SIGEPE Servidor e Pensionista: saiba o que é e como acessar

O SIGEPE é uma importante ferramenta para Servidores Públicos Federais (SIAPE), para visualização de informações financeiras, cadastrais e de consignações e para acesso ao contracheque SIAPE.

Confira todas as funcionalidades disponíveis e saiba como criar o seu primeiro acesso ou acessar pelo site ou aplicativo.

Mas o que é SIGEPE?

O Governo Federal, por meio do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) desenvolveu o SIGEPE, em substituição ao antigo SIAPENet. Portanto,

O SIGEPE  é o sistema do Governo Federal onde os Servidores Públicos Federais, podem retirar as segundas vias dos contracheques, verificar prévias dos contracheques, consultar margens consignáveis ou férias, emitir comprovantes para fins de declaração do Imposto de Renda (IR) ou emitir autorizações para consignação.

Assim, o novo sistema de gestão de pessoas do Governo Federal permite que os Servidores ativos, aposentados e pensionistas do Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal – GDF, tenham acesso a diversas informações do seu interesse, facilitando a comunicação.

Precisa fazer o cadastro no SIGEPE? Ainda tem dúvidas sobre como acessá-lo? Então, aproveite para conferir esse guia detalhado.

Como acessar o SIGEPE pelo SIGAC?

Acessar o SIGEPE Servidor e Pensionista pelo computador, smartphone ou tablet é muito fácil. Basta seguir três passos muito simples:

  1. Passo 1 – Acesse o SIGEPE Servidor e Pensionista pelo Portal do Servidor;
  2. Passo 2 – Acesse ao SIGAC;
  3. Passo 3 – Crie sua senha no SIGEPE (para o primeiro acesso).

Se você já tiver uma senha, pode acessar o SIGEPE direto pelo SIGAC. O acesso via aplicativo ocorre de outra forma (também detalhado neste guia completo).

Veja o passo a passo (navegue pelas telas abaixo clicando nas setas para o lado):

Passo 2: Acessar o SIGEPE Servidor e Pensionista

Passo 3: Acessar o SIGAC

Passo 3 – Crie sua senha no SIGEPE (para o primeiro acesso)

 

Agora, veja em detalhe cada passo.

Passo 1 – Acesse o SIGEPE Servidor e Pensionista

Acesse o Portal do Servidor do Governo Federal. Em seguida, clique no ícone “SIGEPE Servidor e Pensionista”, na guia Serviços/Servidor, para ter acesso ao SIGAC.

 

Vários outros serviços também estão disponível nesta página.

Passo 2 – Acesso ao SIGAC

A página será redirecionada para o SIGAC (Sistema de Gestão de Acesso). Será necessário digitar as credenciais (CPF e Senha) ou entrar com Certificado Digital.

Se preferir, o servidor também poderá acessar o site do SIGAC diretamente.

 

O próximo passo é criar a senha, caso ainda não tenha. Se já tiver, basta inserir seu CPF e a senha cadastrada anteriormente.

Passo 3 – Criar Senha no SIGEPE

Para acessar o SIGEPE o Servidor deverá utilizar a senha cadastrada no SIGAC – Sistema de Gestão de Acesso. Para criar uma senha no SIGAC, é necessário clicar na opção “Precisa de Ajuda?” e depois em “primeiro acesso” .

 

Entre os recursos de suporte disponível, está a opção “primeiro acesso”.

 

Primeiro acesso no SIGAC

O próximo passo é preencher os campos solicitados: CPF e código da imagem e em seguida clicar em “Continuar”.

 

 

Siga as instruções descritas na mensagem apresentadas na tela. O sistema irá enviar um e-mail para o endereço cadastrado com um link de confirmação.

Será apresentada ainda, na mesma tela, uma dica do e-mail para o qual foi enviada a mensagem, como no exemplo abaixo.

 

 

O servidor deverá acessar o seu e-mail e abrir a mensagem enviada. O assunto (título do e-mail) será: “Gestão de Acesso & Solicitação de Acesso”.

Caso não receba o e-mail que é enviado automaticamente é necessário verificar se a mensagem não chegou no Lixo Eletrônico ou SPAM, ou analisar os outros motivos listados acima.

É importante também verificar o endereço do destinatário para evitar golpes e fraudes, principalmente em relação ao empréstimo consignado.

 

O e-mail oficial será enviado por SIGAC.nao-responda@planejamento.gov.sp. Qualquer outro e-mail com destinatário diferente deve ser desconsiderado, por questão de segurança.

Caso tenha recebido, o usuário deve conferir as informações que constam no corpo do e-mail e clicar no link informado.

 

Em seguida, será direcionado para a página de verificação do link de confirmação (voltando para o SIGAC). Selecionar “Continuar”.

Se o link, por ventura direcionar para qualquer outro site, não informe nenhum dado e feche a tela do navegador, por questão de segurança.

 

 

O passo seguinte será informar os dados cadastrais solicitados (a imagem é ilustrativa, uma vez que os dados podem variar).

O sistema irá validar os dados informados com os registrados no cadastro SIAPE do usuário. Depois de inserir as informações, basta clicar em “Confirmar”.

 

Depois disso, será necessário cadastrar respostas a duas perguntas desafios (servem para garantir a segurança do usuário).

O Servidor deverá selecionar perguntas e preencher as respectivas respostas e clicar em “Confirmar”. Estas respostas serão solicitadas em caso de desbloqueio de e/ou cadastramento de nova senha.

 

Existe também a opção de atualizar o número de celular para contato. O número de celular ajuda a manter a conta do usuário protegida.

Esta etapa é opcional, portanto, é possível selecionar o link “Pular esta Etapa” e continuar o processo, clicando em confirmar.

A última etapa é cadastrar a senha,  preenchendo os campos “Nova Senha” e “Confirme a Nova Senha”. Depois clique em “Confirmar” e “Sim” na tela apresentada para confirmar o cadastramento solicitado.

 

A etapa estará concluída e o usuário será redirecionado para a página de confirmação do cadastramento com sucesso da senha.

É importante ressaltar que a senha do SIGAC (para acesso ao SIGEPE Servidor e Pensionista) é pessoal e intransferível. Portanto, deve ser mantida sob segurança.

Em caso de ter esquecido a senha, é possível resgatá-la, seguindo os passos abaixo.

Esqueci minha senha

Acesso o site do SIGAC e clique em “Precisa de Ajuda?”. Em seguida, indique a opção “esqueci minha senha” e depois siga as instruções descritas na tela.

 

No menu “Precisa de Ajuda?”, é possível obter ajuda para o primeiro acesso ao SIGAC, sobre o acesso, recuperação de senha, desbloqueio de usuário, atualização de senha ou acessar as dúvidas frequentes.

Uma vez tendo resgatado a senha, o usuário precisa então ser desbloqueado.

Desbloqueio do usuário

Para desbloquear o usuário é preciso acessar o site do SIGAC, selecionar “Precisa de Ajuda?” e depois a opção “desbloqueio de usuário”. Para finalizar o processo, basta seguir as instruções descritas na tela.

 

Regularizando o acesso ao SIGEPE, os Servidores Públicos Federais (SIAPE) podem verificar diversas informações relevantes. Além disso, também podem consultar a prévia do contracheque e emitir a autorização consignatária para empréstimos consignados.

Outra novidade é que agora, o SIGEPE Servidor e Pensionista também pode ser acessado via aplicativo (SIGEPE Servidor e Pensionista mobile), o que traz ainda mais comodidade ao usuário.

 

 

O aplicativo SIGEPE mobile pode ser instalado gratuitamente. Está disponível nas lojas da Google Play e App Store.  Para acessar o aplicativo, o usuário informará o CPF e a mesma senha cadastrada no SIGAC.

Como acessar o SIGEPE Mobile?

O SIGEPE mobile também pode ser acessado de forma muito fácil, pelo aplicativo, com o CPF e senha (mesma senha do acesso web).

Na tela inicial do aplicativo existem duas abas: financeiro e consignação. Clicando nelas, o Servidor pode ter informações como a prévia do contracheque e as consignações em folha de pagamento. Além disso, é possível consultar a margem consignável.

 

Ao clicar no menu principal (ícone que aparece no canto superior da tela, outras opções estão disponível, como Central de Mensagens, Cadastramento de Dispositivo, Localizar Unidade Gestora, dentre outras.

Leia também: Como funciona o SIGEPE Mobile? Faça o download do aplicativo agora

O SIGEPE Servidor e Pensionista e o SIGEPE mobile, são tecnologias vantajosas porque trazem ainda mais agilidade, transparência e segurança ao processo de contratação de empréstimos consignados.

Como entrar em contato com o SIGEPE?

A maioria das dúvidas podem ser resolvidas direto pelo site ou aplicativo. No entanto, se necessário falar por telefone, através do Alô SEGEP: 0800-9782328. A ligação é gratuita e o atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das das 08h às 18h. 

 

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