Como consultar o saldo devedor do Empréstimo Consignado INSS?

Consultar o saldo devedor é muito importante para quem tem um empréstimo em andamento. Aposentados e Pensionistas INSS podem confirmar essas informações, a partir do extrato de empréstimo consignado.

Além de demonstrar todos os contratos, ainda pode ajudar o tomador a tomar melhores decisões financeiras.

Entretanto, essa não é a única opção. Para consultar o saldo devedor do consignado INSS, o titular pode:

  1. Acessar o extrato de empréstimo consignado pelo Meu INSS;
  2. Se informar direto no banco emissor do contrato.

Em outras épocas, beneficiários do INSS precisavam se dirigir até um posto de Atendimento da Previdência Social para realizar consultas. Contudo, a partir do surgimento de novas tecnologias houve um avanço considerável em diversos setores, incluindo mudanças para facilitar o acesso a essa informação.

Ficou em dúvida e não sabe como consultar o seu saldo devedor? Então, não se preocupe! Vamos te explicar todos os passos em detalhes e ainda a importância dessa consulta. Confira!

Conheça as formas para consultar o saldo devedor

Beneficiários do INSS podem acessar os dados, fazer consultas ou solicitar diversos serviços por meio do portal “Meu INSS”. Contudo, para isso é necessário fazer um cadastramento prévio.

Leia também: O que é e como acessar o “Meu INSS”?

Além disso, o interessado pode solicitar junto ao banco responsável pelo crédito consignado as informações sobre o seu contrato. Veja, a seguir, mais detalhes sobre cada um desses procedimentos.

1. Consultando o Extrato de Empréstimo Consignado – Meu INSS

Todas as transações realizadas — seja aquelas em andamento ou já concluídas — devem permanecer registradas no sistema para consulta, separadas por benefício.

Dessa forma, o Extrato de Empréstimo Consignado é um documento no qual o tomador pode verificar detalhes dessas operações.

Por meio desse registro, Aposentados e Pensionistas do INSS têm acesso a todas as informações relacionadas ao crédito consignado. É possível, por exemplo, verificar qual a sua margem consignável, quantos contratos existem em andamento, qual o número de parcelas em aberto e demais informações importantes.

Para acesso o extrato do empréstimo consignado pelo Meu INSS, basta:

  1. Logar na conta do Meu INSS;
  2. Acessar a aba Extrato de Empréstimo Consignado (menu lateral).
  3. Pronto. Basta conferir as informações na tela ou imprimir.

Faça login no Portal Meu INSS

Como destacamos anteriormente, caso esta seja a sua primeira visita ao site, será necessário fazer um cadastramento.

Acesse o menu “Extrato de Empréstimo Consignado”

Após realizar o cadastro no passo anterior e ter acesso ao seu painel de controle, basta navegar pelo menu à esquerda e acessar a guia de extrato.

 

Por meio dela, você poderá fazer uma consulta simples do valor das parcelas, prazos de pagamento, descontos do benefício e a margem consignável disponível.

Caso exista mais de um benefício ativo e algum já tenha sido cessado, é necessário clicar no ativo, para ter as informações atualizadas.

Além de visualizar as informações disponibilizadas e detalhadas sobre todos os contratos de empréstimo consignado já realizados, caso queira, você também poderá imprimir o seu extrato completo.

2. Solicitando o saldo devedor no Banco

Consultar o seu extrato por meio da instituição consignatária também é muito simples. Basta ao tomador acessar o site do Banco responsável pelo seu contrato e acessar a sua conta por meio do Internet Banking.

Em sua “home”, é preciso procurar pela opção que geralmente está denominada como “Empréstimos”.  Por se tratar de um empréstimo pessoal, é necessário filtrar as opções que podem aparecer na tela. 

Ir presencialmente a uma agência também pode ser uma alternativa. As centrais de atendimento telefônico também podem ajudar nessa consulta, entretanto, é preciso confirmar algumas informações pessoais e sobre o(s) contrato(s) ativo(s), antes de ter acesso ao saldo devedor, por questão de segurança.

Por que é importante saber o valor do saldo devedor?

Deter as informações do saldo devedor é uma importante prerrogativa dos Aposentados e Pensionistas do INSS.

Por meio da análise desses dados, é possível garantir que os descontos estão realmente dentro do limite contratado, evitar fraudes e uma série de outras situações.

Veja, a seguir, porque é importante consultar o valor do seu saldo devedor por meio do extrato.

Saber o(s) contrato(s) vigentes e valor(es) devidos

Por meio do extrato do empréstimo consignado para beneficiários do INSS é possível obter inputs para decisões financeiras importantes. Vale lembrar que além da margem consignável, o interessado não pode contrair mais de 9 contratos simultâneos.

Dessa forma, analisar o número de empréstimos em andamento bem como os valores que são devidos pode ser bastante útil para conseguir um novo crédito. Se necessário, o o Aposentado ou Pensionista tem a oportunidade de negociar o valor em aberto com outras instituições com créditos mais acessíveis, através da portabilidade da dívida.

Com isso, existe a possibilidade de liberação da margem consignável, ou seja, limite maior para uma nova contratação, quando necessário.

Saber o valor da margem consignável atual

A margem consignável é um dispositivo criado para evitar o superendividamento por parte dos tomadores de empréstimos consignados. Atualmente, esse valor é de 35% sobre o rendimento líquido mensal. 30% são destinados a empréstimos e 5% para o cartão de crédito consignado.

Como a modalidade se caracteriza pelo desconto automático das parcelas do benefício, conhecer esse valor certamente ajudará no planejamento financeiro.

Leia tambémO que é margem consignável? 

Para contratar um novo empréstimo consignado é imprescindível dispor de margem consignável livre. Dessa forma, ao consultar o saldo devedor por meio do extrato, Aposentados e Pensionistas podem conhecer quantas parcelas ainda faltam para quitar a dívida atual.

Planejar um novo Empréstimo Consignado

Sabendo, portanto, o valor da(s) dívida(s) atual(ais) fica muito mais fácil entender o fluxo financeiro. Saber em quanto tempo o contrato será quitado, seu valor final e ainda quanto há de margem disponível, evita fazer novas dívidas sem necessidade.

Ou, ainda, pode fazer com que se repense em uma forma de saldar o valor aberto. Para isso, duas alternativas bem comuns são a portabilidade de crédito e o refinanciamento.

É possível fazer a quitação antecipada do Empréstimo Consignado?

A quitação antecipada do empréstimo consignado é uma dúvida muito comum. Quem deseja antecipar o pagamento pode, por exemplo, obter um desconto e pagar um valor ainda menor.

De modo geral, o cliente que possui um empréstimo em andamento e dispor de recursos suficientes para negociar a quitação total da dívida, pode sim fazê-lo. De forma total ou parcial.

Então, viu como é fácil saber o valor do saldo devedor do seu consignado INSS? Não deixe de conferir essas informações. Faça decisões financeiras mais inteligentes. 

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

NEWS | Prova de vida INSS: você precisa mesmo fazer? Extinção da dívida por morte: como fica o Empréstimo Consignado?
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de