Quanto tempo demora para o INSS aprovar um empréstimo consignado?

Aposentado e pensionista: veja aqui quanto tempo o INSS demora para aprovar um empréstimo consignado e saiba como acelerar o processo.

bxblue - moedas, dinheiro, tempo, relógio, liberação do empréstimo - bxblue quanto tempo demora para o inss aprovar o empréstimo consignado inss

Qual é o tempo para aprovar um empréstimo consignado? Antes de responder essa dúvida é preciso lembrar que, assim como os demais tipos de crédito, o empréstimo consignado também passa por uma avaliação antes de liberação.

Dessa forma, os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tiverem interesse nesta modalidade precisam aguardar o prazo para liberar empréstimo consignado.

Com a modernização dos processos, todas as etapas da contratação estão cada vez mais rápidos. Veja agora em quanto tempo demora para o INSS aprovar um empréstimo feito em seu nome.

Como funciona o processo da liberação do crédito consignado para beneficiários INSS?

O empréstimo consignado é uma opção de crédito vantajosa para aposentados e pensionistas da Previdência Social. Isso porque a modalidade oferece:

  • Taxas de juros mais baratas e reguladas por um teto legal. de 2,14% ao mês;
  • Prazos de pagamento mais flexíveis, podendo chegar a até 84 meses;
  • Parcelas fixas com desconto automático na aposentadoria ou pensão;
  • Crédito facilitado para negativados.

Portanto, essa linha de crédito pessoal acaba sendo uma das mais procuradas por este público. Para proteção dos beneficiários, há ainda um limite da renda que pode ser comprometida com esses pagamentos.

A margem consignável, como é chamada o limite da renda, está em 40% e é divida entre:

  • Margem para empréstimo: 35%;
  • Margem para cartão: 5%.
Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Consignação em folha

Como o empréstimo e o cartão consignado são descontados na folha de benefício, a operação precisa ser autorizada pela fonte pagadora. No caso dos segurados INSS, essa confirmação é feita pela DataPrev ,que fica responsável por validar as informações e operação.

Além disso, uma vez que o contrato é aprovado, é a Dataprev que repassa o valor da(s) parcela(s) diretamente para a(s) instituição(ões) financeiras.

Ao receber um novo pedido, os bancos encaminham eletronicamente a solicitação para o processamento digital da DataPrev. A análise respeita a ordem de chegada dos lotes que são encaminhados, normalmente, duas vezes ao dia.

Veja em detalhes o que é necessário para o INSS aprovar um novo empréstimo consignado, bem como um contrato renegociado ou transferido para outro banco.

O que é necessário para o INSS aprovar um empréstimo consignado?

Após a transmissão dos dados para o INSS, a solicitação de empréstimo passa por outras etapas que incluem várias análises, essenciais para a liberação do dinheiro emprestado.

Quando há alguma inconsistência o crédito pode ser negado, ou seja, não é aprovado. Entenda quais são os passos necessários para o INSS aprovar sua proposta. 

Conferência de dados

A conferência de dados analisa todos os critérios estabelecidos pelo INSS para esse tipo de empréstimo.

O empréstimo só pode ser solicitado pelo próprio beneficiário, desde que ele tenha um benefício elegível para consignado. As informações como nome completo, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e outros dados pessoas também são avaliados.

A conta bancária indicada para receber o crédito, nesse caso, também precisa estar no nome do mesmo titular e ser a mesma do recebimento do benefício. Quem recebe por cartão-magnético (cartão benefício) vinculará o empréstimo ao seu CPF.

Essa etapa é uma das formas práticas para evitar o número de fraudes de empréstimo consignado contra aposentados e pensionistas.

Margem consignável

Outro critério para aprovar um empréstimo consignado é a disponibilidade de margem. Novas operações só podem ser autorizadas se houver margem suficiente.

Refinanciamentos e portabilidades de crédito levam em consideração a margem negociada anteriormente e as tratadas nas novas condições. Assim, há uma reavaliação da margem disponível para aprovar a operação.

Quem já utilizou toda a margem para empréstimo, pode solicitar o cartão de crédito consignado – que conta com margem exclusiva para esta finalidade.

Simule seu limite do cartão consignado

Seu convênio:

Valor do seu benefício

Valor do seu salário

Limite de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Averbação do contrato

Como funciona a averbação INSS?

A averbação do contrato do empréstimo consignado pode ser entendida como a reserva do valor da(s) parcela(s) contratadas pelo órgão pagador, que também o averbador.

Somente após essa confirmação é que o dinheiro pode ser liberado. Assim, o desconto incidirá no benefício previdenciário pelo tempo em que durar o contrato. Depois da quitação da dívida, ocorre a desaverbação do contrato, ou seja, a liberação da margem.

Portanto, a averbação é um processo para garantir que a contratação seja cumprida conforme as condições contratadas, o que proporciona mais transparência em toda a negociação tanto para o contratante, quanto para as instituições financeiras.

O tempo levado para averbação influencia diretamente no prazo para que o dinheiro do empréstimo seja depositado. É possível acompanhar o processo de averbação e aprovação do INSS junto ao banco. Enquanto não é averbado, o contrato aparecerá no sistema como “Aguardando Averbação”.

Confirmação do empréstimo

Como saber se meu empréstimo foi aprovado pelo INSS?

A confirmação do empréstimo ocorre quando o DataPrev devolve ao banco o arquivo de transmissão aprovado. Ou seja, quando há a averbação do INSS.

Quando a confirmação é positiva, o pagamento em conta é feito dentro de 48 horas, em média. Se a resposta for negativa, o solicitante receberá os motivos pelos quais o empréstimo foi negado.

Para conferir se o empréstimo foi mesmo averbado, basta acessar o extrato de empréstimos consignados pelo Meu INSS. A consulta online é mais ágil e permite a impressão do documento, se necessário.

O relatório irá relacionar o(s) contrato(s) ativo(s) bem como valor liberado, número de parcelas e vencimento.

Quanto tempo demora para liberar empréstimo consignado INSS?

Por que o INSS está demorando para liberar empréstimo consignado?

O processo de liberação de um novo empréstimo INSS pode demorar entre 48 e 72 horas. O tempo para o INSS aprovar o empréstimo já foi muito superior. Entretanto, com a digitalização do procedimento alguns bancos permitem empréstimo e fazem a liberação do consignado em minutos para os correntistas.

As modalidades de refinanciamento e portabilidade levam, em média, entre 15 e 20 dias úteis para serem concluídas. Isso ocorre porque há a desaverbação e nova averbação da margem.

Ainda assim, como o consignado tem taxas de juros menores, a espera pode valer a pena.

Vale destacar que problemas internos como falhas técnicas, greves ou até mesmo mudanças no sistema, como aconteceu recentemente com a inclusão do BPC (Benefício de Prestação Continuada) entre os benefícios consignáveis podem afetar o tempo de liberação do empréstimo.

Além disso, durante o período de maciça, em que o DataPrev faz o processamento das folhas de pagamento, as averbações ficam suspensas. Consequentemente, o tempo para liberação do consignado é estendido. A maciça dura, aproximadamente, cinco dias.

O que fazer para ter a liberação do empréstimo consignado mais rápido?

Para adiantar o processo de aprovação e liberação do crédito, aposentados e pensionistas podem adiantar alguns passos ao fazer a simulação de empréstimo consignado INSS online.

Outra dica é apresentar todos os documentos atualizados. Geralmente são solicitados:

  • Documento de Identidade com foto RG ou CNH (Regsitro Geral ou Carteira Nacional de Habilitação, respectivamente);
  • Comprovante de residência no nome do solicitante e com data inferior à 90 dias;
  • Último extrato de empréstimos consignados.

Aqui na BX Blue você pode buscar e comparar ofertas de diferentes bancos de uma única vez. Garanta o seu consignado com as melhores condições e em menor tempo.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da BX Blue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado