Não vai receber o 13º? Confira ideias de renda extra para fim do ano

Uma parcela da população não vai receber o 13º no fim do ano, pago antecipadamente para diversos grupos. Veja como obter renda extra.

bxblue-receber-o-13.jpg

Enquanto muitos aguardam o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário, que deve ocorrer até o dia 20 de dezembro, uma parcela dos brasileiros não vai receber o 13º neste mês.


Em função disso, após reunirmos dicas de como usar o 13º salário, elaboramos uma lista com sugestões de como adquirir renda extra especialmente para aqueles que não receberão o benefício. Confira.

Quem não vai receber o 13º em dezembro?

Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que têm direito ao 13º salário não receberão o pagamento em dezembro, pois já receberam o abono salarial antecipadamente.

Aposentados e pensionistas do INSS já recebem a gratificação natalina antes dos demais, nos meses de agosto e novembro. 

Mas devido à pandemia, o governo antecipou ainda mais o pagamento do 13º aos segurados, que receberam as duas parcelas nos meses de maio a julho de 2021. 

A medida foi adotada com o intuito de aumentar a segurança financeira dos beneficiários, que em sua maioria fazem parte dos grupos de risco. Além disso, esperava-se que o dinheiro trouxesse maior movimentação na economia do país.

Para além dos segurados do INSS, trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos celetistas que anteciparam o 13º salário por meio de empréstimos pessoais também ficarão sem o pagamento no mês de dezembro.

A antecipação do 13º salário é uma modalidade de empréstimo oferecida por diferentes instituições financeiras, que liberam o valor que o trabalhador receberia no fim do ano em qualquer época do ano. Para tanto, o 13º salário do funcionário fica reservado para a instituição financeira como forma de pagamento e, por esse motivo, não é possível obtê-lo no período usual de novembro de dezembro.

Por fim, pessoas que não atuam sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), como autônomos, também não recebem a gratificação natalina.

5 alternativas para não ficar sem dinheiro em dezembro

Por mais que receber o adiantamento do 13º traga alívio financeiro a muitas pessoas, é possível que o dinheiro faça falta no fim do ano, época em que os gastos naturalmente aumentam frente às festividades de Natal e Ano Novo.

Nesses casos, é válido pesquisar outras alternativas para levantar dinheiro extra, na tentativa de compensar a ausência do abono salarial.

Abaixo, há 6 sugestões de como obter renda extra neste fim de ano. Caso se interesse por uma ou mais ideias que façam sentido dentro de seu contexto econômico, não deixe de se aprofundar a respeito de cada uma delas.

Não vai receber o 13º? Veja 6 formas de obter dinheiro extra:

1. Venda de itens não utilizados

Existem uma grande variedade de sites de venda de produtos seminovos ou usados, como Enjoei e Mercado Livre, que estejam em bom estado. É possível repassar desde peças de roupa, até eletrodomésticos.

Uma forma de identificar a falta de uso e a possibilidade de venda é refletir sobre quantas vezes aquele item foi utilizado ao longo do último ano. Se a recorrência de utilização é muito baixa, é um indício de que aquele produto pode ser passado adiante.

Ao se tratar de roupas, também vale experimentar e identificar quais peças ainda servem, além do tempo de uso.

Mais do que conseguir um dinheiro extra para o fim do ano, esta também é uma prática sustentável de evitar o desperdício e o descarte desnecessário de produtos.

2. Trabalho temporário

Motivado pelas comemorações de fim de ano, o setor de varejo tem as vendas alavancadas no mês de dezembro.

Para suprir as demandas dos consumidores, muitos estabelecimentos abrem vagas de trabalho temporárias. De acordo com cálculos da CNC (Confederação Nacional do Comércio), o avanço da vacinação contra a covid-19 e o consequente aumento da circulação de consumidores deverão fazer com que o Natal de 2021 registre a maior oferta de vagas temporárias para o período nos últimos oito anos, com a contratação de 94,2 mil trabalhadores para atender ao aumento sazonal das vendas.

Portanto, candidatar-se a estas oportunidades é outra forma de suprir a falta do 13º no mês de dezembro, no caso daqueles que possuem tempo e condições de exercer uma atividade temporária.

3. Aluguel de imóveis

Quem possui uma casa de veraneio, por exemplo, ainda tem a opção de anunciá-la em plataformas online de hospedagens, como o Airbnb.

Dezembro também é o mês em que muitas pessoas saem de férias, viajam e, com isso, a busca por acomodações temporárias aumenta, sobretudo em regiões turísticas.

Contudo, mesmo quem não possui um imóvel específico para as férias ou pequenas estadias, tem a opção de alugar apenas um cômodo da casa. É cada vez mais comum encontrar ofertas de aluguel de quartos em casas de família, por exemplo. 

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

4. Novo negócio

Que tal fazer daquela atividade prazerosa e que rende elogios das pessoas a sua volta uma fonte de renda extra?

As possibilidades são amplas e podem ser uma boa oportunidade para quem não vai receber o 13º salário. Quem gosta de cozinhar, tem a opção de vender marmitas ou bolos.

quem tem preferência por corte e costura, tem a chance de começar a fazer ajustes em peças de roupa ou até mesmo fabricar novas peças, como panos de prato ou qualquer outra que seja de sua área de conhecimento. 

Na pandemia, o número de fabricações artesanais de máscaras de proteção foi expressivo. É possível começar as vendas com pessoas mais próximas e, aos poucos, expandir o número de clientes.

5. Adesão ao Saque-Aniversário do FGTS

A adesão ao Saque-Aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma opção disponível para trabalhadores com carteira assinada

O Saque-Aniversário é uma alternativa ao Saque-Rescisão, aquele em que o trabalhador retira o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Ao aderir ao Saque-Aniversário, pelo aplicativo ou site do Fundo, o trabalhador fica autorizado a sacar uma vez ao ano de 5% a 50% do saldo disponível, com o acréscimo de uma parcela adicional, a depender da quantia disponível.

O saque deve ser feito no mês de aniversário do funcionário. Desse modo, os aniversariantes de dezembro que aderirem ao Saque-Aniversário podem sacar parte do dinheiro neste mês.

Entretanto, quem fez aniversário nos meses anteriores pode fazer a antecipação do Saque-Aniversário, uma modalidade de empréstimo que adianta o dinheiro dos saques do FGTS referentes aos próximos anos

Como forma de pagamento, os valores do Fundo que seriam liberados para saque ficam reservados à instituição financeira que realizou o empréstimo. 

É recomendado, no entanto, que os interessados no Saque-Aniversário conheçam as regras antes de aderi-lo, como a de que só é possível voltar para a modalidade de saque de rescisão após dois anos, contados a partir da data de adesão.

6. Empréstimo consignado

Voltado para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada, o empréstimo consignado é uma das opções mais vantajosas de crédito para quem precisa de dinheiro, no que diz respeito às taxas de juros.

O pagamento do consignado é feito via desconto em folha de pagamento do salário ou benefício, o que diminui consideravelmente os riscos de inadimplência e, consequentemente, os juros da operação.

Ainda assim, o valor das taxas varia entre as instituições financeiras e a saída para encontrar o juro mais baixo é por meio da pesquisa e comparação de preços

Para facilitar este processo, existem ferramentas como o simulador online da bxblue, que reúne ofertas de diferentes bancos em uma única plataforma. 


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado