Primeira parcela do 13º INSS 2021 será paga no fim de maio

Publicado em: 29/04/2021

Foi confirmado pelo governo federal o pagamento da primeira parcela do 13º dos beneficiários da Previdência Social, que ocorrerá no fim de maio.

A antecipação do abono anual de 2021 é aguardada por mais de 31 milhões de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desde o início do ano.

A informação foi dada pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, nesta quarta-feira, 28/04.

Antecipação do 13º de aposentados e pensionistas

Já em fevereiro o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou a intenção do governo federal de fazer a antecipação do abono anual dos beneficiários da Previdência Social.

A antecipação do 13º salário INSS também ocorreu em 2020 como forma de socorrer aposentados e pensionistas para enfrentarem os reflexos da crise econômica decorrente da pandemia do coronavírus.

Entretanto, o governo condicionou a antecipação do 13º salário INSS à aprovação do Orçamento da União.

Como o Orçamento só foi aprovado em março e sancionado quase um mês depois – após muitas negociações entre o Executivo e o Congresso –, só agora é que o governo irá pagar a primeira parcela do 13º INSS.

O secretário Bruno Bianco informou que a liberação do 13º INSS 2021 neste semestre injetará R$ 56 bilhões na economia, beneficiando 31 milhões de pessoas que têm direito à antecipação.

Calendário da primeira parcela do 13º INSS 2021

Apesar da confirmação do secretário Bianco de que a liberação da primeira parcela do 13º será no final do mês de maio, não se sabe, até o momento, se haverá um calendário específico de pagamento do abono ou se o pagamento deve ser liberado com a parcela mensal do benefício.

No segundo caso, com a primeira parcela do 13º INSS 2021 sendo paga juntamente com o calendário tradicional de pagamento dos benefícios, a previsão é de que ocorra da seguinte forma:

Benefícios com valor de até um salário-mínimo

FinalMaio — 1ª parcela do 13º Junho — 2ª parcela do 13º
125 de maio24 de junho
226 de maio25 de junho
327 de maio28 de junho
428 de maio29 de junho
531 de maio30 de junho
61 de junho  1 de julho
72 de junho  2 de julho
84 de junho  5 de julho
97 de junho  6 de julho
08 de junho  7 de julho

Benefícios com valor acima de um salário-mínimo

FinalMaio — 1ª parcela do 13º Junho — 2ª parcela do 13º
1 e 61 de junho1 de julho
2 e 72 de junho2 de julho
3 e 84 de junho5 de julho
4 e 97 de junho6 de julho
5 e 08 de junho7 de julho

Auxílio financeiro a beneficiários INSS

O recebimento da primeira parcela do 13º salário por aposentados e pensionistas do INSS deve contribuir para aumentar o consumo e assegurar que contas e dívidas sejam pagas em dia.

Se, ainda assim, for preciso buscar um valor extra, aposentados e pensionistas do INSS têm à disposição a possibilidade de obterem um empréstimo consignado – modalidade de crédito pessoal que oferece as menores taxas de juros do mercado.

Na bxblue, é possível comparar as propostas de diferentes bancos, simular e contratar online a melhor oferta de empréstimo consignado.


Se você é Beneficiário INSS e não quer perder mais nenhuma informação relevante, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp. Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.