O que é SIGAC/SIGEPE? Veja o que mudará no seu login com o SouGov

SIGAC/SIGEPE - site acesso online

Publicado em: 09/05/2021

Para acessar qualquer uma das plataformas do SIGEPE, até então, todo servidor federal (SIAPE) ou do Governo do Distrito Federal (GDF) tinha que ter obrigatoriamente seu perfil associado ao SIGAC.

Entretanto, isso mudará em breve. Saiba mais sobre o autenticador e as novidades válidas para servidores ativos e beneficiários do funcionalismo federal.

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O que é o SIGAC?

A partir de um login único, o SIGAC – Sistema de Gestão de Acesso do Ministério do Planejamento -, permite acessar:

  1. SIGEPE Servidor e Pensionista (web);
  2. SIGEPE Gestor; e
  3. SIGEPE mobile.

Pelo SIGEPE Servidor e Pensionista ou SIGEPE mobile, o servidor público federal (SIAPE) pode acessar informações financeiras e sobre consignações. Entre os serviços mais utilizados estão: a consulta a prévia do contracheque, emissão da autorização de consignatária e informe de rendimentos para o Imposto de Renda (IRPF).

Os gestores, podem utilizar o SIGEPE Gestor para facilitar rotinas do dia a dia. A flexibilidade no acesso, dá ainda mais agilidade operacional.

Importante: com o lançamento do SouGov, nova plataforma que irá substitutuir o SIGEPE, em breve não será mais possível utilizar esse login. É necessário criar uma conta no Gov.br.

Dúvidas comuns: 14 pricipais dúvidas respondidas sobre o SIGAC

Aproveitamos para reunir neste conteúdo, algumas das principais dúvidas recebidas dos nossos leitores:

1. Será possível logar no SouGov, com a conta do SIGAC?

Não. A autenticação do SouGov acontece com a conta Gov.br. O novo login, chamado de Login Único confere aos titulares acesso mais amplo a todos os serviços digitais do Governo Federal.

2. Qual é a diferença entre o SIGAC e o SIGEPE?

O SIGAC (https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/cassso/login) era a plataforma oficial para acessar o SIGEPE.

Assim, para entrar no sistema o usuário deve primeiro autenticar seu perfil, ou seja, fazer o login no SIGAC.

Fonte: reprodução SIGAC

Como o SIGEPE mobile já foi desativado, no momento o login funciona apenas para acesso ao SIGEPE, versão web. Normalmente, esse ingresso é feito pelo computador.

Já o SIGEPE concentra todos os serviços online e gratuitos disponíveis aos servidores, durante 24 horas, 7 dias por semana, sem interrupção.

Com a migração para o SouGov a expectativa é reunir ainda mais funcionalidades, em um único lugar.

3. Qual é a diferença entre o SIGAC e o SIAPEnet?

O SIAPEnet foi anteriormente substituído pelo SIGEPE Servidor e Pensionista, versão mais moderna e integrada do sistema.

A sigla SIAPEnet identificava o sistema de acesso às informações armazenadas nas bases de dados do SIAPE (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos).

4. Quem pode acessar o Sistema de Gestão de Acesso?

O SIGAC, que permite o ingresso ao SIGEPE, pode ser utilizado por servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas. Além destes, os servidores do GDF que recebem pela União também podem conferir as informações pela plataforma digital.

Nos dois casos, a autenticação se dá pelo CPF e senha previamente cadastrados.

5. Qual é o site para acesso ao SIGAC?

Para entrar no Sistema de Gestão de Acesso o usuário pode escolher uma das duas formas:

  1. Pelo Portal do Servidor;
  2. Pelo site direto.

Ao selecionar a primeira opção e após clicar em SIGEPE Servidor e Pensionista, o usuário será redirecionado para o site do SIGAC.

6. Como criar uma senha no SIGAC?

O novo usuário deve criar uma senha no site. Ao clicar em “Precisa de Ajuda?” e em “Obter acesso”.

Vale lembrar que a senha é pessoal e intransferível e deve ser utilizada no site e no aplicativo SIGEPE.

7. Como é feito o desbloqueio de usuário?

A senha inicial do SIGAC/SIGEPE é provisória e deverá ser substituída por uma definitiva. Mas antes, é necessário realizar o desbloqueio do usuário. O processo pode ser feito online, no mesmo site.

Basta clicar na opção “Precisa de Ajuda?” e depois em “Desbloqueio de usuário”.

O servidor deverá informar novamente o CPF e imagem da tela e seguir as instruções. Em poucos minutos o usuário já estará liberado para o primeiro acesso.

8. Como funciona o primeiro acesso no SIGAC?

Ao entrar no sistema pela primeira vez, é necessário seguir alguns passos. Na própria tela o SIGAC, selecione a opção “primeiro acesso” no menu “Precisa de Ajuda?”.

Em seguida, informe o CPF e a imagem que irá aparecer na tela e depois clique no botão “continuar”. Depois disso, basta seguir as demais instruções.

9. Como recuperar a senha de acesso?

A senha pode ser recuperada pelo “Esqueci minha senha”, na página inicial do site. O servidor deverá confirmar algumas informações por questão de segurança.

10. As senhas do SIGAC/SIGEPE são as mesmas?

Sim. A senha para acesso ao SIGAC/SIGEPE é única. Portanto, em caso de atualização o login será alterado nos dois acessos (site e app).

11. O contracheque pode ser acessado pelo SIGAC?

O contracheque SIAPE pode ser consultado, salvo e impresso pelo SIGEPE. O titular da conta pode conferir a prévia do contracheque, o contracheque do mês corrente ou ainda os antigos.

O sistema disponibiliza informações e o histórico online desde 2015.

12. O que fazer em caso de mensagem por erro dos navegadores?

Alguns navegadores podem apresentar mensagens como  “Sua conexão não é particular” ou “Sua conexão não é segura”.

Para solucionar esse problema, o servidor deve atualizar os certificados dos navegadores, seguindo esses passos:

  • Passo 1: acessar o endereço: www.iti.gov.br/navegadores;
  • Passo 2: selecionar o navegador que estiver utilizando;
  • Passo 3: seguir as instruções apresentadas em tela.

Feito isso, será necessário reiniciar o navegador e acessar novamente o SIGEPE/SIGAC. Em alguns casos, a mensagem irá aparecer novamente, mas basta clicar na opção “avançado”.

13. Como fazer a atualização de dados no SIGEPE?

Informações como e-mail, endereço e estado civil podem ser renovadas pelo usuário, pela plataforma. Para que as novas informações sejam válidas é preciso confirmar se foram salvas.

14. Qual é o telefone do SIGAC?

As principais dúvidas podem ser respondidas no site ou no suporte do próprio aplicativo.

Em caso de precisar de ajuda adicional, o servidor federal ou do GDF pode ligar para o telefone 0800 978 2328 ou para a Central SIPEC no telefone 0800 978 9009.

15. Qual era a Política de Privacidade do SIGEPE mobile?

A Política de Privacidade do aplicativo SIGEPE mobile inclui:

  1. As informações de acesso dos usuários do aplicativo SIGEPE mobile poderão ser coletadas, utilizadas para envio de notificações e monitoramento pelas áreas de segurança da informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
  2. Nenhuma informação pessoal do usuário poderá ser compartilhada pela aplicação sob nenhuma circunstância, salvo àquela previstas em legislações específicas.

Agora que você já sabe o que é o SIGAC/SIGEPE e os impactos da sua mudança, pode criar seu novo login com mais tranquilidade.

Orientações de segurança

É importante que os servidores públicos se atentem aos canais oficiais do governo federal, cujo endereço eletrônico têm a extensão “gov.br” no endereço. Isso porque diversos sites, no Brasil e no exterior, têm sido utilizados para roubar dados e informações dos funcionários federais.

Um dos endereços falsos que o Ministério da Economia já pediu a suspensão é servidor.sougovbr.online. A página captura usuários e senhas do aplicativo SouGov.br.

Outro site falso é o “sigacgestor.com” – o site verdadeiro do Sigac é “sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/cassso/login” e, vale lembrar, a plataforma do Sigac está em fase de transição para o aplicativo SouGov, que até 2022 irá concentrar todos os serviços da vida funcional do servidor púbico ativo e inativo e pensionista do Poder Executivo Federal.

Para garantir a segurança, os servidores federais devem digitar dados como CPF e senha do Sigac apenas em páginas com o domínio oficial gov.br ou nos aplicativos baixados da loja virtual oficial do governo federal.

Se por acaso algum servidor público já tenha inserido seus dados nos sites falsos mencionados ou outros de que suspeite, a orientação é pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal da pasta da Economia é fazer a troca imediata da senha do portal Gov.br e dos sistemas Sigac/Sigepe.


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