bxblue - quitação antecipada do empréstimo consignado

Como funciona a quitação antecipada do empréstimo consignado?

Simule um empréstimo consignado grátis

Fazer a quitação antecipada de uma dívida é uma das possibilidades para equilibrar o orçamento, além de representar uma economia significativa com a redução dos juros. Portanto, antecipar a quitação de um empréstimo pode representar um grande alívio financeiro ao pagar menor por uma dívida que venceria no futuro. E esse também pode ser o caso do empréstimo consignado.

Saiba agora como antecipar as parcelas do empréstimo consignado e quando é mais recomendado.

Receba novidades e ofertas por e-mail.

Como funciona a quitação antecipada de um empréstimo?

Você tem a dúvida sobre como quitar o empréstimo consignado? Saiba que na quitação antecipada é realizado o pagamento das prestações do empréstimo contratado antes que estas vençam. Assim, a dívida é amortizada.

A liquidação pode ser feita de modo total ou parcial, dependendo da disponibilidade financeira da pessoa que contratou o empréstimo. Essa operação financeira é muito comum e não deve ser restringida pelos bancos e nem cobrada.

Dessa forma, desde que o titular do empréstimo tenha o desejo e valores disponíveis, o contrato poderá ser liquidado antes do seu vencimento original.

Isso ocorre com o pagamento do saldo devedor do empréstimo consignado que está em aberto no banco. Ou seja, do total devido, quanto ainda não foi pago. Esse valor pode ser expresso em números reais ou número de parcelas.

Entenda a seguir como isso se aplica no caso do consignado. 

É possível fazer a quitação antecipada do contrato do empréstimo consignado?

Sim, é possível fazer a quitação antecipada do contrato do empréstimo consignado. A quitação antecipada é válida para qualquer tipo de contrato de empréstimo consignado: consignado INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), consignado público e consignado privado.

Então, pode ser solicitada pelos aposentados e pensionistas da Previdência Social, pelos servidores públicos de todas as esferas e pelos trabalhadores de empresas privadas.

Mas quitar empréstimo antecipado tem desconto? Qual o desconto para quitação antes do vencimento?

A quitação antecipada torna o valor pago menor do que aquele que seria quitado no prazo de vencimento do contrato.

Com o adiantamento o banco precisa descontar os juros das parcelas que ainda iriam vencer, na hora do acerto. Portanto, o valor a ser pago será menor que o da dívida total (já considerando o CET).

É importante saber que o desconto sobre os juros das parcelas é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor. Segundo o artigo 52, a redução proporcional dos juros e demais acréscimos são assegurados na quitação antecipada total ou parcial.

A Resolução 3.516/2007 do Banco Central veda a cobrança de tarifa com a liquidação antecipada de contratos de crédito. Ou seja, é possível antecipar o pagamento sem que seja cobrada taxa extra por isso.

Confira diversos produtos consignados.

Quitação do cartão de crédito consignado

A quitação do cartão de crédito consignado considera o saldo aberto, ou seja, o valor de parcelas e gastos futuros e possíveis parcelamentos adicionais, realizados em função da renegociação da dívida.

Qual a melhor forma de quitar um empréstimo consignado?

A resposta para essa pergunta irá depender do montante livre para a quitação, uma vez que o saldo devedor pode ser quitado parcial ou integralmente.

O primeiro passo para fazer a quitação antecipada do consignado é descobrir o saldo devedor do(s) contrato(s) atual(ais).

Como descobrir o saldo devedor do seu empréstimo consignado?

Para conseguir o valor do saldo devedor atualizado do empréstimo consignado basta entrar em contato com instituição financeira em que o contrato foi realizado.

Então, deverá ser emitido um boleto com o valor total das parcelas que faltam. Também estará sinalizado no mesmo documento o desconto dos juros que seriam cobrados.

Outro ponto importante é que se houver qualquer problema para a emissão do boleto, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição também pode ser acionado. Em último caso, ainda é possível abrir um chamado na Ouvidoria do banco.

Vale lembrar que, na portabilidade de crédito, todo esse processo é realizado pelo novo banco, para onde a dívida é transferida. A quitação antecipada neste caso, fica por conta do pagamento da dívida ao banco emissor do contrato.

Pagamento do boleto

O boleto da quitação antecipada do empréstimo consignado pode ser pago em qualquer agência bancária até a data do seu vencimento ou pelo internet banking. O titular da dívida pode ainda indicar uma melhor data de vencimento, no momento da solicitação. 

Entretanto, se não for quitado dentro da data estimada, será necessário solicitar um novo boleto. O valor pode sofrer alterações em função da taxa de juros cobrada pelo atraso, ficando passível de novo cálculo.

Caso tenha qualquer dúvida sobre os valores, é de direito do solicitante pedir esclarecimento.

Ressarcimento do seguro prestamista

Outra dúvida recorrente é sobre o reembolso do seguro prestamista. A apólice que cobre o pagamento das parcelas em caso de demissão do trabalhador de empresa privada, por exemplo, pode ser ressarcido com a instituição contratada.

Para isso, é necessário que esta condição e valores estejam mencionados no contrato de prestação de serviços.

Como fazer o cálculo para quitar o consignado?

O cálculo para quitar o empréstimo consignado é feito com base nas parcelas que ainda faltam para quitar o contrato atual, porém, sem a cobrança dos juros futuros. Dessa forma, os descontos serão proporcionais ao prazo e juros cobrados.

Vale lembrar que não há devolução dos juros do empréstimo consignado. O que ocorre é que a dívida é trazida ao momento presente e, dessa forma, isenta a cobrança dos valores futuros.

Uma dica para fazer a simulação da quitação antecipada do empréstimo é utilizar uma calculadora de antecipação de prestações

Para isso, é necessário informar: valor da parcela, taxa de juros, dia do vencimento, data de quitação e quantidade de parcelas a quitar. Tendo o valor da antecipação em mãos, o próximo passo é solicitar o boleto ao banco, para efetuar o pagamento.

Uma vez quitado, o contrato é então desaverbado e a margem consignável é novamente liberada. Esse processo dura, em média, de 3 a 5 dias úteis.

Em outras palavras, isso quer dizer que o aposentado, pensionista, servidor público ou trabalhador de empresa privada pode adquirir um novo empréstimo consignado.

Após quitar o empréstimo consignado, o valor das parcelas também deixará de ser descontado na folha de pagamento, contracheque ou benefício previdenciário.

Novas regras para a quitação antecipada do consignado

No início de 2020 entraram em vigor novas regras para a quitação antecipada do empréstimo consignado, decorrentes da autorregulação do crédito consignado.

A autorregulação inovou ao criar o Serviço de Registro de Crédito Consignado (SRCC) com medidas que impedem a negativa de pagamento de comissão a correspondentes bancários em certas operações.

De forma simplificada, operações de portabilidade ou refinanciamento da portabilidade e, ainda, a quitação antecipada do crédito consignado, caso ocorram em menos de 360 dias da data de contratação da operação de consignado no banco de origem, deixaram de ser comissionadas.

Contato dos bancos parceiros

Veja como falar com os bancos que são parceiros da BX Blue:

Confira diversos produtos consignados.

Em quais casos a quitação antecipada é recomendada

A quitação antecipada é recomendada para quem conseguiu poupar o valor necessário ou está com dinheiro extra. Isto é, quando não for prejudicar outros pagamentos do orçamento pessoal ou familiar.

Também é indicada para quem deseja liberar o limite de crédito e margem consignável. 

Quem não tem o recurso financeiro disponível mas, ainda assim, deseja reduzir o valor das parcelas pagas mensalmente, pode avaliar a possibilidade de fazer um refinanciamento ou portabilidade do consignado.

No refinanciamento do empréstimo consignado o contrato atual é negociado novamente, no mesmo banco, geralmente estendendo o prazo para pagamento da dívida original. A operação pode liberar um troco, que é como um novo empréstimo, para quem precisa de crédito.

Em quais casos a quitação antecipada não é recomendada

A quitação antecipada do empréstimo não é recomendada se o valor pago à vista desequilibrar o orçamento. Não vale a pena criar uma nova dívida sem necessidade, apenas para quitar um contrato em andamento, exceto se este for de maior valor (dívida mais cara).

Essa opção também não se mostra tão vantajosa quando o contrato já está próximo do seu vencimento.

Ficou no aperto? Então, lembre-se que os juros do empréstimo consignado costumam ser mais baratos. Por isso, não desanime se não conseguir antecipar o pagamento das prestações. Afinal, os valores continuam compensando mais do que outros tipos de crédito pessoal existentes no mercado.

Dúvidas frequentes sobre a quitação antecipa do consignado

1. Como é o cálculo para quitar empréstimo consignado?

A conta leva em consideração o saldo devedor, o prazo do contrato e juros estipulados. Peça à instituição financeira credora o valor atualizado para saber quanto sairá a antecipação total ou parcial do seu empréstimo consignado.

2. Qual o desconto para quitação de empréstimo consignado?

O desconto é proporcional aos juros das parcelas a vencer.

3. Quitar empréstimo antecipado tem desconto?

Sim, a quitação antecipada tem desconto. Quanto maior a antecipação, maior o desconto, e vice-versa.

3 dicas para pagar a dívidas de empréstimo mais rápido

Já pensou em pagar as dívidas de empréstimo usando o 13º salário, férias ou a restituição do Imposto de Renda? Confira algumas dicas para dar agilidade à operação e equilibrar suas finanças agora mesmo.

1. Usar o saldo do 13º salário ou férias

Com a antecipação do recebimento do 13º salário ou das férias a dívida pode ser quitada meses antes do previsto.

No entanto, vale lembrar que a liberação do valor está sujeita à taxa de juros prevista pelo banco. E, claro, que quando for a época de receber o pagamento desses benefícios eles serão debitados da sua conta.

2. Pagar com o saldo da restituição do Imposto de Renda

Ao receber o valor da restituição do Imposto de Renda é possível antecipar a quitação do contrato de empréstimo consignado. Essa solicitação também pode ser feita junto ao seu banco.

3. Usar verbas temporárias

Conseguiu uma renda extra no final do mês? Usar essa verba para abater a dívida pode ser uma importante estratégia financeira. Afinal, o dinheiro já é seu e livre de taxas de juros.

Seja qual for a sua escolha, conte com o simulador gratuito de consignado para encontrar a melhor proposta de crédito consignado para você:


A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas clicando aqui.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

Confira artigos relacionados

Receba novidades e ofertas por e-mail.

Veja ofertas de empréstimo consignado