Como saber o resultado da aposentadoria do INSS? Consulte online agora

Publicado em: 17/09/2020

Nos últimos meses, o portal de serviços gratuitos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se tornou uma ferramenta muito utilizada por milhares de Aposentados e Pensionistas, bem como dos cidadãos que estão pleiteando algum benefício previdenciário. Um dos principais motivos é saber o resultado da aposentadoria já que muitos pedidos estão em atraso.

Portanto, se este é o seu caso e não sabe como acompanhar o processo online, aproveite para conferir essas dicas exclusivas! Saiba como fazer uma consulta online sobre as aposentadorias por idade, por idade rural e invalidez e descubra também o que fazer quando seu pedido é indeferido.

Como consultar o resultado da aposentadoria online?

Como saber o resultado da aposentadoria do INSS?

Conferir o resultado da aposentadoria é, obviamente, uma das etapas mais importantes para quem está com o seu processo já tramitando na esfera administrativa do INSS.

Com os avanços dos processos, isso já pode ser feito online, pelo Meu INSS – plataforma digital disponível via web e aplicativo. Aliás, não só o acompanhamento, como o próprio pedido, podem ser feitos da mesma forma.

Isso traz ainda mais agilidade para os pedidos, dispensando, por exemplo, a ida presencial até uma das Agências da Previdência Social.

Veja o passo a passo detalhado para a consulta online:

Acesso ao Meu INSS

A pesquisa normalmente é realizada em minutos:

  1. O primeiro passo para conferir o resultado da sua aposentadoria é acessar o site Meu INSS. Após criar uma senha de acesso, toque em entrar;
  2. Digite o seu CPF, confirme sua senha e toque no botão avançar;
  3. Na sua tela inicial você poderá verificar todos os serviços disponíveis à distância. Procure pelo ícone “Agendamentos/Solicitações”;
  4. Em seguida, basta analisar as solicitações em aberto e tocar na lupa que está presente no canto superior direito do quadro do serviço escolhido (na sequência, serão exibidos todos os detalhes do seu requerimento. Caso queira, você pode baixar o processo para impressão ou simplesmente gerar um comprovante);
  5. No arquivo salvo em seu computador, abra o documento e vá até a última página do relatório para verificar o status do seu benefício.

Pronto, agora você já sabe como consultar o resultado da aposentadoria sem sair de casa, pela internet e com total segurança – sempre que precisar.

É importante lembrar que para a concessão do benefício, é preciso respeitar determinados pré-requisitos. Portanto, é necessário atender as exigências de cada tipo de benefício solicitado.

Resultado da aposentadoria por idade

Via de regra, a aposentadoria por idade é uma das principais formas de aposentação entre os segurados da Previdência Pública.

Para tanto, conforme as novas regras, o solicitante precisa ter 65 anos completos se homem, ou 62 anos, se mulher.

Leia também: Reforma da Previdência: idade mínima para a aposentadoria é definida

Além disso, é preciso cumprir carência de 240 contribuições (20 anos) quando homem, ou 180 contribuições (15 anos) quando mulher.

Resultado da aposentadoria por idade rural

Prevista pela legislação brasileira e garantida pela Constituição Federal, a aposentadoria por idade rural é um direito garantido a todos os trabalhadores que comprovarem atividade rural, seja por meio de contrato individual de trabalho, CTPS, comodato rural, cadastro do INCRA, Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outros.

Para se aposentar com este benefício, é preciso ter contribuído por pelo menos 180 meses como trabalhador campestre, bem como ter atingido a idade mínima de 60 anos (homem) e 55 anos (mulher).

Resultado da aposentadoria por invalidez

Para os segurados que se tornaram incapazes de produzir, ou seja, trabalhar em caráter permanente, seja por uma doença ou acidente incapacitante, reserva-se o direito da aposentadoria por invalidez

Esse benefício é um direito exclusivo para aqueles que cumprirem carência mínima de 12 meses, que forem considerados pela junta médica do INSS como total e permanentemente incapazes e estiverem no período de qualidade de segurado.

No caso de acidente de qualquer natureza ou doença no trabalho, a carência é liberada. O mesmo vale para aqueles que desenvolverem doenças graves de caráter irreversível e incapacitante, conforme disposto pelo Ministério da Saúde, do Trabalho e Previdência.

Quais são os possíveis resultados das aposentadorias?

O pedido da aposentadoria ou de qualquer benefício previdenciário não é uma garantia de sua emissão. É preciso observar aos critérios de cada espécie.

Portanto, o resultado da aposentadoria pode ser deferido ou indeferido. Saiba o que isso significa, na prática, e entenda o que fazer diante de cada uma dessas circunstâncias.

Pedido deferido

No momento em que o benefício é deferido, ou seja, concedido (aceito), quer dizer que o solicitante está apto e autorizado a receber o benefício solicitado.

Neste momento, é fundamental fazer uma análise de todas as informações presentes na Carta de Concessão, especialmente em relação ao valor liberado. 

Durante a análise do requerimento, pode ocorrer do INSS deixar de considerar, por exemplo, algum período ou salário de contribuição. Nesse caso, será necessário entrar com um pedido de revisão da aposentadoria demonstrando que houve erros no cálculo do seu benefício.

Pedido indeferido INSS

O INSS pode negar ou indeferir o pedido de aposentadoria por diversos motivos. De modo geral, isso acontece por falta do tempo de contribuição no momento em que o pedido foi enviado à instituição ou até mesmo pela falta de reconhecimento de atividade especial ou inconsistências de dados no CNIS.

Leia também: O que é e como emitir o extrato da Previdência Social?

Nesse sentido, é indispensável analisar os motivos pelos quais o INSS negou o pedido. Para isso, basta conferir no relatório emitido ou solicitar uma cópia do processo.

O próximo passo, é entrar com um recurso administrativo – dentro do prazo de 30 dias corridos a contar da data do recebimento da carta informando o seu indeferimento – ou uma ação judicial. 

O pedido do recurso é para reavaliação do processo, levando em conta os apontamentos de possíveis falhas cometidas na análise.

No caso dos recursos judiciais, o beneficiário terá uma chance maior de deferimento, tendo em vista que o juiz responsável pelo caso fará uma análise minuciosa, solicitando documentos comprobatórios e até mesmo ouvindo testemunhas que corroborem com a versão do solicitante.

Se aceito, ou seja, se o resultado da aposentadoria for alterado após a reavaliação, o segurado terá direito aos pagamentos devidos, retroativos à data de entrada do pedido no INSS.

Quanto tempo demora para saírem os resultados da aposentadoria?

De acordo com a legislação, o INSS tem até 30 dias para responder sobre o resultado de um benefício. Entretanto, esse prazo pode ser prorrogado, uma vez, por mais 30 dias. Caso seja descumprido e o prazo seja superior, o interessado poderá entrar com um pedido na Justiça.

Vale destacar que, em caso de aposentadorias deferidas após 30 dias, serão garantidos os pagamentos retroativos. Além disso, após 45 dias de atraso, as parcelas deverão sofrer uma correção de acordo com a inflação no mesmo período.

Tendo em vista que muitos pedidos estão em atraso, é natural que as respostas aconteçam de forma variável, portanto, é possível que demore mais ou menos tempo para saber o resultado da aposentadoria.

Por isso, mais uma vez, é muito importante acompanhar o processo. Como é online, as atualizações são mais rápidas. Consulte o resultado da aposentadoria pelo Meu INSS agora!


Se você é Beneficiário INSS e não quer perder mais nenhuma informação relevante, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp. Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.

Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.