Selos de confiabilidade: o que são e como obter

selos de confiabilidade - símbolos de ouro, prata e bronze

Publicado em: 16/11/2021

Os selos de confiabilidade são uma forma de autenticação para proteção de dados e parte crucial no acesso a diversos serviços digitais públicos, como o gov.br, Meu INSS e SouGov, pois permitem controlar o acesso às funcionalidades mais críticas, como aquelas que envolvem pagamentos e dados sensíveis dos usuários das plataformas digitais.

Os níveis de autenticação são adquiridos de acordo com as etapas de verificação da conta cadastrada. Assim, os chamados selos de confiabilidade demonstram o nível de segurança adquirido pelo usuário do serviço digital.

Os diversos selos de confiabilidade permitem às pessoas terem três opções de níveis de autenticação, sendo eles: Ouro, Prata e Bronze. A seguir, confira mais detalhes sobre os selos.

Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos sobre serviços digitais
Erro ao enviar, tente novamente.

Selos de confiabilidade

Cada um dos selos de confiabilidade permite níveis de acesso às contas governamentais e, consequentemente, às informações dos usuários. Descubra o que são e como estes funcionam.

Nível Ouro

O nível de confiabilidade Ouro é o mais elevado nos níveis de autenticação. Ele garante a comprovação de identidade e o usuário tem direito a qualquer serviço disponibilizado na página do e-CAC, ou seja, qualquer opção disponível na página pode ser acessada pelo usuário com o selo ouro de autenticação.

No nível Ouro o usuário conta com o Selo de Validação Facial, portanto, há uma validação por meio de biometria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Além disso, há também o Selo Certificado Digital, que é o recebimento de uma validação com certificado.

Nível Prata

O nível Prata permite o acesso a determinados serviços na página do e-CAC, mas não a todos, de modo que se trata de uma autenticação intermediária. Assim como o selo Ouro, o selo Prata também assegura um nível avançado de autenticação para a segurança do usuário.

Para conseguir o nível Prata de autenticação é necessário dirigir-se de forma presencial ao balcão de atendimento de alguma unidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social); há também a validação cadastral junto à instituição bancária da qual o usuário faz parte, via internet banking; outro selo que necessita de biometria é o Selo Validação Facial (CNH) junto ao Denatran. Há ainda a possibilidade de obtê-lo por meio do Selo Servidor da União.

Nível Bronze

O nível Bronze garante um nível básico de segurança. Nesta modalidade o acesso ao portal do e-CAC não é liberado, assim como apenas alguns serviços ficam disponíveis para acesso. Para conseguir o selo de confiabilidade Bronze, o usuário passa apenas por algumas validações mais básicas.

Os selos disponibilizados nessa modalidade consistem na validação do Cadastro de Pessoa Física (o CPF); e também do Selo Previdenciário que pode ser validado junto à Previdência Social.

Quais serviços digitais pedem selos de confiabilidade?

Devido a reclamações em relação a trâmites indevidos em serviços contratados sem que a pessoa os solicitasse, alguns órgãos governamentais instituíram os selos de confiabilidade como parte importante de seu processo de segurança e checagem de dados.

Assim, portais como o Gov.br, o aplicativo e o site do Meu INSS, e também o SouGov, voltado aos servidores públicos federais, condicionam o acesso a determinados serviços digitais ao selo de confiabilidade do usuário.

Gov.br

O acesso ao portal único do governo pode promover a validação cadastral para segurança maior das informações. Assim, aqueles que utilizam o canal devem seguir determinados procedimentos para que os processos ocorram a partir do conhecimento do beneficiário.

Meu INSS

Os servidores e beneficiários do INSS podem fazer a solicitação de validação dos selos de confiabilidade. Essa forma de validação assegura que nenhum trâmite indevido seja feito sem o conhecimento do beneficiário. Desta forma, uma série de informações são solicitadas antes que qualquer processo seja iniciado.

Vale mencionar, inclusive, que recentemente foi alterado o processo de bloqueio e desbloqueio do benefício previdenciário para empréstimo, justamente para dar maior segurança a tais transações e evitar fraudes com consignado.

Aposentados e pensionistas que desejam bloquear ou desbloquear o benefício INSS para empréstimo online pela plataforma Meu INSS ou alterar a forma e local de pagamento, devem ter os níveis prata ou ouro no cadastro do sistema gov.br

SouGov

Por meio do aplicativo SouGov, os servidores ativos, aposentados, pensionistas e beneficiários do Poder Executivo — e também daqueles relacionados ao GDF — acessam diversos serviços relativos à vida funcional SIAPE. A depender do tipo de serviço utilizado, será exigido um selo de confiabilidade diferente.

Como obter cada selo de confiabilidade     

Para obter cada selo de confiabilidade, o cadastrado deve seguir alguns passos. Confira a seguir como funciona:

Ouro

O nível Ouro possui dois certificados que devem ser validados para que se possa assegurar a conta: Selo de Validação Facial e o Selo Certificado Digital. Para cada um deles é necessário seguir um passo a passo.

Selo de Validação Facial:

Imagem: Reprodução
  • No menu ao lado esquerdo da tela, clique na opção “Privacidade”. Em seguida clique na opção “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”;
  • Selecione a opção desejada: Cadastro Valido por Biometria Facial (TSE) ou Cadastro Valido por Biometria Facial (Denatran);
  • Em seguida, clique na opção “Gerar QR Code”; e então em “Obter confiabilidade por validação facial”;
  • O próximo passo é posicionar o rosto dentro da esfera da câmera e tirar a foto. Clique em “Ok” e obtenha o certificado. Assim, a validação por reconhecimento facial está feita.

Selo Certificado Digital

Imagem: Reprodução
  • No lado esquerdo, clique em “Privacidade” para alterar o que se deseja. Nessa opção, clique em “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”;
Imagem: Reprodução
  • A opção a seguir é “Cadastro validado por certificado digital”. Assim, o site direciona para o Certificado Digital de Pessoa Física.
  • Clique na opção “Adquirir Confiabilidade com Certificado Digital” e pronto: está feito o cadastrado do Selo de Certificado Digital de Pessoa Física.

Prata

Para a obtenção dos selos Selo de Servidor da União e o Selo de Validação Facial, basta seguir o passo a passo informado acima. O terceiro Selo diz respeito às instituições financeiras (internet banking) sendo necessário, portanto, acessar os respectivos sites dessas instituições.

Bronze

O nível Bronze, como foi dito acima, é o mais básico. Assim, no momento da validação do cadastro, o cidadão adquire o Selo Básico. O Selo Previdenciário, por sua vez, deve ser solicitado junto ao balcão de alguma agência do INSS.

Como saber o seu selo de confiabilidade

A indicação do tipo de selo de confiabilidade consta na página de acesso do usuário. Assim, cada cadastrado pode acessar a página própria do serviço digital e verificar as formas de validação cadastral e também os níveis alcançados.

Quais os selos de confiabilidade que envolvem empréstimo consignado?

Todos os selos de confiabilidade que asseguram os níveis de autenticação Ouro, Prata ou Bronze buscam garantir a segurança dos serviços digitais contra fraudes e vazamentos dos dados cadastrais.

No entanto, como verificado, os níveis mais altos (Ouro e Prata) dão maior segurança pois exigem selos de confiabilidade com pré-requisitos diversificados. Assim, de forma resumida, quanto mais alto o nível, mais segura estará a conta.

INSS

Os servidores e beneficiários do INSS podem se beneficiar das validações feitas por meio do balcão das agências. Assim, essa validação já está presente no nível Bronze. Os níveis Prata e Ouro apenas aumentam a segurança por meio de biometria e validação facial, tecnologias que fornecem maior confiança na validação de serviços e solicitações. Por isso, sem os níveis Ouro ou Prata, não é possível bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado.

Servidores públicos

Os servidores públicos podem se beneficiar do selo assegurado pelo nível Prata, uma vez que há o Selo Servidor da União. Sem os níveis Prata ou Ouro na conta gov.br, não é possível conectar e usufruir dos serviços do SouGov, incluindo aqueles relativos às consignações.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da bxblue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.