Conheça o aplicativo SIGEPE Banco de Talentos

O SIGEPE Banco de Talentos é mais uma importante ferramenta disponíveis para Servidores Federais. Funciona como um grande banco de dados para o cadastro das informações profissionais.

É Servidor Público Federal? Então conheça e cadastre-se no Banco de Talentos.

O que é o SIGEPE Banco de Talentos?

O SIGEPE Banco de Talentos é uma plataforma digital da Administração Pública Federal, lançada em 2018. Muito utilizado para o cadastro e gerenciamento de currículos profissionais dos Servidores Públicos Federais (SIAPE), ativos e aposentados, é um recurso que pode ser acessado facilmente, por todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

É resultado de uma parceria do Ministério da Economia (ME) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Uma vantagem é que as duas plataformas digitais são integradas e atualizadas automaticamente. Assim, é possível importar informações do Currículo Lattes para o Banco de Talentos.

Serviços disponíveis

Pelo SIGEPE Banco de Talentos o Servidor pode registrar e comunicar seus conhecimentos, habilidades e experiências. Um dos maiores objetivos da plataforma é subsidiar os processos de seleção e gestão de talentos no âmbito da Administração Pública Federal (APF). Por esse motivo, não está disponível par o Servidores Públicos Estaduais ou Municipais, somente para o Federais.

Ao utilizar o sistema, o Servidor pode encaminhar o currículo para vagas ofertadas por órgãos e entidades da Administração Pública.  Por outro lado, os órgãos, que também utilizam o SIGEPE Banco de Talentos podem utilizar as informações registradas para prover ações de desenvolvimento, geralmente relacionadas à treinamentos e capacitação. Manter o currículo atualizado é, portanto, uma oportunidade real de concorrer a uma vaga ou de fazer a recolocação.

Muitas outras funcionalidades estão sendo planejadas e devem ser lançadas em breve. A plataforma está em constante evolução, pronta para ajudar na missão de Recrutamento & Seleção dos órgãos.

Currículo Lattes e Banco de Talentos

A Plataforma Lattes hospedará as informações de ambos os currículos. Sendo assim, caso deseje o Servidor poderá utilizar a mesma versão nas duas plataformas. Do contrário, como as informações são atualizadas com base no outro site, poderão ser editadas.

No primeiro acesso ao Banco de Talentos, algumas informações do currículo Lattes já serão carregadas. É preciso, portanto, confirmar e ajustar, se necessário.

Quem poderá consultar informações incluídas nos currículos do Banco de Talentos?

O Servidor Público Federal que se cadastrar terá acesso somente ao seu próprio currículo. As versões futuras devem permitir que o currículo seja acessado por outros servidores públicos federais ativos ou aposentados, pelas chefias e de sua unidade de gestão de pessoas ou da unidade gestora de sua carreira.

Como acessar o SIGEPE Banco de Talentos?

O Servidor pode acessar os serviços disponíveis online via site ou aplicativo.

Site

Para cadastrar e incluir as informações no SIGEPE Banco de Talentos pelo site bata inserir o login (CPF) e a senha. As credenciais de acesso são as mesmas do SIGEPE Pensionista e Servidor.

Leia tambémSIGEPE Servidor e Pensionista

Depois de inserir o CPF e senha é necessário clicar em “não sou um robô” e em seguida em “Acessar”.

A navegação interna é muito fácil e intuitiva, permitindo a inserção ou edição de várias informações pessoais e profissionais.

Aplicativo SIGEPE Banco de Talentos

O aplicativo é uma iniciativa do Ministério do Planejamento,  Desenvolvimento e Gestão. Usuários de smartphones ou tablets com sistemas Android ou iOS podem fazer o download gratuito do aplicativo SIGEPE Banco de Talentos.

SIGEPE Banco de Talentos para Android

Usuários do sistema operacional Android podem fazer o download loja online do Google Play.

Para instalar, basta acessar pelo dispositivo e logar em uma conta Gmail.

SIGEPE Banco de Talentos para iOS

Quem usa iPhone ou iPad pode fazer o download gratuito do aplicativo pela loja da App Store.

A instalação é realizada da mesma forma. Por questão de segurança, é recomendável instalar apenas em dispositivos próprios. O acesso online pode ser realizado via wi-fi, mas o Servidor também deve optar por redes seguras.

Suporte

Para que o aplicativo funcione normalmente é preciso manter sempre a última versão. Geralmente, a atualização ocorre automaticamente e, se não ocorrer, basta acessar novamente o site para reinstalar, fazendo o novo download.

Caso haja algum erro ou problema no preenchimento de qualquer campo, a recomendação é desinstalar e reinstalar o aplicativo. Nenhuma informação já cadastrada será perdida.

Assim, mantenha sempre a última versão do aplicativo. É importante lembrar que o aplicativo funciona apenas online dependendo, portanto, de acesso a internet.  Se necessário algum suporte técnico, o Servidor poderá encaminhar um e-mail para sgp.desis@planejamento.gov.br.

Se ainda assim não conseguir acesso o Servidor pode ligar para a Central SIPEC (0800-9789009). Outra opção é encaminhar a sua dúvida via formulário eletrônico, disponível na Central SIPEC.

Servidor SIAPE, use mais esse recurso do Governo Federal, para facilitar a sua carreira no serviço público!

 

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