Novo prazo do Consignado INSS mudou para 84 meses

Publicado em: 24/04/2020

O prazo do consignado INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), disponível para Aposentados e Pensionistas, foi alterado para 84 meses. Com a ampliação do tempo para quitação dos contratos, os beneficiários podem ajustar o orçamento e organizar as finanças.

Acompanhe o que mudou e confira quais são as principais vantagens e desvantagens desta novidade.

Novo prazo do Consignado INSS para Aposentados e Pensionistas

Qual é o novo prazo para pagamento do Empréstimo Consignado INSS?

O empréstimo consignado agora poderá ser parcelado em até 84 meses, ou seja, 7 anos (o prazo anterior era de 72 meses).

O novo prazo é válido para novos contratos, efetivados a partir de 17 de março de 2020. Portanto, qualquer crédito confirmado já precisa contemplar o novo prazo, caso o Aposentado ou Pensionista opte pelo prazo máximo.

As simulações iniciais, assim como as Cédulas de Crédito Bancário (CCBs) também devem trazer essa informação atualizada. Vale lembrar que, embora esse seja o número máximo para pagamento das prestações, o solicitante fica livre para definir entre o prazo mínimo e máximo.

No primeiro caso, cada instituição pode definir um período mínimo. Já no segundo, o novo prazo do Consignado INSS é definido por lei e não pode, portanto, ser superior.

A alteração do prazo é uma das medidas anunciadas pelo Ministério da Economia para beneficiar essa categoria, em decorrência da pandemia do COVID-19.

Leia tambémConsignado INSS 2020: novo prazo, taxas de juros e margem consignável

Vale lembrar que os prazos do Consignado Público e do Consignado Privado não sofrerão alteração. No primeiro convênio o prazo máximo é de 96 meses e no segundo caso, pode variar em função de cada banco, chegando em média a 48 meses.

Vantagens e Desvantagens do prazo de 84 meses

A ampliação do prazo traz vantagens e desvantagens a serem considerados. Entre as principais vantagens estão:

Pagamento de parcelas menores

Como a parcela mensal é descontada automaticamente da aposentadoria ou pensão, aquele Aposentado ou Pensionista que optar pelo novo prazo máximo, pagará parcelas menores.

Como o valor total do contrato é diluído pelo seu prazo, contratos parcelados em menos vezes trarão parcelas, ou seja, descontos em folha, maiores. Por outro lado, ao pagar o contrato em 84 meses, o prazo é estendido e, por isso, as parcelas são menores.

Possibilidade de refinanciamento dos contratos atuais

Quem já tem um ou mais contratos de empréstimo consignado ativos, pode renegociar a dívida com o banco. Para entender de forma muito simples, o refinanciamento permite que o contrato que já teve parcelas pagas retorne ao seu prazo original.

Assim, por exemplo, se um cliente já pagou 18 parcelas de um contrato de 72 meses, pode refinanciá-lo parcelando para pagar novamente em 72 meses. O saldo dos meses pagos pode ainda retornar como troco. Para isso, é claro, é preciso saber as regras de cada instituição.

Leia tambémO que é Refinanciamento de Empréstimo Consignado?

Com o novo prazo do Consignado INSS de 84 meses, os contratos de 72 meses, podem ser refinanciados por mais um ano. É preciso ficar atento, no entanto, para avaliar as demais condições da operação como as taxas de juros.

Como desvantagens podem ser listados:

Comprometerá a margem consignável por mais tempo

Prazos de contratos maiores também vão manter a margem consignável averbada por mais tempo. Isso quer dizer então que, enquanto não houver a quitação integral da dívida, a margem utilizada estará bloqueada.

A margem só pode ser alterada, caso o contratante faça o refinanciamento ou portabilidade do contrato atual. Do contrário, se manterá em uso por mais tempo, não permitindo, portanto, novas contratações de crédito desta modalidade.

Estenderá a dívida

Antes de refinanciar ou contratar um novo empréstimo em 84 vezes, vale a pena avaliar se realmente é necessário. Normalmente, quem paga em mais vezes é porque quer pagar menos, no mês. Entretanto, é preciso lembrar que o desconto ocorrerá também por mais tempo.

Dessa forma, a aposentadoria ou pensão recebidas, no fim de cada mês, também será menor. Na dúvida, é muito válido simular valores e prazos para não comprometer a renda somente porque a lei foi alterada.

O uso consciente do empréstimo consignado permitirá acessar o crédito, sempre que o Aposentado ou Pensionista precisar. Por ser mais barato e ter um processo menos burocrático, sua contratação é muito fácil. Portanto, a recomendação final é contratar apenas o valor necessário, para pagar parcelas que caibam no bolso.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Receba novidades por e-mail