Prova de vida INSS 2020: saiba quem deve fazer e quando inicia

Novos boatos foram divulgados a respeito da prova de vida INSS 2020. A nota que está circulando pelas redes sociais fala que o prazo limite é até 28 de fevereiro.

Por se tratar de uma notícia falsa e para para esclarecer essas e outras dúvidas, a bxblue responde as principais dúvidas recebidas dos leitores. Confira!

Quem precisa fazer prova de vida em 2020?

A prova de vida INSS é uma obrigação anual dos segurados. Portanto, a cada doze meses o beneficiário precisa provar que está vivo, para garantir o recebimento do dinheiro todo mês.

Devem fazer a prova de vida 2020 TODOS os Aposentados e Pensionistas que recebem pelo INSS. Isso, independentemente da idade, do tipo de benefício recebido ou da forma de recebimento ( recebem o pagamento via conta-corrente, conta-poupança ou cartão magnético).

Quem recebe o benefício há menos de 12 meses, ou seja, aqueles que tiveram benefício aprovado recentemente, ainda não precisam fazer o recadastramento.

Esse é um procedimento do INSS, realizado desde 2012, para evitar e reduzir o número de fraudes.

Onde fazer prova de vida?

A prova de vida INSS é realizada no banco pagador. O titular do benefício deve apresentar um documento de identificação com foto. São aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

Leia tambémProva de vida do INSS será por biometria e a distância em 2020

Um projeto piloto do Governo Federal, pretende ampliar o uso dessa tecnologia. Assim, não seria mais necessário fazer a prova de fé pessoalmente, já que tecnologia asseguraria a autenticidade do beneficiário.

Segurados acima de 80 anos

Os segurados que têm mais de 80 anos ou debilitados terão atendimento especial. O procedimento é realizado in loco por um Servidor do INSS. O agendamento é realizado pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Para acessar o serviço é preciso logar na conta. Depois, basta ir até a  opção ‘Agendamentos/Requerimentos’, em seguida clicar em ‘Novo Requerimento’.

O usuário deve utilizar a lupa para buscar a opção de prova de vida. No resultado da busca aparecerão as opções:

  • Realizar Prova de Vida (situações excepcionais não resolvidas pelo banco);
  • Solicitar provar de vida – Dificuldade de Locomoção;
  • Solicitar prova de vida – Maior de 80 anos.

O primeiro atendimento é presencial e as outras duas formas a distância permitindo, portanto, a efetivação do procedimento da mesma forma.

Leia tambémSaiba quem pode e como fazer a prova de vida INSS 2020 à distância

Em seguida, basta selecionar a opção mais adequada e seguir os demais passos. Vale lembrar que o INSS pode solicitar informações adicionais e comprobatórias para autorizar a prova de vida de outra forma.

Qual é o prazo da prova de vida INSS 2020?

Aposentados e Pensionistas têm que realizar prova de vida uma vez a cada 12 meses. A data é definida pelo banco em que recebe o benefício, portanto, varia de banco a banco.

Não é nenhuma regra, mas geralmente a prova de vida pode ser realizada:

  • data do aniversário do beneficiário;
  • na data de aniversário do benefício (data de concessão);
  • um mês antes de vencer o prazo da última prova.

Para evitar filas os segurados são agrupados conforme critério previamente definido, ou seja, organizados em grupos e por datas.

Sendo assim, o prazo para a prova de vida até 28 de fevereiro não é verdadeiro. Esse prazo foi utilizado excepcionalmente em 2019, como uma prorrogação do prazo dado pelo INSS para quem ainda não havia realizado dentro do prazo.

Como saber a data da prova de vida?

Os beneficiários devem se informar diretamente com o banco pagador. Geralmente, os bancos disponibilizam um calendário da prova de vida e fazem comunicados por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos caixas eletrônicos ou sites oficiais.

O que acontece se a prova de vida não for realizada?

Quem não realizar a prova de vida pode ter o benefício (aposentadoria ou pensão) suspenso por tempo determinado ou cancelado.

É possível fazer a prova, mesmo após o prazo, caso o INSS prorrogue da data limite. No entanto, vale ficar atento porque após 6 meses sem comprovação de vida o benefício é cessado.

No ano passado, milhares de beneficiários perderam o prazo e correram o risco de ficar sem receber.

Continue acompanhando as publicações da bxblue, para ficar bem informado sobre as notícias da prova de vida INSS 2020.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de