SIGEPE Servidor e Pensionista: saiba o que é e como acessar

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O SIGEPE é uma importante ferramenta para Servidores Públicos Federais (SIAPE), para visualização de informações financeiras e cadastrais. Confira todas as funcionalidades disponíveis!

Mas o que é SIGEPE?

O Governo Federal, por meio do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) desenvolveu o SIGEPE, em substituição ao antigo SIAPENet. Portanto,

O SIGEPE  é o sistema do Governo Federal onde os Servidores Públicos Federais, podem retirar as segundas vias dos contracheques, verificar prévias dos contracheques, consultar margens consignáveis ou férias, emitir comprovantes para fins de declaração do Imposto de Renda (IR) ou emitir autorizações para consignação.

Assim, o novo sistema de gestão de pessoas do Governo Federal permite que os servidores ativos, aposentados e pensionistas do Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal – GDF, tenham acesso a diversas informações do seu interesse, facilitando a comunicação.

No entanto, embora seja conhecido, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como acessá-lo.

Como acessar o SIGEPE?

Confira o passo a passo para acessar o SIGEPE:

Passo 1 – Acesso ao Portal do Servidor

Acessar o Portal do Servidor do Governo Federal.

Passo 2 – SIGEPE Servidor e Pensionista

Clicar no ícone “SIGEPE Servidor e Pensionista” para ter acesso ao site.

 

SIGEPE Servidores e Pensionistas

 

Passo 3 – Acesso ao SIGAC

A página será redirecionada para o SIGAC (Sistema de Gestão de Acesso). Será necessário digitar as credenciais (CPF e Senha) ou entrar com Certificado Digital.

Se preferir, o servidor também poderá acessar o site do SIGAC diretamente.

 

Passo 4 – Criar Senha no SIGEPE

Clicar em acessar. Para acessar o SIGEPE o servidor deverá utilizar a senha cadastrada no SIGAC – Sistema de Gestão de Acesso.

Para criar uma senha no SIGAC, basta acessar o site, clicar em “Precisa de Ajuda?” e indicar a opção “primeiro acesso” .

 

 

 

Primeiro acesso

O próximo passo é preencher os campos solicitados: CPF e código da imagem e em seguida Clicar em “Continuar”.

 

 

Seguir as instruções descritas na mensagem apresentadas na tela. O sistema irá enviar um e-mail para o endereço cadastrado com um link de confirmação.

Será apresentada na tela uma dica do e-mail para o qual foi enviada a mensagem, como no exemplo abaixo.

 

 

O servidor deverá acessar o seu e-mail e abrir a mensagem enviada. O assunto (título do e-mail) será: “Gestão de Acesso & Solicitação de Acesso”.

Caso não receba o e-mail que é enviado automaticamente é necessário verificar se a mensagem não chegou no Lixo Eletrônico ou SPAM, ou analisar os outros motivos listados acima.

É importante também verificar o endereço do destinatário para evitar golpes e fraudes. O e-mail oficial será enviado por SIGAC.nao-responda@planejamento.gov.sp. Qualquer outro e-mail com destinatário diferente deve ser desconsiderado, por questão de segurança.

 

Caso tenha recebido, o usuário deve conferir as informações que constam no corpo do e-mail e clicar no link informado.

 

Em seguida, será direcionado para a página de verificação do link de confirmação (voltando para o SIGAC). Selecionar “Continuar”.

Se o link, por ventura direcionar para qualquer outro site, não informe nenhum dado e feche a tela do navegador, por questão de segurança.

 

 

O passo seguinte será informar os dados cadastrais solicitados (a imagem é ilustrativa, uma vez que os dados podem variar).

O sistema irá validar os dados informados com os registrados no cadastro SIAPE do usuário. Depois de inserir as informações, basta clicar em “Confirmar”.

 

O passo seguinte será cadastrar respostas a duas perguntas desafios (servem para garantir a segurança do usuário). O servidor deverá selecionar perguntas e preencher as respectivas respostas e clicar em “Confirmar”.

Estas respostas serão solicitadas em caso de desbloqueio de e/ou cadastramento de nova senha.

 

Existe também a opção de atualizar o número de celular para contato. O número de celular ajuda a manter a conta do usuário protegida.

Esta etapa é opcional, portanto, é possível selecionar o link “Pular esta Etapa” e continuar o processo, clicando em confirmar.

A última etapa é cadastrar a senha,  preenchendo os campos “Nova Senha” e “Confirme a Nova Senha”. Depois clique em “Confirmar” e “Sim” na tela apresentada para confirmar o cadastramento solicitado.

 

A etapa estará concluída e o usuário será redirecionado para a página de confirmação do cadastramento com sucesso da senha.

É importante ressaltar que a senha é pessoal e intransferível e que, portanto, deve ser mantida sob segurança.

Caso o servidor já tenha a senha, mas não se lembre, é possível resgatá-la, seguindo os passos abaixo.

Esqueci minha senha

Em caso de ter esquecido a senha do SIGEPE Servidor e Pensionista, será necessário acessar o site do SIGAC e clicar em “Precisa de Ajuda?” e indicar a opção “esqueci minha senha” e depois seguir as instruções descritas na tela.

 

Também é possível obter ajuda para o primeiro acesso ao SIGAC, sobre a obtenção de acesso, recuperação de senha, desbloqueio de usuário, atualização de senha ou acessar as dúvidas frequentes.

Uma vez tendo resgatado a senha, o usuário precisa então ser desbloqueado.

Desbloqueio usuário

Para desbloquear o usuário é preciso acessar o site do SIGAC, selecionar “Precisa de Ajuda?” e depois a opção “desbloqueio de usuário”. Para finalizar o processo basta seguir as instruções descritas na tela.

 

Regularizando o acesso ao SIGEPE, os servidores públicos federais podem verificar diversas informações relevantes, além de poder consultar a prévia do contracheque e emitir a autorização consignatária para empréstimos consignados.

Outra novidade é que agora, o SIGEPE Servidor e Pensionista também pode ser acessado via aplicativo (SIGEPE Servidor e Pensionista mobile), o que traz ainda mais comodidade ao usuário.

 

 

O aplicativo Sigepe mobile poderá ser baixado (download) nas lojas da Google Play e App Store.  Para acessar o aplicativo, o usuário informará o CPF e a mesma senha cadastrada no SIGAC.

O SIGEPE Servidor e Pensionista e mobile, é uma tecnologia vantajosa porque traz ainda mais agilidade, transparência e segurança ao processo de Pagamento e contratação de Empréstimos Consignados.

Como gerar Autorização de Consignatária do SIGEPE?

Uma das função mais utilizadas no SIGEPE é a de autorização de consignatária, para uso em empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado.

Saiba tudo o que é necessário para simular ou contratar o seu crédito consignado.

 

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