Como fazer portabilidade de crédito online?

Contratou um crédito e quer migrar para uma opção mais vantajosa? Descubra como fazer portabilidade de crédito online.

bxblue - fazer portabilidade de crédito - cédulas de dinheiro em cima de um teclado de computador

Ao precisar de dinheiro extra, é muito comum que as pessoas recorram ao empréstimo pessoal para solucionar um problema urgente. Porém, após contratar o crédito e perceber que não é possível arcar com o pagamento, ou ainda para fugir de juros altos, é possível fazer portabilidade de crédito online e garantir soluções mais vantajosas para o seu bolso.

A portabilidade de crédito significa a transferência de uma dívida para outra instituição financeira que ofereça melhores condições de pagamento.

Esse mecanismo é direito do consumidor previsto na legislação. Continue a leitura para descobrir como e por que solicitar a portabilidade de crédito online, de modo prático e seguro.

O que é a portabilidade de crédito?

Instituída pelo Banco Central em 2013, a portabilidade de crédito foi criada com a finalidade de gerar maior competitividade entre as instituições financeiras, além de melhorar as propostas de crédito para os consumidores, de modo que os clientes alterem as condições do seu contrato de empréstimo sempre que houver vantagens maiores em outro banco.

Na prática, a portabilidade consiste na transferência de um contrato de empréstimo para outro banco que ofereça condições mais vantajosas, conforme interesse do tomador.

Nesta operação o cliente precisa negociar as condições do crédito, bem como valor da taxa e parcelas diretamente com a nova instituição proponente.

Um detalhe importante é que o consumidor pode desistir de fazer portabilidade de crédito, salvo nos casos em que a dívida já tiver sido quitada junto ao credor de origem.

Como a portabilidade do consignado funciona?

A portabilidade do consignado está disponível para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas – categorias atendidas pelo consignado.

A única operação que não pode ser portada é a do cartão de crédito consignado. A restrição deve-se pelo fato de que a margem consignável para cartão (5%) só pode ser averbada a favor de um único consignatário.

Se houver interesse pela alteração de instituição, o titular do cartão deve quitar o saldo aberto e solicitar o cancelamento antes.

Mais recentemente, a operação passou a funcionar com novas regras que ajudam a regular o mercado. Uma das principais mudanças diz respeito aos prazos e comissionamento repassado aos agentes financeiros.

Como fazer portabilidade online? Veja passo a passo

  1. Solicite o saldo devedor;
  2. Pesquise instituições financeiras para migrar a dívida;
  3. Faça a portabilidade de crédito.

Confira, a seguir, detalhes de cada uma das etapas:

1. Solicite o saldo devedor

O primeiro passo para realizar a portabilidade de crédito online é obter todas as informações pertinentes à dívida. Vale destacar que os dados devem ser fornecidos compulsoriamente em até 15 dias.

Sendo assim, o tomador pode solicitar junto à instituição de origem os detalhes de seu crédito, tais como:

  • número do contrato;
  • saldo devedor atual;
  • qual modalidade se refere o empréstimo, como o crédito consignado;
  • prazo total do contrato;
  • prazo remanescente da dívida;
  • sistema de pagamento;
  • valor das parcelas, incluindo encargos;
  • data de vencimento da última operação.

Para fazer a portabilidade de crédito o interessado pode também solicitar o Documento Descritivo de Crédito (DDC) junto ao banco contratado, que contém todas as informações da operação financeira.

2. Pesquise instituições financeiras para migrar a dívida

Após ter acesso a todas as informações da sua dívida, é hora de pesquisar as instituições financeiras para migrar o contrato de empréstimo.

Nesse estágio, é preciso comparar nos outros bancos as condições estabelecidas para firmar um novo contrato, sobretudo em relação aos prazos e taxas praticadas na portabilidade de crédito.

Nesse sentido, recomenda-se buscar o máximo de bancos possível, afim de garantir assim a melhor oferta de crédito.

É válido destacar que a cobrança de tarifas para a realização da portabilidade é uma prática indevida. Contudo, de acordo com as políticas de crédito da instituição, se não houver relacionamento anterior com a instituição pretendida, pode ser necessário efetuar um cadastro e/ou nova análise de crédito.

Vale lembrar que todo valor negociado deve ser incluso no Custo Efetivo Dívida (CET), ou seja, no somatório de todos os valores relativos ao crédito solicitado, taxas de juros, encargos e taxas administrativas.

Portanto, o interessado em portar a dívida do empréstimo consignado não deve pagar nenhum valor antecipado ou a parte. Além disso, a contratação de outros serviços não é obrigatória, como é o exemplo do seguro prestamista.

Como é uma contratação facultativa, se o cliente fizer essa opção, o valor deve constar também no CET.

3. Faça a portabilidade de crédito

O último passo passa diretamente pela efetivação da portabilidade de crédito. Para oficializar a transferência da dívida, basta entrar em contato com o banco proponente e fazer sua proposta.

Nesse caso, ainda é preciso saber que a instituição para qual se deseja transferir pode ou não aceitar a proposta, tendo em vista que se trata de uma espécie de renegociação de dívidas.

Portanto, se aprovado, o processo seguinte é formalizar a migração, fazer a assinatura do contrato bem como a nova averbação do crédito, no caso do empréstimo consignado.

Uma alternativa também vantajosa é a possibilidade de haver portabilidade com troco pela diferença entre o valor já pago em razão da menor taxa de juros. Entretanto, esta não é uma condição aprovada automaticamente e, portanto, depende do que for acertado entre as partes.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

3 principais vantagens da portabilidade de crédito online

Na portabilidade de consignado online o novo banco paga à instituição de origem o saldo devedor remanescente, passando o tomador, então, a dever a outra parte.

A grande vantagem desse processo é, sem dúvida, ter acesso a melhores condições de pagamento, já que é possível manter o mesmo crédito, contudo, paga-se menos juros mensalmente.

Adicionalmente, o serviço online oferece ainda outros benefícios específicos. Veja, abaixo, os detalhes de cada uma dessas vantagens.

1 – Pesquisa rápida

A portabilidade de crédito online é realizada do conforto de casa. Isso ocorre porque a modalidade conta com plataformas de crédito licenciadas e preparadas para oferecer as melhores opções em crédito ao interessado.

Portanto, essa é uma das principais vantagens de se utilizar os simuladores de crédito, já que é possível encontrar de forma mais rápida, bem como negociar as taxas, condições de pagamento e até mesmo formalizar todo processo sem a necessidade de ir até uma agência bancária.

2 – Mais opções de bancos

Um grande número de bancos e correspondentes bancários realizam a portabilidade de crédito, em especial na modalidade de consignados. Sendo assim, com o volume maior de instituições financeiras é mais fácil encontrar o crédito ideal para as suas necessidades e capacidade de pagamento.

Nesse sentido, ao decidir-se por realizar a portabilidade do consignado online o interessado pode ter maior facilidade em encontrar taxas acessíveis, tendo em vista que é possível comparar à distância os valores praticados por cada instituição consignatária.

3 – Comparação de ofertas

Além das taxas de juros, os interessados em realizar uma portabilidade devem estar atentos a outras condições atreladas ao custo total do empréstimo, como as tarifas que compõem o CET.

Por meio do ambiente virtual, por exemplo, pode-se comparar todas as ofertas, incluindo os detalhes das tarifas praticadas por cada instituição.

É importante lembrar que nem sempre a taxa de juros mais barata corresponderá ao crédito mais em conta. Sendo assim, para efeitos de comparação, é essencial analisar também outros dados.

Ademais, tendo em vista que as propostas podem variar entre os bancos autorizados a oferecer esse tipo de crédito, justamente por conta do CET, é mais fácil, portanto, comparar o crédito online – sem necessidade de ir de banco em banco pessoalmente.

Simulação da portabilidade do empréstimo consignado online

Agora você já sabe o que é a portabilidade de crédito online, como fazê-la e quais são suas principais vantagens. Sendo assim, após definir a instituição financeira que melhor oferece condições vantajosas ao seu bolso, é hora de iniciar o seu processo de transferência do crédito.

Vale lembrar, porém, que este processo pode ser realizado à distância, por meio do banco de origem até a instituição proponente. Para encontrar um novo banco você pode fazer uma simulação da portabilidade do empréstimo consignado online.

Em breve, será possível realizar portabilidade na bxblue, fintech de empréstimo consignado online. Inscreva-se para ser avisado quando a operação estiver disponível.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado