O que é e como acessar o PR-Consig Servidor?

bxblue-pr-consig-o-que-e-como-acessar

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo que tem suas parcelas mensais deduzidas automaticamente da folha de pagamento do cliente. Para os Servidores Públicos do estado do Paraná, as consultas às informações do crédito consignado podem ser feita por meio do PR-Consig.

É por meio deste sistema que são realizadas todas as operações referentes a consignação em folha de pagamento. Além disso, os tomadores podem também consultar outras informações importantes sobre a margem consignável, por exemplo.

Leia também: O que é Margem Consignável?

A saber, o empréstimo consignado está disponível para Servidores Públicos — civis e militares. É oferecido para os funcionários ativos e também para os inativos. Ainda está disponível para quem detém cargo comissionado ou é pensionista.

Portanto, se você é Servidor do estado do Paraná e ficou interessado no assunto, aproveite para tirar as suas dúvidas. Você saberá o passo a passo necessário para ter acesso ao sistema do PR-Consig.

Como acessar?

O PR-Consig é o sistema automatizado de consignações do Governo do estado do Paraná. Por meio desta plataforma, é possível acessar a margem consignável e simular empréstimos. Ou seja, é possível consultar valores, prazos e comparar ofertas de créditos.

Outras funções ainda são disponibilizadas no sistema. Porém, uma das mais importantes, é a emissão da autorização do desconto em folha. Tal documento pode ser feito diretamente na consignatária, por meio da chave de acesso e a senha para o PR-Consig.

Como solicitar os acessos

Para ter acesso ao PR-Consig, o Servidor interessado precisa ter uma chave de acesso e senha já cadastrados. Assim, esses dados são criados pela Unidade de Recursos Humanos (URH), que pertence a Secretaria da Administração e da Previdência do Paraná.

Caso o Servidor esteja em um município onde não há uma Unidade de Recursos Humanos, a chave de acesso e a senha podem ser conseguidos nos Núcleos Regionais de Educação. Os dados de acesso também podem ser solicitados pelo telefone (41) 3200-5007.

O acesso ao PR-Consig  também pode ser fornecido em um posto de atendimento da Paranaprevidência. Ou mais, o cadastro pode ser feio diretamente com a consignatária que o Servidor escolher.

Já os Servidores Aposentados ou Pensionistas devem entrar em contato com a Central de Atendimento da ParanaPrevidência. Este é o órgão responsável pela senha de acesso.  O telefone é (41) 3304-3737. Para os beneficiários, o PR-Consig é acessado por meio do Portal da ParanaPrevidência.

Entretanto, toda senha gerada precisa ser desbloqueada pelo Servidor antes do primeiro acesso ao PR-Consig. Cada senha, por motivos de segurança, tem validade de 30 dias. Passado o prazo, é necessário que o Servidor solicite uma nova senha junto a Unidade de Recursos Humanos.

Como desbloquear a senha

Depois de adquirir o informe que especifica a senha pessoal, o Servidor precisa fazer seu desbloqueio. Para desbloquear o acesso, é preciso se dirigir a Unidade de Recursos Humanos. Contudo, como a senha costuma ser emitida na hora, os dois processos podem ser feitos no mesmo dia.

O desbloqueio também pode ser solicitado diretamente na consignatária. Caso o Servidor resida em uma cidade que não tenha URH, o procedimento pode ainda ser feito em um Batalhão da Polícia Militar.

Depois que a senha original é desbloqueada o Servidor pode alterá-la. A nova senha deve ser escolhida de acordo com as preferências do usuário. Caso a senha não seja utilizada tem validade de até 60 dias.

Site

O PR-Consig é um site que faz parte do sistema automatizado de consignações em folha de pagamento. Foi criado para os Servidores ativos e inativos do Governo do Estado do Paraná. Também para os Militares, Aposentados e Pensionistas.

Basta que o Servidor tenha um computador com acesso a internet. Vale lembrar que a senha de acesso ao PR-Consig é pessoal e intransferível. Sendo assim, não pode ser fornecida a terceiros de maneira nenhuma.

3 motivos para utilizar o PR-Consig Servidor

A implantação do PR-Consig permitiu que os processos de crédito consignado se tornassem muito mais rápidos e seguros. Com esse sistema, a burocracia foi reduzida. A tramitação de documentos também se tornou mais simples.

No PR-Consig o Servidor Público Estadual pode encontrar diversas informações sobre as linhas de crédito consignado. Além disso, é possível fazer simulações online. Outra opção, é utilizar o simulador de empréstimo consignado, como o bxblue.

Saiba outros 3 motivos para acessar o sistema.

1 – Consultar a margem de consignação

A margem consignável dita os limites do empréstimo consignado. Ela foi estipulada para evitar que os tomadores se endividem com crédito emprestado além do que é necessário.

No Governo do Paraná, a margem consignável permite descontos de até 30% da renda liquida mensal do servidor. Outros 5% são de uso exclusivo do cartão de crédito.

Leia também: O que é Cartão de Crédito Consignado?

Para saber quanto pode tomar emprestado, o Servidor precisa conhecer sua margem consignável. Tal informação pode ser consultada por meio do sistema PR-Consig.

2 – Emissão de contracheque

A data de emissão dos contracheques pode variar entre os órgãos do estado do Paraná. Porém, quando o Servidor precisar consultar ou emitir um contracheque, basta acessar o sistema. Muito mais praticidade!

Entrando no PR-Consig, a opção de consulta do contracheque está na barra lateral. Basta que o Servidor clique ali. Será necessário usar uma senha, que não é a mesma do sistema.

Se ainda não tiver essa senha, o Servidor deve entrar em contato com o RH do órgão onde trabalha, para fazer a solicitação.

Com esta mesma senha, chamada de Governo Digital, é possível acessar comprovantes, documentos de perícias médicas e também o extrato da contribuição previdenciária.

3 – Consulta das consignatárias conveniadas

Por meio do sistema de consignações do Governo do Paraná, é possível consultar também as consignatárias que são conveniadas aos órgãos estaduais. Atualmente, quase vinte banco já oferecem crédito consignado aos servidores estaduais.

O sistema também traz outras informações, como a taxa de juros cobrada por cada um dos bancos. Assim, fica muito mais fácil para que o Servidor escolha em qual instituição financeira solicitar o seu empréstimo consignado.

A disponibilização do Custo Efetivo Total (CET), por exemplo, é de responsabilidade da consignatária. Por ser obrigatória, deve ser publicada no site e em outros documentos, como o próprio contrato.

Assim, o Servidor Público do Paraná, pode conhecer todas os custos envolvidos na operação, antes de fechar qualquer negócio.

O PR-Consig permite ainda que o Servidor liquide seu empréstimo de uma só vez. Caso o cliente queira quitar seu crédito, basta acessar o site e solicitar o saldo devedor dos contratos atuais. O sistema irá calcular quando falta a ser pago. Em seguida, irá gerar um boleto para pagamento total. 

Com essas e outras funcionalidades, o PR-Consig trouxe mais praticidade para o dia a dia dos Servidores Estaduais do Paraná. Dessa forma, é possível encontrar e solicitar o melhor empréstimo consignado sem precisar sair de casa.

Portanto, se você é Funcionário Público do Paraná e quer encontrar a opção de crédito perfeita para o seu bolso, comece agora através do PR-Consig ou do simulador de empréstimo consignado. Em poucos minutos você recebe propostas personalizadas, de acordo com suas necessidades.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

O que é e como acessar o PR-Consig Servidor?

Posts recomendados