Quanto tempo demora a liberação do Crédito Consignado?

bxblue-quanto-tempo-demora-a-liberacao-do-credito-consignado-na-conta-dinheiro

A liberação de crédito é uma das etapas mais esperadas do processo do empréstimo consignado. Afinal, quem busca dinheiro é porque precisa realmente do dinheiro.

Então, saiba em quanto tempo o dinheiro do consignado estará liberado em sua conta!

 

Quanto tempo demora para o Crédito Consignado ser liberado?

O empréstimo consignado leva quanto tempo para cair na conta?

Geralmente, o crédito consignado é liberado muito rápido, já que não exige muitos documentos para análise e aprovação.

O momento ideal para solicitar o crédito, irá depender da necessidade de cada consumidor. No entanto, o processo é mais simples e menos burocrático do que em outras operações financeiras.

Confira como funciona a liberação do crédito consignado e quanto tempo demora para ter o dinheiro na conta.

 

Como funciona a liberação do crédito consignado?

A liberação do crédito consignado ocorre somente após a aprovação, assinatura e averbação do contrato

E pra que isso seja possível, as fases anteriores também devem ter ocorrido dentro das exigências mínimas do bancos, é claro.

Leia tambémO passo a passo para ter o seu Crédito Consignado agora

Estão elegíveis a essa modalidade de empréstimo Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos, Trabalhadores com carteira assinada e Militares das Forças Armadas.

Além disso, é necessário ter margem consignável disponível, ou seja, renda suficiente para arcar com uma nova dívida de longo prazo.

Estando nestas condições, o dinheiro pode ser creditado na conta do tomador, para uso da forma como preferir. Diferente de um financiamento, por exemplo.

O crédito consignado pode ser liberado tanto na forma de empréstimo, quanto na forma de cartão de crédito.

Aproveite pra saber qual é o prazo de liberação do Consignado INSS.

 

Prazo de liberação do Empréstimo Consignado INSS

O prazo de liberação do consignado INSS, para Aposentados e Pensionistas é, em média, de 48 a 72 horas. A averbação é realizada pela Previdência Social, via Dataprev.

A transmissão dos dados é realizada pelo banco, portanto, o consumidor não precisa se preocupar com nenhuma providência, nesta fase.

Um dos motivos de possíveis atrasos neste processo ou mesmo de reprovação é a margem negativa.

Leia tambémQuanto tempo demora para o INSS aprovar um Empréstimo Consignado?

 

Prazo de liberação do Empréstimo Consignado SIAPE

A liberação de crédito, no caso do empréstimo consignado para Servidores Públicos Federais – SIAPE, geralmente é realizada, em média entre 48 a 72 horas horas (esses prazos podem variar de banco a banco).

Para que a averbação ocorra, é preciso que o órgão pagador tenha convênio firmado com o banco para autorizar o pagamento. 

Leia tambémQuais são os tipos de convênios aceitos no Empréstimo Consignado?

IMPORTANTE: os prazos do refinanciamento e portabilidade de crédito geralmente são de 15 dias. Embora o prazo seja superior ao de uma nova contratação de crédito, essas operações visam acima de tudo, a segurança do consumidor.

Vale ressaltar que, hoje com a facilidade da tecnologia, além de realizar simulações e comparar as taxas de diferentes bancos, o consumidor também pode contratar crédito consignado online. Com isso, é possível otimizar o tempo dos processos.

A liberação de crédito também está sujeita à algumas condições em relação a conta bancária para transferência do dinheiro.

 

Em qual conta o dinheiro pode ser liberado?

O dinheiro do empréstimo consignado só pode ser liberado ou creditado em:

 

1) Conta no mesmo nome do titular do tomador do empréstimo

A conta para transferência do dinheiro deve estar sempre no mesmo nome do titular do empréstimo consignado.

O crédito será disponibilizado exclusivamente na conta corrente indicada no comprovante de rendimentos (contracheque) ou extrato do benefício INSS. Portanto, não é permitida a transferência em conta de terceiros. 

 

2) Mesma conta do benefício INSS

Aposentados e pensionistas devem indicar a mesma conta em que recebem o benefício, conforme Normativa artigo 22 da Instrução Normativa INSS nº 28/2008: 

Sempre que o beneficiário receber o benefício por meio de crédito em conta corrente, o crédito do empréstimo concedido deverá ser feito, obrigatoriamente, nessa conta, constituindo motivo de recusado pedido de consignação a falta de indicação da conta ou indicação de conta que não corresponda àquela pela qual o beneficio é pago

O empréstimo consignado com cartão magnético é possível, mas deve respeitar algumas regras. 

Caso o segurado receba pelo cartão magnético (cartão benefício) também deverá indicar uma conta corrente ou poupança em seu nome.

Não é autorizado o pagamento em nome ou conta de terceiros.

O inciso III do Artigo 23 da mesma Normativa, traz outras informações:

Para os beneficiários que recebem seus benefícios na modalidade de cartão magnético, o depósito deverá ser feito em conta corrente ou poupança, expressamente designada pelo titular do benefício e que ele seja o responsável ou por meio de ordem de pagamento, preferencialmente na agência/banco onde ele recebe o seu benefício mensalmente.

Uma dica para evitar fraudes no caso do empréstimo via cartão benefício, é sempre conferir se o crédito caiu na conta indicada e no valor contratado, e se desconto das parcelas está sendo descontado corretamente.

Leia tambémComo evitar os golpes do Empréstimo Consignado?

Essa são medidas de segurança adotadas pelos bancos, para prevenir golpes e trazer mais tranquilidade aos interessados.

Mas será que, estando com tudo certo, é mesmo possível antecipar a liberação do crédito em conta?

 

É possível antecipar a liberação do dinheiro na conta?

É possível ter o crédito consignado liberado no mesmo dia? O dinheiro estará disponível na minha conta imediatamente?

Tanto os bancos quanto os correspondentes bancários se esforçam para aprovar e liberar o crédito no menor tempo possível.

No entanto, esse é um processo que passa por algumas fases, desde a simulação até a liberação de crédito na conta, após a averbação.

Para que o processo ocorra dentro do prazo previsto, em média de 48 horas, é necessário seguir o passo a passo e recomendações do banco ou do correspondente bancário.

Especialmente em relação a disponibilização das informações e documentos pessoais e financeiros, para ter a liberação do dinheiro. 

Aproveite para saber quais são os 10 principais motivos para não ter o seu crédito consignado aprovado e  os 7 motivos para não deixar a proposta de crédito expirar.

De qualquer forma, ainda que o processo possa ser antecipado, é preciso ressaltar que os bancos e instituições financeiras não solicitam nenhum depósito antecipado (ou sinal) para liberar o crédito

Leia tambémÉ preciso pagar taxas ou depósito antecipado para ter Crédito Consignado?

 

A cobrança de taxa antecipada para liberação de crédito é permitida?

A cobrança de depósitos antecipados para consulta ou liberação de crédito é uma prática criminosa e deve ser denunciada. É vedada também a cobrança da Taxa de Abertura de Crédito (TAC). 

Em caso de ocorrência, o consumidor pode fazer uma reclamação ou denúncia direto na Ouvidoria do Banco Central.

Embora nesse mercado existam bancos e correspondentes bancários idôneos e que trabalham seguindo todas as regulamentações previstas pelo Banco Central, também existem empresas ou pessoas que costumam aplicar inúmeros golpe.

Segundo o advogado Pedro Carvalho, especializado em Direto Bancário, é preciso ficar muito atento.

Muitas empresas podem se aproveitar de um momento de necessidade, para aplicar golpes. É preciso ficar alerta e desconfiar de ofertas fáceis de dinheiro. Empréstimos devem ser contratados apenas em bancos ou correspondentes financeiros autorizados pelo Banco Central.

Dessa forma, seguindo a orientação dada, é preciso sempre desconfiar quando pedirem depósito de qualquer valor antecipado ou alguma garantia, quando estiver contratando empréstimo consignado.

Vale ressaltar que no caso do consignado, a renda fixa já é a garantia que os bancos solicitam como uma das exigências para liberação de crédito.

Além disso, todos os custos do empréstimo consignado já estão inclusos no chamado Custo Efetivo Total (CET).

A taxa de juros nominal é fixada em 2,08% ao mês para Aposentados e Pensionistas e 2,05% ao mês para Servidores Públicos. 

Para o cartão de crédito consignado é permitida a cobrança de uma taxa única de emissão no valor de R$15, mas o valor também deve ser informado e discriminado no contrato.

Saiba que com a bxblue você consegue empréstimo consignado com as melhores ofertas, sem taxa e sem depósito antecipado.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Quanto tempo demora a liberação do Crédito Consignado?

Posts recomendados