Senha INSS: saiba como criar a sua em 4 passos pela internet

Descubra o passo a passo para criar a sua senha INSS e como acessar virtualmente o Meu INSS e o aplicativo Meu INSS, online.

senha inss - pessoa utilizando celular, inserindo senha

Quem precisa acessar o menu de serviços gratuitos oferecidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que oferece uma série de consultas e agendamentos virtuais por meio da internet, precisa criar uma senha de acesso. A vantagem é que criar a senha INSS ou senha do INSS é um processo muito simples e rápido.

Preparamos um guia completo e detalhado com as principais informações necessárias para realizar o seu cadastro no Meu INSS e assim ter acesso aos serviços disponíveis, sem que haja necessidade de ir presencialmente a uma agência da Previdência Social. Confira!

Tipos de senha INSS

Quais são as senhas do INSS que preciso saber?

O contribuintes do Regime Geral de Previdência Social tem à sua disposição uma plataforma digital completa de consulta e requerimentos de serviços previdenciários: o Meu INSS.

Para acessar essa plataforma online, via site ou aplicativo, o cidadão e/ou segurado deve dispor de uma senha de acesso – que permitirá a identificação para os serviços autenticados.

Aqueles beneficiários que recebem por meio do cartão magnético também devem criar uma senha para saque na instituição pagadora.

Portanto, existem diferentes tipos de senhas INSS como:

  1. Senha de acesso ao Meu INSS;
  2. Senha para saque do benefício;
  3. Senha do cartão magnético;
  4. Outras.

Veja em detalhes, cada uma das opções, a seguir.

1 – Senha de acesso ao Meu INSS

Em razão dos recorrentes avanços tecnológicos, muitas facilidades foram desenvolvidas com o suporte da internet.

Sendo assim, é muito comum que as pessoas utilizem os serviços digitais do órgão através do computador, tablet ou smartphones, abandonando a necessidade de ir até uma agência física.

Para realizar consultas, agendamentos e verificar informações previdenciárias importantes, no entanto, é necessário o cadastramento prévio, já que o perfil digital está atrelado ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) de cada titular e a um login único do Meu INSS.

A senha do site é a mesma para acesso ao app Meu INSS, aplicativo oficial que traz as mesmas alternativas de atendimento à distância.

2 – Senha para saque do benefício

Todo segurado deve indicar uma conta bancária (de mesma titularidade) para que o dinheiro do benefício regular ou do décimo terceiro salário sejam creditados mensalmente.

A data de pagamento varia conforme o número final do benefício e o valor recebido (se um salário mínimo ou acima deste valor).

Tanto os saques quanto a movimentação online, daqueles que optaram pelo uso do internet banking ou de aplicativos bancários depende do uso de uma senha – que pode ser comum ou não.

Na prática, após ter a carta de concessão do benefício previdenciário, o segurado deve se dirigir até uma agência bancária e realizar o cadastramento, em caso de nova conta bancária.

3 – Senha do cartão magnético

Quem não tem uma conta bancária pode receber a aposentadoria, pensão ou auxílio via cartão magnético. Por questão de segurança, o débito ou os saques dos valores recebidos só são confirmados mediante a informação da senha.

Essa senha é pessoal e instransferível e não deve ser criada com base em dados óbvios como: data de aniversário, ano de nascimento ou números de fácil identificação.

4 – Outras senhas

Eventualmente os aposentados e pensionistas terão outras senhas – para as quais devem ter o mesmo cuidado. Essa lista pode ser composta por aplicativos financeiros, sistemas de gestão financeira, entre outros.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como criar a senha INSS para internet?

A senha do INSS foi alterada para o login único do governo federal. Isso quer dizer que todos os cidadãos e segurados que ainda não tem, devem criar sua conta gov.br.

A unificação dos cadastros permite ainda acesso a diversos serviços digitais como: emissão ou consulta a carteira de trabalho, CNH Digital, solicitação de seguro-desemprego e auxílio emergencial, por exemplo.

A criação ou atualização da senha INSS pode ser feita a distância e pelo autoatendimento, ou seja, sem necessidade de se deslocar até uma agência da Previdência Social.

Veja agora como criar a sua senha:

4 passos para criar a senha INSS para site ou aplicativo

Com mais de 90 serviços digitais gratuitos, pelo Meu INSS os internautas podem verificar extratos previdenciários, comprovantes de pagamento de benefícios e muito mais.

O cadastro é bem simples e pode ser iniciado e concluído também pela internet, em poucos passos:

Confira: Como fazer a atualização de dados cadastrais do beneficiário no INSS?

1 – Crie sua conta gov.br

O primeiro passo para obter a senha do INSS é criar a conta gov.br. Para isso, existem duas opções: entrar direto no site do Meu INSS (gov.br/meuinss) ou no acessoGOV.

bxblue - tela inicial Meu INSS entrar, login
Fonte: reprodução Meu INSS

Usuários novos ou não cadastrados devem entrar nessa opção e dar sequência no cadastro. Em seguida, é preciso escolher um dos métodos de cadastro entre:

  • Número do CPF;
  • Login com QR Code;
  • Bancos credenciados;
  • Certificado digital;
  • Certificado digital em nuvem.
bxblue - meu inss, opções de acesso, login INSS
Fonte: reprodução Meu INSS e gov.br

A depender do meio selecionado, serão solicitados alguns dados pessoais como CPF e nome completo, para sequência do cadastro, como no exemplo a seguir.

2 – Valide suas informações

A conta única do gov.br cruza diversas informações cadastrais para as validações. Ao ser perguntado e/ou ao ter que confirmar essas informações é muito importante conferir tudo para evitar erros.

Fonte: reprodução Meu INSS e gov.br

A autenticação via internet banking exigirá outra validação. Neste método a conexão ocorre via bancos credenciados, ou seja, onde o cidadão tem conta bancária.

3 – Habilite seu cadastro

A próxima etapa da criação de senha INSS é a habilitação do cadastro na plataforma gov.Br. Para tanto, a confirmação pode ser enviada e-mail ou SMS.

Fonte: reprodução Meu INSS e gov.br

4 – Crie sua senha de acesso

Depois de validar o cadastro através do link enviado por e-mail ou SMS, o interessado deverá criar uma senha pessoal e segura composta por 12 caracteres entre letras maiúsculas e minúsculas, números e/ou símbolos especiais, de modo a torná-la mais forte e, consequentemente, menos suscetível a fraude e golpes.

Meu INSS - cadastro de senha
Fonte: reprodução Meu INSS e gov.br

Assim que criada, a senha já pode ser utilizada no site ou aplicativo Meu INSS ou em qualquer outro serviço digital do governo federal.

Alteração de senhas

É muito comum que os usuários percam ou esqueçam a senha registrada. Neste caso, é indicado solicitar a recuperação da senha.

Nem todos os atendimentos para resolução dos acessos ocorrerá remotamente. Para recuperar a senha do cartão de saque, o correntista deve contatar a instituição bancária pagadora e se informar sobre o procedimento correto.

No entanto, a recuperação da senha do Meu INSS pode ser solicitada online:

  1. Acesse o Meu INSS e entre na opção “Entrar com gov.br”, já na tela inicial;
  2. Clique no botão “Avançar” e em seguida em “Esqueci minha senha”;
  3. Na tela de recuperação de conta, clique em “Não sou um robô” e novamente em “Avançar”;
  4. Escolha uma das opções disponíveis para gerar a nova senha da conta gov.br.

O resgate da credencial, ou seja, a recuperação da senha pode ser feita através do e-mail ou telefones que constam no cadastro, via biometria facial ou pelo internet banking.

Principais dúvidas respondidas sobre a senha INSS

Confira as respostas para as dúvidas comuns em relação ao cadastrou ou senha INSS ou do Meu INSS:

Como conseguir senha do INSS?

O pedido da senha digital para entrar no site ou aplicativo pode ser feito online pelo próprio titular do benefício ou pelos demais cidadãos que ainda não têm benefício emitido mas querem ou precisam consultar informações previdenciárias de forma rápida e fácil.

O que é a senha do INSS?

É a autenticação necessária para acesso aos serviços da Previdência Social.

Para que serve a senha do Meu INSS?

Determinados serviços da Previdência Social só podem ser solitados por quem já é beneficiário. Neste caso, é preciso identificar de quem se trata.

A senha ou login do INSS certificam que o usuário está cadastrado na base e ajuda a localizar históricos, extratos e outros dados de contribuição, pagamento, entre outros.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da BX Blue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado