Como é feito o pagamento mínimo do Cartão de Crédito Consignado?

bxblue-entenda-a-fatura-minima-do-cartao-de-credito-consignado-agora

A consignação de crédito tem se tornado um serviços mais solicitados por todo o país. Além do empréstimo, o cartão de crédito consignado também oferece boas condições. Mas, nem todo mundo sabe como funciona o pagamento mínimo do cartão consignado.

Leia também: O que é cartão de crédito Consignado?

O cartão de crédito consignado tem uma parte de sua fatura descontada automaticamente. Ou seja, a parte que condiz com a margem consignável é quitada por meio de desconto em folha de pagamento.

Portanto, o que o cliente utiliza no cartão além de 5% de seu salário ou benefício precisa ser pago como um cartão de crédito convencional. E é exatamente com esses dois valores que os usuários costumam se confundir.

Pode parecer complicado, mas agora você vai compreender como deve ser feito o pagamento mínimo do cartão consignado. Tem outras dúvidas sobre o assunto? Então, continue a leitura do texto e entenda porque você deve solicitar o seu cartão de crédito consignado ainda hoje.

Desconto automático em folha de pagamento

O cartão de crédito consignado tem o mesmo funcionamento que um cartão de crédito comum, podendo ser usado para o parcelamento de compras. Além disso, esse cartão também permite o saque em dinheiro, diretamente nos caixas de autoatendimento.

O que pode confundir muita gente é que o cartão de crédito consignado acaba tendo dois valores distintos. Uma parte da fatura é descontada automaticamente do pagamento do titular — esse é o pagamento mínimo do cartão consignado.

Contudo, a outra parte dos gastos mensais adicionais, quando acima da margem de 5%, precisa ser paga a parte. Essa é a parte referente ao que foi gasto além da margem consignável. Se não for quitada, será inclusa na fatura do mês seguinte.

Os clientes que utilizam crédito consignado podem, por lei, usar somente 5% do valor líquido de seu pagamento para a quitação do cartão de crédito consignado. Essa é a margem consignável, que equivale ao pagamento mínimo do cartão consignado.

É importante entender que o pagamento mínimo, pode não coincidir com o pagamento mínimo da fatura. E por isso, da necessidade de fazer o pagamento adicional, para quitar o saldo mensal.

A grande vantagem é que, como existe um pagamento mínimo do cartão consignado, o banco pode cobrar taxas de juros mais baixas. Isso porque há a garantia de que pelo menos o valor mínimo será quitado todo mês automaticamente.

Porém, o esse cartão só pode ser solicitado por algumas categorias elegíveis. Estão nessas categorias os usuários que podem comprovar renda fixa e estável. A saber: beneficiários do INSS, Servidores Públicos, Militares das Forças Armadas e alguns funcionários do setor privado.

Como depende somente do valor da margem consignável exclusiva, o cartão de crédito consignado é liberado sem consulta ao SPC ou Serasa. Ainda, o cartão de crédito pode ser usado ao mesmo tempo que um empréstimo consignado.

Entenda os valores da sua fatura

Como o cartão de crédito consignado é semelhante a um cartão comum, também sua fatura é normal. Todos os meses o cliente recebe um boleto que detalha as compras que foram feitas, assim como os saques em dinheiro que foram realizados.

Valor da fatura mensal

A fatura mensal do cartão de crédito apresenta o valor total gasto no último mês. Porém, esse valor é dividido em outros dois valores.

Existe o valor para pagamento mínimo do cartão consignado, que é descontado automaticamente do salário ou benefício do cliente.

E há também o valor excedente, que é tudo o que cliente utilizou além da margem consignável. E, vale reforçar, o que é gasto além do pagamento mínimo, tem seu pagamento de total responsabilidade do usuário.

Valor para pagamento mínimo

O pagamento mínimo do cartão consignado é o valor referente a margem consignável do cliente. Ou seja, todo mês é descontado automaticamente até 5% do valor liquido do pagamento do usuário.

Caso o cliente gaste um valor menor que os 5% da margem consignável, é descontado somente o que foi utilizado. Por exemplo, se um cliente ganha R$2.000,00, tudo o que é gasto até R$100,00 é pago por meio de desconto automático.

Valor da margem consignável

A margem consignável foi criada para evitar que os tomadores se endividem, uma vez que a consignação de crédito é paga por meio de descontos automáticos, direto no contracheque. Sendo assim, todo mês o cliente só pode comprometer 35% de sua renda líquida.

Desse valor, 30% deve ser usado para empréstimos consignados. Os outros 5% são de uso exclusivo do cartão de crédito consignado. Ainda que o cliente não tenha nenhum empréstimo em andamento, a margem consignável do cartão não se altera.

Saldo excedente da fatura

Tudo o que gasto além do valor da margem consignável, ou seja, além do pagamento mínimo do cartão consignado, precisa ser pago pelo cliente. Este pode decidir qual a melhor maneira de quitar o saldo excedente.

Leia também: saiba qual é limite do cartão de crédito consignado

O pagamento pode ser feito em qualquer banco, como um boleto comum. É importante respeitar a data de vencimento para que não sejam cobrados juros na próxima fatura.

Isto é, quando o pagamento não é realizado à vista, os valores que não são quitados voltam a ser cobrados no próximo mês. Porém, como há o uso do crédito rotativo do cartão, há a cobrança de juros adicionais.

Ainda que o juros do crédito rotativo do cartão consignado sejam menores (média de 3,50% ao mês), de qualquer forma é um valor que poderia ser poupado.

Em alguns casos, o cliente também pode optar por quitar seu saldo em parcelas. Ou seja, ele paga uma parte da fatura todo mês, porém, o saldo não é todo liquidado. Vale destacar que tudo o que é pago vai sendo abatido do débito total.

Como utilizar o cartão de crédito de forma inteligente

Como todo cartão de crédito, o consignado precisa ser usado de forma inteligente para que o cliente não se endivide. Sendo assim, alguns cuidados precisam ser tomados todos os meses.

O principal é não gastar mais do que se ganha. O cartão de crédito pode gerar uma falsa ideia de um dinheiro que, na verdade, não existe. Por isso, os gastos devem ser mantidos sob controle, mesmo os de pequenos valores.

É interessante também que o cliente sempre mantenha uma parte do limite disponível. Isso pode ser de grande serventia para quando acontecer uma emergência financeira.

Como o cartão de crédito consignado cobra taxas de juros mais baixas, o cliente pode utilizá-lo para compras maiores. Isso acaba compensando mais que gastar no cartão de crédito com compra pequena que poderia ter pagamento à vista, por exemplo.

Outro cuidado que precisa ser tomado é com o saque em dinheiro. O valor pode usado no mesmo momento, porém, tudo o que é sacado volta cobrado na fatura do cartão de crédito, com o acréscimo de juros.

Concluindo, é interessante que o cliente tenha total controle sobre os limites do cartão e, ainda, sobre os gastos mensais. O cartão de crédito é uma ótima ferramenta financeira, quando usado com consciência.

Como solicitar um cartão de crédito consignado online?

Várias instituições financeiras já permitem que o cartão de crédito consignado seja solicitado pela internet. Ou seja, além de todas as vantagens do cartão, o cliente ainda pode adquirir o seu sem sair de casa.

Para solicitar um cartão consignado, basta que o cliente tenha em mãos seus documentos. A saber, é necessário RG, CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante de renda dos meses mais recentes.

O primeiro passo é utilizar um simulador de crédito consignado online gratuitamente. Essa ferramenta permite que o usuário conheça e compare as ofertas de crédito de diversos bancos ao mesmo tempo. Cabe ao cliente optar pela instituição financeira de sua preferência.

O  cartão de crédito consignado tem taxas de juros mais baixas, é liberado para quem está negativado e, ainda, possui bandeira internacional. Além disso, há o pagamento mínimo do cartão consignado que é automático.

Depois de conhecer tantas vantagens deste cartão de crédito, aproveite e solicite o seu agora mesmo! O simulador de crédito consignado online está disponível para que você encontre a proposta que mais lhe agrada agora mesmo!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como é feito o pagamento mínimo do Cartão de Crédito Consignado?

Posts recomendados