Conheça os principais serviços do SouGov para pensionistas Siape

Os serviços SouGov estão disponíveis remotamente para servidores ativos e inativos, incluindo pensionistas Siape. Confira os principais.

Aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal podem, a sua escolha, realizar consultas e agendamentos a uma série de serviços relacionados à vida funcional do servidor.

Por meio do SouGov, pensionistas Siape são capazes, por exemplo, de autorizar o acesso à Declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), solicitar comprovantes de rendimentos e verificar contracheques.

A seguir, conheça os principais serviços do SouGov para ativos e inativos que recebem proventos pelo Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape).

SouGov

O SouGov é uma ferramenta criada pelo governo federal para permitir o acesso aos serviços relacionados à vida funcional dos servidores ativos, inativos e pensionistas (Siape). Vale lembrar que antes esse tipo de acesso se dava por meio dos diferentes canais existentes, tais como:

Após o lançamento do SouGov, todos os serviços — antes distribuídos nesses diferentes canais — estarão concentrados em uma única plataforma. Com isso, os interessados podem consultar e/ou solicitar, pela internet, inúmeras informações e serviços, como:

  • autorização de acesso à declaração do Imposto de Renda;
  • alteração de dados bancários;
  • consulta a comprovantes de rendimentos;
  • contracheques;
  • consignações, entre outros.

Para quem é o SouGov?

No SouGov, os serviços disponíveis se destinam aos servidores ativos, aposentados ou pensionistas do Poder Executivo Federal, incluindo servidores do governo do Distrito Federal — cuja remuneração, pensão e demais proventos são geridos pelo Siape.

Sendo assim, os pensionistas Siape que se enquadram nas categorias listadas poderão acessar os seguintes serviços remotamente:

  1. Autorização de acesso à Declaração do IRPF
  2. Cadastro/alteração de dados bancários
  3. Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF)
  4. Assistente Virtual – Sol (atendimento ao usuário)
  5. Comprovante de rendimentos
  6. Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente)
  7. Contracheque
  8. Dados Pessoais (poderão ser alterados pelo servidor)
  9. Declaração de Aposentadoria
  10. Declaração de Fundamento Legal
  11. Ficha Financeira Anual
  12. Localização de unidade de gestão de pessoas
  13. Prévia de 13º Salário
  14. Prévia de Contracheque
  15. Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização)
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Principais serviços do SouGov para pensionistas Siape

Considerando todos os serviços e solicitações disponíveis no SouGov é possível realizar mais de 40 operações diferentes, incluindo os serviços específicos para pensionistas Siape.

  • Leia mais: Aposentado e servidor: veja como fazer o novo cadastro no Gov.br
  • Abaixo, confira quais são os principais deles e descubra como utilizá-los sem sair de casa.

    Alteração de dados bancários

    O pensionista que eventualmente necessitar alterar a forma de pagamento escolhida para receber o seu benefício deverá fazer a atualização de dados bancários. Dessa forma, sempre que houver a necessidade de trocar o número de uma agência, conta ou até mesmo do cartão magnético, por exemplo, basta utilizar o sistema SouGov.

    Sendo assim, para evitar possíveis atrasos no pagamento do benefício, o primeiro passo é cadastrar o dispositivo. Vale lembrar que este é um quesito importante relacionado a segurança da operação e pode ser efetuado pelo próprio app. Neste caso, o interessado deve:

    • Fazer login no SouGov e, na página inicial do app, selecionar o menu de configurações e, em seguida, tocar em “Segurança”
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    Foto: Reprodução | SouGov
    • Depois, basta tocar na opção “Cadastramento de Dispositivo” e fazer as validações necessárias para concluir o procedimento
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    Foto: Reprodução | SouGov

    Com a autorização feita, o servidor pensionista deve seguir o tutorial abaixo:

    • Na página inicial do app, em “Solicitações”, clique na opção “Dados Bancários”
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    Foto: Reprodução | SouGov
    • Na tela seguinte, verifique as informações atualizadas da conta cadastrada e, se necessário, faça a alteração dos dados da conta em que recebe seu benefício — ou inclua uma nova conta para recebimentos diversos. Lembrando que para realizar esse tipo de alteração, basta tocar no “lápis” ou clicar no botão “adicionar” para inserir uma conta válida. Feito isso, é só clicar em “Próximo”
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    Foto: Reprodução | SouGov
    • Insira um documento de comprovação dos dados bancários para validação das novas informações (neste caso, o documento deve estar em PDF) e, depois, clique novamente em “Próximo”
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    Foto: Reprodução | SouGov
    • Por fim, certifique-se de que todas as informações estão atualizadas. Em caso afirmativo, basta clicar no botão “Confirmar” para concluir o processo e enviar os novos dados bancários para verificação da Unidade de Gestão de Pessoas
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    Foto: Reprodução | SouGov

    Consignações

    O serviço de consignações trata especificamente de uma série de assuntos relacionados à contratação de empréstimo consignado. Nesse sentido, o pensionista Siape pode, por exemplo, dar anuência para o contrato de empréstimo, gerar, consultar ou cancelar a autorização de empréstimo consignado, autorizar, cancelar ou reativar descontos no contracheque e muito mais.

    Dentre os serviços mais comuns, porém, destaca-se a emissão do extrato de consignação. Este documento traz detalhadamente todas as informações relativas ao crédito vigente ou quitado. Portanto, ele basicamente é um demonstrativo que apresenta ao interessado informações como:

    Dessa forma, é possível que os pensionistas possam se organizar melhor financeiramente, além de controlar o orçamento mensal mais de perto. Ademais, o extrato pode ser utilizado como uma ferramenta para prevenir cobranças fraudulentas mediante contrações irregulares ou não autorizadas pelo titular do benefício.

    bxblue - ebook SouGov.Br download

    A seguir, confira o passo a passo completo para consultar o extrato de consignações por meio do SouGov:

    • Acesse o SouGov com a conta gov.br e, em seguida, verifique o vínculo para o qual deseja realizar a consulta, se houver mais de um. Feito isso, o próximo passo é selecionar o menu “Consignações”, disponível na aba de “AutoAtendimento”
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    Foto: Reprodução | SouGov
    • Para tornar a consulta mais rápida e simples, os menus do extrato de consignação foram divididos entre o status de cada um deles, isto é, ativos ou encerrados. Assim, basta selecionar a opção de seu interesse:
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    Foto: Reprodução | SouGov
    • Na sequência, será possível verificar todos os contratos no qual há empréstimos em vigor ou, ainda, as consignações já encerradas:
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    Foto: Reprodução | SouGov

    Autorização de acesso à Declaração do IRPF

    A Autorização de Acesso à Declaração do IRPF é um documento utilizado para permitir que a Controladoria-Geral da União possa consultar as informações da declaração do Imposto de Renda de servidores públicos. Basicamente, ela existe para que se possa analisar o crescimento patrimonial de agentes públicos, bem como coibir práticas ilegais, tais como o enriquecimento ilícito.

    Ainda, é importante ressaltar que conforme estabelecido no Estatuto do Servidor Federal e também pela Lei 8.429/1992, a admissão dos servidores depende da apresentação à Receita Federal da declaração do IRPF e demais proventos, independentemente de sua natureza. Para tanto, a autorização de acesso à Declaração deve ser realizada conforme estabelece o Decreto 10.571/2020.

    Tendo em vista tais requisitos obrigatórios, o pensionista pode fazer a liberação do acesso via SouGov, seguindo os procedimentos destacados abaixo:

    • Em se tratando de um primeiro acesso ao SouGov, será necessário “dar ciência” ao Termo de Uso, uma vez que se trata de um procedimento obrigatório para realizar alguns dos serviços disponíveis remotamente:
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    Foto: Reprodução | SouGov
    • Já para quem utilizou o serviço anteriormente, ao acessar o menu de Autorização de Acesso ao IRPF, poderá ser redirecionado diretamente para a tela de aceite. Lembrando que é possível autorizar imediatamente ou não, bem como decidir-se posteriormente
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    Foto: Reprodução | SouGov
    • Caso opte por autorizar, portanto, o pensionista Siape deve clicar na opção ”Autorizo” e, em seguida, no botão “Confirmar Decisão”
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    Foto: Reprodução | SouGov
    • Contudo, caso deseje realizar a autorização de acesso posteriormente, basta selecionar a opção “Não Autorizo” e confirmar sua decisão:
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    Foto: Reprodução | SouGov

    É válido ressaltar que neste caso, eventualmente o segurado poderá ser notificado para prestar informações referentes à Declaração do Imposto de Renda à CGU. Porém, se mudar de ideia, o pensionista ainda poderá autorizar o procedimento. Basta realizar o passo a passo abaixo:

    • Acesse a tela inicial do SouGov e clique no menu “Meu Perfil”;
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    Foto: Reprodução | SouGov
    • Na tela seguinte, toque na opção “Meus Dados Funcionais” e, depois, selecione a guia “Autorização de Acesso Declaração IRPF”
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    Foto: Reprodução | SouGov
    • Por fim, clique na opção “Autorizo” e, em seguida, em “Confirmar decisão”:
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    Foto: Reprodução | SouGov

    Contracheque

    O servidor ativo ou inativo, incluindo pensionista, pode acessar seu contracheque a fim de verificar a regularidade dos pagamentos, bem como a aplicação de eventuais descontos. Sendo assim, com a digitalização dos serviços relativos à vida funcional do servidor, é possível acessar o documento virtualmente por meio do SouGov.

    Dentre outras vantagens, quando o interessado mantém as notificações ativas em seu celular, é também possível visualizar, dentro de um período específico, a prévia do contracheque.

    Porém, a versão resumida não fica disponível por muito tempo na plataforma, sendo assim, é necessário estar atento às notificações que podem chegar tanto via app quanto no e-mail cadastrado pelo servidor.

    Abaixo, confira todos os detalhes sobre como acessar a prévia do contracheque no SouGov:

    • O primeiro passo é alinhar o vínculo para o qual deseja consultar, quando há mais de um. Para tanto, basta selecionar a associação correspondente via “Órgão – Uorg – Matrícula” como no exemplo a seguir:
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    Foto: Reprodução | SouGov
    • Em seguida, selecione a opção “Consulta Contracheque”, disponível no menu “AutoAtendimento”:
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    Foto: Reprodução | SouGov
    • Na tela seguinte, informe o período para o qual deseja realizar e pronto. Todos os detalhes da remuneração serão exibidos na tela. Vale lembrar que também é possível fazer o download do conteúdo, para tanto, deve-se clicar no ícone disponível no canto superior direito da tela:
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    Foto: Reprodução | SouGov

    Viu como é simples consultar alguns dos principais serviços do SouGov? Por meio da ferramenta, além dos servidores públicos federais ativos e inativos, os pensionistas Siape podem verificar inúmeros serviços em um único canal.


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    Redação BX Blue

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