Como funciona o refinanciamento de consignado com troco?

Saiba como funciona o refinanciamento de consignado com troco, entenda as vantagens e veja as respostas para as principais dúvidas.

refinanciamento de consignado com troco - dinheiro, lupa, real, moeda brasileira

O refinanciamento de consignado com troco é uma opção disponível aos contratantes de crédito com desconto em folha de pagamento que permite ao solicitante ter dinheiro extra, além de uma possível diminuição nos valores das parcelas. Assim, é uma operação que pode ser bastante vantajosa para o bolso.

Vale lembrar que o empréstimo consignado já é, por si só, uma forma de crédito que possui inúmeras vantagens em comparação com outros tipos de empréstimo pessoal disponíveis no mercado. É mais fácil de fazer, pois, os valores das parcelas são debitados diretamente do salário ou benefício previdenciário; conta ainda com valores maiores em crédito, pois o montante está atrelado à margem consignável da pessoa contratante.

Outro ponto interessante é a possibilidade de estender as parcelas por períodos maiores, auxiliando o solicitante a colocar a vida financeira em ordem, bem como a evitar dívidas difíceis de quitar. Algumas opções em bancos oferecem, inclusive, períodos de carência para o pagamento da primeira parcela.

A possibilidade de refinanciamento de consignado com troco é outra das opções vantajosas para quem tem acesso ao empréstimo consignado. É possível solicitar o refinanciamento e receber de volta o valor pago, ou seja, aumenta-se os meses para pagamento e consegue-se em retorno um crédito sem necessitar adquirir novo empréstimo.

Refinanciamento de empréstimo consignado

O refinanciamento do crédito consignado é uma forma de conseguir uma nova negociação de empréstimo, com o atual banco credor, sem necessitar contratar outro. É, portanto, uma opção vantajosa para quem deseja parcelas menores ou mesmo diminuir os juros do contrato prévio.

Esta renegociação e/ou refinanciamento de crédito fica disponível para o beneficiário que já pagou parte das parcelas. A dívida permanece no mesmo banco ou instituição financeira, porém é feito um novo contrato com outros dados e parcelas que, usualmente, costumam se referir a valores bem menores.

Outra vantagem diz respeito à margem consignável, afinal, o valor que ainda falta pagar pode ser refinanciado na mesma quantidade de parcelas do contrato original. No entanto, como parte das parcelas está paga, então parte da margem consignável fica disponível.

A disponibilidade da margem consignável permite um novo empréstimo, afinal, é possível solicitar vários ao mesmo tempo, desde que eles não comprometam o limite que pode ser reservado para custear a operação de crédito. Em todo caso, é preciso verificar as vantagens e desvantagens antes de prosseguir com a solicitação.

Como é o refinanciamento de consignado com troco?

O refinanciamento de consignado com troco consiste em solicitar uma renegociação da dívida referente ao empréstimo consignado que está ativo. Ou seja, é preciso que exista um empréstimo consignado sendo pago mensalmente, ou seja, com os valores sendo debitados na folha de pagamento.

Quando acontece o processo de refinanciamento, esta dívida é novamente negociada e os meses para pagamento aumentam, ou seja, costuma voltar à quantidade de meses disponíveis anteriormente. Assim, os valores do financiamento que já foram pagos retornam ao cliente, na forma do troco, que nada mais é do que dinheiro extra nas mãos do contratante.

Este procedimento é interessante quando a dívida já foi paga em cerca de 30%. Desta forma, o valor do troco pode ser maior e compensar o refinanciamento. Porém, para se certificar de suas vantagens, é essencial fazer um planejamento e até mesmo realizar simulações.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Onde fazer refinanciamento de consignado com troco?

Confira a seguir, as diversas opções em bancos e instituições financeiras que disponibilizam o serviço de empréstimo e refinanciamento com troco:

  • Agibank: as taxas deste banco giram próximas a 2% mensais, sendo uma das menores do mercado. Assim, é uma boa opção para quem deseja renegociar o contrato do consignado ou mesmo solicitar um empréstimo;
  • Banco Banrisul: é possível contratar o empréstimo consignado e qualquer outro procedimento diretamente pelo aparelho celular por meio do app ou internet banking;
  • Banco BMG: esta instituição financeira é tradicional no mercado do consignado, proporcionando ótimas condições para refinanciamento e renegociação de contratos;
  • Bradesco Financiamentos: outro banco de renome, o Bradesco possui opções em crédito consignado para servidores públicos, beneficiários do INSS, clientes correntistas ou não. Para correntistas, a contratação de serviços ou renegociação de contrato é ainda mais simples e pode ser feita pelo telefone, internet banking ou através das centrais de atendimento da instituição;
  • Banco do Brasil: uma das vantagens do BB é o pagamento da primeira parcela com 180 dias de carência, que ajuda o cliente a se organizar financeiramente antes de iniciar o pagamento do empréstimo consignado;
  • Banco Cetelem: neste banco, o processo de contratação e renegociação pode ser feito pelas plataformas online, sem necessidade de deslocamento até o banco. As taxas são acessíveis e atendem a aposentados e pensionistas do INSS.
  • Banco Daycoval: para clientes que desejam renegociar visando receber o troco, esta é uma opção viável. Os prazos, assim como os valores de parcelas costumam ser mais acessíveis, além disso, os juros são pré-fixados.
  • Banco Olé Consignado: outra opção em banco que permite que os contratos e as negociações sejam feitas pela internet. É oferecido também um cartão de crédito sem cobrança de taxas adicionais.
  • Banco Pan: taxas reduzidas e a possibilidade de empréstimo para pessoas negativadas são algumas das vantagens deste banco. O empréstimo consignado pode ser solicitado sem maiores burocracias com desconto automático na folha de pagamento do solicitante;
  • Banco Safra: um dos bancos mais tradicionais do Brasil, esta opção em banco também está disponível para a solicitação de empréstimos consignados ou mesmo nas renegociação de dívidas com troco.
  • Financeira AL5: os valores em empréstimo consignado ofertados por esta instituição financeira podem ser bem mais baixos do que as demais, no entanto, é uma boa opção para quem deseja organizar a vida financeira ou para quem precisa de quantias menores em empréstimo.
  • Financeira BRB: é possível contratar tanto o empréstimo consignado quanto o seguro prestamista, com pagamentos que podem ser em 84 ou 96 meses, de acordo com o convênio do solicitante.

Não perca: 12 melhores bancos para refinanciamento de empréstimo consignado

Principais dúvidas do refinanciamento de consignado com troco

Entender como funciona o refinanciamento do consignado com a opção que garante crédito no bolso do consumidor é fundamental para fazer a melhor negociação financeira possível. Pensando nisso, explicamos, abaixo, as principais dúvidas relacionadas ao assunto. Veja:

1. O que significa o troco no refinanciamento do empréstimo consignado?

O troco nada mais é do que um valor que já foi pago em parcelas. Em outras palavras, quando o empréstimo consignado é feito estipula-se o valor a ser recebido pelo cliente, e este valor é dividido em parcelas acrescidas de juros e taxas, e dispostas em uma determinada quantia de meses.

Estas parcelas são pagas mensalmente e saem diretamente da folha de pagamento do tomador. Dessa forma, o banco tem a segurança de que os valores das parcelas serão pagos devidamente. Assim, o empréstimo é mais simples e sem burocracia. Quando o solicitante pagou uma determinada quantia de parcelas, ele tem a opção de refinanciar.

O refinanciamento de consignado com troco é, portanto, a possibilidade de refinanciar o valor do contrato inicial e dividir em mais parcelas, e receber o que já foi pago. Desta forma, o valor das parcelas pagas retorna para o cliente e o montante inicial é, mais uma vez, financiado.

2. Qual o valor do troco no refinanciamento do empréstimo consignado?

Depende. O valor do troco pode variar em função da quantidade paga previamente em parcelas. Ou seja, não existe um valor fixo a ser recebido de troco porque cada cliente receberá uma quantia baseada nos seus próprios contratos e parcelas pagas.

É importante verificar, porém, se o refinanciamento de consignado com troco é financeiramente vantajoso. Se poucas parcelas foram pagas, pode ser que não seja muito interessante, afinal, o valor a ser recebido será menor. 

Muitas vezes, o refinanciamento com troco compensa mais do que solicitar um novo empréstimo, além disso, as parcelas podem ser em valores menores. Desta forma, é importante considerar as opções e ter bem claro os motivos pelos quais o procedimento está sendo feito.

3. Por que fazer refinanciamento com troco?

Se o cliente necessita de um novo empréstimo, pode ser que o refinanciamento com troco seja uma opção melhor do que solicitar um novo contrato. Isso porque, desta forma, não é preciso passar por todos os procedimentos de um novo empréstimo, sendo bem mais simples esta outra opção.

A facilidade e a ausência de processos burocráticos é uma das maiores vantagens do refinanciamento com troco. Desta forma, é possível conseguir um valor de volta com parcelas mais acessíveis e novos períodos para pagamento.

Uma ferramenta interessante para verificar se vale a pena tanto o financiamento do empréstimo consignado quanto um refinanciamento é a calculadora de simulação, como a disponibilizada gratuitamente pela BX Blue. Assim, é possível verificar as possibilidades com mais vantagens para cada situação.

4. Todo refinanciamento de empréstimo consignado libera troco?

Não. Alguns refinanciamentos são destinados a liberar a margem consignável, ou seja, liberar crédito para que outro empréstimo seja feito. Neste sentido, o troco não é liberado, mas o cliente tem a possibilidade de fazer um novo financiamento

É importante verificar a quantidade de dinheiro necessária e ver qual a opção mais vantajosa. O troco é uma opção mais simples e mais rápida e não necessita de um novo empréstimo, assim, algumas vezes pode compensar mais solicitar a negociação de consignado com troco do que fazer um novo empréstimo.

E se você é servidor público e está em busca de refinanciar o seu empréstimo consignado SIAPE, não deixe de simular as ofertas disponíveis com a BX Blue.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

O empréstimo consignado ideal para você

A BX Blue busca várias ofertas para te ajudar a encontrar o consignado que você precisa!

Compare online, escolha a melhor oferta e receba o dinheiro com rapidez e segurança.

Ver ofertas de consignado