Como fazer o refinanciamento do empréstimo consignado online?

O refinanciamento do empréstimo consignado online permite ainda mais vantagens na operação, como a comodidade e a rapidez. Veja como fazer.

refinanciamento do empréstimo consignado online - negociação, dinheiro, refinanciamento, dívida, empréstimo

Para quem busca renegociar as condições de um consignado com o atual credor, o refinanciamento do empréstimo consignado online é uma alternativa muito interessante, que garante rapidez no processo.

Isso porque, além de possibilitar o acesso a um crédito extra sem a necessidade de contratar um novo empréstimo, o procedimento pode ser realizado, de casa, sem muita burocracia.

No entanto, é preciso entender as regras desse tipo de operação. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa para fazer o refinanciamento do seu empréstimo consignado à distância.

Refinanciamento do empréstimo consignado

O refinanciamento nada mais é do que uma alternativa que possibilita ao consumidor solicitar um crédito novo a partir de um contrato em andamento, sem incorrer na contratação de outro empréstimo. 

Portanto, trata-se basicamente de um mecanismo que permite que o tomador — que já quitou parte do seu contrato — saia com mais dinheiro no bolso. Cabe destacar que no refinanciamento, a dívida é mantida no mesmo banco e a margem consignável não é comprometida. 

Como uma parte das parcelas do empréstimo consignado já está quitada, permite-se refinanciar o saldo pendente pelo prazo original do contrato. Em contrapartida, o banco acaba reduzindo o valor que é descontado mensalmente por cada parcela, liberando assim uma nova margem para contratação de outro empréstimo.

Nesse contexto, esse tipo de estratégia torna-se especialmente útil àqueles que estão com margem negativa ou precisando de um desafogo no orçamento familiar, por exemplo. Assim sendo, o refinanciamento permite, basicamente, a alteração de condições contratuais, como prazos e valores, além de prever a oportunidade de pagar o valor quitado como troco.

Quem pode fazer o refinanciamento?

O refinanciamento é um mecanismo normalmente realizado por beneficiários do crédito consignado, ou seja, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos de todas as esferas, militares das Forças Armadas e empregados de empresas privadas.

Em outras palavras, qualquer consumidor com um contrato de consignado em vigência pode refinanciar o seu empréstimo, salvo quando não for atingido o percentual mínimo de parcelas pagas. Ademais, deve-se observar também as políticas de crédito de cada instituição.

Embora boa parte das instituições financeiras façam o refinanciamento do empréstimo, os próprios bancos podem estabelecer requisitos específicos para o procedimento. Como de praxe, para refinanciar o restante do contrato, o tomador do crédito deve ter quitado, no mínimo, entre 15% e 30% do total das parcelas. Por exemplo: um aposentado do INSS cujo crédito consignado foi contratado em 84 meses apenas poderá refinanciá-lo após pagar entre 12 e 25 parcelas (dependendo das regras do banco credor).

Além disso, cabe destacar que no caso do cartão de crédito consignado não é possível o refinanciamento da dívida. Portanto, neste caso o interessado deve renegociar a despesa diretamente com a emissora do cartão.

Benefícios do refinanciamento

O refinanciamento do empréstimo consignado é uma alternativa muito interessante, principalmente para quem precisa de dinheiro extra fácil e rápido. Além disso, realizar o procedimento online também contribui de diferentes formas para com o tomador do crédito. Abaixo, confira algumas das vantagens de fazer o refinanciamento à distância.

  • maior prazo para pagamento: considerando situações de imprevistos financeiros, atualizar o contrato de empréstimo para um novo prazo pode oferecer um maior fôlego financeiro. Isso, pois, como vimos, o desconto mensal das parcelas é reduzido consideravelmente, o que torna o impacto do desconto automático na renda do tomador cada vez menor;
  • dinheiro no bolso do consumidor: o refinanciamento é um mecanismo que possibilita ao tomador ter acesso a um crédito extra com o pagamento do troco. Em outras palavras, dependendo da negociação entre as partes, o valor que corresponde à diferença dos valores pagos na renovação do contrato pode voltar como crédito para o tomador;
  • taxas menores: embora as taxas de juros sejam pequenas, o empréstimo consignado conta com outros custos que contribuem para elevação do que é pago ao final da dívida. Nesse contexto, ao renegociar novos termos do contrato, eventualmente o consumidor pode conseguir desconto em relação às taxas praticadas nesse tipo de operação. Assim, com o CET mais baixo, o valor da dívida também tende a ser menor.
Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

É possível fazer refinanciamento com margem negativa?

De acordo com as regras vigentes, além de contratos ativos comprometerem a margem, ela também pode ser comprometida (negativada) em função de descontos na fonte ou retenções aplicadas por força de lei, tal como as contribuições sindicais ou o pagamento de pensão alimentícia.

Nesses casos, o refinanciamento do empréstimo consignado torna-se uma opção interessante. Em resumo, com o refinanciamento o tomador pode ter as parcelas do seu empréstimo reduzidas, já que o saldo pendente é distribuído pelas parcelas do contrato de origem.

Essa, porém, é uma decisão que faz parte das escolhas do tomador diante deste cenário. Ou seja, se preferir, ao invés de reduzir as parcelas debitadas mensalmente, pode-se gerar um crédito extra chamado de troco — que nada mais é do que a diferença daquilo que já foi pago. Porém, quanto maior o número de parcelas, menor o desconto e maior a possibilidade de liberação de margem para novos empréstimos.

Vantagens do refinanciamento do empréstimo consignado online

Conheça as principais vantagens de fazer um refinanciamento de empréstimo consignado online.

Rapidez

Via de regra, para contratar ou refinanciar o consignado virtualmente, basta fazer uma simulação online, como na plataforma da BX Blue, e apresentar documentos básicos, como RG, CPF e comprovantes de renda e residência. Como todo o procedimento é por meio digital, a análise da proposta tende a ser mais rápida. Em geral, o refinanciamento leva entre 7 e 10 dias úteis para ser efetivado.

Segurança

A segurança de transações financeiras em ambientes virtuais é uma preocupação constante dos órgãos regulamentadores. Sendo assim, tanto as instituições financeiras quanto os correspondentes cadastrados junto ao sistema bancário e o INSS adotam rigorosos sistemas de segurança, como domínio criptografado, etc.

Melhor negociação ao pesquisar as taxas

O empréstimo consignado possui as menores taxas do mercado. Embora no refinanciamento não seja possível renegociar as tarifas de origem, conhecer o custo do crédito em diferentes bancos pode possibilitar uma melhor renegociação da dívida, especialmente em relação às taxas que compõem o Custo Efetivo Total.

Na BX Blue, por exemplo, o processo de negociação é ainda mais fácil e prático: por meio da plataforma de comparação de empréstimos online, pode-se encontrar excelentes condições de contratação, alinhando melhor sua atual situação financeira à necessidade de crédito.

Comodidade

Assim como o empréstimo pode ser aprovado à distância, no refinanciamento do empréstimo consignado online a pessoa interessada também não precisa dirigir-se até uma instituição bancária para finalizar sua proposta. Além disso, pode-se acompanhar todo o processo sem sair de casa.

4 passos para fazer o refinanciamento do empréstimo online

Para fazer o refinanciamento do empréstimo consignado sem sair de casa é importante atentar-se para os requisitos previstos pela modalidade. Com isso em mente, é hora de seguir os passos destacados abaixo:

1. Demonstre seu interesse ao banco

Em primeiro lugar, para fazer o refinanciamento o consumidor deve entrar em contato com seu banco credor (responsável pela dívida) e informar seu desejo de fazer uma nova negociação dos termos contratuais, calculando assim novos valores e prazos.

2. Escolha a modalidade do refinanciamento

Dependendo da negociação entre as partes, o consumidor pode receber dinheiro de volta. Sendo assim, mediante a solicitação à instituição financeira, é importante estabelecer qual a melhor forma do refinanciamento, ou seja, com ou sem troco. 

Caso opte por sair com dinheiro no bolso, paga-se a diferença na nova negociação, sendo que este valor pode ser utilizado a critério do próprio consumidor. Por outro lado, se preferir o refinanciamento sem troco, a dívida é redistribuída de modo a ter novamente seu prazo original, porém, com um menor valor sendo cobrado mensalmente.

3. Faça uma simulação

Por se tratar de uma modalidade cuja contratação ocorre por meio de plataformas digitais, o consumidor poderá utilizar tais ferramentas para garantir o crédito mais barato. Nesse contexto, é indispensável fazer uma simulação do empréstimo, a fim de entender quais as tarifas aplicadas em cada banco e avaliar criteriosamente a proposta de renegociação do credor.

Embora o teto de juros seja fixado por lei, as instituições financeiras podem estabelecer sua própria política de crédito, o que, por sua vez, faz com que haja uma enorme variação em termos de taxas de juros de um banco e outro. Logo, antes de solicitar o refinanciamento, é indispensável verificar todos os detalhes do crédito.

4. Envie a documentação necessária

Após ajustar as novas condições do refinanciamento do crédito consignado, é hora de o cliente fazer o envio da documentação, a fim de formalizar o novo acordo. Neste momento, destaca-se que a proposta deverá estar assinada, antes de ser submetida à instituição consignatária escolhida. Por fim, o valor é liberado de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo novo acordo e transferido para uma conta de titularidade do tomador.

Vale lembrar que, para garantir a melhor oferta de crédito para o seu bolso, basta contar com a BX Blue. Com o simulador online gratuito, os consumidores podem verificar diferentes propostas de empréstimo consignado em diversos bancos, além de realizar a contratação de forma simples e rápida. A BX é referência nas diversas operações de consignado: novo contrato, portabilidade e refinanciamento. Portanto, faça uma simulação grátis e descubra a melhor opção para o seu bolso agora mesmo.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado