Primeiro acesso ao SIGAC/SIGEPE: saiba como funciona

Muito comum entre os Servidores Públicos Federais (SIAPE), o sistema online do Governo Federal disponibiliza diversos serviços gratuitos, para facilitar ainda mais a vida dos Servidores.

Mas como acessar pela primeira vez o SIGAC/SIGEPE?

Se você precisa fazer o login no sistema e não sabe como, aproveite para conferir essa e outras dúvidas respondidas.

Primeiro acesso SIGAC/SIGEPE

O primeiro acesso no SIGAC/SIGEPE pode ser realizado de qualquer computador ou smartphone conectado à internet, 24 horas por dia.

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As confirmações solicitadas são encaminhadas por e-mail de forma automática, portanto, não há restrições de horários quanto aos novos pedidos.

Para o primeiro acesso ao SIGAC, plataforma que autentica o SIGEPE, é necessário:

  1. Ter cadastro prévio no SIGAC;
  2. Criar uma senha;
  3. Realizar o primeiro acesso.

Saiba como fazer todos esses processos, de forma muito rápida e sem complicação!

1 – Cadastro prévio no SIGAC

Para o primeiro acesso é necessário se cadastrar no site do SIGAC e criar um senha antes. Veja em detalhes esse passo a passo.

Estando no site, basta acessar a opção “primeiro acesso” no meu Precisa de Ajuda?

 

Em seguida, o usuário será direcionado para outra tela em que é necessário informar o CPF e o código da imagem. 

O CPF deve ser informado sem espaço (somente números). O sistema não diferencia letras minúsculas e maiúsculas, então insira o código da imagem como preferir. Se não conseguir visualizar clique em um dos símbolos ao lado da imagem. Existe a opção de ouvir os caracteres ou gerar uma nova imagem.

Depois de inserir o CPF e código da imagem, basta clicar no botão confirmar.

Caso o CPF seja inválido aparecerá uma mensagem de erro na tela (Usuário não cadastrado. Entre em contato com sua unidade de gestão de pessoas).

Neste caso, basta digitar o CPF novamente, de forma correta. Se o erro insistir, será necessário procurar pessoalmente a unidade de gestão de pessoas para verificar o que pode ter ocorrido.

Se o código da imagem for digitado incorretamente aparecerá uma mensagem de erro (Erro na validação do código. Tente novamente). Gere uma nova imagem e digite novamente.

Esse processo é válido somente para o primeiro acesso ao SIGAC/SIGEPE. O Servidor que já tem acesso e senha, pode acessar o site normalmente, de forma direta. Se tentar criar um novo usuário verá o erro “O usuário já realizou o primeiro acesso. Clique em Voltar e selecione outra opção do menu Precisa de Ajuda?”.

Depois de ter concluído esse primeiro passos, o Servidor receberá um e-mail para dar continuidade ao processo. 

O segundo e-mail encaminhado deve conter o link para confirmação do cadastro. O Servidor deve então clicar no link informado (antes de clicar verifique se o endereço inicial do site é o mesmo do SIGAC, como consta na imagem exemplo abaixo).

 

Ao clicar no link, o usuário será redirecionado para o site do SIGAC e deverá confirmar alguns dados cadastrais. Para prosseguir basta clicar no botão continuar. 

As informações solicitadas são variáveis, ou seja, não são padronizadas e podem mudar de usuário a usuário.

O próximo passo é respostar a duas “perguntas e respostas desafio”. As perguntas também são aleatórias, no entanto, o Servidor deve ter cuidado ao respondê-las.

É importante anotar ou salvar as respostas em local seguro, porque em caso de ter esquecido a senha, por exemplo, essas perguntas podem ser utilizadas para garantir a segurança do usuário.

Na próxima tela insira o seu número do “Telefone Celular”. Como essa informação não é de preenchimento obrigatório, é possível selecionar a opção “Pular Etapa”.

O último passo desse processo é criar a senha para acesso ao SIGAC, que autentica o usuário no SIGEPE.

2 – Criar senha no SIGAC/SIGEPE

Para finalizar a geração de senha, proceda com o preenchimento dos campos “Nova Senha” e “Confirme a Nova Senha”. Em seguida clique em “Confirmar”.

Com a senha gerada, o sistema emitirá a seguinte mensagem “Senha cadastrada com sucesso!”. 

3 – Realizar o primeiro acesso

Com a senha criada, basta logar no SIGAC. Para isso acesse o site, digite o número do CPF e a senha nos respectivos campos e clique em “Acessar”.

SIGAC/SIGEPE

Importante: para Servidores, Aposentados e Pensionistas com mais de um vínculo é necessário clicar em “Alterar” logo abaixo do nome e selecionar o vínculo desejado para visualização dos dados.

Primeiro acesso com certificado digital

O Servidor que tem um certificado digital pode fazer o primeiro acesso ao SIGAC diretamente. Esse acesso pode ser realizado de duas formas:

Certificado Digital

Se já tiver a leitora e o programa de leitura do certificado digital instalado no computador, o sistema será autenticado automaticamente. Do contrário, o Servidor terá que acessar o SIGEPE de outra forma.

Certificado em nuvem

Ao clicar nessa opção, o Servidor deverá será redirecionado para outro site onde deve autenticar o acesso ao seu certificado. A autenticação é realizada via leitura de Qr-Code, portanto, é necessário acessar o site do SIGAC pelo smartphone, para finalizar esse processo.

O primeiro passo é instalar gratuitamente o NeoID (aplicativo da SERPRO disponível para Android e iOS), seguir as instruções da tela e depois clicar em “Li o Qr-Code e gerei o código”.

O próximo passo é inserir o código gerado. As demais instruções vão aparecer na tela. Em poucos minutos o acesso estará autenticado e liberado.

Saiba quais são os principais erros desse primeiro acesso ao SIGAC.

Erros comuns no primeiro acesso ao SIGAC

Entre as 14 dúvidas comuns sobre o SIGAC, também estão listados alguns erros. Mas ainda assim, fizemos questão de destacar quais são os erros mais comuns quando o assunto é o primeiro acesso. Confira!

1 – Não confirmar o cadastro

Se o usuário não clicar no link que é encaminhado por e-mail, o cadastro não é finalizado. Dessa forma, o usuário não poderá acessar o SIGEPE. 

Uma dica para evitar esse tipo de problema é sempre conferir se os comunicados automáticos não estão chegando no lixo eletrônico ou SPAM. Se o primeiro e-mail foi recebido, mas o com o link não, basta clicar em “reenviar e-mail”. Se nem o primeiro e-mail foi recebido, a recomendação é repetir todo processo ou solicitar ajuda a unidade gestora.

2 – Não criar uma senha

O acesso aos serviços do SIGEPE só é possível mediante login no SIGAC com uso de senha. Essa senha é pessoal e intransferível, portanto, deve ser utilizada apenas pelo Servidor, por questão de segurança.

Outro erro comum neste sentido é criar uma senha muito fácil. Por questão de segurança, evite utilizar datas de aniversário ou números sequenciais como senha.

3 – Erro de conexão

Dependendo do navegador utilizado para acesso ao site do SIGAC, um erro de conexão pode ser apresentado. No entanto, é possível solucioná-lo de forma, muito simples.

Quando ver a mensagem “Sua conexão não é particular”, basta ignorá-la, clicar em “AVANÇADO” e, posteriormente, em “Ir para gestaodeacesso.planejamento.gov.br (não seguro)”.

 

Primeiro acesso ao SIGAC

Essa mensagem significa que os certificados de segurança não foram reconhecidos automaticamente pelos navegadores (que são utilizados para navegação na internet).

Para que as mensagens não sejam mais apresentadas, o usuário deve atualizar a cadeia de certificados dos navegadores, seguindo os seguintes passos:

  1. Passo 1: Acessar o site do ICP-Brasil;
  2. Passo 2: Selecionar o navegador que estiver utilizando;
  3. Passo 3: Seguir as instruções apresentadas em tela.

Após realizar o procedimento, reinicie o navegador e realize novamente o acesso ao SIGAC/SIGEPE.

Para alguns navegadores, apesar da realização do procedimento anterior, a mensagem de erro será apresentada novamente. Nesse caso, clique na opção “avançado” e prossiga com o acesso.

Viu? Agora você já pode fazer o seu primeiro acesso ao SIGAC/SIGEPE. Veja a prévia do contracheque, emita a autorização de consignatária e o informe de rendimentos para o Imposto de Renda. Informações financeiras sempre disponíveis, quando e onde precisar!

 

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