O que é Crédito Consignado? Descubra todas as suas vantagens agora

O crédito consignado é um meio simples e seguro para obter crédito. Com planos mais baratos e flexíveis, essa modalidade têm proporcionado muitas oportunidades a quem precisa de dinheiro e boas condições.

Saiba o que é, como funciona e como garantir as melhores condições para o seu bolso!

O crédito consignado é a modalidade de crédito pessoal em que o valor das parcelas é descontado automaticamente, direto no contracheque ou benefício INSS.

É tido como uma das melhores opções pra quem precisa de dinheiro no curto prazo. Com menores taxas de juros, o crédito pode ser utilizado para diversas finalidades. 

O crédito pode ser obtido em bancos ou instituições financeiras no valor limite de 35% do valor mensal do salário, aposentadoria ou pensão. Esse valor é conhecido como margem consignável.

Desse valor, 5% deve ser utilizado exclusivamente através de um cartão de crédito específico.

Assim, se uma pessoa tem um rendimento mensal de R$ 5.000,00 líquido, por exemplo, pode comprometer mensalmente no máximo R$ 1.200,00 com um ou mais contratos de empréstimos consignados.

Como o Empréstimo Consignado surgiu?

Visando diminuir o endividamento dos Trabalhadores, Aposentados e Servidores Públicos através de uma forma de financiamento com juros mais baixos, a Medida Provisória nº 130/2.003, foi anunciada durante o mandato do Presidente Lula.

Além de definir as regras gerais para a concessão, essa medida também deu origem a Lei 10.820/2.003 – que é referência neste assunto.

Desde então, o consignado passou por diversas revisões e aprimoramentos tendo se tornado cada vez mais popular. Justamente por se tratar de um empréstimo menos burocrático e mais barato que os demais.

Confira o comparativo com outras modalidades.

Qual é a taxa de juros do Empréstimo Consignado?

O consignado é a opção de crédito pessoal mais barata de todas. É em média, cerca de dez vezes mais barato que outros tipos de empréstimos, como o cartão de crédito e o cheque especial.  

Loading...

A garantia do pagamento que as instituições financeiras têm, pelo pagamento da parcela ser descontado em sua folha de pagamento, no seu salário, é um dos fatores  que contribuem para que a taxa de juros seja menor.
Isso porque se sabe que os juros tem a ver com o tamanho do risco de quem empresta o recurso.

Assim, pode se dizer que empréstimos com desconto em folha são mais seguros. Tanto para quem toma o crédito, quanto para quem empresta o dinheiro. Isso porque o pagamento é garantido

Diferente de outras modalidades de crédito, o consignado possui um teto para a taxa de juros. Isso quer dizer, que os bancos têm um limite máximo para repassar ao consumidor.

Esse valor é parte dos custos do contrato, chamado de Custo Efetivo Total (CET). Cada contrato tem, portanto uma CET associada.

Leia também: O que é Custo Efetivo Total (CET)

Quem pode contratar um Empréstimo Consignado?

As categorias elegíveis a contratar consignados são: Aposentados ou Pensionistas INSS, Servidores Públicos, Militares das Forças Armadas e Trabalhadores de Empresas Privadas.

Cada categoria apresenta idades mínimas e prazos de pagamento (ou parcelamento) diferentes. Mas, em geral, é muito fácil obter o crédito.

O consignado também é uma alternativa viável, para pessoas que passaram por algum tipo de aperto ou imprevisto e acabaram, por ventura, com o “nome sujo” e negativados. Não há consulta ao SPC ou SERASA.

Em todos os casos permitidos, é necessário que a instituição ou empresa que paga o benefício ou salário, tenha um convênio com os bancos.

O interessado não precisa ser correntista do banco de interesse. Dessa forma, é possível fazer simulações e avaliar o melhor banco para fazer o empréstimo consignado.

Para contratação esse crédito, geralmente, os documentos necessários são:

  • Documento de identificação com foto (RG ou CNH);
  • CPF;
  • Comprovante de residência
  • Contracheque atualizado ou extrato do INSS. Para Aposentados é necessário também um documento da conta no banco onde o empréstimo vai ser depositado.

Quais são os prazos para pagamento e limite de contratos?

O prazo de pagamento pode chegar a até 96 meses para Servidores Públicos. No caso de Aposentados e Pensionistas do INSS o prazo vai até 72 mesesTrabalhadores de empress privadas pagam em média, em até 48 meses.

A quantidade máxima de empréstimos para beneficiários do INSS foi alterada de seis para nove empréstimos. Servidores Públicos podem tomar quantos empréstimos forem necessários. O limite corresponde a margem disponível. 

Quanto tempo demora para o Empréstimo Consignado cair na conta?

Outra vantagem da modalidade de empréstimo é que o tempo entre a aprovação e o pagamento pode acontecer em horas.

Em uma margem livre ou refinanciamento, o crédito pode entrar na conta do usuário no mesmo dia, se a documentação for entregue e aprovada pelo banco e a averbação ocorrer normalmente.

Leia tambémQuanto tempo demora a liberação do Crédito Consignado?

No caso de portabilidade para outros bancos, operação em que o usuário migra o seu empréstimo para outro banco, o valor pode levar até três semanas. Ainda assim, esta é uma operação que compensa em função da redução da taxa de juros.

Com a averbação, a fonte pagadora do salário (empresa ou instituição pública) ou benefício (Previdência Social) autoriza o desconto mensal das parcelas no contracheque e o dinheiro é então liberado na conta do contratante.

Aproveite para descobrir a sua proposta pré-aprovada para empréstimo ou cartão consignado. Sem sair de casa, em poucos minutos e com as melhores condições pra você! Faça uma simulação online agora!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como funciona o Empréstimo Consignado? Quais as diferenças entre Empréstimo e Empréstimo Consignado?
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de