Como saber quantas parcelas faltam do empréstimo consignado?

bxblue-quantas-parcelas-faltam-do-consignado

Publicado em: 05/08/2021

O empréstimo consignado é a modalidade de crédito em que o pagamento da dívida é descontado da remuneração ou benefício do servidor público, aposentado, pensionista e trabalhador com carteira assinada. O fato de ser pago de forma automática garante a adimplência do consumidor, mas é bom para as finanças que o tomador não perca as contas de quantas parcelas faltam do empréstimo consignado.

Essa questão é facilmente resolvida por meio de aplicativos que disponibilizam a informação. Veja os tutoriais para acessar o número restante de parcelas do empréstimo, assim como os prazos disponíveis para esse tipo de crédito, suas particularidades e vantagens.

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos sobre consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

5 vantagens do empréstimo consignado

A principal vantagem do empréstimo consignado quando comparado às demais modalidades de crédito é a taxa de juros, uma das menores do mercado.

O principal motivo por trás do baixo percentual é o fato de o risco de inadimplência ser muito pequeno, justamente porque os pagamentos são descontados em folha.

Para além disso, outras vantagens e diferenciais do consignado podem ser mencionados:

  1. Contratação fácil: correspondentes como a bxblue, por exemplo, oferecem desde a simulação até o envio de documentos e assinatura 100% online;
  2. Liberação de empréstimo mais rápida: como o risco de inadimplência é baixo, os bancos não precisam fazer pesquisas aprofundadas para sobre o perfil do tomador e a liberação do crédito costuma levar menos tempo;
  3. Dinheiro cai na conta em poucos dias: assim como a liberação de empréstimo é mais rápida por parte do banco e instituição pagadora, o dinheiro também é depositado em poucos dias. Na bxblue, em um tempo médio de 48h a 72h;
  4. Taxas e parcelas fixas: o valor descontado em folha não muda com o passar do tempo, pois a quantia da parcela e das taxas são acordadas e pré-fixadas no momento de contratação;
  5. Empréstimo para negativados: pessoas que estejam com o nome cadastrado em serviços de proteção ao crédito podem fazer o empréstimo consignado, desde que atendam aos requisitos de cada convênio.

Fique de olho: 20 mitos do empréstimo consignado que podem te colocar em apuros

Conheça os prazos para pagamento do consignado

Os prazos para pagamento do consignado também fazem parte do pacote de benefícios da modalidade.

Servidores públicos, por exemplo, podem quitar o empréstimo em até 96 meses. Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), por sua vez, têm a possibilidade de parcelar a dívida em até 84 meses.

Apesar da quantidade máxima de parcelas, também é possível distribuir o pagamento em períodos menores, a partir de 12 meses.

Como saber quantas parcelas faltam do empréstimo consignado?

Tanto o número de parcelas que ainda devem ser pagas do consignado quanto os valores podem ser consultadas no banco em que o empréstimo foi contratado, ou por meio de aplicativos.

No banco, é necessário solicitar o Demonstrativo de Evolução da Dívida (DED), que funciona como um relatório que apresenta detalhes sobre o consignado.

Outra forma de descobrir quantas parcelas restam é por meio de aplicativos como o SouGov, para servidores públicos e o Meu INSS, para aposentados e pensionistas da Previdência Social. Confira os tutoriais a seguir.

Tutorial para consultar o Extrato das Consignações Ativas e Encerradas no SouGov

O SouGov é uma plataforma lançada em 2021 pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital para os servidores públicos ativos, inativos, aposentados e pensionistas que possuem vínculo com a Administração Pública Federal.

O aplicativo foi desenvolvido com o objetivo de centralizar todos os serviços funcionais em uma única ferramenta. Sua implantação tem acontecido em etapas, nas quais novas funcionalidades são incorporadas no SouGov à medida que os aplicativos antigos são desativados (o primeiro deles foi o Sigepe Mobile, no início de junho).

Dentre os serviços disponíveis na plataforma está o “Extrato das Consignações Ativas e Encerradas”, que traz informações detalhadas sobre a dívida, inclusive quantas parcelas faltam do empréstimo consignado. Veja o passo a passo para acessá-lo:

  • Abra o aplicativo SouGov e faça o login com a conta gov.br (caso não tenha, é possível criar no próprio aplicativo ao clicar em “Entrar com gov.br”, digitar o CPF, selecionar a opção “Crie sua conta” e seguir as instruções que aparecerão na tela);
  • Se tiver mais de um vínculo, selecione a opção desejada em “Órgão-Uorg-Matrícula”, abaixo de “Olá”;
  • Ainda na tela inicial, clique em “Consignação” no trecho “Auto Atendimento”;
  • Na nova página aberta, clique em “Extrato das Consignações Ativas”, no final da página;
  • Clique na opção de empréstimo desejada para ver os detalhes do pagamento como número da parcela, data da primeira e última parcela, dentre outros.
Foto: Reprodução|Portal do Servidor
Foto: Reprodução|Portal do Servidor

Para usar o aplicativo SouGov é necessário que ele esteja instalado no dispositivo móvel. O download pode ser feito gratuitamente por meio das lojas de aplicativos Play Store e App Store.

Tutorial para acessar o Extrato do Empréstimo Consignado no Meu INSS

Lançado em 2017 com o intuito de disponibilizar os serviços do INSS no meio online, o Meu INSS é uma plataforma que possui sua versão web e o aplicativo.

Atualmente, mais de 90 serviços podem ser utilizados pelos usuários, como requerimentos, solicitações, agendamentos e documentos, como o Extrato do Empréstimo Consignado.

O serviço pode ser usado para saber se há empréstimos ativos, além de detalhes como valores das parcelas, prazos e a margem disponível para novos empréstimos. Confira o tutorial e aprenda a acessá-lo:

  • Faça o login no aplicativo ou no site Meu INSS com o cadastro gov.br (caso não tenha, clique no botão “Entrar com gov.br”, depois digite o CPF e clique em “Crie sua conta”);
  • Clique em “Do que você precisa?” e digite “Extrato do Empréstimo Consignado” ou vá em “Serviços em Destaque” e selecione a opção “Extrato de Empréstimo Consignado”;
  • Todos os empréstimos ativos ou encerrados aparecerão na tela. Clique na opção que deseja obter mais informações;
  • Uma nova página abrirá com todas as informações. Para baixar o documento, role a página e clique em “Baixar PDF”.
Foto: Reprodução|Meu INSS
Foto: Reprodução|Meu INSS
Foto: Reprodução|Meu INSS
Foto: Reprodução|Meu INSS

O site Meu INSS pode ser acessado por qualquer dispositivo com acesso à internet, mas o órgão recomenda que o acesso seja feito por meio de navegadores como Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Já o aplicativo pode ser instalado gratuitamente em celulares e tablets. O download deve ser feito por meio das lojas de aplicativos App Store ou Play Store.

Consultar os extratos de consignação para se informar sobre quantas parcelas faltam do empréstimo consignado é um passo essencial para o consumidor manter o controle e a organização da vida financeira.

Além de permitir que o tomador do crédito consignado programe as despesas da família ao longo do tempo, saber o saldo devedor da dívida também é um passo importante caso queira antecipar algum pagamento ou até mesmo quitar a dívida do consignado por completo.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: