O que é o aplicativo SIGEPE Gestor? Faça o download gratuito

Publicado em: 28/05/2020

O aplicativo SIGEPE Gestor torna algumas atividades de rotina bem mais fácil de serem realizadas ou gerenciadas.
Saiba o que é e como fazer uso dessa ferramenta que pode ser acessada online, direto do celular ou tablet!

Aplicativo SIGEPE Gestor

Desenvolvido pelo Governo Federal para dispositivos móveis, o app SIGEPE Mobile é um recurso indispensável para a área de Recursos Humanos e seus responsáveis.
A solução já conta com mais de 10 mil usuários e conta com diversas funcionalidades que são muito úteis quando o assunto é gestão de pessoas.

Quem pode utilizar o SIGEPE Gestor?

O app está disponível somente para Gestores do Poder Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal (GDF). Para isso, é preciso que recebam suas remunerações pelo SIGEPE – Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal e que exerçam o cargo de chefia estando, portanto, cadastrado e habilitado no sistema.
Se já tiver essa habilitação o acesso ao aplicativo é criado automaticamente, ou seja, sem necessidade de qualquer intervenção. Do contrário, o usuário deverá contatar o cadastrador parcial da sua unidade de gestão de pessoas.

Como fazer o download gratuito?

O download do aplicativo SIGEPE Gestor, pode ser realizado nas lojas de aplicativos: Google Play e App Store.
Esse é o aplicativo oficial do Ministério do Planejamento que orienta ainda que qualquer outro link não deve ser acessado ou instalado, por questão de segurança.

Senha de acesso – SIGAC

Como acessar o SIGEPE Gestor?

O acesso a todos os sistemas vinculados ao SIGEPE são feitos por meio do SIGAC onde é necessário informar o CPF e a senha cadastrada previamente.
Se o usuário nunca tiver utilizado o autenticador, precisa acessar a opção: “Precisa de Ajuda?” e “Primeiro acesso” justamente para liberar o usuário, a partir da criação da senha.
Após criar a senha, já é possível fazer o login no sistema e nos Aplicativos SIGEPE Mobile ou SIGEPE Gestor.
Se o dispositivo móvel contar com a funcionalidade de biometria, basta habilitá-la.

Leia também: Primeiro acesso ao SIGAC/SIGEPE: saiba como funciona

Após criar a senha, já é possível fazer o login no sistema e nos Aplicativos SIGEPE Mobile ou SIGEPE Gestor.
Se o dispositivo móvel contar com a funcionalidade de biometria, basta habilitá-la.

Principais funcionalidades

Com experiência intuitiva e simples, o aplicativo se destaca como um recurso que auxilia na produtividade do Servidor Público Federal. Entre as principais funcionalidades estão:

Gerenciamento de férias e afastamentos

Além de poder acessar visualmente o percentual da equipe que está de férias ou afastada, com informações detalhadas, o Gestor também tem uma visão completa dos pedidos pré-agendados.
Esses são os casos das férias programadas mês a mês, trazendo ainda a visão individual de cada Servidor.

Homologação/Recusa de solicitação de férias

Fica a critério do Gestor avaliar e autorizar, ou seja, homologar o pedido de férias dos Servidores Públicos Federais SIAPES. Com o SIGEPE Gestor esse trabalho também se torna mais prático uma vez que os pedidos que aguardam homologação estarão disponíveis já na tela resumo.
Ao acessar cada perfil o Gestor tem mais dados sobre o pedido e, se estiver de acordo, pode homologar clicando no botão “homologar”.

Visualização da Equipe por UORG

Outra funcionalidade muito utilizada é a visualização de Equipes por unidade Organizacional. Assim, caso o Gestor tenha mais de uma equipe distribuída em diferentes órgãos, pode ter uma visão unificada das informações.
Isso evita ter que acessar diversos sistemas, por exemplo.

Recebimento de notificações

O Gestor pode também configurar o aplicativo para receber notificações (push notifications), conforme suas preferências.
Dessa forma não perde nenhuma informação importante e pode acompanhar em tempo real, novas inclusões/pedidos de férias ou afastamentos e movimentação dos seu pessoal.
Tanto a ativação, quanto a desativação do recebimento das mensagens pode ser feito pelo app.

Vantagens do uso do SIGEPE Gestor

Com o aplicativo SIGEPE Gestor, a chefia passa a ter mais autonomia em sua gestão, tornando mais acessível a execução de tarefas, simplificando cada vez mais sua gestão.

Maior visibilidade de informações

A mobilidade dada pelo aplicativo torna o acesso às informação mais fácil e rápido, com a mesma segurança já que o login só é autorizado por pessoas previamente identificadas.
Ter as informações dos recursos humanos na palma das mãos, torna as decisões referentes às pessoas mais rápidas também.

Gerenciamento da equipe

A partir da visão integrada das informações mais importantes sobre o corpo de Servidores ativos, o SIGEPE Gestor possibilita que as chefias façam um melhor gerenciamento dos recursos disponíveis.
O maior controle sobre férias e afastamentos também pode ajudar a reduzir custos do Governo.

Maior agilidade na homologação das férias

Se antes o processo ocorria somente com a assinatura de vários papéis, com o SIGEPE Gestor, a chefia pode agilizar as liberações. Assim, tanto as férias quanto os afastamentos podem ser liberados dentro ou antes do prazo estimado.

Se você é Gestor e ainda não utiliza o aplicativo, aproveite para fazer o download e ativar a sua conta. Ganhe tempo e mais eficiência na gestão da sua equipe!

Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.