O que é SIGAC/SIGEPE? Saiba como acessar (ATUALIZADO 2021)

Publicado em: 09/04/2019

O SIGAC (Sistema de Gestão de Acesso) do Ministério do Planejamento gerencia o acesso ao SIGEPE Servidor e Pensionista.  Portanto, o SIGEPE é acessado pelo SIGAC.

Pelo SIGEPE Servidor e Pensionista ou SIGEPE mobile, o Servidor Público Federal (SIAPE) pode acessar informações financeiras e sobre consignações. Entre os serviços mais utilizados estão: a consulta a prévia do contracheque, emissão da autorização de consignatária e informe de rendimentos para o Imposto de Renda (IR).

Confira outras dúvidas comuns sobre esse sistema e de que forma pode ajudar em tarefas importantes do dia a dia dos Servidores Públicos e dos beneficiários do Funcionalismo Federal.

14 dúvidas comuns sobre o SIGAC

Aproveitamos para reunir nesse conteúdo, algumas dúvidas recebidas dos nossos leitores:

1 – Qual é a diferença entre o SIGAC e o SIGEPE?

O SIGAC (https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/cassso/login) é a plataforma oficial para acessar o SIGEPE, pelo computador. O SIGEPE mobile pode ser acessado diretamente pelo aplicativo. Ou seja, sem necessidade de acessar o SIGAC, porém, como o mesmo login e senha.

Todos os acessos e serviços são gratuitos e estão disponíveis durante 24 horas, 7 dias por semana, sem interrupção.

2 – Qual é a diferença entre o SIGAC e o SIAPEnet?

O SIAPEnet foi substituído pelo SIGEPE Servidor e Pensionista, versão mais moderna e integrada do sistema. A autenticação do SIGEPE é feita pelo SIGAC.

A sigla SIAPEnet identificava o sistema de acesso às informações armazenadas nas bases de dados do SIAPE, Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos.

3 – Quem pode acessar o Sistema de Gestão de Acesso?

O SIGAC, que permite o ingresso ao SIGEPE, pode ser utilizado por Servidores Públicos Federais ativos, aposentados e pensionistas. Sua autenticação se dá pelo CPF e senha previamente cadastrados.

4 – Qual é o site para acesso ao SIGAC?

Para entrar no Sistema de Gestão de Acesso o usuário pode escolher uma das duas formas:

  1. Pelo Portal do Servidor;
  2. Pelo site direto.

Ao selecionar a primeira opção, o Servidor será redirecionado para o site do SIGAC, clicando em SIGEPE Servidor e Pensionista.

5 – Como criar uma senha no SIGAC?

O novo usuário deve criar uma senha no site. Ao clicar em “Precisa de Ajuda?” e em “Obter acesso”.

A senha é pessoal e intransferível e deve ser utilizada no site e no aplicativo SIGEPE.

6 – Como é feito o desbloqueio de usuário?

A senha inicial do SIGAC/SIGEPE é provisória e deverá ser substituída por uma definitiva. Mas antes, é necessário realizar o desbloqueio do usuário. O processo pode ser feito online, no mesmo site. Basta clicar na opção “Precisa de Ajuda?” e depois em “Desbloqueio de usuário”.

O Servidor deverá informar novamente o CPF e imagem da tela e seguir as instruções. Em poucos minutos o usuário já estará liberado para o primeiro acesso.

7 – Como funciona o primeiro acesso no SIGAC?

Ao entrar no sistema pela primeira vez, é necessário seguir alguns passos. Na própria tela o SIGAC, selecione a opção “primeiro acesso” no menu “Precisa de Ajuda?”.

Em seguida, informe o CPF e a imagem que irá aparecer na tela e depois clique no botão “continuar”. Depois disso, basta seguir as demais instruções.

8 – Como recuperar a senha de acesso?

A senha pode ser recuperada pelo “Esqueci minha senha”, na página inicial do site. O Servidor deverá confirmar algumas informações por questão de segurança.

9 – As senhas do SIGAC/SIGEPE são as mesmas?

Sim. A senha para acesso ao SIGAC/SIGEPE é única. Vale lembrar também que a mesma senha será utilizada no aplicativo. Portanto, em caso de atualização o login será alterado nos dois acessos (site e app).

10 – O contracheque pode ser acessado pelo SIGAC?

O contracheque SIAPE pode ser consultado, salvo e impresso pelo SIGEPE. O titular da conta pode conferir a prévia do contracheque, o contracheque do mês corrente ou ainda os antigos.

O sistema disponibiliza informações e o histórico online desde 2015.

11 – O que fazer em caso de mensagem por erro dos navegadores?

Alguns navegadores podem apresentar mensagens como  “Sua conexão não é particular” ou “Sua conexão não é segura”.

Para solucionar esse problema, o Servidor deve atualizar os certificados dos navegadores, seguindo esses passos:

  • Passo 1: Acessar o endereço: www.iti.gov.br/navegadores;
  • Passo 2: Selecionar o navegador que estiver utilizando;
  • Passo 3: Seguir as instruções apresentadas em tela.

Feito isso, será necessário reiniciar o navegador e acessar novamente o SIGEPE/SIGAC.

Em alguns casos, a mensagem irá aparecer novamente, mas basta clicar na opção “avançado”.

12 – Como fazer a atualização de dados no SIGEPE?

Informações como e-mail, endereço e estado civil podem ser renovadas pelo usuário, pela plataforma. Para que as novas informações sejam válidas é preciso confirmar se foram salvas.

13 – Qual é o telefone do SIGAC?

As principais dúvidas podem ser respondidas no site ou no suporte do próprio aplicativo. Em caso de precisar de ajuda adicional, o Servidor pode ligar para o telefone 0800 978 2328.

14 – Qual é a Política de Privacidade do SIGEPE mobile?

A Política de Privacidade do aplicativo SIGEPE mobile inclui:

  1. As informações de acesso dos usuários do aplicativo SIGEPE mobile poderão ser coletadas, utilizadas para envio de notificações e monitoramento pelas áreas de segurança da informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
  2. Nenhuma informação pessoal do usuário poderá ser compartilhada pela aplicação sob nenhuma circunstância, salvo àquela previstas em legislações específicas.

Agora que você já sabe o que é o SIGAC/SIGEPE, pode acessá-lo com mais tranquilidade.


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