O que é o SIPEC e como o Servidor Público pode acessar?

As atribuições e o modo operacional da Administração Pública são determinados pelo Poder Executivo. Além disso, cabe ao Governo Federal definir as competências dos órgãos e autarquias. O Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) é uma entidade que engloba todas as instituições que exercem atividades relacionadas a administração de pessoal tanto da Presidência da República e seus Ministérios quanto das demais formas de governo.

Ou seja, o SIPEC é uma ferramenta criada pelo Governo Federal para melhorar ainda mais a gestão e cessão de benefícios aos Servidores Públicos.

Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC)

Conforme redação dada pelo Decreto nº 67.326/1970, as atividades administrativas relacionadas a Gestão de Pessoas do Serviço Civil do Poder Executivo são estruturadas através de sistemas.

Para entender melhor sobre o que é o SIPEC, é preciso conhecer cada uma de suas características e particularidades.

Como funciona?

Desenvolvida pelo Serpro e Dataprev, a nova plataforma tecnológica foi projetada de forma a assegurar o aumento da produtividade, da segurança e da transparência nos processos de gestão de pessoas em todos os órgãos do Executivo Federal.

Este sistema gerencial é destinado aos administradores e operadores da área de recursos humanos. Sendo assim, o SIPEC tem por objetivo organizar e promover concursos públicos, determinar o desenho organizacional de cargos e carreiras e viabilizar treinamentos e capacitações.

Além disso, fazem parte de sua missão fomentar projetos relacionados às políticas de remuneração, relações trabalhistas e Seguridade Social. Ademais, suas funções básicas correspondem às atividades desenvolvidas em cinco coordenações distintas:

  • Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Cadastro e Lotação;
  • Aperfeiçoamento;
  • Legislação de Pessoal.

Conheça agora seus objetivos.

Objetivos do SIPEC

A criação do SIPEC foi pensada a partir da necessidade de desburocratização da Administração Pública Federal. Sendo assim, o seu propósito está fundamentado sob o apoio às atividades burocráticas específicas da Administração Direta, Autárquica e Fundacional.

Faz parte de seu escopo a unificação de processos e demais ações, como:

  • seleção e recrutamento;
  • classificação, redistribuição de carreiras, cargos efetivos e empregos;
  • promoção à saúde e segurança no trabalho;
  • gerenciamento de cadastros e lotação dos servidores;
  • normatização das questões sobre pessoal.

Quem faz parte?

Todas as unidades da administração pública que estão atreladas a gestão de pessoal compõem o SIPEC. Em linhas gerais, essa organização estende sua ação dividida em três grupos principais: Órgão Central, Órgãos Setoriais e Órgãos Seccionais.

No primeiro bloco, está a Secretária de Gestão e Desempenho de Pessoal. Sua função é, entre outras atribuições, formular políticas e diretrizes para o desenvolvimento dos processos de Gestão de Pessoas do Poder Público Federal.

Já os órgãos setoriais correspondem às secretarias, departamentos e divisões de pessoal civil da Administração Direta. Por fim, os órgãos seccionais representam as unidades de pessoal das autarquias, órgãos autônomos, fundações e empresas públicas dependentes.

A estrutura dos Órgãos Setoriais e Seccionais poderão compreender as seguintes unidades:

  • pesquisa;
  • orientação, coordenação e controle;
  • execução.

Outra pergunta muito comum é sobre o catálogo SIPEC. Saiba o que é e sua função.

O que é o Catálogo SIPEC?

O Catálogo SIPEC é um arquivo que contém dados cadastrais de todos os Órgãos Setoriais e Seccionais da Administração Pública Federal. Nele é possível consultar, por exemplo, as informações dos dirigentes de Recursos Humanos dos departamentos integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal. Também é possível consultar telefones, endereços e e-mails corporativos.

Download catálogo SIPEC 2019

Para ter acesso ao último catálogo lançado, o Servidor Público Federal (SIAPE) pode fazer download do material, de forma gratuita. O arquivo está disponível a página oficial do Ministério do Planejamento na internet ou pelo Portal do Servidor.

Dessa forma, basta acessar o site e procurar o menu de opções ao lado esquerdo da tela. Nesta lista, o usuário deve clicar em “Central Sipec” e em seguida deve ir até a guia “Gestão de Pessoas” e selecionar a aba “Catálogo”.

Por fim, basta clicar no botão ao final da tela e o documento em PDF estará pronto para ser baixado e salvo no computador.

Como acessar o SIPEC?

O atendimento pelo Sistema é realizado através do Portal e da Central. Em linhas gerais, cada canal tem um fluxo com níveis de solicitações distintos, sendo definidos conforme assuntos. São eles:

Atendimento de 1º nível – N1: os atendentes utilizam-se de pesquisas básicas para esclarecer as dúvidas do solicitante.

Atendimento de 2º nível – N2: Caso o contato inicial não seja bem sucedido, o usuário será direcionado a um atendimento mais especializado em busca de uma solução adequada ao seu problema.

Atendimento de 3º nível – N3: Caso os passos anteriores não tenham sido suficientes para concluir o requerimento do usuário, o mesmo será encaminhado, via ferramenta de workflow, ao atendimento de último nível com o diagnóstico devidamente efetuado, bem como o acompanhamento de todo histórico de atendimento.

Confira, a seguir, como acessar as ferramentas de assistência disponibilizada aos interessados.

Portal SIPEC

Para acessar o Portal de Autenticação, o usuário terá à disposição duas opções. Na primeira, apenas servidores ABIN, BACEN e de organizações e instituições cívicas estão autorizados. Para tanto, basta informar o CPF e senha no espaço indicado.

Por outro lado, em se tratando de Servidores Públicos Federais, o caminho mais indicado é realizar o login de acesso por meio do SIGAC.

Central SIPEC

A Central SIPEC é um canal em que Servidores ativos, Aposentados, Pensionistas e Gestores podem tirar suas dúvidas sobre o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal.

Para tanto, o seu acesso pode ser realizado diretamente no Portal do Servidor. Se preferir, o interessado pode também consultar os serviços desejados via atendimento telefônico pelo número 0800 978 9009 ou por meio de formulário eletrônico específico.

Caso não seja cadastrado (primeiro acesso), o usuário deverá se registrar por meio do Sistema Citsmart disponível no Portal do Servidor. Basta clicar na opção “Solicite seu Acesso”.

Após realizar esse procedimento, a Central de Atendimento receberá sua solicitação e enviará um e-mail com o número do protocolo e a devida confirmação de cadastro.

Sempre ao final de cada solicitação, é realizado o controle de qualidade — que mede o grau de satisfação dos usuários conforme o atendimento fornecido. A partir da conclusão da demanda, o usuário receberá um link para que possa se manifestar em relação ao atendimento recebido.

Todo esse processo é efetuado de forma automática e é válido por cinco dias corridos para manifestação do usuário. Não havendo nenhuma manifestação, o registro é prontamente encerrado pelo sistema.

Pronto. Agora que você já sabe o que é o SIPEC e como utilizá-lo pode consultar diversas informações, de maneira muito fácil, online.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de