a sua margem consignável?

    Em quantas parcelas?

    Em quantas parcelas?

    Em quantas parcelas?

    Empréstimo de até

    R$

    Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

    Portabilidade

    A portabilidade de crédito consignado é uma operação que permite transferir a dívida de um banco para o outro que ofereça condições mais vantajosas, sejam elas prazo, valor da parcela ou taxa de juros.

    De modo geral, quem possui um consignado ativo e já quitou de 20% a 30% da dívida está elegível para fazer portabilidade. 

    A possibilidade de obter o troco ao efetuar a portabilidade costuma ser um grande atrativo da portabilidade e uma forma de garantir dinheiro extra sem a necessidade de contratar um empréstimo novo. Com o troco, o tomador pode receber o valor equivalente ao que já foi pago da dívida ao portá-la.

    Na BX, a portabilidade está disponível para beneficiários do INSS e, em breve, também poderá ser feita pelos servidores federais.

    Refinanciamento

    Diferentemente da portabilidade, em que a dívida é transferida de uma instituição financeira, no refinanciamento o que acontece é a renegociação do contrato de empréstimo junto ao mesmo banco onde a contratação foi efetuada.

    As motivações podem ser semelhantes: necessidade de mudança no prazo, ajuste nas parcelas ou até mesmo taxa. 

    Servidores federais já podem contratar refinanciamento na BX e, no futuro próximo, os beneficiários do INSS também poderão.

    Buscador de empréstimo

    Aqueles que estiverem em busca de crédito com a menor taxa têm a chance de recorrer à ferramenta gratuita da BX: o buscador de empréstimo online.

    Por meio dela, basta preencher o valor pretendido para empréstimo ou para as parcelas, o prazo para pagamento desejado e a margem consignável que, em instantes, as ofertas compatíveis aparecerão na tela.

    Desse modo, é possível comparar diferentes propostas em um único lugar e conferir qual delas se encaixa melhor com as suas necessidades.

    O buscador online de empréstimos pode ser usado para empréstimo consignado, portabilidade, refinanciamento e antecipação do Saque-Aniversário, enquanto que o cartão consignado possui um simulador específico.

    A BX Blue é segura?

    A verificação da segurança de qualquer instituição financeira, seja banco ou correspondente bancário, deve ser feita junto ao Banco Central (BC).

    A consulta pode ser feita online. No caso dos bancos, basta navegar até a página “Encontre uma instituição regulada/supervisionada pelo BC”, no site do órgão, e fazer a pesquisa.

    Os correspondentes bancários, como a BX Blue, por sua vez, possuem uma página específica, a “Correspondentes no país”,  também hospedada no site do banco. A lista com todos os correspondentes do Brasil pode ser acessada rapidamente.

    No caso das instituições financeiras online, outra forma de atestar sua confiança é por meio do certificado de segurança, o símbolo de cadeado que fica antes do endereço do site “www.bxblue.com.br”.

    Acessar sites de reclamações como Consumidor.gov e Reclame Aqui também é uma forma de comprovar a segurança de uma empresa. 

    Esse último dá nota às empresas, que varia de acordo com a satisfação dos clientes em relação a retornos e resoluções de problemas. Em julho de 2022, a nota da BX estava em 9,6 no Reclame Aqui.

    Por fim, os principais perfis nas redes sociais da BX Blue possuem selo de verificação, que são cedidos pelas próprias redes para confirmar que o perfil é verdadeiro.

    Como funciona o empréstimo pela internet?

    Na BX Blue, todas as contratações podem ser feitas 100% online, desde a simulação e envio de documentos, até a assinatura do contrato.

    O passo a passo é bem simples: você simula o empréstimo, seleciona a oferta desejada, envia as documentações solicitadas (documento de identificação com foto e comprovante de renda), aguarda a análise e liberação do empréstimo e assina o contrato.

    Normalmente, o empréstimo cai na conta do tomador em poucas horas após a assinatura do contrato. Contudo, o tempo de depósito pode oscilar durante o fechamento da folha do INSS ou em períodos de alta na demanda da BX.

    Você pode simular e fazer um pedido a qualquer momento, inclusive em fins de semana. Porém, como a BX funciona em horário comercial, o andamento na proposta será feito no próximo dia útil.

    Vale destacar que o tomador de empréstimo possui autonomia para conduzir todo o processo de simulação e contratação, mas pode acionar consultores especializados a qualquer momento.

    bxblue-emprestimo-descomplicado.jpg
    Arte: BX Blue

    Como entrar em contato com a BX Blue?

    A BX é uma empresa online e, por mais que ela possua uma sede física em Brasília, todas as comunicações são feitas pela internet. Veja mais detalhes a seguir.

    Redes Sociais

    A BX Blue possui perfis nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube. Você pode nos contatar via mensagem privada em qualquer um desses canais e nossa equipe irá respondê-lo assim que possível.

    Veja mais: Atendimento da BX Blue em períodos especiais: tudo o que você precisa saber

    E-mail

    Outra forma de entrar em contato com a BX para tratar de dúvidas, críticas, sugestões ou comentários é via e-mail para o endereço ola@bxblue.com.br.


    Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


    Redação BX Blue

    Redação BX Blue

    Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

    O empréstimo consignado ideal para você

    A BX Blue busca várias ofertas para te ajudar a encontrar o consignado que você precisa!

    Compare online, escolha a melhor oferta e receba o dinheiro com rapidez e segurança.

    Ver ofertas de consignado