Portal do Servidor Federal: veja todos os serviços disponíveis online

bxblue - portal do servidor federal - novo site, versão 2021

Publicado em: 05/05/2021

O Portal do Servidor federal, do Governo Federal, é uma importante ferramenta online disponível para consulta de informações, respostas a dúvidas rotineiras e acesso a diversos recursos.

Servidor federal (SIAPE): saiba mais sobre a nova versão do site e todos os serviços que podem ser conferidos pela internet, a distância.

Inscreva-se para receber novidades sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

Portal do Servidor federal

Dividido em quatro principais áreas (Canais de atendimento, Assuntos, Acesso à Informação e Centrais de conteúdo), o novo portal do servidor federal faz parte da plataforma digital do Governo Federal.

Fonte: reprodução Portal do servidor federal (home)

Com um site completo e interface mais simples, o site traz diversas informações úteis, eliminando burocracias e agilizando tarefas.

Como acessar o Gov.Br?

O Portal do Servidor Público federal pode ser acessado no endereço https://www.gov.br/servidor/pt-br, por qualquer dispositivo conectado a internet.

O novo Portal do Servidor federal está mais robusto, completo e intuitivo. Com atualizações constantes o site funciona como um diretório de informações para os servidores, agregando legislação, notícias e oportunidades em um único local.

Quem pode acessar o Portal do Servidor federal?

Além dos servidores federais qualquer outro cidadão pode conferir o site livremente. Portanto, qualquer pessoa ou o cidadão comum, também pode entrar no site e navegar pelas opções online.

O objetivo é democratizar o acesso a informações relacionadas ao serviço público, perfil dos servidores e outros dados relevantes.

Serviços gratuitos disponíveis no Portal do Servidor federal

Entre os serviços de maior destaque ou acesso estão:

  1. SIGEPE Servidor e Pensionista;
  2. SIGEPE ex-Servidor e ex-Pensionista;
  3. Comprovante de rendimentos;
  4. Localizar unidade de gestão de pessoas;
  5. Perguntas frequentes;
  6. Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor;
  7. Consignação.

Veja em detalhes, todos os recursos disponíveis no Portal do Servidor federal.

SIGEPE Servidor e Pensionista

A plataforma web SIGEPE Servidor e Pensionista é acessada sem a necessidade de instalar nenhum programa ou aplicativo. O servidor pode logar na conta a partir do CPF e senha cadastrados.

O login no SIGEPE é feito pelo SIGAC, tanto no computador quanto em dispositivos móveis.

Vale lembrar que o sistema será migrado oficialmente para a nova plataforma SouGovBr. Em função disso, o SIGEPE mobile já deixou de receber atualizações e foi descontinuado.

SIGEPE ex-Servidor e ex-Pensionista

Essa área do site é destinada a ex-servidores e ex-pensionistas. Ao clicar neste serviço, os usuários são direcionados para o site https://exservidor.sigepe.planejamento.gov.br/ , onde devem logar com a conta do login único do Governo Federal.

Comprovante de rendimentos

Utilizado anualmente para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o informe de rendimentos ou comprovante de rendimentos está hospedado no SIGEPE.

Leia também: Imposto de Renda 2021: IRPF servidor público federal (SIAPE)

O arquivo pode ser consultado ou impresso no perfil pessoal do servidor, dentro do SIGEPE. É possível verificar o extrato do ano anterior e os mais antigos.

Localizar unidade de gestão de pessoas

Ao digitar o CPF do servidor/pensionista nesta área do site o sistema identificará a Unidade de Gestão de Pessoas responsável.

Fonte: reprodução portal do servidor

Por se tratar de um serviço específico, o sistema acusará erro se for inserido algum CPF que não conste na base de dados.

Perguntas frequentes

A seção “Perguntas Frequentes” traz respostas rápidas para as dúvidas mais comuns do serviços, acessos, funcionamento dos sistemas, dinâmica de trabalho entre outros.

Em caso de qualquer dificuldade é recomendável consultar essa opção no site.

Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), reúne informações relativas a saúde dos servidores. Ao clicar no ícone, o usuário é direcionado para o site exclusivo https://www2.siapenet.gov.br/saude/portal/public/index.xhtml, onde encontrará guias, notícias sobre o envio de atestados e documentos.

Consignação

Os servidores federais (SIAPE) e os vinculados ao Governo do Distrito Federal são autorizados a solicitar o empréstimo consignado. Essa modalidade desconta as parcelas automaticamente do salário, todos os meses.

Para isso, no entanto, o servidor deve autorizar o uso da margem consignável e a averbação do contrato. As confirmações são realizadas online também pelo SIGEPE ou pelo SouGov.

O sistema conta com módulos específicos onde é possível ainda apurar irregularidades e dar a dupla anuência. Algumas funcionalidades só podem ser acessadas pelos Gestores.

Outros sites úteis para os servidores

Além do portal do servidor federal, existem outros sites que são referência:


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o funcionalismo público, você que é servidor público federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.