Rede de Atendimento INSS: conheça todos os canais disponíveis

Publicado em: 17/02/2020

A Rede de Atendimento do INSS disponibiliza diversas alternativas para facilitar o atendimento, retorno e comunicação aqueles que buscam por seus serviços.

Saiba quais são os canais de comunicação e como entrar em contato para fazer um pedido, realizar perícia médica, ou consultar seu benefício.

O que é a Rede de Atendimento do INSS?

O INSS disponibiliza a todos os cidadãos, sejam estes já segurados ou não, diversos canais de atendimento. Assim, a Rede de Atendimento do INSS é o conjunto de todos esses canais com opções para atendimento online ou presencial.

Conheça agora todos os canais de relacionamento.

Portal do INSS

O interessado em entrar em contato com o INSS pode acessar o site oficial, pelo computador, smartphone ou tablet conectado à internet. Essa é uma das formas mais comuns de busca de informações, mas não a única.

O site lista todos os serviços gratuitos providos pelo INSS e traz notícias que são relevantes para a população, como dados dos atendimentos e, por questão de transparência, receitas e custos das atividades.

Meu INSS

Enquanto o site tem caráter mais informativo, o Meu INSS é reconhecido como como a plataforma de serviços. Assim, quem precisa solicitar qualquer serviço junto ao INSS pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS.

O pedido de alguns serviços exigirá a autenticação, ou seja, a identificação do usuário, por questão de segurança. E, para isso, é necessário ter um cadastro prévio para criar o login.

Leia tambémO cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

Uma vez feito o cadastro, o usuário já pode acessar o site imediatamente, ou seja, depois da validação das informações pessoais e cadastrais o acesso já está liberado. A identificação na plataforma é dada pelo CPF e senha cadastrados, válidos tanto para o site, quanto para o aplicativo.

Central de Atendimento 135

Criada com o objetivo de ampliar a Rede de Atendimento com opção para atendimento telefônico, a Central de Atendimento 135 do INSS recebe ligações de telefone fixos ou públicos (orelhões) ou de telefones móveis. Para as ligações via celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

Os atendentes respondem dúvidas gerais ou sobre os benefícios – para tanto, também é preciso se identificar. Assim, o Aposentado ou Pensionista que necessitar de alguma informação específica sobre o seu benefício pode facilitar o atendimento ao informar o número do benefício, que é um cadastro único junto ao INSS.

Leia também: Número do Benefício INSS: saiba como descobrir o número mais rápido

Esse canal de atendimento funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas (horário de Brasília). Todo atendimento gera um número de protocolo que pode ser consultado ou informado em outros atendimentos.

Agência da Previdência Social (APS)

As Agências da Previdência Social (também chamadas de APS) são as unidades fixas, locais presentes em diversos Estados e Cidades do Brasil. Ao todo, são mais de 1.500 pontos de atendimento disponíveis.

Vale lembrar que atualmente a maioria dos serviços já podem ser realizados online, pelo Meu INSS. Quando necessário se dirigir a uma das agências, dependendo do tipo de serviço solicitado, também é preciso fazer o agendamento ou solicitação do requerimento online, antes.

Esse processo facilita e agiliza o atendimento, uma vez que o cidadão ou beneficiário pode ser atendido no horário marcado.

Algumas agências da Rede de Atendimento INSS também atendem demandas específicas, como é o caso das Agências da Previdência Social de Atendimento de Demandas Judiciais e Agências da Previdência Social de Acordos Internacionais.

Agência da Previdência Social de Atendimento de Demandas Judiciais

As Agências da Previdência Social de Atendimento de Demandas Judiciais centralizam todas as atividades relacionadas às decisões judiciais, dentro dos prazos estabelecidos pelo juízo.

Diferente dos demais pontos de atendimento, essas agências não fazem atendimento ao público. O atendimento passa a ser, portanto, exclusivo, somente para atender as demandas oriundas de ordens judiciais dos cidadãos que buscaram a tutela jurisdicional do Estado.

Agência da Previdência Social de Acordos Internacionais

Essas agências também atuam exclusivamente com serviços como:

  • requerimentos de benefícios de cidadãos estrangeiros que trabalham no Brasil; ou
  • brasileiros, que trabalham no exterior.

No segundo caso, os brasileiros são amparados pelo acordo internacional de reconhecimento de contribuições previdenciários entre os países. Para isso, no entanto, é preciso que exista o acordo bilateral.

Precisa ir até uma das agências da Rede de Atendimento do INSS e ainda não sabe como? Veja como localizar a agência mais próxima, de forma muito rápida e prática, meu Meu INSS.

Como localizar a agência do INSS mais próxima?

Ao acessar o site do Meu INSS, é possível clicar na opção “Encontre uma Agência”. A busca pode ser iniciada pelo CEP ou Endereço de interesse.

Depois de selecionar a opção desejada, basta clicar em consultar. Em seguida, a próxima tela já trará a agência mais próxima indicando também as seguintes informações:

  • nome da agência;
  • código da APS;
  • endereço;
  • titular;
  • horário de funcionamento; e
  • gerência de vinculação.

Essa função também está disponível no aplicativo Meu INSS. Assim, tanto quem utiliza o site, quanto o aplicativo podem localizar a agência do INSS mais próxima para o atendimento.

Com a Rede de Atendimento do INSS milhares de cidadãos e beneficiários podem ter o suporte ou auxílio necessário para suas dúvidas em relação à aposentadoria, pensão e diversos outros serviços. Precisando, não deixe de utilizar!

 

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