O que é o SIPEC e como o servidor público pode acessar?

Bxblue- acesso ao SIPEC

Publicado em: 01/09/2021

As atribuições e o modo operacional da Administração Pública são determinados pelo Poder Executivo. Além disso, cabe ao Governo Federal definir as competências dos órgãos e autarquias. O Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) é uma entidade que engloba todas as instituições que exercem atividades relacionadas a administração de pessoal tanto da Presidência da República e seus Ministérios quanto das demais formas de governo.

Ou seja, o SIPEC é uma ferramenta criada pelo Governo Federal para melhorar ainda mais a gestão e cessão de benefícios aos servidores públicos.

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Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC)

Conforme redação dada pelo Decreto nº 67.326/1970, as atividades administrativas relacionadas a Gestão de Pessoas do Serviço Civil do Poder Executivo são estruturadas através de sistemas.

Para entender melhor sobre o que é o SIPEC, é preciso conhecer cada uma de suas características e particularidades.

Como funciona?

Desenvolvida pelo Serpro e Dataprev, a nova plataforma tecnológica foi projetada de forma a assegurar o aumento da produtividade, da segurança e da transparência nos processos de gestão de pessoas em todos os órgãos do Executivo Federal.

Este sistema gerencial é destinado aos administradores e operadores da área de recursos humanos. Sendo assim, o SIPEC tem por objetivo organizar e promover concursos públicos, determinar o desenho organizacional de cargos e carreiras e viabilizar treinamentos e capacitações.

Além disso, fazem parte de sua missão fomentar projetos relacionados às políticas de remuneração, relações trabalhistas e Seguridade Social. Ademais, suas funções básicas correspondem às atividades desenvolvidas em cinco coordenações distintas:

  • Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Cadastro e Lotação;
  • Aperfeiçoamento;
  • Legislação de Pessoal.

Leia também: SouGov web: o que é e como acessar a nova plataforma

Conheça agora seus objetivos.

Objetivos do SIPEC

A criação do SIPEC foi pensada a partir da necessidade de desburocratização da Administração Pública Federal. Sendo assim, o seu propósito está fundamentado sob o apoio às atividades burocráticas específicas da Administração Direta, Autárquica e Fundacional.

Faz parte de seu escopo a unificação de processos e demais ações, como:

  • seleção e recrutamento;
  • classificação, redistribuição de carreiras, cargos efetivos e empregos;
  • promoção à saúde e segurança no trabalho;
  • gerenciamento de cadastros e lotação dos servidores;
  • normatização das questões sobre pessoal.

Quem faz parte?

Todas as unidades da administração pública que estão atreladas a gestão de pessoal compõem o SIPEC. Em linhas gerais, essa organização estende sua ação dividida em três grupos principais: Órgão Central, Órgãos Setoriais e Órgãos Seccionais.

No primeiro bloco, está a Secretária de Gestão e Desempenho de Pessoal. Sua função é, entre outras atribuições, formular políticas e diretrizes para o desenvolvimento dos processos de Gestão de Pessoas do Poder Público Federal.

Já os órgãos setoriais correspondem às secretarias, departamentos e divisões de pessoal civil da Administração Direta. Por fim, os órgãos seccionais representam as unidades de pessoal das autarquias, órgãos autônomos, fundações e empresas públicas dependentes.

A estrutura dos Órgãos Setoriais e Seccionais poderão compreender as seguintes unidades:

  • pesquisa;
  • orientação, coordenação e controle;
  • execução.

Outra pergunta muito comum é sobre o catálogo SIPEC. Saiba o que é e sua função.

O que é o Catálogo SIPEC?

O Catálogo SIPEC é um arquivo que contém dados cadastrais de todos os Órgãos Setoriais e Seccionais da Administração Pública Federal. Nele é possível consultar, por exemplo, as informações dos dirigentes de Recursos Humanos dos departamentos integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal. Também é possível consultar telefones, endereços e e-mails corporativos.

Acessar Catálogo SIPEC

Para ter acesso ao catálogo SIPEC, basta acessar o Portal SIPEC, clicar no menu com 3 pontinhos, em seguida clicar no livro e no catálogo SIPEC.

A página seguinte mostra a opção de escolher o órgão e salvar o arquivo em PDF e XML.

Print do passo a passo para o catálogo SIPEC

Como acessar o SIPEC?

O atendimento pelo Sistema é realizado através do Portal e da Central. Em linhas gerais, cada canal tem um fluxo com níveis de solicitações distintos, sendo definidos conforme assuntos. São eles:

Atendimento de 1º nível – N1: os atendentes utilizam-se de pesquisas básicas para esclarecer as dúvidas do solicitante.

Atendimento de 2º nível – N2: Caso o contato inicial não seja bem sucedido, o usuário será direcionado a um atendimento mais especializado em busca de uma solução adequada ao seu problema.

Atendimento de 3º nível – N3: Caso os passos anteriores não tenham sido suficientes para concluir o requerimento do usuário, o mesmo será encaminhado, via ferramenta de workflow, ao atendimento de último nível com o diagnóstico devidamente efetuado, bem como o acompanhamento de todo histórico de atendimento.

Confira, a seguir, como acessar as ferramentas de assistência disponibilizada aos interessados.

Portal SIPEC

Para acessar o Portal de Autenticação, o usuário terá à disposição duas opções. Na primeira, apenas servidores ABIN, BACEN e de organizações e instituições cívicas estão autorizados. Para tanto, basta informar o CPF e senha no espaço indicado.

Por outro lado, em se tratando de servidores públicos federais, o caminho mais indicado é realizar o login de acesso por meio do SIGAC.

Central SIPEC

A Central SIPEC é um canal em que servidores ativos, aposentados, pensionistas e gestores podem tirar suas dúvidas sobre o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal.

Para tanto, o seu acesso pode ser realizado diretamente no Portal do Servidor. Basta clicar no botão “Central SIPEC” que fica ao final da página, conforme figura abaixo.

Print da tela do Portal do Servidor de acesso ao SIPEC

Se preferir, o interessado pode também consultar os serviços desejados via atendimento telefônico pelo número 0800 978 9009 ou por meio de formulário eletrônico específico.

Caso não seja cadastrado (primeiro acesso), o usuário deverá se registrar por meio do Sistema Citsmart disponível no Portal do Servidor. Basta clicar na opção “Solicite seu Acesso”.

Após realizar esse procedimento, a Central de Atendimento receberá sua solicitação e enviará um e-mail com o número do protocolo e a devida confirmação de cadastro.

Sempre ao final de cada solicitação, é realizado o controle de qualidade — que mede o grau de satisfação dos usuários conforme o atendimento fornecido. A partir da conclusão da demanda, o usuário receberá um link para que possa se manifestar em relação ao atendimento recebido.

Todo esse processo é efetuado de forma automática e é válido por cinco dias corridos para manifestação do usuário. Não havendo nenhuma manifestação, o registro é prontamente encerrado pelo sistema.

Pronto. Agora que você já sabe o que é o SIPEC e como utilizá-lo pode consultar diversas informações, de maneira muito fácil, online.


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