Quanto tempo demora a liberação do crédito consignado?

bxblue - liberação de crédito - cédulas de dinheiro, moedas, crédito, empréstimo

Publicado em: 02/11/2021

Depois da aprovação, a liberação de crédito é uma das etapas mais esperadas do processo do empréstimo consignado. Afinal, quem busca dinheiro, muitas vezes não pode esperar.

O empréstimo consignado leva quanto tempo para cair na conta?

Geralmente, essa operação é muito rápida, já que o processo é menos burocrático e mais simples do que o de outras modalidades.

O prazo para liberação do empréstimo consignado é de 3-5 dias úteis (em média). Entretanto, dependendo da insituição financeira escolhida, é possível ter o crédito transferido instantaneamente.

Entenda como funciona a contratação e a liberação do crédito e quanto tempo demora para ter o dinheiro na sua conta!

Inscreva-se para receber novidades sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

Como funciona a liberação do empréstimo consignado?

Estão elegíveis a essa modalidade de empréstimo aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos, trabalhadores com carteira assinada e militares das Forças Armadas.

Além disso, é necessário ter margem consignável disponível, ou seja, renda fixa suficiente para arcar com uma nova dívida, normalmente de longo prazo. A liberação do crédito consignado ocorre somente após a aprovação, assinatura e averbação do contrato. 

Estando nestas condições, o dinheiro pode ser creditado na conta do tomador, para uso da forma como preferir. Diferente de um financiamento, por exemplo.

O crédito consignado pode ser liberado tanto na forma de empréstimo, quanto na forma de cartão de crédito. Aproveite  para saber também:

  • prazo da liberação de novos empréstimos por convênios (Consignado INSS, Público e Privado);
  • prazo da liberação do refinanciamento ou portabilidade de crédito;
  • prazo por instituição financeira e operação.

Prazo de liberação do empréstimo consignado INSS

O prazo de liberação do consignado INSS para aposentados e pensionistas era, em média, de 48 a 72 horas. Entretanto, com a digitalização e consultas automáticas, esse tempo foi reduzido significativamente.

A averbação da operação é realizada pela Previdência Social, via Dataprev. A transmissão dos dados das operações é realizada pelo consignatário (instituição financeira), portanto, o contratante não precisa se preocupar com nenhuma providência, nesta fase.

Um dos motivos de possíveis atrasos nesta etapa ou mesmo de reprovação é a margem negativa.

Prazo de liberação do empréstimo consignado SIAPE

A liberação de crédito, no caso do empréstimo consignado para servidores públicos federais – SIAPE, normalmente é realizada em média entre 48 a 72 horas horas (esses prazos podem variar de banco a banco).

Para que a averbação ocorra, é preciso que o órgão pagador tenha convênio firmado com o banco selecionado para autorizar o pagamento e a consignação da(s) parcela(s) na folha de pagamento. 

Os servidores SIAPE devem autorizar o empréstimo no SouGov, dando a anuência para a simulação e contratação, ou seja, a concordância com a transação financeira.

Quanto tempo demora o refin ou a portabilidade do crédito consignado?

O refinanciamento de empréstimo consignado demora quanto tempo?

O refinanciamento e a portabilidade de crédito são tidas como operações diferentes de um novo empréstimo. Isso porque a negociação pode envolver o refinanciamento ou portabilidade com troco, alteração do prazo do contrato ou ainda a migração da dívida para outra instituição.

Em outras palavras, esse processo depende também de mais variáveis e, por esse motivo, costuma demorar mais. Os prazos do refinanciamento e portabilidade do crédito consignado estão entre 15 e 20 dias. 

Embora o prazo seja superior ao do pedido de um novo empréstimo, as etapas intermediárias visam acima de tudo, a segurança do consumidor.

Considerando que é preciso desaverbar e averbar novamente o novo contrato junto aos órgãos, o prazo é maior. No entanto, vale lembrar que o processo hoje é facilitado já que podem ser realizado online, do início ao fim.

Assim, quem tiver interesse em fazer o refinanciamento ou portabilidade do(s) contrato(s) ativo(s) pode simular e contratar online, pela internet. Ou seja, não há mais necessidade de ir pessoalmente até uma agência ou correspondente bancário.

Na prática, isso é ainda mais vantagem para quem precisa renegociar a dívida e quer taxas de juros mais competitivas.

Prazo de liberação do empréstimo consignado por banco

Quanto tempo demora para liberar empréstimo consignado no Bradesco?

Essa é uma das perguntas mais recorrentes que recebemos. Consulte agora, o prazo médio por operação e por banco.

BancoNovo empréstimo consignadoCartão de crédito consignadoRefinanciamentoPortabilidade de crédito
Banco BradescoDe 3-5 dias úteisDe 3-5 dias úteisDe 15-20 dias úteisDe 15-20 dias úteis
Banco do Brasil3 minutosDe 15-20 dias úteisDe 15-20 dias úteis
Banco CetelemDe 3-5 dias úteisDe 3-5 dias úteisDe 15-20 dias úteisDe 15-20 dias úteis
Caixa Econômica Federal (CEF)De 3-5 dias úteisDe 3-5 dias úteisDe 15-20 dias úteisDe 15-20 dias úteis
Banco BanrisulDe 3-5 dias úteisDe 3-5 dias úteisDe 15-20 dias úteisDe 15-20 dias úteis
Banco DaycovalDe 3-5 dias úteisDe 3-5 dias úteisDe 15-20 dias úteisDe 15-20 dias úteis
Banco ItaúDe 3-5 dias úteisDe 3-5 dias úteisDe 15-20 dias úteisDe 15-20 dias úteis
Banco BMGDe 3-5 dias úteisDe 3-5 dias úteisDe 15-20 dias úteisDe 15-20 dias úteis
Banco PanDe 3-5 dias úteisDe 3-5 dias úteisDe 15-20 dias úteisDe 15-20 dias úteis
Olé ConsignadoDe 3-5 dias úteisDe 3-5 dias úteisDe 15-20 dias úteisDe 15-20 dias úteis
Banco SafraDe 3-5 dias úteisDe 3-5 dias úteisDe 15-20 dias úteisDe 15-20 dias úteis
Fonte: roteiros operacionais das instituições

Vale lembrar, no entanto, que com a averbação online tudo ficou ainda mais prático e rápido.

A liberação de crédito também está sujeita à algumas condições em relação a conta bancária para transferência do dinheiro.

Em qual conta o dinheiro pode ser liberado?

O dinheiro do empréstimo consignado só pode ser liberado ou creditado sendo:

  1. Na conta no mesmo nome do titular do empréstimo;
  2. Mesma conta do benefício INSS.

1) Na conta no mesmo nome do titular do empréstimo

A conta para transferência do dinheiro deve estar sempre no mesmo nome do titular do contrato.

O crédito será disponibilizado exclusivamente na conta corrente ou conta-poupança indicada e comprovada anteriormente. Portanto, não é permitida a transferência em conta de terceiros. 

É preciso respeitar as regras mínimas para receber o dinheiro do empréstimo consignado.

2) Mesma conta do benefício INSS

Aposentados e pensionistas devem indicar a mesma conta em que recebem o benefício, conforme artigo 22 da Instrução Normativa INSS nº 28/2008: 


Sempre que o beneficiário receber o benefício por meio de crédito em conta corrente, o crédito do empréstimo concedido deverá ser feito, obrigatoriamente, nessa conta, constituindo motivo de recusado pedido de consignação a falta de indicação da conta ou indicação de conta que não corresponda àquela pela qual o beneficio é pago.


Caso o segurado receba pelo cartão magnético (cartão benefício) também deverá indicar uma conta corrente ou poupança em seu nome. O inciso III do Artigo 23 da mesma Normativa, traz ainda outras informações:


Para os beneficiários que recebem seus benefícios na modalidade de cartão magnético, o depósito deverá ser feito em conta corrente ou poupança, expressamente designada pelo titular do benefício e que ele seja o responsável ou por meio de ordem de pagamento, preferencialmente na agência/banco onde ele recebe o seu benefício mensalmente.


Uma dica para evitar fraudes no caso do empréstimo via cartão benefício, é sempre conferir se o crédito caiu na conta indicada e no valor contratado.

Essa são medidas de segurança adotadas pelos bancos, para prevenir golpes e trazer mais tranquilidade aos interessados.

Mas será que, estando com tudo certo, ainda é possível antecipar a liberação do crédito em conta?

É possível antecipar a liberação do dinheiro na conta?

É possível ter o crédito consignado liberado no mesmo dia? O dinheiro estará disponível na minha conta imediatamente?

Sim. Em alguns bancos já é possível ter liberação de crédito imediata, como no caso do Banco do Brasil em que o dinheiro é creditado em até 3 minutos na conta.

De qualquer forma, ainda que o processo possa ser antecipado, é preciso ressaltar que os bancos e instituições financeiras não solicitam nenhum depósito antecipado (ou sinal) para liberar o crédito

A cobrança de taxa antecipada para liberação de crédito é permitida?

A cobrança de depósitos antecipados para consulta ou liberação de crédito é uma prática criminosa e deve ser denunciada. É vedada também a cobrança da Taxa de Abertura de Crédito (TAC) para aposentados e pensionistas. 

Em caso de ocorrência, o consumidor pode fazer uma reclamação ou denúncia direto na Ouvidoria do Banco Central ou no telefone 145.

Segundo o advogado Pedro Carvalho, especializado em Direito Bancário, é preciso ficar muito atento:

Muitas empresas podem se aproveitar de um momento de necessidade, para aplicar golpes. É preciso ficar alerta e desconfiar de ofertas fáceis de dinheiro. Empréstimos devem ser contratados apenas em bancos ou correspondentes financeiros autorizados pelo Banco Central

Portanto, seguindo a orientação dada, é preciso desconfiar quando pedirem depósito de qualquer valor antecipado ou alguma garantia, quando estiver contratando um empréstimo consignado.

A renda fixa já é a garantia que os bancos solicitam como uma das exigências para liberação de crédito, no caso do consignado. Além disso, todos os custos do empréstimo já estão inclusos no chamado Custo Efetivo Total (CET).

A taxa de juros nominal é fixada em 1,80% ao mês para aposentados e pensionistas do INSS e em 2,05% ao mês para os servidores públicos. 

Para o cartão de crédito consignado é permitida a cobrança de uma taxa única de emissão no valor de R$15, em alguns casos, mas tanto a cobrança, quanto seu valor também devem ser informados e discriminados em contrato.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: