Qual o prazo máximo para Empréstimo Consignado?

bxblue-prazo-maximo-emprestimo-consignado

Na hora de conseguir dinheiro de maneira rápida e sem burocracia, muita gente recorre ao empréstimo consignado. Contudo, é comum que os consumidores não saibam qual o prazo máximo de pagamento dessa modalidade.

Quando os juros cobrados são altos ainda há mais uma preocupação. Mas quem solicita um empréstimo consignado não precisa se preocupar com isso. Os prazos maiores para pagamento acabam sendo mais um atrativo desta opção de crédito.

O empréstimo consignado é o tipo de empréstimo pessoal que tem pagamento automático. Ou seja, todos os meses, as parcelas são descontadas direto do pagamento do interessado.

Por isso o empréstimo consignado está disponível somente para quem tem renda fixa e garantida. Sendo assim, tem acesso à consignação de crédito os beneficiários do INSS, Servidores Públicos, Militares das Forças Armadas e alguns funcionários de empresas privadas.

Quer compreender como funciona o prazo máximo de pagamento de cada convênio no empréstimo consignado?

Descubra agora em quantos meses você vai poder pagar aquele valor que tanto quer tomar emprestado. Confira!

Prazos do Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado, como toda linha de crédito, possui prazos mínimos e máximos para o pagamento. O prazo máximo, é importante ressaltar, pode variar de acordo com as condições de cada contrato.

Por exemplo, o convênio do interessado influencia no número de parcelas liberadas e, consequentemente, no prazo máximo de pagamento. A idade também é um fator determinante desse limite, assim como o montante emprestado e, é claro, as políticas de crédito de cada banco.

Os prazos mínimos costumam ser de 12 a 24 meses, ou seja, o tomador do empréstimo tem entre 1 e 2 anos, no mínimo, para quitar o contrato. No entanto, é preciso lembrar que quanto menor for o prazo, maior será o valor de cada parcela de pagamento.

Já os prazos máximos são comuns conforme o convênio atendido, como determinado por lei. Dessa forma, entre o prazo mínimo e máximo, os bancos também podem definir sua política de crédito.

Tal limitação foi criada para evitar que os contratantes se endividem. Afinal, quanto maior é o prazo de pagamento, maiores são as taxas de juros cobradas. 

Antes de determinar um prazo de pagamento ideal, é necessário levar em consideração algumas questões. Por quanto tempo é possível ter descontos no pagamento? Quanto será cobrado de taxas de juros? Tudo isso precisa ser avaliado previamente.

Confirma os prazos para o Consignado INSS e Consignado para Servidores Públicos.

Consignado INSS 72 meses

O empréstimo consignado está disponível para os Aposentados e Pensionistas do INSS. Sendo assim, quem recebe benefício por meio da Previdência Social pode recorrer a consignação de crédito para obter dinheiro.

Nem todos os tipos de benefícios são consignáveis, mas a oferta de crédito tem aumentado ano a ano.

Os beneficiários do INSS podem quitar seus empréstimos em até 72 meses, ou seja, em até seis anos. Independente do valor emprestado, o prazo máximo para pagamento não varia.

Porém, o limite de crédito, nesse caso, é influenciado de acordo com a idade do interessado. Hoje a idade máxima para a solicitação de um empréstimo consignado é 79 anos, 11 meses e 29 dias.

As taxas de juros são estipuladas legalmente. A taxa de juros nominal, por exemplo, não pode ser superior a 2,08% ao mês para os empréstimos concedidos a Aposentados ou Pensionistas do INSS.

Consignado para Servidor Público 96 meses

Os Servidores Públicos podem quitar seus empréstimos em até 96 meses, ou seja, o prazo máximo é de oito anos. Esse limite também é estipulado por lei.

Como as parcelas do empréstimo são de valores e datas pré-fixadas, todos os meses durante a vigência do contrato o valor será descontado do contracheque.

Mas, por mais óbvio que pareça, por que ter um prazo máximo é importante? Saiba mais.

Por que é definido um prazo máximo para pagamento?

O empréstimo consignado é pago, todos os meses, por meio de descontos na folha de pagamento. Pagamento esse que pode ser um salário ou um benefício do INSS.

Sendo assim, durante todo o tempo em que deve a uma instituição financeira, o interessado acabará recebendo menos.

Os limites imposto por lei, servem para garantir que os tomadores de crédito não vão comprometer sua renda, por mais tempo que o recomendável.

Por outro lado, os bancos também precisam de um prazo máximo para receber o valor emprestado de volta. Quando isso não ocorre, o cliente se torna inadimplente, mas o banco pode ressarcir o valor original da dívida, acrescido dos juros.

Como o empréstimo consignado está vinculado ao salário, aposentadoria ou pensão, o risco do não pagamento é quase nulo.

Isso pode ocorrer, a margem consignável se torna negativa. Ou seja, quando um desconto não previsto (geralmente compulsório) é debitado do valor total.

É muito importante, antes de fechar qualquer negócio, avaliar o prazo necessário para pagamento. Ter uma ideia do valor das parcelas pode ajudar a tomar a decisão, sem sacrificar o orçamento ou a margem consignável por muito tempo.

Entenda quais são as vantagens e desvantagens de contratos com prazos maiores.

Vantagens e desvantagens de empréstimos com prazos maiores

Na hora de contratar um empréstimo consignado é interessante fazer uma análise dos diferentes cenários. Ainda que a taxa de juros seja a maior preocupação de todo mundo, o prazo máximo de pagamento também interfere no valor total da dívida.

Ou seja, o prazo do contrato faz com que o montante emprestado custe mais ou menos. Quanto menor é o prazo de pagamento, menores são as taxas de juros.

Contudo, prazos de pagamento menores indicam que cada parcela terá um custo mais alto. E, é importante explicar, que nem sempre o interessado por optar por um prazo de pagamento pequeno.

As parcelas mensais de um empréstimo consignado precisam respeitar a margem consignável. Essa margem limita quanto poderá ser gasto, por mês, com a consignação de crédito.

A margem consignável atualmente determina que 30% do pagamento líquido seja usado para a contratação de empréstimo. Outros 5% podem ser comprometidos com um cartão de crédito consignado.

Sendo assim, muitas vezes é preciso escolher um prazo de pagamento maior, para que suas mensalidades caibam dentro da margem consignável.

Com isso, os descontos mensais são bem menores se comparados a quem quita um empréstimo no prazo mínimo.

Por isso, na hora de contratar um empréstimo consignado, é indicado utilizar um simulador de crédito online. Esse simulador permite que diversos prazos de pagamento sejam analisados ao mesmo tempo.

Assim, além de escolher a instituição financeira que tem a melhor proposta, o interessado ainda pode escolher o melhor prazo de pagamento. Essa decisão deve ser tomada de acordo com a situação econômica de cada um.

Qual valor você está disposto a comprometer todos os meses com o pagamento das parcelas do empréstimo?

Ficou interessado em simular seu empréstimo com diferentes prazos de pagamento? Acesse agora mesmo o simulador de crédito consignado online.

Além de ser uma ferramenta gratuita, ajuda a encontrar as melhores propostas do mercado, em pouco tempo. Assim a decisão pelo crédito que realmente cabe no bolso, fica muito mais fácil.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Qual o prazo máximo para Empréstimo Consignado?

Posts recomendados