Quem não fizer a prova de vida 2019 terá o benefício INSS bloqueado

bxblue-prova-de-vida-2019-beneficio-inss-bloqueado

Aposentados e Pensionistas que não fizerem a prova de vida 2019 terão o benefício INSS bloqueado.

A medida passa a valer a partir deste mês para aqueles que estão há mais de 12 meses sem se reapresentar para atualização. 

O bloqueio será realizado a partir do benefício de março. Portanto, aqueles que não fizerem a prova de vida INSS 2019, podem deixar de receber já no fim deste mês ou início de abril.

Aproveite para saber agora como não correr esse risco e ficar em dia com as obrigações junto ao INSS.

O que fazer para não ter o benefício INSS bloqueado?

Todo beneficiário INSS precisa anualmente se reapresentar para cadastro ou atualização de senha junto ao INSS. 

Alguns bancos já fazem a atualização a partir da leitura biométrica, uma facilidade que traz ao segurado mais agilidade e segurança.

A medida serve para evitar fraudes comuns, como o recebimento por pessoas que não tenham direto ou dos chamados “aposentados fantasmas”.

Portanto, todo Aposentado ou Pensionista deve fazer a prova de vida. Quem não fizer, terá o benefício bloqueado automaticamente.

Aposentadorias e pensões emitidas há menos de um ano não precisam passar pela prova de vida 2019. Entretanto, a partir do próximo ano a apresentação é obrigatória.

Veja o que é necessário para fazer a prova ou fé de vida junto a Previdência Social.

O que é necessário para fazer a prova de vida?

Para fazer a prova de vida, basta comparecer até a sua agência bancária, ou seja, aquela em que recebe, portando um documento com foto. 

O segurado pode ser representado por outra pessoa somente nos seguintes casos de impossibilidade de apresentação:

  • Por motivo de doença;
  • Dificuldade de locomoção;
  • Por morar no exterior.

O procurador, neste caso, deve ir até uma Agência da Previdência Social (APS), com uma procuração registrada em cartório e apresentar o atestado médico (para comprovação da impossibilidade de locomoção do beneficiário). O representante também deverá apresentar seus documentos pessoais.

Como saber se a minha prova de vida INSS 2019 foi confirmada?

Se o segurado já esteve em uma agência neste ano e realizou o recadastramento da senha ou fez a biometria, não é preciso se preocupar. 

Agora, se o comparecimento ao banco, para essa finalidade, foi feito há mais de 12 meses, será necessário nova apresentação.

Vale lembrar que, após seis meses sem comprovação de vida, o benefício é definitivamente cessado. Ou seja, cancelado.

Entenda o que fazer para ter o benefício novamente desbloqueado para receber a aposentadoria ou pensão.

O que fazer para desbloquear o benefício INSS?

Caso não consiga realizar a prova de vida dentro do prazo estimado (definido por cada banco), é preciso solicitar a sua liberação.

Para isso, a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) orienta que os beneficiários procurem qualquer agência bancária da instituição em que o pagamento é recebido, para fazer sua reapresentação.

Assim, Aposentados e Pensionistas que recebem pelo Banco Bradesco, por exemplo, devem procurar uma das agências. Não há neste caso, portanto, necessidade de ser na mesma agência em que recebe o benefício.

A liberação do benefício é imediata, após a prova de vida. Entretanto, o pagamento ainda pode demorar alguns dias para cair na conta.

Por isso, é importante evitar perder os prazos, para não ter interrupção no recebimento da aposentadoria ou pensão.

Mudanças nas regras da prova de vida

No início deste ano, o novo Governo anunciou mudanças em relação a esse procedimento.

Leia também: Aposentados com mais de 60 anos podem agendar a Prova de Vida INSS 2019

Embora as novas regras tenham sido publicadas em decreto, ainda não entraram em vigor. Portanto, as regras da prova de vida INSS 2019 ainda são válidas.

Se você ainda não fez o seu recadastramento INSS 2019, regularize já a sua situação. Cuidado para não ter o seu benefício suspenso.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Quem não fizer a prova de vida 2019 terá o benefício INSS bloqueado

Posts recomendados