Quais são as principais vantagens e desvantagens do Crédito Consignado?

bxblue-vantagens-e-desvantagens-do-credito-consignado

Assim como todas as modalidades de crédito, o crédito consignado também traz vantagens e desvantagens. Por isso, é sempre importante saber quais são elas e compará-las, para tomar a melhor decisão.

Se você ainda tem dúvida sobre esse assunto, aproveite para esclarecer agora!

Então quais são as principais vantagens e desvantagens?

A decisão de contratar crédito consignado deve ser tomada com consciência sempre. É preciso avaliar as vantagens e desvantagens da contratação de qualquer empréstimo, incluindo a contratação do empréstimo consignado, para tomar a decisão correta e sem arrependimentos.

Então, confira a seguir os pontos positivos e negativos de contratar crédito consignado.

Principais vantagens do Crédito Consignado

Ao comparar o empréstimo consignado com outros tipos de crédito pessoal, é possível confirmar algumas das suas principais vantagens.

Leia também: O que é Crédito Consignado?

Além da facilidade na contratação e possibilidade de solicitar um empréstimo mesmo estando com o nome sujo, a grande vantagem do crédito consignado são as taxas de juros mais baixas do mercado.

1 – Primeira opção para quem precisa de crédito rápido e descomplicado

O crédito consignado é a opção ideal para quem teve um imprevisto e precisa de dinheiro. A aprovação pela instituição bancária é muito mais rápida nessa modalidade de empréstimo, pois a solicitação passa por menos burocracias.

Os documentos solicitados para essa contratação são os mais básicos e comuns – diferentes de outros empréstimos que pedem diversos tipos de comprovações.

Para contratar o empréstimo consignado é preciso apresentar uma cópia do documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante de pagamento ou benefício do INSS.

Leia tambémO passo a passo para ter o seu Crédito Consignado agora

Esse crédito só é liberado para Beneficiários INSS, Servidores Públicos, Militares das Forças Armadas e Trabalhadores com carteira assinada.

A averbação do contrato é feita em até 48 horas e o dinheiro é depositado na conta corrente do solicitante.

2 – Descontos sem surpresas no fim do mês

As parcelas do empréstimo consignado são descontadas automaticamente da folha de pagamento ou do benefício do Aposentado ou Pensionista INSS.

As parcelas são fixas, com juros e valores pré-fixados e determinado antes, em contrato.

Isso facilita o pagamento da dívida, uma vez que a pessoa não precisa se preocupar em ir até o banco e efetuar o pagamento.

Além disso, dessa forma o risco de se tornar inadimplente é quase nulo, já que o valor da parcela só não será descontado, se a margem consignável estiver negativa.

Leia também: O que é Margem Consignável?

A margem consignável é o que diz, quanto da renda mensal pode ser comprometida com as despesas do empréstimo ou cartão de crédito consignado.

A margem pode ser negativada, em caso de descontos compulsórios e não considerados antes. No entanto, a chance disso ocorrer também é pequena.

3 – Tem os menores juros do mercado

No caso do empréstimo consignado, todos os meses os descontos das parcelas serão feitos antes mesmo do solicitante receber seu salário, aposentadoria ou pensão.

Isso também dá ao banco a segurança de que todas as parcelas serão pagas sem atrasos ou imprevistos.

Essa garantia faz com que os juros oferecidos aos clientes sejam os mais baixos oferecidos no mercado.

Cada banco pode oferecer taxas de juros e opções de parcelamento diferentes, respeitando o limite máximo.

Atualmente Aposentados e Pensionistas pagam taxas de juros nominal de 2,08% ao mês. Servidores Públicos pagam 2,05% ao mês e o Trabalhadores de empresas privadas, em média 2,14% ao mês.

Ao avaliar as taxas de juros do empréstimo consignado, é possível perceber que suas taxas chegam a ser até mais de dez vezes mais baratas que as demais linhas de crédito.

No fim das contas comparar as modalidades disponíveis e as condições oferecidas por cada banco é importante, porque o Custo Efetivo Total também pode variar muito.

Leia também: O que é Custo Efetivo Total?

Portanto, para saber quais as melhores opções de empréstimos consignados, basta fazer uma simulação online de crédito consignado online.

4 – Empréstimo para quem tem o nome sujo

Pessoas que possuem nome sujo na praça sofrem muitas dificuldades para solicitar um empréstimo pessoal.

Alguns bancos oferecem empréstimos para quem está com o nome sujo, porém as taxas de juros são altíssimas, uma vez que o risco de inadimplência é maior.

Já o empréstimo consignado oferece taxas de juros mais baixas e sem consultas ao SPC e Serasa.

Leia tambémEmpréstimo para negativados: sem consulta SPC ou Serasa

Na prática, isso quer dizer dinheiro na mão (ou na conta), sem burocracia e mais barato.

5 – Ótima opção para quitar dívidas mais caras

Muitas pessoas não pesquisam as diversas opções de crédito pessoal antes de fazer a contratação de dinheiro extra.

Isso pode causar inúmeros problemas, como: Contratar empréstimos com taxas de juros altíssimos; Com prazos de pagamento impossíveis de cumprir e até mesmo valores que não suprem as necessidades.

A opção de contratação do empréstimo consignado também é muito utilizada para quitar as dívidas mais caras.

Seja dos juros rotativo do cartão de crédito ou até mesmo dos juros pagos pelo crédito pessoal, o consignado é a melhor opção de contratação para acabar com juros exorbitantes.

Leia tambémVale a pena trocar as dívidas por um Empréstimo Consignado?

O crédito consignado é a melhor opção para quitar todas as dívidas de outros tipos de empréstimo e ter os pagamentos de crédito em apenas um lugar. Facilitando a vida do contratante.

6 – Crédito liberado para não-correntistas

É possível contratar um empréstimo consignado em qualquer banco de interesse. Mesmo tendo conta em outra.  A única exceção é para o caso em que há restrições internas.

Isso quer dizer que o correntista do Banco A, pode adquirir o crédito no Banco B. 

Leia tambémComo solicitar Crédito Consignado, sem ser correntista do banco?

Na prática, isso dá a liberdade do interessado buscar as melhores opções de crédito, procurando aquela que, efetivamente, trará mais benefícios. 

Principais desvantagens do Crédito Consignado

Assim como qualquer tipo de empréstimo pessoal, o crédito consignado também possui algumas desvantagens.

Elas podem ser percebidas quando o cliente não possui educação financeira ou não se organiza na hora de fazer a contratação, considerando que esta é uma dívida de longo prazo.

1- Pagamento das parcelas com data fixa

As datas do pagamento das parcelas do empréstimo consignado são fixas. Não sendo possível, portanto, adiar o seu pagamento. 

O empréstimo consignado desconta, no máximo, 30% do valor recebido pelo solicitante.

A margem consignável possibilita ao contratante a segurança de que ainda terá dinheiro para o pagamento das demais contas mensais. Ou seja, que não entrará em dívidas após dívidas. 

Além disso, a preocupação é de que os tomadores de crédito também tenham dinheiro suficiente para outras despesas vitais. 

Essa medida foi determinada pela leia 10.820/2003.

Para não ter complicações no pagamento do empréstimo consignado, é necessário ter em mente que a renda salário será descontada, em até 30%, automaticamente.

O valor de 5% é adicionado, no caso do cartão de crédito consignado.

2 – Somente algumas pessoas podem solicitar

O benefício do empréstimo consignado é reservado somente a alguns grupos de pessoas. São eles:

Os juros para os trabalhadores com carteira de trabalho assinada são um pouco superiores aos oferecidos para as demais categorias atendidas.

Isso acontece porque a instabilidade financeira do trabalhador CLT é menor.

Caso o trabalhador seja demitido, deverá fazer o pagamento total do valor solicitado no empréstimo consignado.

 

3 – Crédito liberado só pra quem tem margem livre

Apesar da opção de fazer a simulação online antes de contratar um empréstimo consignado, muitas pessoas ainda não pesquisam as vantagens e desvantagens de cada empréstimo.

Isso faz com que, durante o pagamento das parcelas, o contratante sinta dificuldade em continuar o pagamento do empréstimo.

Outro ponto negativo, é que isso compromete a margem consignável, não sendo possível, portanto, adquirir novo empréstimo.

Neste caso, as únicas possibilidades são: refinanciamento ou portabilidade do crédito para outro banco.

Ao perceber que as taxas de juros do empréstimo consignado estão pesando no bolso ou se há interesse em liberar margem consignável, o titular da dívida deverá entrar em contato com o banco para buscar alternativas.

Só faça um empréstimo se você realmente precisar

Apesar de ser mais vantajoso, um empréstimo consignado possui descontos, taxas de juros e prazos para pagamento. Aliás, assim como qualquer outro, mesmo sendo mais barato.

Vale a ressalva de que todo empréstimo tem vantagens e desvantagens. Por isso é importante avaliá-los.

Portanto, antes de contratar um empréstimo consignado é necessário pensar na sua real necessidade. 

Vale a pena responder a algumas perguntas como:

  • Preciso do dinheiro nesse exato momento?
  • Vou conseguir pagar todas as contas mensais com o desconto das parcelas do empréstimo?
  • Fiz uma simulação de empréstimo e sei quais são as minhas opções de crédito?

Caso a resposta para essas perguntas seja positiva, o interessado poderá entrar em contato com o banco escolhido e contratar um empréstimo consignado com segurança.

E o melhor disso, é que não é preciso ir até uma agência. Basta acessar o simulador de empréstimo consignado online, para simular, comparar e contratar o seu empréstimo!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Quais são as principais vantagens e desvantagens do Crédito Consignado?

Posts recomendados