Quanto tempo demora a portabilidade do empréstimo consignado?

Quer reduzir a parcela de seu consignado transferindo a dívida de banco? Veja quanto tempo demora a portabilidade do empréstimo consignado.

quanto tempo demora a portabilidade do empréstimo consignado - pessoa consultando relógio de pulso

Saber quanto tempo demora a portabilidade do empréstimo consignado pode afetar diretamente a decisão de optar ou não por esta operação disponível no mercado. Para tanto, é preciso conhecer as regras do processo e quanto tempo em média se gasta em cada etapa da portabilidade do consignado.

A seguir, tire todas as suas dúvidas sobre o processo de portabilidade e entenda como funciona cada etapa do procedimento.

Portabilidade do empréstimo consignado

A portabilidade de crédito é um direito do consumidor previsto em lei e que permite que este busque melhores oportunidades para seu contrato de operação financeira. Não à toa, ela vale para diversos produtos e serviços além dos financeiros, como a portabilidade de linha telefônica, por exemplo.

Além de ser um direito do consumidor, a regra da portabilidade é um dos principais incentivadores de uma maior competitividade entre os bancos. Afinal, o fato do cliente já conquistado poder vir a trocar de credor, cria estímulo para que as instituições financeiras ofereçam as melhores condições na contratação.

A norma de direito à portabilidade de crédito foi instituída em 2013 pelo Banco Central e se aplica a trabalhadores de empresas privadas, do serviço público e também a pensionistas e aposentados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que se utilizam do empréstimo consignado.

Vantagens da portabilidade do consignado de um banco para outro

A portabilidade de crédito consignado oferece algumas vantagens que devem ser levadas em consideração. Confira algumas delas.

Redução das taxas de juros

A portabilidade de crédito é uma boa opção para a pessoa que está buscando uma diminuição na taxa de juros. O empréstimo consignado opera com base em algumas regras de cobranças de juros, o que inclui um teto tanto para beneficiários INSS quanto para servidores públicos.

Porém, mesmo com as taxas submetidas a um limite, é possível trabalhar na diminuição das mesmas, especialmente considerando as mudanças macroeconômicas que afetam o mercado e levam os bancos a aplicarem diferentes taxas de juros.

Portanto, o cliente tem o direito a analisar os custos referentes ao juro praticado, bem como verificar as aplicabilidades das mesmas, optando ou não pelo procedimento.

Esta é, inclusive, uma alternativa que pode representar verdadeiro alívio financeiro ao promover, com a portabilidade do consignado, uma redução no custo total do empréstimo. Tal operação, inclusive, pode beneficiar quase 19 milhões de pessoas, segundo o Banco Central.

Recentemente, o órgão regulador bancário divulgou relatório no qual apontou que, em dezembro de 2020, cerca 18,9 milhões de pessoas estavam em operações de consignado com juros acima da média do mercado. Ou seja, são pessoas que se beneficiariam com a portabilidade de seus empréstimos com consignação em folha de pagamento.

Possibilidade de escolher entre bancos e instituições financeiras

São várias as opções de bancos e instituições financeiras que oferecem o serviço de crédito consignado e o de portabilidade do crédito. Em breve, a bxblue também entrará para a lista de fintechs que oferecem portabilidade.

Fazer uma análise dos bancos que oferecem esses serviços, assim como quais detém as melhores condições, portanto, é fundamental para garantir a melhor oferta.

Além disso, é possível que, após contratar seu empréstimo consignado com determinada instituição, a pessoa tenha o desejo de trocar de credor, seja em busca de melhor atendimento, facilidades, canais de atendimento ou outros benefícios disponibilizados pela nova instituição.

Organização financeira

Outra vantagem da portabilidade de crédito é funcionar como instrumento para quem busca simplicidade e organização do orçamento pessoal.

  • Não perca: 9 cursos gratuitos para sair das dívidas
  • Com ela, é possível transferir dívidas de diversos bancos para uma única instituição, negociando as condições de uma vez só.

    Quanto tempo demora uma portabilidade de crédito consignado?

    O processo para fazer a portabilidade do empréstimo do crédito consignado leva alguns dias úteis, afinal, algumas dessas etapas depende de serviços de empresas que obedecem aos horários comuns do comércio. Assim, cada passo costuma se estender por determinado período de tempo.

    Confira abaixo quais são as etapas e qual o tempo estimado de cada uma delas:

    Processamento dos dados do contrato

    A primeira etapa do processo de portabilidade do crédito consignado é o processamento dos dados do contrato por meio da CIP, ou Câmara Interbancária de Pagamento. É comum que esta etapa dure em média 2 dias úteis.

    Vale lembrar que o DDC (Documento Descritivo de Crédito) é responsável por compilar as informações solicitadas para que este boleto com os dados possa ser gerado. O prazo máximo para entrega do DED é de 5 dias úteis, após a solicitação pelo cliente.

    As informações solicitadas são as seguintes:

    • Valor estimado da dívida;
    • Número do contrato;
    • Prazo estipulado do contrato;
    • Quantidade atualizada de parcelas pagas;
    • Período restante para a finalização do contrato.

    A informação incorreta de algum desses dados pode gerar negativa por parte da instituição credora, sendo que esta pode não liberar a CIP.

    Simule seu empréstimo consignado

    O que você quer descobrir?

    Seu convênio:

    Qual é a sua margem consignável?

    Em quantas parcelas?

    Em quantas parcelas?

    Em quantas parcelas?

    Empréstimo de até

    R$

    Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

    Processo de contraproposta

    Após a solicitação para a portabilidade de crédito consignado, a instituição financeira ou o banco tem prazo de 5 dias úteis para apresentar uma contraproposta. Isso significa que o cliente vai receber a oferta de algumas vantagens que podem demovê-lo de sua intenção.

    Assim, é comum que as instituições ou bancos ofereçam uma diminuição na taxa de juros e/ou flexibilização maior no que concerne à liberação de valores. Portanto, o cliente poderá analisar se essas propostas são ou não interessantes e se ele quer continuar com o processo de portabilidade.

    Quitação da dívida

    Caso o cliente mantenha sua intenção de concretizar a portabilidade do consignado, então deve ser feita a quitação dos valores pela instituição para a qual o cliente está transferindo sua dívida. A identificação desse pagamento pode demorar de 24 a 48 horas, em média.

    Baixa do contrato

    Após o pagamento da CIP o contrato de portabilidade de crédito é enviado para dar baixa junto ao órgão determinado. Esse período costuma variar conforme o órgão, porém é comum que essa etapa leve até 5 dias úteis.

    Averbação do novo contrato

    A última etapa é a averbação da portabilidade do crédito consignado, que costuma acontecer em 1 dia útil, com exceção do período de maciça que ocorre no INSS.

    Após essa etapa o contrato do cliente já passou para a nova instituição financeira ou banco de sua escolha.

    Dessa forma, considerando-se os prazos previstos para cada etapa da portabilidade do empréstimo consignado, estima-se que o procedimento dure, em média, de 15 a 20 dias úteis.

    É importante que o interessado se atente para o fato de que problemas ou inconsistências de informações podem ocorrer e esse tempo pode ser aumentado.

    Além disso, cada banco ou instituição financeira opera de acordo com regras específicas, podendo levar mais ou menos tempo para concluir determinada etapa. Assim, existem alguns contratempos que podem causar o atraso como:

    • problemas com o processamento da CIP, sendo eles relacionados a informações incorretas, dado faltante ou até mesmo erros no número do contrato;
    • dificuldades de comunicação entre o banco e o cliente em relação ao pagamento da CIP;
    • Existem também problemas relacionados aos bancos não darem as baixas necessárias em relação aos pagamentos devidos.

    Sem dúvida, fazer o procedimento online, aproveitando-se das facilidades da tecnologia digital, é um dos caminhos para acelerar o quanto tempo demora portabilidade de consignado.

    Em todo caso, saber quanto tempo demora a portabilidade do empréstimo consignado depende da observância dessas etapas, assim como dos períodos de cada banco. Assim, para manter uma estimativa mais segura o prazo fica estipulado entre 30 a 40 dias.

    Inscreva-se para saber em primeira mão quando a portabilidade de consignado estiver disponível na bxblue.


    Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


    Redação BX Blue

    Redação BX Blue

    Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

    O empréstimo consignado ideal para você

    A BX Blue busca várias ofertas para te ajudar a encontrar o consignado que você precisa!

    Compare online, escolha a melhor oferta e receba o dinheiro com rapidez e segurança.

    Ver ofertas de consignado