Segurado INSS: veja aqui como receber o benefício em conta-corrente

Aposentados e Pensionistas INSS que recebem por cartão magnético agora podem receber o benefício em conta-corrente. Saiba como solicitar a mudança.

bxblue - cédulas de dinheiro - receber o benefício em conta-corrente, pagamentos INSS

Conforme regra válida desde 2020 e definição do Instituto Nacional o Seguro Social (INSS), os segurados que recebiam os créditos da aposentadoria, pensão ou auxílios podem alterar a forma de pagamento para passar a receber o benefício em conta-corrente.

Entenda o motivo da mudança e veja o passo a passo para atualizar o seu cadastro no Meu INSS, pelo autoatendimento online.

Pagamento de aposentadoria e pensão em conta-corrente

A Portaria nº 543 publicada no Diário Oficial da União em 27 de abril de 2020, autoriza a transferência do pagamento de benefícios para modalidade de conta-corrente.

Já, desde a época, cerca de 12.4 milhões de beneficiários eram pagos via cartão-magnético. A adesão inicial foi uma proposta de inclusão para os desbancarizados, ou seja, para aqueles que não tinham conta ativa em qualquer banco.

Embora pareça ser uma realidade diferente do que se vê hoje, o número de pessoas sem acesso ao sistema bancário ainda é bem significativo.

Mas o que mudou na prática?

Com a mudança, os aposentados e pensionistas da Previdência Social, podem a seu critério, receber o benefício em conta-corrente.

Vale lembrar que os pagamentos ocorrem mensalmente, conforme o número final do benefício e o cronograma de pagamentos.

Neste caso, é preciso que a conta bancária esteja no mesmo nome do titular do benefício. Portanto, não é permitido indicar contas em nome de terceiros.

A medida foi criada para evitar que aqueles que recebem por cartão-magnético ainda tenham que se deslocar ou enfrentar longas filas para sacar o dinheiro.

A proposta foi um desdobramento do pacote de mudanças, promovidas pelo Instituto, em decorrência do novo Coronavírus.

Uma vez solicitada a alteração os segurados podem fazer a movimentação do dinheiro online, utilizar via pagamentos em débitos e operar à distância ou por meios mais convenientes.

Saiba como solicitar a alteração que estará disponível na plataforma digital do INSS, dentro de alguns dias.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

O que é necessário para receber o benefício em conta-corrente?

A solicitação para receber o benefício em conta-corrente pode ser realizada online, por um dos canais digitais do INSS: o Meu INSS.

O portal, que disponibiliza mais de 90 serviços gratuitos, pode ser acessado pelo site ou aplicativo. Os usuários são identificados por um cadastro que pode ser feito no mesmo momento.

A partir da conta gov.br, os segurados e cidadãos em geral podem entrar no Meu INSS e em outras plataformas de serviços online do Governo Federal.

Confira o passo a passo, para facilitar o pedido.

Passo 1:  logar no Meu INSS

Entre no site do Meu INSS (meu.inss.gov.br) e clique na opção “Entrar”, já na tela inicial.

bxblue - nova tela inicial Meu INSS, opção de login com a conta gov.br
Fonte: reprodução Meu INSS

Em seguida, será necessário se identificar. A autenticação do usuário é o que permite certificar quem é o segurado e, neste caso, por se tratar de uma alteração relacionada ao crédito do benefício ajuda a evitar qualquer tipo de irregularidade ou possível fraude.

bxblue - meu inss, opções de acesso, login INSS
Fonte: reprodução Meu INSS

Quem ainda não tem o login no Meu INSS, pode escolher um dos métodos, conforme sua preferência. Se for pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física), é necessário criar uma senha.

Os demais meios de ingresso a plataforma ou aplicativo já são integrados a outros dados pessoais.

Passo 2: preencher a solicitação

Para receber o benefício em conta-corrente é necessário solicitar a alteração direto ao INSS que é responsável pela autorização.

Isso ocorrerá por uma nova solicitação que será preenchida online. Para isso, já na tela inicial basta selecionar “Novo pedido”.

bxblue - consultar pedido, requerimento online pelo Meu INSS
Fonte: reprodução Meu INSS

O passo seguinte é criar um novo pedido, ou seja, abrir um novo requerimento online. A busca pode ser feita pelo serviço desejado. Basta digitar “Alterar Local ou Forma de Pagamento”.

bxblue - tela do meu INSS, alteração de forma de pagamento
Fonte: reprodução Meu INSS

Importante: essa alteração considera a mudança de cartão-magnético para uma conta bancária. As alterações de conta-corrente para conta-poupança devem ser solicitadas no banco em que o titular é correntista.

Para finalizar, basta seguir o passo a passo indicado na tela e encaminhar as informações – que é um dos pré-requisitos.

Todo atendimento no INSS gera um protocolo de atendimento e um pedido que pode ser acompanhado online, na opção “Consulta de Pedidos”, na área logada do site ou aplicativo.

Qual é o prazo estimado para a alteração?

Quando publicada, a portaria não citava nenhum prazo. Entretanto, indicava que, para que a efetivação da transferência da modalidade de pagamento ocorresse, o crédito disponível (e dentro do prazo) seria bloqueado.

O mesmo pode acontecer com os novos pedidos. Especialmente porque o INSS tem um período de lançamento da folha de pagamento.

Durante a maciça do INSS, por exemplo, não é possível lançar consignações no extrato de pagamento. Assim, que contratar um empréstimo ou um cartão de crédito consignado precisa aguardar esse intervalo para ter o seu contrato averbado.

Logo, mudar a forma de pagamento do benefício também demanda que a instituição finaceira também possa validar as informações do titular da conta.

Vantagens do recebimento do benefício em conta-corrente

A troca da modalidade de pagamento pela conta corrente facilita o dia a dia dos aposentados e pensionistas, trazendo mais autonomia e rapidez a gestão financeira.

Além disso, existem outras vantagens muito relevantes como:

Uso do crédito sem necessidade de saques

Diferente de como ocorre no caso do cartão-magnético, o dinheiro disponível em conta-corrente pode ser movimentado e utilizado online, por exemplo.

Outro benefício é contar com o cartão na função débito. Assim, conforme uso, o saldo já é deduzido automaticamente.

Isso dá mais flexibilidade e agilidade aos segurados INSS, além de ampliar as possibilidades de uso do dinheiro, como compras online, transferências eletrônicas, Pix, dentre outras.

Maior praticidade e comodidade

Muitos beneficiários enfrentam mensalmente enormes filas para fazer o saque do dinheiro nas redes credenciadas. Com a recebimento em conta-corrente, esse tempo todo é reduzido. Ainda que opte por ir até uma agência bancária pessoalmente, pode escolher horários alternativos e menos concorridos.

Vale lembrar ainda que a maioria dos bancos já oferece aos seus clientes aplicativos financeiros. Portanto, efetuar pagamentos, ver o saldo bancário atual, aplicar em contas de investimento se torna muito mais prático.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da BX Blue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado