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Ouvidoria dos bancos: saiba o que é e qual o telefone 0800 para contato

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Ninguém deseja ou espera ter problemas com o banco em que é cliente ou que pretente utilizar algum tipo de serviço financeiro. No entanto, existe um órgão específico para o qual é possível registrar uma queixa, dúvida ou sugestão: a ouvidoria dos bancos.

Se você já utilizou esse serviço, sabe exatamente do que estamos falando. Caso ainda não tenha utilizado, aproveite para entender como esse canal funciona e onde encontrar o telefone de contato das ouvidorias.

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O que é ouvidoria de banco?

A ouvidoria pode ser entendida como um canal para prevenir e solucionar conflitos. Foi instituída por determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central do Brasil.

Entre outras atribuições, o objetivo da ouvidoria dos bancos é receber e tratar reclamações de seus clientes e usuários que não foram solucionadas pelo atendimento ou meios convencionais. 

Onde reclamar do banco?

Quando um consumidor tem qualquer tipo de problema ou precisa resolver uma situação, o primeiro passo é procurar a própria agência ou empresa para tentar solucioná-la por meio dos canais de atendimento.

Se não conseguir um retorno ou solução, a recomendação é entrar em contato por meio da ouvidoria da mesma instituição para relatar o caso.

Outra opção é acionar o Procon ou a Ouvidoria do Banco Central.

Sendo assim, o fluxo de atendimento mais comum é o seguinte:

ouvidoria dos bancos

Fonte: Banco Central do Brasil

O serviço prestado pela Central de Atendimento é diferente do suporte prestado na ouvidoria, onde os casos mais críticos devem ser encaminhados.

Mas, afinal, o que é necessário para abrir o chamado na Ouvidoria dos Bancos?

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O que o consumidor deve informar na ligação?

Sempre que entrar em contato com a ouvidoria, é importante disponibilizar o máximo de informações possíveis. De modo geral, os dados solicitados, são:

  • Nome;
  • CPF;
  • Banco/Agência;
  • Data do ocorrido;
  • Detalhamento da situação.

No caso de reclamações sobre determinadas operações financeiras, é essencial informar a conta bancária. É importante ressaltar que em nenhuma hipótese é solicitada a senha bancária. Jamais compartilhe sua senha.

Todos os dados e informações detalhadas ajudarão o ouvidor a avaliar e priorizar os chamados. Se necessário, o ouvidor pode solicitar outras evidências, como protocolos ou e-mails anteriores, cópia de simulações ou contratos.

Prazo de resposta das reclamações na ouvidoria

Independentemente do tipo de reclamação, todos os chamados registrados na ouvidoria dos bancos precisam ser protocolados e respondidos. É direito do consumidor obter o número do protocolo assim como acompanhar o andamento do processo.

Embora não exista um prazo padrão, o tempo médio de resposta pode variar de 24 horas a até 30 dias. Se decorrido o período for ultrapassado, o consumidor pode acionar a Ouvidoria do Banco Central.

Ouvidoria do Banco Central

O registro da reclamação no Banco Central é semelhante ao feito junto à instituição financeira.

Após o contato, o BC repassa a reclamação para a instituição financeira, que tem até 10 dias úteis para responder o consumidor e o próprio órgão.

Fonte: Banco Central do Brasil

Os registros realizado no BC ajudam em diversas iniciativas para melhor regulação do mercado financeiro.

Anualmente, o Banco Central divulga o Ranking das Reclamações. O estudo serve como um termômetro para o nível de atendimento de cada instituição e também pode ser utilizado pelos próprios consumidores, para ajudar na tomada de decisão da escolha do seu banco.

0800 da ouvidoria dos principais bancos

Onde posso reclamar de um banco?

Cada banco tem uma ouvidoria e a que pode ser utilizada para todos os bancos é a Ouvidoria do Banco Central, onde também é possível registrar reclamações sobre as instituições financeiras (banco, cooperativa, corretoras, dentre outras).

Embora não seja uma regra, boa parte das instituições financeiras disponibiliza um telefone 0800 para contato dos seus clientes, de modo a facilitar a ligação gratuita de qualquer lugar do país. O único ponto de atenção é que algumas ligações precisam ser realizadas de telefones fixos, já que nem todas as centrais recebem ligações de celulares.

Confira a lista completa dos principais bancos.

Principais instituições financeiras (com mais de 4 milhões de clientes)

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Fonte: Banco Central do Brasil

Outras instituições financeiras

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Fonte: Banco Central do Brasil

Banco Central telefone 0800: existe?

Ouvidoria Banco Central – telefone: qual o número?

Não. Desde 2015, o BC deixou de utilizar o telefone 0800 979 2345 e passou a utilizar o 145. O antigo número foi desativado.

A mudança foi feita para se adequar ao padrão de três dígitos para serviços públicos, conforme regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As ligações feitas para a Central de Atendimento do Banco Central têm o custo de uma ligação local.

Ouvidoria Banco Central por telefone 0800 está desativada

Devido à pandemia de covid-19, o contato com a Ouvidoria do Banco Central está sendo feito online, por meio da plataforma Fala.BR.

Para utilizar o canal, basta fazer o login com a conta gov.br ou com o cadastro na própria plataforma e selecionar a opção desejada (acesso à informação, denúncia, elogio, reclamação, sugestão ou solicitação).


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