Qual banco faz portabilidade de empréstimo consignado com troco?

Veja a lista com 7 bancos que fazem portabilidade de empréstimo com troco e conheça as principais regras e vantagens da troca de dívida.

bxblue-portabilidade-de-emprestimo-consignado-com-troco.jpg

A portabilidade de consignado é um procedimento no qual a dívida do empréstimo consignado é transferida para outro banco. Essa troca pode ser motivada por diferentes razões, especialmente pela busca de condições mais vantajosas no que concerne ao pagamento do crédito.

Por sua vez, a portabilidade de empréstimo consignado com troco, pode ocorrer a depender do tipo de negociação firmada entre o consumidor e o banco proponente. Nela, um valor extra pode ser pago ao cliente após a transferência da dívida, que pode ser utilizado da maneira que o tomador achar conveniente.

Sendo assim, entender como funciona a portabilidade com troco é uma tarefa indispensável para aqueles que desejam aproveitar todos os benefícios que essa modalidade disponibiliza. Pensando nisso, explicamos neste post os principais detalhes da modalidade e listamos as principais instituições consignatárias que fazem essa operação.

Portabilidade de empréstimo consignado com troco

A portabilidade do empréstimo consiste na compra de um consignado em andamento por uma outra instituição financeira e a formulação de um novo contrato, cujas condições de pagamento são mais vantajosas que as do banco anterior, ou seja, aquele onde a dívida se originou. Mas, e quanto ao troco? O que é e como funciona esta modalidade?

Em termos simples, o troco nada mais é do que uma possibilidade de sair com dinheiro no bolso na negociação da portabilidade sem a contratação de um novo empréstimo. Trata-se do pagamento de um valor extra calculado a partir da taxa de juros antiga da dívida transferida, número de parcelas pagas e o montante que viria a ser pago. Atualmente, o valor mínimo para troco é de R$ 100,00, mas o valor exato varia para cada pessoa de acordo com as condições do contrato.

É importante mencionar que a portabilidade do consignado é um dispositivo que pode ser acessado por aqueles que têm margem livre ou zerada, desde que de 15% a 30% do contrato vigente tenha sido quitado e as demais exigências estabelecidas pela política de crédito do banco escolhido para realizar a portabilidade sejam atendidas. 

Vale destacar que o troco nem sempre é uma possibilidade. Por regra, a portabilidade refere-se apenas a transmissão do débito pendente para outro banco. Nesse caso, não há a opção do troco, já que o consumidor apenas estabelece um novo contrato com condições diferentes da dívida original.

Vantagens da portabilidade do consignado com troco

A portabilidade do empréstimo consignado é um mecanismo que pode oferecer inúmeras vantagens aos consumidores. Dentre as principais delas, pode-se destacar:

  • Ao trocar o empréstimo de um banco caro para outro mais barato, já que as taxas de juros são menores, é possível economizar e, em uma situação de emergência financeira, utilizar o troco para quitar dívidas mais caras;
  • Levando o empréstimo consignado para outro banco, você terá a possibilidade de reduzir o valor das parcelas que são mensalmente descontadas do seu salário ou benefício, que deve ser avaliada junto à instituição. Contudo, se preferir, é possível receber um troco em dinheiro para usá-lo como quiser, inclusive para pagar dívidas com o cartão de crédito ou cheque especial;
  • Empréstimo com taxas altas podem comprometer, no longo prazo, a organização financeira dos consumidores. Assim, livrar-se de taxas altas pode contribuir para a melhora financeira do tomador.

Quem pode ter a portabilidade de empréstimo consignado com troco?

Estabelecido de acordo com a Resolução do Banco Central que dispõe sobre a criação da portabilidade, essa é uma modalidade criada com a finalidade de promover maior concorrência entre as instituições financeiras, bem como dar transparência em relação ao processo de venda do empréstimo consignado.

Via de regra, a modalidade está disponível para qualquer pessoa física que faz parte das categorias atendidas pelo consignado, isto é, beneficiários do INSS, servidores públicos federais, estaduais ou municipais, militares das Forças Armadas e trabalhadores do setor privado em regime celetista e com convênio válido.

Na BX Blue, até o momento a portabilidade está disponível apenas para beneficiários do INSS e, em breve, também poderá ser contratada por servidores federais.

Qual banco faz portabilidade de empréstimo consignado com troco?

Ao considerar fazer uma portabilidade de crédito, é importante buscar um banco que ofereça as melhores condições para esse tipo de operação. Contudo, é importante mencionar também que as condições ideais para a portabilidade podem variar de uma pessoa para outra. 

Isso porque, enquanto um consumidor considera mais relevante selecionar a menor taxa de juros, outro pode ter maior inclinação para buscar uma parcela mensal menor, ainda que a taxa de juros não seja a mais barata, por exemplo. 

Nesse sentido, ao avaliar os bancos que realizam a portabilidade, é necessário primeiro entender o seu propósito na portabilidade. Em outras palavras, é importante saber o que você prioriza, se as parcelas menores, mais tempo para liquidação da dívida ou a possibilidade de troco. 

Entendendo qual é a sua prioridade, o próximo passo é comparar as ofertas disponibilizadas pelos principais bancos, sem se esquecer de considerar o Custo Efetivo Total da dívida.

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, nem sempre a menor taxa de juros representa a melhor oferta de crédito, já que nesse tipo de operação há também outras tarifas que podem onerar ainda mais o valor final do empréstimo. Sabendo disso, confira, abaixo, a lista com os principais bancos que fazem a portabilidade de empréstimo consignado com troco.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Agibank

O Agibank oferece crédito consignado que pode ser contratado online por beneficiários do INSS que tenham margem disponível e um benefício previdenciário consignável. Via de regra, o pagamento das parcelas pode ocorrer em até 7 anos, isto é, 84 meses e as parcelas são automaticamente descontadas do benefício do tomador.

Dentre outras vantagens, a portabilidade de empréstimo consignado com troco pode ser realizada até mesmo por consumidores que não são correntistas da instituição financeira — e mesmo indivíduos com restrições ao crédito também podem ter aprovado seu pedido de portabilidade, desde que haja margem livre disponível.

A solicitação da portabilidade se dá virtualmente, por meio do site oficial do Agibank. Para tanto, o interessado deve enviar toda a documentação necessária para avaliação da operação. Caso aprovado, os valores já pagos são liberados como troco e podem ser depositados diretamente em uma conta de titularidade do beneficiário.

AL5

A portabilidade de crédito com a Financeira AL5 é mais uma possibilidade que os consumidores têm de contar com a liberação de troco. 

Nela, a dívida pode ser migrada sem qualquer despesa adicional e as taxas de juros normalmente são menores que em outras instituições consignatárias.

Lembrando que qualquer pessoa física, portadora de um contrato de empréstimo em vigor junto a uma instituição financeira que integra o Sistema Financeiro Nacional podem solicitar a portabilidade, desde que reúnam também as condições mínimas necessárias para contratação do crédito da modalidade, como ter margem livre e um benefício consignável.

Banco do Brasil

Quem fez um empréstimo consignado em outro banco e deseja migrar a dívida para o Banco do Brasil pode realizar a operação à distância utilizando os canais digitais da instituição. Outra vantagem é que não há cobranças de taxas adicionais, mesmo para clientes não correntistas do BB.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica é mais uma opção para a portabilidade de empréstimo consignado com troco. Clientes correntistas ou não do banco têm a oportunidade de garantir melhores condições de pagamento do empréstimo, abrindo assim maior possibilidade de organizar-se financeiramente, pagando taxas mais acessíveis e em prazos maiores, por exemplo.

Ao ter um benefício consignável e margem disponível, o cliente que contratou o consignado em outro banco, pode levá-lo para a Caixa com a perspectiva de receber valores como troco, sem a necessidade de avalistas ou procedimentos burocráticos.

Além disso, o pedido de portabilidade pode ser realizado à distância, por meio do aplicativo da instituição.

Santander

A portabilidade de empréstimo consignado com troco do Banco Santander pode ser acessada em poucos passos pelo interessado. É necessário observar, porém, as condições contratuais, a fim de se garantir que ocorra a devolução de valores para o consumidor, já que nem sempre é possível fazer a portabilidade com troco.

Sendo esta uma alternativa interessante para quem deseja sair do endividamento ou que pretende simplesmente economizar, o Santander oferece taxas de juros muito competitivas, sem mencionar as tarifas adicionais reduzidas, o que ajuda a diminuir o Custo Efetivo Total da dívida.

Banco Pan

O Banco Pan oferece aos consumidores a possibilidade de migrar a dívida de outra instituição, sem cobranças adicionais, mesmo com o contrato ainda em andamento. Na operação, o interessado contrata um novo empréstimo, sendo que, ao aceitar a portabilidade, o Banco Pan quita a dívida junto ao banco credor e firma um novo contrato.

Para transferir a dívida, basta enviar toda a documentação necessária, tal como o número do contrato, saldo devedor, demonstrativo da evolução da dívida, taxa de juros anual, nominal e efetiva, etc. O processo pode ser concluído a distância, por meio dos canais de atendimento digital do Banco Pan.

Bradesco

Além da possibilidade de economizar com taxas, o beneficiário do INSS, servidor público federal, estadual ou municipal, além de Militares das Forças Armadas podem sair com crédito no bolso por meio do troco. Também é possível enviar a proposta de portabilidade digitalmente, o que traz maior celeridade e segurança ao processo.

Onde encontrar ofertas de portabilidade de empréstimo consignado com troco?

Na BX Blue é possível contratar a portabilidade de crédito consignado 100% online, desde a simulação até a assinatura do contrato, com tecnologia de ponta para garantir a sua segurança.

Ao acessar o buscador online e gratuito de empréstimo consignado você preenche suas preferências e as ofertas ideiais para você aparecerão na tela. Na BX você escolhe, você compara propostas, você decide.

Todo o processo é bem intuitivo e leva poucos minutos, mas se surgir alguma dúvida ou necessidade basta acionar um de nossos consultores especializados.

É beneficiário do INSS? Faça agora mesmo uma simulação grátis da portabilidade do consignado e confira as condições disponíveis para você.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

O empréstimo consignado ideal para você

A BX Blue busca várias ofertas para te ajudar a encontrar o consignado que você precisa!

Compare online, escolha a melhor oferta e receba o dinheiro com rapidez e segurança.

Ver ofertas de consignado