Portabilidade de consignado com troco na Caixa: quais as regras?

Saiba o que é e como fazer a portabilidade de consignado com troco na Caixa Econômica Federal: possibilidades, condições, requisitos e mais.

bxblue-portabilidade-de-consignado-com-troco-na-caixa

A portabilidade de consignado com troco na Caixa Econômica Federal (CEF) está disponível para quem tem empréstimo consignado contratado em outra instituição financeira e procura melhores condições de pagamento.

Não é raro que, em uma situação emergencial, as pessoas optem pela primeira oferta de empréstimo consignado que encontram. Apesar de hoje existirem ferramentas facilitadoras, como o simulador gratuito da BX Blue, a urgência pode levar a escolhas ruins relacionadas a taxas, custos, prazos e possibilidades do consignado.

Mas, diferentemente do que muitos imaginam, ao identificar que existem melhores opções, o tomador pode, sim, transferir o seu consignado para outra instituição e reduzir o custo do seu empréstimo: é a chamada portabilidade de empréstimo consignado.

Abaixo, trazemos especificamente todas as informações que o consumidor precisa saber na hora de optar por portar seu consignado para a Caixa Econômica Federal, uma das maiores instituições financeiras do país, e ainda receber troco no ato da operação.

O que é a portabilidade de empréstimo consignado?

A portabilidade de empréstimo consignado é regulamentada pelo Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.292, de 20 de dezembro de 2013.

Esta operação significa a transferência da dívida de um empréstimo adquirido em uma instituição financeira para outra, com condições mais vantajosas para o consumidor. 

Nesta operação, o consumidor que possui contrato de empréstimo consignado com determinada instituição financeira encontra condições mais atraentes em outra instituição e para lá transfere sua dívida, sem pagar a mais por isso.

Desta forma, torna-se uma importante operação que pode trazer alívio às finanças do consumidor, por conta de suas condições vantajosas. E também permite que ele tenha autonomia para se relacionar com outra instituição que possua mais confiança, ou que lhe pareça mais adequada no momento.

Importante ressaltar que as instituições financeiras não podem criar obstáculos para a portabilidade do empréstimo consignado, contudo, podem realizar uma contraproposta com o intuito de manter o consumidor como seu cliente. 

Vantagens da portabilidade de empréstimo consignado

Certamente, a principal vantagem para quem busca a portabilidade de empréstimo consignado com troco na Caixa Econômica é poder optar por condições de pagamento melhores do que as pactuadas no contrato original.

Em primeiro lugar, essas condições mais vantajosas podem impactar diretamente no custo da dívida, sobretudo com uma taxa de juros mais em conta.

Assim, quem busca reorganizar a própria vida financeira pode se valer da portabilidade de empréstimo consignado para economizar nas parcelas mensais, optando por uma instituição que ofereça um custo efetivo total mais baixo do que o oferecido pelo contrato atual.

Por vezes, o cenário econômico muda entre a contratação do empréstimo consignado e o momento da busca pela portabilidade, e o fator tempo também pode trazer consigo condições melhores e poder de barganha maior. 

Outra vantagem a ser considerada é a possibilidade de receber dinheiro de volta na operação de portabilidade, conhecida como portabilidade de empréstimo consignado com troco.

Em linhas gerais, a portabilidade com troco é decorrente do ajuste do contrato ao prazo original, descontando-se os valores já quitados. Dessa forma, o consumidor que porta seu empréstimo consignado para outra instituição financeira, restaura o prazo original e recebe dinheiro de volta, referente àquilo que já fora pago anteriormente.

Além da economia que o consumidor pode obter ao portar o empréstimo consignado de uma instituição financeira para outra, ainda poderá escolher uma instituição que o atenda de maneira mais satisfatória em outros quesitos, como no atendimento ao cliente, por exemplo.

Muitas vezes, um atendimento mais personalizado ou até uma estrutura física melhor podem ser mais interessantes do que os serviços e recursos oferecidos pela instituição financeira originária.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como é a portabilidade de consignado com troco na Caixa Econômica Federal?

A portabilidade de consignado é um direito do consumidor e, também, como se viu, uma boa oportunidade para organizar as finanças pessoais ou para passar a se relacionar com uma instituição que melhor atenda seus interesses.

Neste mercado de portabilidade de consignado é preciso estar atento às oportunidades, aliando as ofertas e a credibilidade da instituição que oferece a operação financeira.

É por isso que uma das melhores opções disponíveis no mercado é a Caixa Econômica Federal, uma instituição criada no Brasil imperial e que, atualmente, atende a mais de 146 milhões de clientes. 

E mais: é possível realizar a portabilidade de consignado com troco na Caixa Econômica Federal.

Esta operação está disponível para aqueles que preencham os requisitos necessários para a contratação de empréstimo consignado junto à Caixa Econômica Federal. 

Ao contratar a portabilidade de consignado com troco na Caixa, o consumidor estará migrando para esta instituição secular e ainda receberá um valor em dinheiro, conforme a parte já paga do contrato originário. 

Imagine, por exemplo, que você tenha um empréstimo consignado contratado com a instituição “A” e já tenha efetuado o pagamento de 40 das 80 prestações mensais a serem quitadas. 

Nesta hipótese, ao contratar a portabilidade de consignado com troco na Caixa, é possível diluir o valor das 40 prestações restantes em um novo prazo integral de 80 meses, recebendo o valor referente às parcelas já pagas, no ato da operação.

Quem pode fazer a portabilidade de consignado com troco na Caixa?

Como ocorre em qualquer contratação de empréstimo consignado, para a portabilidade de consignado com troco na Caixa é preciso preencher determinados requisitos. 

É importante saber que a portabilidade do consignado com troco na Caixa tem como limite o valor da margem consignável do salário ou benefício previdenciário. E, claro, que a contratação está sujeita à aprovação de crédito, confirmação da averbação pelo órgão ou empregador e atendimento às demais cláusulas contratuais da operação.

Além disso, é preciso fazer parte de um dos grupos elegíveis a contratar empréstimo consignado junto à instituição.

No caso dos trabalhadores em empresas privadas, é preciso se informar sobre a existência de convênio entre a empregadora e a Caixa Econômica Federal. Para isso, é possível verificar no próprio Departamento de Recursos Humanos da empresa ou entrar em contato com a Caixa pela central de atendimento no número 0800 726 8068 (ligação gratuita).

Os servidores públicos municipais e estaduais podem verificar junto à área de recursos humanos de seu órgão ou pelo mesmo número citado acima, para se informar sobre a existência de convênio que possibilite a portabilidade de consignado com troco na Caixa. 

Já os beneficiários do INSS ou servidores públicos federais podem escolher diretamente um dos canais de atendimento da Caixa para contratarem a portabilidade do consignado com troco.

Os pensionistas do INSS devem observar que para a contratação da portabilidade, o benefício deve ser permanente e consignável. Para conferir se o seu benefício atende às condições, confira: quais benefícios INSS são consignáveis?

Por que fazer a portabilidade de consignado com troco na Caixa Econômica?

Para além das vantagens em optar pela portabilidade do consignado com troco já apontadas, realizar esta operação com a Caixa Econômica Federal traz ainda mais benefícios. 

Primeiro porque, como dito poucas linhas acima, o consumidor estará se relacionando com uma instituição financeira com vasta experiência e com solidez de mercado, além de ser amparada pelo Estado brasileiro.

Em segundo lugar, porque, além de ser uma operação segura, a portabilidade ocorre sem avalista e com burocracia reduzida. O que torna a portabilidade do consignado com troco na Caixa uma transação bem mais ágil.

E mais: contratar a portabilidade do consignado com troco na Caixa é fácil, pois pode ser realizada através do aplicativo de celular. Além disso, há bastante comodidade, já que a parcela será descontada diretamente do benefício ou salário e ainda é possível antecipar a liquidação quando quiser. 

Passo a passo para fazer a portabilidade de crédito consignado na Caixa

Preenchidos os requisitos para a contratação da portabilidade do consignado com troco na Caixa, é hora de conhecer o passo a passo para realizar a operação.

Primeiramente, deve-se entrar em contato com a instituição financeira com a qual possua contrato de empréstimo consignado e solicitar um documento chamado Demonstrativo de Evolução de Dívida (DED).

Este documento é uma espécie de extrato detalhado da dívida, que demonstra valor, prazo, prestações já quitadas, prestações a vencer, dentre outras informações referentes ao empréstimo consignado contratado. 

O próximo passo é entrar em contato com a Caixa Econômica, para solicitar a portabilidade de crédito consignado e enviar o DED.

O contato pode ser feito por meio do canal de atendimento mais conveniente: internet banking, aplicativo CAIXA ou em qualquer terminal de autoatendimento. A solicitação também pode ser feita em qualquer agência ou correspondente Caixa. 

Nesta etapa, a Caixa avaliará a solicitação, verificará a documentação enviada e os demais requisitos necessários à realização da operação.

Caso sejam atendidos todos os critérios, a Caixa irá realizar o pagamento integral do contrato junto à instituição originária. Dessa forma, a dívida, ou o consignado, passa a ter a Caixa como credora. Desvinculando, assim, o tomador da instituição original.

Realizada a transferência, a Caixa averbará o novo contrato junto ao órgão empregador ou empresa empregadora para os descontos das prestações e, por fim, liberará o valor referente ao troco obtido na operação.

O prazo da portabilidade pode variar de acordo com cada instituição, mas, de maneira geral, não excede a poucos dias úteis.

Portabilidade de consignado com troco rápido

Com a BX Blue você faz a portabilidade de seu empréstimo consignado com rapidez e segurança, sem sair de casa: basta simular online, avaliar as ofertas disponíveis em mais de dez instituições financeiras e escolher aquela que melhor atende às suas necessidades.

É aposentado ou pensionista do INSS? Então não perca tempo e confira já as ofertas disponíveis:


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

O empréstimo consignado ideal para você

A BX Blue busca várias ofertas para te ajudar a encontrar o consignado que você precisa!

Compare online, escolha a melhor oferta e receba o dinheiro com rapidez e segurança.

Ver ofertas de consignado