Descubra como fazer a prova de vida no caixa eletrônico (2022)

Apesar das mudanças na comprovação dos beneficiários do INSS, a prova de vida no caixa eletrônico continua válida. Saiba mais.

prova de vida no caixa eletrônico - caixa eletrônico, agência, banco

A comprovação de vida é um procedimento essencial para que os aposentados e pensionistas não tenham o pagamento do benefício suspenso ou até mesmo cancelado. E uma das formas para sua realização é por meio da prova de vida no caixa eletrônico. Contudo, recentes mudanças no procedimento instituídas pelo governo federal levantaram dúvidas acerca do tema.

Muitos beneficiários do INSS não sabem como e se ainda é possível fazer a prova de vida no caixa eletrônico. Essas e outras dúvidas são respondidas logo abaixo.

Prova de vida INSS 2022

O governo federal reformulou completamente o procedimento da comprovação de vida dos beneficiários da Previdência Social. Agora, caberá ao próprio INSS o dever de obter informações sobre os beneficiários, por meio do cruzamento de bases de dados diversas. A Portaria nº 220/2022 foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

Apenas quando não for possível essa comprovação de vida o beneficiário será notificado, no mês anterior ao de seu aniversário, sobre a necessidade de realização da prova de vida, preferencialmente, por meio eletrônico.

O INSS terá até o dia 31 de dezembro de 2022 para implementar as mudanças necessárias ao cumprimento do previsto na portaria. Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso.

Mesmo com a nova portaria, os segurados da Previdência Social continuam podendo realizar, voluntariamente, a comprovação de vida na rede pagadora de benefícios, como de costume, o que inclui a prova de vida no caixa eletrônico.

O que é preciso para fazer a prova de vida no caixa eletrônico?

A prova de vida no caixa eletrônico é oferecida por alguns bancos aos clientes identificados com técnica de biometria. Em algumas instituições financeiras, basta acionar o sistema biométrico, para qualquer operação: saque, transferência, consulta etc.

Nesses casos, a simples ativação do login com essa biotecnologia já garante a prova de vida. Em outras situações, são necessários passos mais específicos, o que varia de um banco para outro.

Os aposentados que obtêm seus vencimentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético são obrigados a passar pela averiguação. Esse recurso de segurança existe desde 2012 e é previsto em lei.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como fazer a prova de vida no caixa eletrônico?

Algumas instituições financeiras oferecem aos clientes a opção de prova de vida no caixa eletrônico. No entanto, para essa modalidade, é crucial estar cadastrado junto à instituição financeira por algum sistema de controle biométrico.

Com a inscrição biotecnológica em ordem, o segurado fica tranquilo com o recebimento da aposentadoria e também tem acesso a facilidades junto às entidades financeiras, como o empréstimo consignado. Afinal, estar regularizado junto ao INSS é uma das exigências para entrar em financiamentos com condições especiais de quitação.

A seguir, confira como funciona o procedimento em alguns dos principais bancos.

Prova de vida no Banco do Brasil

O Banco do Brasil conta com prova de vida nos caixas eletrônicos, mas também oferece o serviço por meio do app BB. Entretanto, o programa é exclusivo para quem recebe na categoria crédito em conta.

Para o teste digital, basta clicar em “Serviços”, depois em “INSS”. Em seguida, haverá a opção para tirar foto do RG frente e verso. Para o caixa eletrônico, basta acessar com a biometria já usual.

Prova de vida no Bradesco

A prova de vida no caixa eletrônico do Bradesco pode ser feita em qualquer um dos terminais de autoatendimento e também nas máquinas da Rede Banco24horas. Porém, o sistema funciona somente para os clientes com biometria.

Dessa forma, os demais aposentados e pensionistas que recebem pelo banco devem ir até as agências de origem. Para solicitar o cadastro biométrico, basta procurar um funcionário direto nas unidades físicas.

Prova de vida na Caixa Econômica Federal

De igual maneira, na Caixa Econômica Federal o teste de vida nos terminais de autoatendimento opera apenas para os inscritos com biometria. Porém, nessa instituição financeira, a prova de vida é realizada com o simples acionar de qualquer operação pelo método biométrico.

Em outras palavras, o beneficiado que sacar, transferir ou mesmo consultar o saldo com a biometria já terá a prova de vida gerada automaticamente.

Prova de vida no Itaú Unibanco

Assim como na Caixa, qualquer transação realizada com a biometria servirá de prova de vida, sem a necessidade de procedimento específico. Quem não tiver esse tipo de inscrição consegue fazer o teste nos guichês das agências do Itaú com um documento com foto.

Prova de vida no Santander

Por sua vez, o banco Santander realiza a averiguação em qualquer caixa eletrônico, mas também exclusivamente para os correntistas identificados com biometria, assim como os demais bancos. Também é possível passar pela análise na própria agência diretamente com o gerente.

É importante destacar que a prova de vida no caixa eletrônico está liberada, mas o usuário deve verificar se já tem o cadastro biométrico, imprescindível para esse tipo de operação. Em caso negativo, basta se informar sobre o procedimento na sua instituição financeira.

Como saber se já fiz a prova de vida do INSS?

Caso o beneficiário esteja na dúvida se a prova de vida foi feita, basta acessar o site ou app do Meu INSS e clicar no menu “prova de vida”. A tela seguinte irá mostrar a última data de realização da prova de vida.

bxblue- como saber se fiz a prova de vida
Fonte: reprodução Meu INSS

O que fazer caso o benefício tenha sido bloqueado?

Caso a pessoa tenha tinha o benefício bloqueado ou suspenso não é necessário ir a uma agência do INSS, basta que o beneficiário compareça a sua agência bancária e fazer a prova de vida.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da BX Blue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado