Descubra qual cartão de crédito NÃO consulta SPC ou Serasa

Conheça qual o cartão de crédito não consulta SPC ou Serasa e, por isso, é uma opção para negativados obterem crédito extra. Saiba as regras.

qual cartão de crédito não consulta SPC - cartão, cartão de crédito, negativados, cartão para negativados, SPC, Serasa, proteção ao crédito, nome sujo

Entrar para a lista de pessoas negativadas não é uma boa notícia na medida em que impede ou dificulta o acesso a serviços financeiros como empréstimos e financiamentos, além de outros prejuízos à pessoa devedora. Nessa situação — e buscando alternativas financeiras para sair do vermelho — poucas pessoas sabem qual cartão de crédito não consulta SPC ou Serasa, conhecidos órgãos de restrição ao crédito.

Diferentemente do que se pode imaginar, existem produtos financeiros para quem está negativado, em especial para aquelas pessoas que possuem renda estável, como é o caso de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e servidores públicos.

Descubra mais sobre o cartão de crédito sem consulta ao SPC ou Serasa, conheça suas regras, vantagens e muito mais.

Inscrição no SPC ou Serasa

Resumidamente, a pessoa com CPF negativado é aquela que adquiriu um produto ou serviço e, tendo descumprido o compromisso de pagamento no prazo acordado junto à empresa, passa a ter o seu nome incluído nas listas de proteção ao crédito.

Sendo assim, a inscrição no SPC ou Serasa ocorre quando a empresa credora informa aos bureaus de crédito sobre determinada pendência financeira. Assim, o não cumprimento dos acordos de pagamento na data prevista acaba gerando a negativação do CPF.

Vale destacar que a inscrição nos órgãos de proteção pode ocorrer também de forma indevida, por falhas e problemas do próprio credor, ou quando a pessoa desconhecia a dívida (caso, por exemplo, de fraudes e golpes).

De todo modo, quando notificado, o SPC ou Serasa é obrigado por lei a avisar o consumidor sobre a inscrição, concedendo a partir de então, um prazo de até 10 dias para regularização do débito, sob pena de concretização da inclusão do CPF do devedor na lista de negativados.

Consequências para o consumidor da consulta ao SPC/Serasa

Ter maior dificuldade para conseguir acesso a linhas de crédito pessoal como empréstimos ou até mesmo solicitar o cartão de crédito são algumas das consequências das restrições nos órgãos de proteção ao crédito. Veja, em detalhes, como elas acontecem:

Restrição ao crédito

Como se sabe, o principal efeito da inadimplência é a negativação do nome do consumidor. Com o acesso restrito aos serviços de crédito, o cidadão encontra maior dificuldade na hora de contratar empréstimos, fazer financiamentos e até mesmo pedir um cartão de crédito.

Via de regra, isso ocorre porque as instituições financeiras e demais empresas podem verificar junto aos órgãos de proteção ao crédito se há algum débito pendente no nome do seu consumidor. Em caso afirmativo, o banco acaba negando os serviços de crédito, o financiamento de um bem ou até mesmo a venda parcelada de produtos ou serviços.

Além de empréstimos, financiamentos e a abertura de crediários, o cidadão negativado também pode ter dificuldade para abrir contas bancárias. Por lei, as instituições financeiras não são obrigadas a abrir uma conta para pessoa física para quem está negativado.

Redução do score de crédito

O score de crédito é um sistema de pontuação desenvolvido para classificar bons pagadores de acordo com os seus hábitos de consumo e histórico de pagamento. Consequentemente, entrar para a lista de pessoas negativadas pode contribuir para uma fama de “mau pagador”, reduzindo drasticamente essa pontuação.

Outro ponto importante sobre o score é que ele pode ser utilizado pelas instituições financeiras para analisar o risco de operações de crédito. Basicamente, pessoas com pontuações menores na régua do score estão mais propensas a não quitar dívidas e, por isso, têm o acesso às linhas de crédito negado.

Simule seu limite do cartão consignado

Seu convênio:

Valor do seu benefício

Valor do seu salário

Limite de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Qual cartão de crédito NÃO consulta SPC ou Serasa?

Apesar das consequências listadas acima para as pessoas que estão negativas, existe um produto bancário disponível para quem possui a garantia da renda estável: trata-se do cartão de crédito consignado. Nesse contexto, o cartão consignado torna-se uma solução muito útil.

É importante destacar que o crédito consignado nada mais é que uma modalidade em que o tomador autoriza o desconto do pagamento das parcelas do crédito diretamente do seu salário ou benefício previdenciário. No caso do cartão de crédito consignado, o desconto automático refere-se ao valor mínimo da fatura do cartão, correspondente a 5% da renda líquida do consumidor.

Assim, com esse tipo de garantia, as instituições financeiras flexibilizam as análises de crédito, permitindo que pessoas negativadas possam contratar o serviço financeiro.

Outro ponto interessante é que, por meio da garantia de renda, as condições de contratação são melhores, uma vez que as taxas de juros são menores em relação ao mercado tradicional.

Isso não significa, porém, que não haja uma análise de crédito. Na verdade, as instituições consignatárias apenas não levam em consideração fatores como o histórico de dívida dos consumidores, uma vez que têm a garantia de receber o valor mínimo da fatura via desconto em folha de pagamento. Mas o interessado ainda deve atender aos demais requisitos estabelecidos pela política de crédito de cada banco.

Vantagens do cartão de crédito consignado sem consulta ao SPC/Serasa

Obviamente, a primeira vantagem do cartão de crédito sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito é que pessoas com restrição ao crédito podem contratar o serviço, diferentemente do que ocorre nos cartões convencionais.

No entanto, as vantagens do cartão consignado não se restringem apenas a isso. Abaixo, reunimos uma série de benefícios exclusivos. Confira os principais deles:

Saque de dinheiro em espécie

O cartão de crédito consignado oferece aos usuários a opção de retirar até 70% do limite em dinheiro, por meio de operações comuns em caixas eletrônicos. Com isso, é possível pagar dívidas com taxas de juros mais altas, como o rotativo do cartão ou o cheque especial, por exemplo.

Taxa de juros acessível

Como já vimos, as taxas de juros aplicadas no cartão de crédito consignado são pequenas em relação às linhas mais tradicionais. Para se ter uma ideia, o máximo cobrado a título de juros do cartão consignado INSS é de 3,06% ao mês. Enquanto isso, o rotativo do cartão tradicional gira em torno de 30% ao mês.

Essa diferença se dá em função das garantias de pagamento do crédito consignado. Isso porque os tomadores apresentam renda garantida e o mínimo da fatura é consignado diretamente entre a instituição credora e a fonte pagadora. Logo, o risco de inadimplência é pequeno.

Prazo estendido para quitação das parcelas

Por lei, o empréstimo consignado estabelece o número máximo de parcelas que podem ser utilizadas na contratação do crédito — e o mesmo vale para o uso do cartão consignado. Dessa forma, o convênio do INSS possibilita ao consumidor parcelar as suas despesas em até 84 meses, ou seja, 7 anos. Portanto, ao necessitar de um período maior para utilizar o cartão de crédito, essa opção está disponível por meio do cartão consignado.

Fácil e rápido para contratar

Um dos benefícios do consignado é a sua rapidez e comodidade na hora de contratar o serviço. É possível emitir o cartão, assim como contratar um empréstimo consignado, sem sair de casa, de forma 100% digital. 

A BX Blue, que é uma fintech de crédito especializada na comparação de empréstimos consignados online, disponibiliza uma ferramenta na qual o usuário pode encontrar as menores taxas de juros do mercado em um único lugar, comparar as ofertas e contratar online com as maiores instituições financeiras do país.

Maior limite disponível

O limite do cartão de crédito consignado é estabelecido levando em consideração o valor do salário ou benefício previdenciário da pessoa contratante. Em média, ele pode chegar a 1,6 vezes o rendimento mensal dos consumidores.

Quem pode contratar o cartão de crédito consignado?

Para aproveitar todas as vantagens que o cartão de crédito consignado oferece, o tomador  deve cumprir alguns requisitos específicos, tais como pertencer a uma das categorias elegíveis, ter margem consignável disponível e se adequar às políticas de crédito estabelecidas por cada instituição, principalmente em relação à idade do titular do cartão.

Basicamente, as categorias elegíveis para a contratação do cartão de crédito consignado são àquelas que apresentam maior estabilidade financeira, isto é, os beneficiários do INSS, servidores públicos federais, estaduais ou municipais, militares das Forças Armadas e trabalhadores com carteira assinada, desde que haja um convênio entre a organização e uma instituição consignatária.

Contrate cartão de crédito sem consulta ao SPC ou Serasa

Contratar um cartão de crédito é uma tarefa simples e rápida, mas que exige cuidados para que o crédito se torne um aliado do orçamento e não um vilão. Assim, para evitar o superendividamento, uma boa solução pode ser simular as condições de contratação.

Na BX Blue você pode utilizar gratuitamente o comparador de crédito, de modo a conferir as condições de contratação do cartão consignado em diferentes instituições financeiras que têm o produto para quem está negativado.

Para contratar o cartão sem consulta ao SPC ou Serasa é muito simples: o primeiro passo é fazer uma simulação online.

Com as informações das financeiras em mãos, o próximo passo é verificar a disponibilidade de margem e, aprovando o cartão, basta enviar a documentação necessária para averbação e assinatura do contrato.

Viu como é simples e prático? Conte com a BX Blue: simule seu cartão de crédito consignado sem consulta ao SPC ou Serasa agora.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado