Conheça o aplicativo SIGEPE Banco de Talentos

Publicado em: 02/08/2020

O SIGEPE Banco de Talentos é uma importante ferramenta disponível para servidores federais. Funciona como um grande banco de dados para o cadastro das informações profissionais.

Com a entrega da nova etapa da plataforma SouGov em julho de 2021, com o objetivo de unificar todos os serviços relacionados à relação de trabalho dos funcionários públicos com a Administração Pública, as funcionalidades do SIGEPE foram migradas para o novo aplicativo do governo.

Apesar de ainda estar no ar, com o avanço na implantação do SouGov – que será feita de forma gradual – as demais plataformas serão desativadas, inclusive o SIGEPE Banco de Talentos.

Para um maior proveito do recurso, aprenda a utilizar os serviços no SIGEPE Banco de Talentos e, em seguida, saiba como acessar as mesmas funcionalidades no SouGov.

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O que é o SIGEPE Banco de Talentos?

O SIGEPE Banco de Talentos é uma plataforma digital da Administração Pública Federal, lançada em 2018. Muito utilizado para o cadastro e gerenciamento de currículos profissionais dos servidores públicos federais (SIAPE), ativos e aposentados, é um recurso que pode ser acessado facilmente, por todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

É resultado de uma parceria do Ministério da Economia (ME) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Uma vantagem é que as duas plataformas digitais são integradas e atualizadas automaticamente. Assim, é possível importar informações do Currículo Lattes para o Banco de Talentos.

Serviços disponíveis

Pelo SIGEPE Banco de Talentos o servidor pode registrar e comunicar seus conhecimentos, habilidades e experiências. Um dos maiores objetivos da plataforma é subsidiar os processos de seleção e gestão de talentos no âmbito da Administração Pública Federal (APF). Por esse motivo, não está disponível para os servidores públicos estaduais ou municipais, somente para o federais.

Ao utilizar o sistema, o servidor pode encaminhar o currículo para vagas ofertadas por órgãos e entidades da Administração Pública.  Por outro lado, os órgãos, que também utilizam o SIGEPE Banco de Talentos podem utilizar as informações registradas para prover ações de desenvolvimento, geralmente relacionadas à treinamentos e capacitação. Manter o currículo atualizado é, portanto, uma oportunidade real de concorrer a uma vaga ou de fazer a recolocação.

Currículo Lattes e Banco de Talentos

A Plataforma Lattes hospedará as informações de ambos os currículos. Sendo assim, caso deseje o servidor poderá utilizar a mesma versão nas duas plataformas. Do contrário, como as informações são atualizadas com base no outro site, poderão ser editadas.

No primeiro acesso ao Banco de Talentos, algumas informações do currículo Lattes já serão carregadas. É preciso, portanto, confirmar e ajustar, se necessário.

Quem poderá consultar informações incluídas nos currículos do Banco de Talentos?

O servidor público federal que se cadastrar terá acesso somente ao seu próprio currículo. As versões futuras devem permitir que o currículo seja acessado por outros servidores públicos federais ativos ou aposentados, pelas chefias e de sua unidade de gestão de pessoas ou da unidade gestora de sua carreira.

Como acessar o SIGEPE Banco de Talentos?

O servidor pode acessar os serviços disponíveis online via site ou aplicativo.

Site

Para cadastrar e incluir as informações no SIGEPE Banco de Talentos pelo site bata inserir o login (CPF) e a senha. As credenciais de acesso são as mesmas do SIGEPE Pensionista e Servidor.

Depois de inserir o CPF e senha é necessário clicar em “não sou um robô” e em seguida em “Acessar”.

Foto: Captura de tela|Site SIGEPE Banco de Talentos

A navegação interna é muito fácil e intuitiva, o que possibilita a inserção ou edição de várias informações pessoais e profissionais.

Aplicativo SIGEPE Banco de Talentos

O aplicativo é uma iniciativa do Ministério do Planejamento,  Desenvolvimento e Gestão. Usuários de smartphones ou tablets com sistemas Android ou iOS podem fazer o download gratuito do aplicativo SIGEPE Banco de Talentos.

SIGEPE Banco de Talentos para Android

Usuários do sistema operacional Android podem fazer o download loja online do Play Store.

Foto: Captura de tela|Play Store

Para instalar, basta acessar pelo dispositivo e logar em uma conta Gmail.

SIGEPE Banco de Talentos para iOS

Quem usa iPhone ou iPad pode fazer o download gratuito do aplicativo pela loja da App Store.

Foto: Captura de tela|App Store

A instalação é realizada da mesma forma. Por questão de segurança, é recomendável instalar apenas em dispositivos próprios. O acesso online pode ser realizado via wi-fi, mas o servidor também deve optar por redes seguras.

Suporte

Para que o aplicativo funcione normalmente é preciso manter sempre a última versão. Geralmente, a atualização ocorre automaticamente e, se não ocorrer, basta acessar novamente o site para reinstalar por meio de um novo download.

Caso haja algum erro ou problema no preenchimento de qualquer campo, a recomendação é desinstalar e reinstalar o aplicativo. Nenhuma informação já cadastrada será perdida.

Assim, mantenha sempre a última versão do aplicativo. É importante lembrar que o aplicativo funciona apenas online e depende, portanto, de acesso à internet.  Se houver necessidade de algum suporte técnico, o servidor poderá encaminhar um e-mail para sgp.desis@planejamento.gov.br.

Se ainda assim não conseguir acesso o servidor pode ligar para a Central SIPEC (0800-9789009). Outra opção é encaminhar a sua dúvida via formulário eletrônico, disponível na Central SIPEC.

O que é o SouGov?

O aplicativo SouGov foi lançado em maio de 2021 e faz parte do projeto de transformação digital da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia para a Administração Pública Federal.

O objetivo da criação do novo aplicativo é torná-lo o único canal de serviços relativos à vida funcional dos 1,3 milhões de servidores. Até então, os recursos estavam distribuídos em aplicativos como SIGEPE Mobile, SIGEPE Servidor e Pensionista, SIGEPE Gestor e SIGEPE Banco de Talentos.

A expectativa é que, até 2022, todos os serviços distribuídos em outros aplicativos estejam disponíveis no SouGov, em um total de 50 funcionalidades.

A implantação do SouGov está sendo feita gradativamente e ao passo que a migração dos serviços estiverem concluídas, as plataformas antigas serão desativadas. O SIGEPE Mobile foi o primeiro a ser totalmente migrado para o SouGov e a versão antiga foi desativada no dia 3/6/21.

Quais são os serviços disponíveis no SouGov?

A fase mais recente da transição para o SouGov aconteceu no dia 27/7/21, com o acréscimo de quatro novos serviços: alteração da conta salário; solicitação de licença maternidade, adotante e paternidade; autorização ou não do acesso à Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física e a migração do SIGEPE Banco de Talentos.

Com a transição, todos os serviços de banco de talentos que eram acessados no SIGEPE agora também podem ser acessados pelo SouGov. Além deles, outros 27 serviços estão disponíveis na plataforma. Confira a lista completa:

  • Alteração de Dados Pessoais
  • Assistência à saúde suplementar
  • Autorização ou não autorização de acesso à declaração de IR por parte da Administração Pública Federal
  • Autorização de Empréstimo Consignado
  • Auxílio-transporte
  • Cadastro de dados bancários
  • Carteira Funcional
  • Central de Mensagens
  • Chatbot
  • Consulta a afastamentos
  • Consulta à autorização
  • Consulta a contratos e anuência para contrato de empréstimo consignado
  • Consulta a dados funcionais
  • Consulta a Extrato de Consignações ativas ou encerradas
  • Consulta a férias
  • Consulta a Inconsistências Cadastrais
  • Consulta ao comprovante de pensão alimentícia
  • Consulta de dependentes
  • Contracheque
  • Comprovante de rendimentos
  • Encaminhamento de atestado médico
  • Ficha Financeira Anual
  • Licenças gestante, adotante e paternidade
  • Localização de unidade de gestão de pessoas
  • Prévia de Contracheque
  • Prévia de 13º salário
  • Prova de Vida
  • Serviços do SIGEPE Banco de Talentos

Como acessar o SouGov?

O SouGov é um aplicativo que pode ser acessado de dispositivos com sistema Android e iOS. Em breve, uma versão web será disponibilizada pelo governo mas, por enquanto, para usar os serviços da plataforma é preciso fazer o download em lojas de aplicativos como a Play Store ou Google Play.

Além de ter o app instalado no dispositivo, é necessário ter uma conta cadastrada no sistema gov.br. Caso o servidor não tenha, poderá facilmente fazer um cadastro no próprio aplicativo SouGov. Descubra como nos tutoriais a seguir.

Passo a passo para acessar o SouGov em dispositivos Android:

  • Abra a o aplicativo Play Store (ou clique neste link para ser redirecionado à página de download do SouGov)
  • Digite “SouGov” e clique no desenho da lupa, no teclado do smartphone
  • Assim que o app SouGov aparecer no resultado de buscas, selecione a opção “Instalar”
  • Acompanhe o andamento do download na mesma tela e quando ele estiver concluído, a opção “Abrir” aparecerá. Clique nela
  • Em seguida, clique em “Entrar com gov.br”
  • Digite o número do CPF e clique em Avançar (caso não tenha uma conta cadastrada no sistema gov.br, digite o número do CPF e clique em “Crie sua conta”, que fica ao lado de “Avançar”, e siga as instruções das próximas telas)
  • Coloque sua senha e clique em “Entrar”
Foto: Captura de tela|Play Store
Foto: Captura de tela|Play Store e SouGov
Foto: Captura de tela|SouGov

Passo a passo para acessar o SouGov em dispositivos iOS:

  • Abra o aplicativo App Store ou clique aqui para ser redirecionada à página de download do SouGov em dispositivos iOS
  • Digite “SouGov” na área de buscas do aplicativo App Store e, em seguida, clique em “Buscar” no teclado
  • Quando o resultado de busca com o aplicativo SouGo aparecer, clique em “obter” ou no símbolo de download, à direita do aplicativo
  • Aguarde o download ser concluído. Você saberá pois assim que estiver finalizado aparecerá na tela a opção “Abrir”. Clique nela para entrar no SouGov
  • Com o SouGov aberto, selecione a opção “Entrar com gov.br”
  • Digite o número do seu CPF e clique em “Avançar”, se tiver uma conta no sistema gov.br, ou faça o mesmo procedimento e selecione a opção “Crie sua conta” para fazer um cadastro (nesse caso, siga as instruções das próximas telas)
  • Digite o número da senha e clique em “Entrar”
Foto: Captura de tela| App Store
Foto: Captura de tela|App Store e SouGov
Foto: Captura de tela|SouGov

A versão web do SIGEPE Banco de Talentos ainda continua ativa, assim como os aplicativos. No entanto, conforme comunicados do governo federal, a ideia é que a longo prazo apenas o SouGov seja utilizado e as plataformas do SIGEPE deixem de existir. Ainda não foram divulgadas datas oficiais para o desligamento da versão antiga para o Banco de Talentos.


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