Conhecido popularmente como SIGEPE servidor e pensionista, o SIGEPE Gestão de Pessoas é um sistema centralizador que contribui para a desburocratização de processos internos e para o desenvolvimento do departamento pessoal do Executivo Federal.
Além disso, permite a gestão mais eficiente e transparente da Administração Pública. Saiba mais sobre essa tecnologia, módulos disponíveis e como acessar.
Receba novidades e ofertas por e-mail.
SIGEPE Gestão de Pessoas
O SIGEPE Gestão de Pessoas ou Sistema de Gestão de Pessoas é uma ferramenta de criada pelo Governo em parceria com o Serpro e Dataprev com o objetivo de amparar as políticas de administração de pessoal e demais operações de recursos humanos, através de investimentos no setor de tecnologia da informação.
Desde de seu estabelecimento, a plataforma atende mais de um milhão de servidores lotados em cerca de 200 órgãos da Administração Pública direta e indireta. Atualmente, é a única responsável pelo gerenciamento de capital humano de todos os trabalhadores públicos federais.
Módulos do SIGEPE Gestão de Pessoas
O sistema que é muito utilizado é estruturado por módulos. Cada módulo tem uma finalidade distinta, estando acessível tanto para servidores quanto para Gestores em diversos âmbitos e dependendo do nível de autorização.
Veja as principais características e funcionalidades de cada um deles.
Módulo Ação Judicial
Criado para aperfeiçoar as aplicações oriundas de decisões judiciais, o módulo de ações judiciais tem por objetivo conferir mais segurança e celeridade nos descontos em folha de pagamento relativos aos processos contra a União, autarquias e suas fundações.
Módulo Anistiados Políticos
Também chamado de SIGAP, o módulo de Gestão de Anistiados Políticos foi criado pela Lei nº 10.559/2002 e tem por objetivo gerir as informações cadastrais e oferecer reparação econômica de caráter indenizatório às pessoas que sofreram perseguições políticas, seus dependentes e sucessores.
Módulo Avaliação de Desempenho
O módulo de avaliação de desempenho pode ser acessado tanto por servidores, chefes e departamentos de gestão de pessoal do Executivo Federal.
Leia também: Como é a avaliação de desempenho dos servidores públicos federais?
De modo geral, o seu objetivo é dar mais transparência no que diz respeito aos cálculos de gratificações pelo desempenho dos Servidores, além de contribuir para uma melhor comunicação entre os departamentos, chefes e funcionários.
Módulo Central de Mensagens do SIGEPE
Este módulo é uma excelente ferramenta para facilitar a comunicação entre às unidades de gestão de pessoas e os servidores ativos ou inativos.
Por meio desse sistema de envio de mensagens é possível, por exemplo, verificar assuntos pendentes, acompanhar requerimentos e se inteirar sobre férias, avaliações de desempenho, entre outros.
Módulo Consignação – Apuração de Irregularidades (Termo de Reclamação)
Irregularidades podem ser bem comuns durante o processo de consignação. Nesses casos, servidores e pensionistas podem abrir um Termo de Reclamação para apurar eventuais falhas. Assim, por meio deste módulo, os interessados podem abrir e acompanhar os trâmites legais eletronicamente.



Confira diversos produtos consignados.
Módulo Consignação – Dupla Anuência e Autorização de Portabilidade
A Dupla Anuência e a Autorização de Portabilidade são mecanismos empregados para otimizar e tornar mais seguro o processo de averbação da folha de pagamento do empréstimo consignado.
Em outras palavras, por das confirmações o servidor tem a garantia de atestar a disponibilidade da margem consignável e autorizar os devidos descontos em folha de pagamento. Por outro lado, a portabilidade tem por objetivo autorizar a migrar do contrato de empréstimo para outra instituição consignatária.
Módulo Moradia
Proposto para automatizar os processos de concessão e gerenciamento de benefícios relativos à ocupação de imóveis funcionais e auxílio moradia para servidores públicos federais (SIAPE), o módulo moradia permite a solicitação e autorização bem como o ressarcimento de valores pagos em locações ou estadias.
Leia também: Governo define regras sobre auxílio-moradia para servidor federal
Portanto, o módulo garante ao gestor, por exemplo, maior autonomia e celeridade no controle das autorizações e cobranças atreladas aos imóveis funcionais.
Módulo Pensão Alimentícia
O módulo de Pensão Alimentícia aborda questões relacionadas ao cumprimento de decisões judiciais referentes aos descontos compulsórios para pensão alimentícia e voluntária.
Leia também: Veja as novas regras do auxílio-alimentação para servidor federal
Sendo assim, por meio deste módulo é possível efetuar os devidos descontos em folha de pagamento dos servidores SIAPE, bem como incluir beneficiários, fazer consultas, solicitar serviços, entre outros.
Módulo Posto de Trabalho e Aprendizagem
O módulo Posto de Trabalho e Aprendizagem do SIGEPE Gestão de Pessoas foi criado para responder às demandas de alocação de vagas e provimento de postos de trabalho, tanto pelas unidades de gestão de pessoas quanto pelo Ministério do Planejamento.
Sua finalidade é monitorar e gerenciar os postos de trabalho e aprendizagem de todos os órgãos ou entidades da administração pública.
Módulo Publicação
O módulo de publicação tem por objetivo simplificar a divulgação de atos normativos relacionados à gestão de pessoas de Servidores Federais, promovendo maior transparência e promoção aos atos.
Módulo Requerimento
Por meio do requerimento eletrônico é possível gerar uma série de benefícios tanto para o Estado quanto aos usuários. Isso porque, economiza-se com o uso de papéis, simplifica o preenchimento de formulários e descomplica a comunicação entre o servidor e sua respectiva unidade de RH.
Módulo Seleção de Pessoas
No módulo de seleção de pessoas, o SIGEPE fica responsável pela autorização de concurso público para nomeação de Servidores em cargos da Administração Pública.
Portanto, seu objetivo é automatizar o processo de seleção de maneira mais integrada, sobretudo no que diz respeito aos processos de solicitação e autorização de provimento das vagas.
Como acessar o SIGEPE Servidor?
Para ingressar no sistema SIGEPE Servidor e Pensionista, o interessado deve acessar o Portal do Servidor por meio do CPF e senha, ou mediante a utilização de certificado digital. Em caso de primeiro acesso, o usuário deve se cadastrar na plataforma.
Para tanto, basta seguir os procedimentos indicados abaixo:
- No menu “Precisa de Ajuda?” selecione a opção “primeiro acesso”;
- Em seguida, preencha os dados solicitados e clique em “continuar;
- O sistema enviará um link de confirmação para o e-mail cadastrado. Assim, basta seguir as instruções indicadas na tela;
- No passo seguinte, insira os dados cadastrais solicitados para validação do cadastro e toque em “confirmar”;
- Por fim, preencha os meios de recuperação ou desbloqueio de senha e cadastre sua senha de acesso pessoal e intransferível.
Como acessar o SIGEPE Gestor?
O SIGEPE Gestor é um aplicativo disponível apenas para servidores que ocupam cargos de chefia na Administração Pública Federal. De modo geral, o cadastramento e habilitação no sistema é feito de maneira automática.
O download gratuito pode ser feito pela Google Play e App Store.
IMPORTANTE: vale lembrar que os serviços do SIGEPE serão unificados, gradativamente na nova plataforma chamada SouGov, já disponíveis na versão web e mobile. O SIGEPE Mobile já foi descontinuado.
A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas clicando aqui.