Como fazer a prova de vida pelo Meu INSS e Meu Gov.Br em 2021?

Publicado em: 24/05/2021

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ampliou, em fevereiro deste ano, a realização da prova de vida para o meio digital. A inovação contempla 5,3 milhões de beneficiários, que poderão fazer a comprovação pelo aplicativo MeuGov e acompanhar o andamento da prova de vida pelo Meu INSS.

Nesse novo formato, a comprovação é feita por meio da validação facial. Para tanto, é necessário que o beneficiário tenha biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Do contrário, a comprovação deverá ser realizada no banco onde o aposentado ou pensionista recebe o pagamento do benefício.

A seguir, veja mais informações sobre a prova de vida digital e confira o passo a passo para concluir o recadastramento anual a distância, ficar em dia com suas obrigações e não correr o risco de ter o pagamento bloqueado.

Receba novidades por e-mail.
Erro ao enviar, tente novamente.

Saiba o que é e quem pode acessar a prova de vida pelo Meu INSS

A prova de vida é um procedimento usado para que o beneficiário comprove que está vivo e, portanto, deve continuar recebendo o benefício.

Criada com o objetivo de combater fraudes e pagamentos indevidos, a comprovação é anual e obrigatória, sob pena de bloqueio do benefício, que voltou a ser uma prática do INSS neste mês após mais de um ano de suspensão da obrigatoriedade.

A medida foi tomada devido ao agravamento da pandemia do coronavírus e levou em consideração a necessidade de deslocamento de idosos, considerados grupos de risco, para a realização da comprovação em bancos. Dessa forma, ela garantia o pagamento dos benefícios aos aposentados e pensionistas que não fizeram a prova de vida desde março de 2020.

A versão digital da prova de vida foi iniciada com um projeto-piloto, voltado para 500 mil beneficiários. O projeto está em expansão, mas ainda não contempla todos os 36 milhões de beneficiários.

Para saber se o acesso à prova de vida digital está disponível, o aposentado ou pensionista deve fazer uma consulta no aplicativo Meu INSS.

Como fazer a prova de vida pelo Meu INSS?

Como fazer prova de vida pelo aplicativo Meu INSS?

Os cerca de 5,3 mi segurados selecionados para o projeto de expansão da comprovação digital devem seguir algumas etapas bem simples para fazer a prova de vida pelo aplicativo Meu INSS e MeuGov.Br, ou seja, pela internet.


O Meu INSS e o Gov.Br são aplicativos oficiais e gratuitos disponibilizados pelo governo federal não só para a realização da prova de vida, mas para acesso a diversos serviços úteis.


Para acessar os diferentes tipos de serviços disponíveis e realizar a prova de vida digital, é necessário ter o aplicativo instalado no dispositivo móvel. Caso o beneficiário não tenha, é preciso fazer o download de ambos.

Aqueles que possuem os apps instalados devem verificar, também nas lojas de aplicativos, se eles estão devidamente atualizados para a última versão.

1 – Como baixar o aplicativo Meu INSS?

O Meu INSS pode ser utilizado no sistema operacional Android e iOS. Para instalar a aplicação, basta acessar as lojas Google Play e App Store .

Fonte: reprodução Meu INSS

O login do aplicativo é o mesmo do site Meu INSS. Se ainda não tiver, o usuário precisa providenciar o novo login do Meu INSS, que é feito pelo Gov.br.

Esse login único será o mesmo utilizado também para o MeuGov.Br.

2 – Acesse a opção Prova de Vida

Depois de logar no app, para dar início a prova de vida pelo Meu INSS, basta selecionar a opção “Prova de Vida”, disponível na tela inicial e depois clicar em “Iniciar a prova de vida”.

Fonte: reprodução Meu INSS

Como descrito na tela, a sequência da prova de vida será feita por outro app, o MeuGov.Br.

Como dar continuidade pelo aplicativo Meu Gov.Br?

Para sequência na prova de vida digital do INSS será preciso, portanto, instalar e acessar o outro aplicativo: Meu Gov.Br.

Com o login único, o acesso será automático. Por isso, é recomendado que o processo seja iniciado e concluído de uma vez.

1 – Como baixar o aplicativo Meu Gov.Br?

O aplicativo Meu Gov.Br é complementar e deve ser utilizado para autenticar a prova de vida no aplicativo Meu INSS.

Para fazer o download gratuito do aplicativo Meu Gov.Br, basta acessar a loja do Google Play ou App Store.

Fonte: reprodução MeuGov.br

Importante: o cidadão só conseguirá criar sua conta por este aplicativo se tiver Título de Eleitor ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois será necessário comparar a foto com os documentos registrados na base do Governo.

Se necessário em algum momento solicitar a recuperação da conta, é preciso acessar um link específico e seguir as instruções da tela.

2 – Faça a autenticação da prova de vida

O passo posterior é autenticar a prova de vida pelo Meu Gov.Br. Para isso, basta clicar em “Autorizações”, “Autenticar” e “OK”.

Fonte: reprodução MeuGov.br

3 – Informe seu dados

A prova de vida pelo Meu INSS cruza informações cadastrais que constam na base geral de dados do governo federal. E, assim como ocorre no processo convencional, é preciso informar algum documento que contenha uma foto, para comparação com a biometria facial.

Neste caso, o usuário poderá informar a data de emissão da CNH ou número do título de eleitor – conforme informado em cadastro anterior da senha.

Fonte: reprodução Meu INSS

Além disso, o aplicativo pede autorização para uso da câmera, que o passo seguinte.

4 – Tire a foto frontal (selfie)

O último passo é fazer a foto do rosto, seguindo as instruções disponíveis na tela. Por questão de segurança, serão feitos vários registros. Em caso de erro na captura, aparecerá uma notificação na tela do aplicativo.

Fonte: reprodução Meu INSS

Pronto! A prova de vida pelo Meu INSS estará concluída em poucos minutos, feita 100% em processo online pela internet. Sem necessidade de deslocamento e cada vez menos burocrática.

Confirmação da prova de vida pelo Meu INSS

Ao finalizar o processo e para garantir que está tudo certo, o segurado pode, se preferir, retornar ao aplicativo Meu INSS para conferir.

Para isso, é necessário clicar novamente em “Prova de Vida”. A mensagem de conclusão e aprovação, ou seja, de efetivação da prova de vida 2020 aparecerá na tela.

Fonte: reprodução Meu INSS

Mesmo se tratando de um projeto-piloto a prova de vida pelo Meu INSS terá seu resultado válido. Portanto, quem fizer o processo online não terá que fazer qualquer outro e estará em dia com o cadastramento anual.

Por outro lado, quem não concluir o procedimento pode ter a aposentadoria ou pensão suspensos temporariamente ou o benefício bloqueado, até regularização.


Se você é beneficiário INSS (aposentado e pensionista) e não quer perder mais nenhuma informação relevante, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp. Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Erro ao enviar, tente novamente.