Serviços do SouGov: veja o que está disponível no aplicativo e na web

serviços do sougov - bancada com computador, celular e café

Publicado em: 13/10/2021

Os serviços do SouGov vieram para facilitar a vida dos servidores públicos federais, aposentados e pensionistas da União. Desse modo, a partir da plataforma digital, é possível acessar dezenas de atendimentos de gestão de RH, tanto pelo celular ou tablet quanto pelo computador.

Antes da criação dessa interface, as várias modalidades de assistência funcional dos servidores SIAPE ficavam espalhadas em diversos sistemas e formatos, inclusive via atendimento presencial. Agora, porém, os usuários podem resolver quase tudo por esse canal digital único.

Entenda os principais detalhes sobre o programa SouGov e se atualize acerca dos serviços do SouGov que já estão disponíveis, tanto na versão do aplicativo quanto na versão web.

Inscreva-se para receber as todas as novidades do SouGov
Erro ao enviar, tente novamente.

O que é o SouGov e quais são as suas versões?

O SouGov é uma plataforma digital para atendimentos ligados ao cotidiano funcional dos servidores federais ativos e inativos, bem como pensionistas do Poder Executivo federal. Além disso, esse ambiente virtual possui duas versões: o SouGov aplicativo e o SouGov web.

Confira as principais características de cada um.

SouGov App

Para usar o aplicativo SouGov, é necessário fazer o download da ferramenta. Para efetuar esse processo, o usuário deve acessar a App Store (para celulares da Apple) ou Play Store (para smartphones com sistema Android).

Depois de baixar o app, a pessoa deve se cadastrar no sistema usando seus dados da conta gov.br. Se o interessado não tiver inscrito nesta última plataforma, basta acessar a página “Criar sua conta no Gov.br“.

SouGov Web

Por sua vez, o SouGov Web é um site que permite as mesmas funcionalidades do aplicativo. Desse modo, ele pode ser utilizado de qualquer dispositivo sem precisar baixar o programa, ao contrário do que acontece com o app. Basta ter internet disponível para entrar e aproveitar as suas funcionalidades.

O que são os serviços do SouGov?

Os serviços do SouGov são aqueles associados à Gestão de Pessoas. Dessa forma, tem-se como exemplos o envio de atestado médico, pedidos de auxílio-transporte, solicitação de licença-maternidade etc.

Cabe lembrar que a criação dessa solução de tecnologia faz parte de um projeto maior de modernização da infraestrutura de TI da APF (Administração Pública Federal).

Quem pode usufruir dos serviços do SouGov?

O SouGov é uma interface especialmente desenvolvida para melhorar o dia a dia de servidores ativos, aposentados e pensionistas da União. Mais de 1,3 milhão de usuários têm direito a usar a ferramenta, seja pelo SouGov app, seja pelo SouGov web.

Os 28 atendimentos do SouGov podem ser feitos tanto pela versão do aplicativo como por meio do portal.

Confira abaixo quais são esses serviços:

  1. Cadastro de plano de saúde (assistência à saúde suplementar);
  2. Envio de atestado médico;
  3. Liberação de empréstimo consignado;
  4. Autorização ou não ao acesso da Administração à Declaração do IRPF;
  5. Vale-transporte;
  6. Inclusão no banco de talentos;
  7. Modificações cadastrais;
  8. Emissão da carteira funcional;
  9. Chatbot (canal de atendimento ao usuário por meio de assistente virtual);
  10. Central de Mensagens;
  11. Comprovante de rendimentos;
  12. Consulta a afastamentos;
  13. Consulta à autorização — com possibilidade de cancelamento e reativação;
  14. Consulta a contratos e anuência para contratos de empréstimos consignados;
  15. Pesquisa de dados funcionais;
  16. Verificação do extrato de consignações;
  17. Consulta a férias;
  18. Averiguação de pendências no cadastro;
  19. Extrato de pagamento de pensão alimentícia;
  20. Pesquisa de dependentes;
  21. Contracheque;
  22. Modificação e inserção de dados pessoais;
  23. Ficha Financeira anual;
  24. Licenças adotante, gestante e paternidade;
  25. Endereços de unidades de gestão de pessoas;
  26. Prévia do contracheque;
  27. Estimativa do 13º Salário;
  28. Prova de vida SIAPE (confirma o status e a validade e emite o comprovante de cumprimento da obrigação).

Como acessar os principais serviços do SouGov?

Os tipos de serviços do SouGov variam de acordo com o perfil do usuário e do atendimento. Dessa forma, existem quatro grandes grupos de serviços:

  1. Atendimento de funcionários públicos da ativa;
  2. Assistência para aposentados e pensionistas;
  3. Consignações;
  4. Solicitações.

Acompanhe os detalhes de cada um dos conjuntos de atendimentos citados.

1. Servidores públicos ativos

Para os servidores da ativa estão disponíveis 20 serviços diferentes pela interface. Alguns atendimentos envolvem informação sobre os salários. Outros dizem respeito à regularização cadastral. Mas não é só isso: existem diversas espécies de consultas.

Veja abaixo alguns dos destaques para esse público.

Contracheque

O contracheque do servidor público federal, aposentado ou pensionista pode ser consultado pelo SouGov. Embora esteja na lista de serviços dos funcionários da ativa, esse atendimento também aparece na lista dos inativos. Esse documento, por sua vez, é importante porque reúne dados como valores pagos e descontados dos vencimentos dos servidores.

Outros serviços parecidos que estão acessíveis na ferramenta é a prévia do contracheque e a prévia do 13º salário.

Veja o passo a passo para pesquisar o contracheque no SouGov:

  • Depois de efetuar o login, vá para a aba “Autoatendimento”;
  • Escolha a opção “Consulta/Contracheque”;
  • Selecione o mês desejado;
  • Caso queira, faça o download do arquivo clicando na seta do canto superior à direita.

Comprovantes

Mais uma funcionalidade da plataforma é a pesquisa e a impressão do comprovante de rendimentos e da pensão alimentícia. Para emitir, basta entrar no setor “Autoatendimento” e selecionar o comprovante desejado.

Ficha Financeira Anual

Por sua vez, a Ficha Financeira Anual nada mais é do que um compilado com todos os contracheques referentes a 12 meses. Também é bem fácil achar esse documento no sistema: mais uma vez, o usuário deve entrar no menu “Autoatendimento”. Em seguida, basta clicar em “Ficha Financeira Anual”.

Consultas

Também está na lista de serviços do SouGov os levantamentos de dados profissionais. Assim, o usuário pode pesquisar sobre suas férias, verificar as suas pendências burocráticas, como em caso de pedidos de afastamentos, entre outros.

Para usar essa pesquisa, o caminho é praticamente o mesmo: Login/Página inicial/Menu Autoatendimento/Serviço que quiser pesquisar: férias, quantidade de dependentes, dados funcionais, pendências (inconsistências no cadastro) e modificação de dados.

Encaminhamento de atestado médico

Outra possibilidade para os servidores da ativa é enviar atestado médico pelo SouGov. O procedimento é bem simples: basta fazer uma foto ou baixar o documento em formato PDF.

Após remeter o arquivo ao programa, ele será automaticamente redirecionado ao SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor), órgão responsável por avaliar e oficializar os pareceres médicos.

Alteração de informes bancários e outros dados

Também é outra opção entre os serviços do SouGov a atualização de dados pessoais e bancários. Ou seja, é possível usar a plataforma para renovar registros como telefone, e-mail, endereço etc.

Por falar nisso, é fundamental ter atenção em relação ao e-mail. Isso porque as mensagens de férias, de recuperação de senha e do código para liberar o empréstimo consignado serão remetidas para o e-mail repassado pelo servidor durante sua inscrição na interface.

Acompanhe o passo a passo para alterar os dados:

  • Efetuar a autenticação de usuário;
  • Clicar em “Meu perfil”, botão que aparece logo na página inicial;
  • Depois, apertar “Meus Dados Pessoais” ou “Meus Contatos”. Clicar no ícone da caneta para editar, isto é, mudar os registros necessários;
  • Assim que inseridas as novas informações, selecionar “salvar”.

2. Servidores públicos inativos e pensionistas

Quase todos os serviços para o pessoal da ativa também ficam acessíveis para os aposentados e pensionistas. Evidentemente, há exceções para aqueles atendimentos típicos de quem está no cargo, como licenças e pedido de vale-transporte.

Dessa forma, os inativos conseguem consultar no sistema o contracheque, o 13º salário e também podem mudar seus dados pessoais pelo programa. Contudo, para este público, existe ainda a consulta da prova de vida, que é específica para os aposentados e pensionistas, além de ser obrigatória.

Para quem não se lembra esse é um procedimento anual para comprovar a identidade do beneficiário. Quando a pessoa não realiza no prazo, pode ter sua remuneração bloqueada. Mas, para evitar que isso aconteça, o usuário pode verificar a situação da prova de vida pelo SouGov. Observe como é simples:

  • Entre na plataforma SouGov ou no aplicativo;
  • Coloque o login e senha;
  • Na página inicial, vão aparecer três linhas do lado esquerdo com o nome do programa. Clique nelas;
  • Depois, aperte a alternativa “Prova de vida”.

Em seguida, surgirá na tela o seu status. Veja como interpretar o resultado:

  • Regular: está tudo certo, de modo que o usuário não precisa se preocupar com a prova de vida até que faça aniversário de novo;
  • Pendente: nessa situação, o beneficiário já deve realizar o teste, mas ainda não perdeu o prazo. Para esses casos, aparece a alternativa “Instruções para a prova de vida”. Basta clicar e seguir as recomendações;
  • Atraso: quando a pessoa perde o prazo, surge essa mensagem. Assim como no status “pendente”, é possível ingressar em “Instruções para a prova de vida” para regularizar a sua condição junto ao Siape (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos).

3. Consignações

A plataforma SouGov mantém serviços para empréstimos consignados, tanto para pedir a liberação do financiamento como para consultar os trâmites e os contratos.

Esse atendimento online vale para ativos e inativos. Observe o que está disponível na interface:

  • Liberação do empréstimo consignado;
  • Pesquisa sobre a autorização desses financiamentos;
  • Cancelar e reativar contratos consignados;
  • Examinar contratos e anuências;
  • Visualizar extratos de consignações (o SouGov mostra as operações em aberto e também as já quitadas).

4. Solicitações

Nunca é demais lembrar que alguns direitos dos servidores públicos só são concedidos mediante pedido formal do interessado.  Porém, com o SouGov, agora já é possível protocolizar pelo programa requisições de benefícios como licença-gestante, auxílio-transporte, entre outros.

Para isso, é preciso entrar no programa e ir para “Autoatendimento”. Logo depois, apertar “Solicitações”. A partir daí, é só escolher o serviço. Confira mais dados a seguir:

Cadastro de plano de saúde

Os servidores ativos e inativos podem fazer cadastro de plano de saúde pela plataforma. Assim, eles devem solicitar o benefício de Assistência à Saúde Suplementar.

No caso, trata-se de uma ajuda em forma de ressarcimento ou convênio para serviços de assistência médica, odontológica, psicológica e farmacêutica. Recordando: para usar esse serviço na ferramenta, vá para “Autoatendimento”, depois para “Solicitações” e, por fim, “Assistência à Saúde Suplementar”.

Auxílio-Transporte

Também dá para pedir o auxílio-transporte pelo SouGov. Para esse benefício, o servidor da ativa recebe ajuda de custo para cobrir parte de seus gastos com o deslocamento até o trabalho.

Esse suporte financeiro é para despesas com o transporte coletivo. Mais um dado importante é que o auxílio não se incorpora aos vencimentos. Ou seja, se a pessoa se aposenta ou se afasta, deixa de receber esse valor.

Licença-maternidade e licença-paternidade

Também é possível solicitar a licença-maternidade (até mesmo para as mães adotantes) e a licença-paternidade.

Para as mulheres, o período longe do trabalho é de 180 dias. Para os pais, o benefício é de 20 dias corridos, mas pode ser estendido por mais 15 dias, a pedido do servidor.

Como fazer o cadastro para navegar nos serviços do SouGov?

A entrada no SouGov acontece por meio da conta Gov.br, que já libera o acesso a outros atendimentos online do governo federal.

Contudo, para quem ainda não tem perfil no gov.br, será preciso efetuar a inscrição por lá primeiro. Isso é bem simples de fazer, bastando entrar na página Criar conta Gov.br e seguir as recomendações. Nessa hora, tenha seu CPF em mãos, já que ele será solicitado durante o processo.

Depois de ter a conta elaborada, entre no SouGov — tanto faz se no portal web ou no app — com o mesmo login e a mesma senha do Gov.br.

Pronto: basta procurar o atendimento desejado.

Selos de confiabilidade

As contas do Gov.br (e por consequência o acesso ao SouGov, uma vez que a autenticação de usuário é a mesma) são categorizadas em níveis distintos de segurança, chamados de selos de confiabilidade.

Assim, alguns serviços são disponibilizados apenas para os selos mais avançados, por questões de segurança. Esses rótulos dão maior proteção para a utilização dos serviços digitais do governo federal.

Assim, quanto mais elevado for um selo, maior será a barreira contra fraudes e o uso indevido por terceiros. Na prática, tal mecanismo impede que criminosos ou golpistas se passem por um servidor e executem operações em seu nome, como empréstimos ou alterações em serviços para os cidadãos.

Existem três níveis de autenticação na seguinte ordem crescente de intensidade de proteção: Bronze, Prata e Ouro.

Desse modo, a conta Bronze é a mais baixa, com a menor quantidade de atendimentos liberados. Por sua vez, as contas Prata e Ouro são mais completas, já que exigem procedimentos de identificação funcional de servidores mais rigorosos.

Por exemplo: para alcançar o timbre “Prata”, é preciso passar pelo aval do internet banking (se seu banco for conveniado) ou então efetuar prova de reconhecimento biométrico.

Por sua vez, a conta Ouro requer um certificado digital (e-cpf) ou a aprovação biométrica do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Veja abaixo as opções de identificação aceitas em cada um dos selos de confiabilidade:

Ouro

  • Certificado Digital de Pessoa Física (e-CPF);
  • Validação facial do TSE.

Prata

  • Balcão Presencial (INSS);
  • Internet Banking;
  • Cadastro Básico com Validação em Base de Dados de Servidores Públicos da União;
  • Validação Facial do Denatran: feita quando se expede a Carteira Nacional de Habilitação.

Bronze

  • Cadastro Básico com Validação de Dados Pessoais do Ministério da Economia ou da Receita Federal;
  • Cadastro Básico com Validação de Dados Previdenciários: Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Assim, os serviços do SouGov ajudam o servidor em seu cotidiano, seja ele ativo, seja ele aposentado ou pensionista, de modo seguro.

Além disso, é bom começar a se familiarizar com a plataforma, pois todos os atendimentos ficarão concentrados por lá em um futuro breve – o governo irá agrupar no SouGov todas as funcionalidades dispersas em plataformas como o Sigepe MobileSigepe GestorSigepe Servidor e Pensionista e Sigepe Banco de Talentos.

A expectativa do governo federal é que a interface aglutine todos os atendimentos a partir de fevereiro de 2023, quando o programa deve concentrar 50 tipos diferentes de assistência aos funcionários públicos federais.


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o funcionalismo público, você que é servidor público federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.