A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 13, prorrogar o prazo para declarar o IRPF 2021. A data inicial fixada pela Receita Federal foi prorrogada no Legislativo para 31 de julho de 2021.
A prorrogação leva em conta o estágio avançado da pandemia da covid-19. Busca-se, assim, evitar a formação de aglomerações nos estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional para procederem com a declaração do IRPF.
Destaques da notícia:
- Congresso aprova prorrogação do prazo da declaração do IRPF 2021.
- Prazo dos contribuintes passaria de 30 de abril para 31 de julho.
- Projeto aprovado não altera o calendário de restituições do IRPF 2021.
- Texto ainda precisa ser sancionado.
Prazo para declarar o IRPF 2021
Quando divulgou as regras do IRPF 2021 a Receita Federal havia fixado o prazo de 30 de abril como data limite para que os contribuintes pudessem realizar e transmitir a declaração relativa ao ano-exercício de 2020.
Mas já na última segunda-feira, 12, o próprio órgão tributário resolveu estender o prazo, por meio de ato administrativo, para 31 de maio, assegurando um mês a mais de prazo para os contribuintes.
Em paralelo, no entanto, tramitava no Congresso o Projeto de Lei (PL 639/21) adiando o prazo para declarar o IRPF 2021 para o dia 31 de julho deste ano. Após passar pela Câmara, o PL foi aprovado no Senado Federal em votação simbólica.
Porém, como o texto-base foi alterado, ele ainda precisava ser analisado novamente pelos deputados federais. No Senado foi incluída emenda para limitar a seis mensalidades o parcelamento do IR devido, para que a arrecadação do imposto de renda não se estenda para o ano que vem.
A emenda é resultado de um pedido do governo federal, que alegou que o país poderia perder arrecadação de até R$ 13 bilhões no Orçamento de 2021 se o parcelamento pudesse chegar até os primeiros meses do ano que vem.
Prazo para vencimento de parcelas de imposto devido
Na análise da emenda, a Câmara aprovou a alteração, limitando a dezembro de 2021 o último mês de vencimento de parcelas de imposto a pagar eventualmente apurado na declaração.
Segundo o texto, o imposto a pagar poderá ser feito em, no máximo, seis parcelas, mas quem entregar no último dia terá apenas cinco meses para dividir o tributo a pagar.



Confira diversos produtos consignados.
Calendário de restituição
O projeto aprovado pelo Congresso Nacional não altera o cronograma de restituição do IRPF 2021.
Dessa forma, os contribuintes que entregarem a declaração com antecedência poderão receber a restituição já a partir de 31 de maio de 2021.
Leia também: Quando começa a restituição do Imposto de Renda 2021?
Quem contratou empréstimo consignado no ano passado deve declarar a dívida?
A resposta é sim: empréstimos acima de R$ 5 mil devem ser informados na declaração do IRPF 2021.
Tanto aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) quanto servidores públicos precisarão de seus respectivos informes de rendimento para preencher corretamente a declaração anual do IRPF 2021.
Neste artigo há em detalhes como consultar o informe de rendimentos tanto para INSS quanto para SIAPE (servidor público federal).
Quem deixar de fazer a declaração ou perder o prazo para a transmissão da declaração do IRPF 2021 estará sujeito ao pagamento de multas e outras implicações.
No blog da bxblue você encontra mais informações sobre a declaração do IRPF 2021. Acompanhe!
A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas clicando aqui.