SIAPE – Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos

Publicado em: 22/09/2020

O SIAPE é parte do dia a dia dos Servidores Públicos. Saber sobre sua origem bem como utilidade prática e avanços desde que surgiu, demonstra também como a tecnologia tem agido a favor da gestão pública e de todos os profissionais vinculados.

Veja agora outros detalhes sobre o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos.

O que é SIAPE?

Conhecido pela sigla SIAPE, o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos é um sistema centralizador que unifica todas as plataformas de gestão da folha de pessoal dos Servidores Públicos Federais.

Surgiu em 1989, mas foi oficializado em 1990 a partir do Decreto 99.328, para que o Governo Federal pudesse ter uma melhor visibilidade sobre os gastos com os pagamentos dos Servidores. Sua missão, no entanto, foi ampliada e tornou a gestão de Recursos Humanos da Administração Pública mais eficiente.

Antes do SIAPE, cada órgão e seu respectivo gestor tinha que gerenciar a própria folha de pagamento. Essas despesas eram encaminhadas ao Tesouro Nacional para avaliação.

Outro ponto importante é que com a informatização via sistema, o número de fraudes foi reduzido. Mas não só isso: a economia de tempo e recursos sempre foram destaques.

Objetivos

  • Atender às unidades de pessoal dos órgãos e entidades no desenvolvimento de suas atividades, com procedimentos padronizados e aplicação uniforme das regras estabelecidas nos atos normativos;
  • Constituir uma base de dados com informações cadastrais e financeiras dos servidores públicos Federais integrantes da base de dados do Siape, para geração e emissão da folha de pagamento unificada e do histórico funcional e financeiro;
  • Prover os mecanismos adequados de controle, acompanhamento e gerenciamento diário, para os órgãos integrantes do sistema;
  • Integrar e compatibilizar as informações disponíveis nos diversos órgãos e entidades participantes do sistema com outros sistemas informatizados do serviço público federal;
  • Assegurar a transparência de números, discriminando quantitativo, distribuição e custo do contingente de servidores públicos civis integrantes do sistema, aos diversos segmentos da sociedade;
  • Permitir, mensalmente, o acompanhamento físico-financeiro do orçamento, a nível analítico e sintético, dos gastos com o pessoal dos órgãos integrantes do sistema.

Para que serve o SIAPE?

O sistema SIAPE era utilizado nacionalmente, sendo um dos principais sistemas da Administração Pública Federal. Ao todo, gerava e processava as folhas de pagamentos, ou seja, os contracheques, de mais de 200 órgãos espalhados pelo país.

De maneira geral, o SIAPE tinha como principais responsabilidades:

  • Enviar as informações referentes aos pagamentos dos Servidores às Unidades Pagadoras (UPAGs) de cada órgão;
  • Garantir a disponibilidade de dados no SIAPEnet (www.siapenet.gov.br), portal online;
  • Enviar os arquivos de crédito para os bancos responsáveis pelos pagamentos mensais.
Antigo portal SIAPEnet

SIAPE e SIGEPE

Até 2017, todos os órgãos públicos que pertencem ao Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (SIPEC), utilizavam o SIAPE.

Depois disso, o SIAPE foi substituído pelo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (SIGEPE).

Popularmente conhecido como um dos sistemas mais utilizados hoje em dia, o SIGEPE tem diferentes módulos para atender diversas necessidades. É utilizado tanto pelos órgãos, quanto pelos próprios Servidores.

Foi criado para ampliar o universo de pessoas atendidas, passando a englobar, além dos Servidores da ativa, os Aposentados e Pensionistas também.

Leia também: SIGEPE Servidor e Pensionista: saiba o que é e como acessar em 2020

Foi criado pelo SERPRO e DATAPREV como uma nova plataforma para assegurar o aumento da produtividade, segurança e transparência nos processos de gestão de pessoas em todos os órgãos do Executivo Federal.

Portanto, o SIAPE e o SIAPENet deram lugar ao SIGEPE Servidor e Pensionista, que pode ser acessado pelo Portal do Servidor (www.gov.br/servidor/pt-br) ou aplicativo de mesmo nome.

SIGEPE Servidor e Pensionista – acesso pelo Portal do Servidor

Acesso ao SIGEPE

Para acessar a plataforma do SIGEPE, o usuário precisa logar no SIGAC.

A identificação é feita a partir do CPF e de uma senha previamente cadastrada.

Funcionalidades do SIGEPE

O SIGEPE funciona basicamente como um histórico online da vida funcional dos Servidores Federais. E isso, desde o ingresso no Serviço Público, até a aposentadoria.

Pelo SIGEPE, os Servidores podem gratuitamente:

  • Consultar a prévia do contracheque para que possa verificar antecipadamente se os lançamentos efetuados estão corretos;
  • Consultar os contracheques dos últimos 12 meses, de forma simplificada e detalhada;
  • Receber notificação (push) quando a prévia, contracheque definitivo e comprovante de rendimentos estiverem disponíveis, assim como quando uma nova consignação for averbada no seu contracheque e uma nova mensagem for recebida na Central de Mensagens;
  • Visualizar gráficos detalhados dos rendimentos e descontos;
  • Consultar dados cadastrais e funcionais, de acordo com o mês selecionado;
  • Enviar o contracheque por e-mail;
  • Realizar a consulta, compartilhamento e impressão dos comprovantes de rendimentos;
  • Avaliar, compartilhar e imprimir o comprovante de pensão alimentícia;
  • Conferir as férias;
  • Consultar margens consignáveis, fazer simulação de consignação e compartilhamento e impressão de extratos e detalhamentos de consignações vigentes e encerradas;
  • Gerar a autorização e consultar a Autorização de Consignatário;
  • Efetuar o cadastramento de dispositivo móvel;
  • Acessar a Central de Mensagens;
  • Acessar por autenticação biométrica (Leitor de Digital);
  • Consultar o detalhamento, compartilhamento e impressão de Rendimentos e Descontos anuais;
  • Consultar a Unidade de Recursos Humanos (UPAG); e
  • Fazer a marcação de férias para os órgãos que utilizam o Férias Web (em breve).

O sistema funciona 24 horas por dia e 7 dias da semana, e é atualizado em tempo real.

Leia também: Serviços SIGEPE: saiba tudo o que você pode fazer online

Uma das vantagens conferidas ao SIAPE, desde então, que é o acesso a informação foi mantido e é um dos pontos que fazem com que o sistema seja muito bem avaliado.

Acesse agora mesmo o SIGEPE e confira todas as vantagens. Tenha tudo o que você precisa, a distância de alguns cliques e na palma da sua mão!


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o Funcionalismo Público, você que é Servidor Público Federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.

Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.