Prazo da entrega da declaração do IRPF 2020 vai até 30 de junho

Publicado em: 25/05/2020

Aposentados e Pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), assim como Servidores Públicos tem novo prazo para a entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) 2020.
Em pouco mais de um mês o prazo para a transmissão da declaração deste ano se encerra. Por isso é preciso ficar atento!

Alteração do prazo da entrega da declaração do IR 2020

Qual a data limite para declarar Imposto de Renda 2020?

Por decisão inédita do Governo, o prazo da declaração do IR 2020 passou para junho: o novo prazo da declaração do IRPF 2020 é 23h59min do dia 30 de junho. Nos anos anteriores, o envio das informações à Receita Federal do Brasil (RFB) era feito até Abril.
A Receita Federal tem expectativa de receber 32 milhões de declarações. Até o momento já foram recebidos 15,3 milhões, ou seja 48% do volume esperado.
Com o novo prazo, os contribuintes ganham mais tempo para separar e organizar os documentos. No entanto, é recomendável não deixar para a última hora.
Outro bom motivo para fazer a entrega antecipadamente, é obter a restituição do Imposto de Renda antes também.
Veja agora dicas para quem ainda não fez a sua declaração.

3 dicas para quem ainda não fez a sua declaração

Ainda não fiz a minha declaração neste ano. O que devo fazer?

Para ganhar tempo e não incorrer em erros na hora de preencher a declaração, é preciso tomar alguns cuidados simples, como:

1 – Separar todas as informações

Antes de preencher a declaração ou de encaminhar as informações para o contador ou profissional habilitado, vale a pena separar os documentos necessários.
Em geral, mesmo que não sejam utilizados em muitas situações, a dica é localizar e organizar todas as despesas e receitas decorrentes do ano-base 2019.
Dessa forma, ficará muito mais fácil avaliar o que informar e o que, por regra, não pode deixar de ser citado.

2 – Consultar os valores dos Empréstimos efetuados

Aposentados e Pensionistas INSS, assim como Servidores Públicos e Trabalhadores de empresa privadas que tiverem contratado empréstimo consignado em 2019, acima de R$ 5 mil, precisam declarar esse valor.
A inclusão é em ficha especial e destinada a identificação do crédito recebido em conta ou dos débitos na folha de pagamento.
É importante lembrar que a regra vale para todos os empréstimos pessoais contratados ou cedidos no ano anterior.
Aproveite para conferir esses guias completos com todas as instruções detalhadas sobre como obter os dados e incluir na declaração:

Os beneficiários do INSS também devem ficar atentos para o lançamento dos benefícios recebidos (aposentadoria ou pensão).

3 – Conferir todos os valores pagos e deduzidos

Para evitar erros e até mesmo para não perder o prazo da entrega da declaração do IR 2020, é indispensável conferir todos os valores que serão citados. Isso ajuda tanto no momento do cálculo do imposto, quanto da própria restituição.

Declarações entregues fora do prazo

O que acontece quando o prazo da entrega da declaração não é cumprido?

Por se tratar de uma obrigatoriedade é esperado que todos que devem fazer a declaração, façam dentro do prazo.
Contudo, quem atrasar a transmissão e entrega pode pagar multa de até 20% sobre o valor do imposto devido ao mês. O valor mínimo é de R$ 165,74.
Assim, mesmo que decorrido o prazo final é recomendável encaminhar as informações. Como a Receita Federal faz diversos cruzamentos para avaliar as mutações patrimoniais de um ano para o outro, sonegar impostos ou informações pode ter também outras penalidades legais.

Prazos das restituições foram mantidos

O calendário das restituições do IR 2020 foi mantido. Assim, os reembolsos das diferenças entre os valores pagos e devidos começará a ser pago a partir desse mês.

Leia também: Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2020?

O primeiro lote da restituição do IRPF 2020 já foi liberado para consulta. O cronograma de pagamentos vai de maio a setembro deste ano.
Quem deixar o prazo da entrega da declaração para o final, também deverá receber por último.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Receba novidades por e-mail