Quanto tempo demora para o INSS aprovar um Empréstimo Consignado?

bxblue-quanto-tempo-demora-para-o-inss-aprovar-o-emprestimo-consignado-inss

Assim como todo crédito, o empréstimo consignado também leva um tempo para ser aprovado. O mesmo vale para contrato de Aposentados e Pensionistas que precisam ser aprovados pelo INSS. 

Saiba, portanto, quanto tempo demora para o INSS aprovar um empréstimo consignado.

 

Quanto tempo demora para o INSS aprovar um Empréstimo Consignado?

O empréstimo consignado é a opção de crédito mais recomendada para Aposentados e Pensionistas INSS.

Além de ter as menores taxas de juros, também consegue liberar o dinheiro mais rápido. Isso se deve ao fato das parcelas estarem vinculadas ao benefício ou folha de pagamento.

Saber em quanto o tempo o dinheiro consignado é liberado, ajuda a responder muitas dúvidas. Especialmente porque quem precisa de dinheiro não quer ou não pode esperar muito tempo.

Então, se esse é o seu caso, saiba como funciona o processo de liberação do crédito consignado para beneficiários INSS.

 

Como funciona o processo da liberação do Crédito Consignado para Beneficiários INSS?

O empréstimo consignado para Aposentados e Pensionistas tem algumas regras estabelecidas pela Instrução Normativa nº 28.

A modalidade só pode ser solicitada, por exemplo, em bancos autorizados pela Previdência SocialComo são mais de cinquenta instituições, o melhor a fazer para otimizar o tempo é uma simulação online de empréstimo consignado.

Assim, é possível comparar e descobrir qual banco oferece as melhores taxas de juros e outras condições.

Além disso, como está é uma modalidade descontada direto do contracheque, precisa ser autorizado pela fonte pagadora. Neste caso, estamos falando do INSS, instituição responsável por aprovar um empréstimo consignado.

A solicitação de empréstimos é enviada uma ou duas vezes ao dia aos bancos para análise e confirmação das informações.

A transmissão de proposta de empréstimo para beneficiários INSS é feita pelo Dataprev, uma plataforma especial destinada apenas às solicitações da Previdência Social.

As propostas de empréstimo são analisadas por ordem de chegada. Em seguida passam por vários processos antes de chegarem à averbação do contrato.

Veja em detalhes o que é necessário para o INSS aprovar um empréstimo consignado. 

 

O que é necessário para o INSS aprovar um Empréstimo Consignado?

Após a transmissão dos dados do banco para o INSS, a solicitação de empréstimo passa ainda por vários estágios.

Entre eles, estão várias análises, que são essenciais para que seja possível liberar o dinheiro do crédito. Quando há algo errado em algum desses passos, muitas vezes o empréstimo não é aprovado

Então, aproveite para entender quais são os passos necessários para o INSS aprovar sua proposta. 

 

Conferência de dados

A conferência de dados analisa todos os critérios estabelecidos pelo INSS, para este tipo de empréstimo.

É neste momento que a margem consignável do solicitante é avaliada, com o objetivo de saber se está dentro do valor permitido.

Outras informações verificadas são os dados bancários e dados pessoais. 

É muito importante que os dados estão corretos e que a conta indicada, por exemplo, esteja no mesmo nome do titular do empréstimo.

O processo de conferência é uma das formas de evitar fraudes de Empréstimo Consignado para Aposentados.

 

Margem consignável

Para fazer a liberação do empréstimo consignado INSS, é necessário que o solicitante tenha margem consignável.

A margem nada mais é do que um valor estipulado para garantir que o solicitante não tenha todo o seu benefício consumido por empréstimos.

O valor da margem consignável é de 35% sob a aposentadoria ou pensão do solicitante. Sendo que 30% deste valor é utilizado para o empréstimo consignado e 5% para a utilização de cartão de crédito consignado.

Um dos motivos para o empréstimo consignado não ser liberado, é a falta de margem consignável disponível para o uso em outro empréstimo.

Nestes casos, é necessário fazer o refinanciamento, portabilidade da dívida ou então quitar o empréstimo para começar um novo.

 

Averbação do contrato

A averbação do contrato do empréstimo consignado pode ser entendido como a reserva do valor da parcela do empréstimo na conta do solicitante.

Assim, o banco fica autorizado a descontar automaticamente o valor da parcela mensal contratada da folha de pagamento do benefício INSS.

Essa autorização é válida durante o tempo em que durar o contrato. Ou seja, até que todas as parcelas do contrato sejam quitadas. Depois disso, é realizada a desaverbação.

Essa é uma etapa muito importante do processo. Afinal, sem a averbação do contrato o dinheiro não pode ser liberado, uma vez que o INSS precisa aprovar o empréstimo.

A averbação é um processo para garantir que a contratação seja cumprida, dando transparência no contrato para o solicitante e o banco.

Quanto mais rápida é feita a averbação, mais rapidamente o dinheiro será liberado na conta do tomador.

É possível acompanhar o processo de averbação e aprovação do INSS junto ao banco. Enquanto não é averbado, o contrato aparecerá no sistema como “Aguardando Averbação”.

 

Confirmação do empréstimo

A confirmação do empréstimo ocorre quando o Dataprev devolve ao banco o arquivo de transmissão aprovado. Quando a confirmação é positiva, o pagamento em conta é feito automaticamente.

Em caso negativo, o solicitante receberá os motivos pelos quais o empréstimo foi negado.

O depósito será feito na mesma conta que o Aposentado ou Pensionista recebe o benefício. Para os casos que recebem através de cartão magnético (cartão benefício) dever ser indicada uma conta para o depósito.

Não é permitido fazer o depósito do empréstimo em uma conta com nome de outra pessoa.

 

É possível ter Crédito Consignado INSS com liberação imediata?

O processo de liberação de um novo empréstimo consignado INSS pode demorar entre 24 à 48 horas. O tempo para o INSS aprovar o empréstimo já foi superior há 8 dias úteis, antigamente.

Refinanciamentos e portabilidade têm prazo superior. No entanto, tanto o Dataprev quanto os sistemas de comunicação do bancos vem sendo melhorados com o passar dos anos. 

O objetivo, é claro, facilitar ainda mais esse processo para fazer com o empréstimo consignado INSS possa ser ainda mais rápido e seguro.

 

O que fazer para ter a liberação do Empréstimo Consignado mais rápido?

Para adiantar o processo de aprovação e liberação do crédito, Aposentados e Pensionistas pode adiantar alguns passos fazendo a simulação de empréstimo consignado INSS online.

Outra dica é apresentar todos os documentos de forma correta para a simulação e o contrato.

Os documentos necessários para essa contratação são:

  • Documento de Identidade com foto (RG ou CNH);
  • Comprovante de residência no nome do solicitante e com data inferior à 90 dias;
  • Contracheque (ou extrato do benefício).

Apesar de não ter liberação imediata, o Empréstimo Consignado para Aposentados e Pensionistas é a melhor opção pra quem quer economia e comodidade.

Faça uma simulação agora e encontre as melhores taxas para Empréstimo Consignado!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Quanto tempo demora para o INSS aprovar um Empréstimo Consignado?

Posts recomendados