Site do SouGov: veja o que é e descubra como acessar

O site do SouGov é uma plataforma que não depende de download para consulta de diversos serviços voltados a servidores federais.

O site do SouGov é uma plataforma criada para otimizar os serviços para servidores públicos do governo federal, seja ativos, aposentados ou pensionistas, na busca por informações relativas à sua vida funcional. Por meio da plataforma, a pessoa pode verificar inúmeros detalhes pelo computador, tais como informações financeiras e trabalhistas, por exemplo.

É importante destacar que, antes da sua criação, para ter acesso aos mesmo dados, o servidor SIAPE tinha que utilizar diversos sistemas, já que esse tipo de assistência se estendia para vários formatos digitais específicos, além do atendimento presencial.

Contudo, o site do SouGov reúne atualmente, em um só lugar, boa parte dos serviços à distância disponíveis ao servidor federal.

A seguir, entenda os principais detalhes do programa e confira dicas de acesso ao SouGov web pela internet, do computador, tablet ou celular.

SouGov

Servidores ativos e inativos do Poder Executivo Federal, incluindopensionistas, podem ter acesso a diferentes informações relativas à sua vida funcional por meio do SouGov. Em via de regra, essa é uma facilidade que está disponível aos usuários tanto em versões para aplicativos quanto navegadores, como é o caso do SouGov web.

O interessado em verificar tais serviços à distância poderá utilizar o próprio dispositivo eletrônico para fazer consultas e agendamentos. No primeiro acesso, deve-se criar uma conta no Gov.br.

O site do SouGov é uma página virtual que possibilita ao usuário ter acesso aos mesmos serviços disponíveis através do aplicativo. Basicamente, a diferença é que, na versão web, o usuário não precisa baixar e instalar nenhum programa no seu tablet ou celular. Para tanto, basta conectar o dispositivo eletrônico à internet para verificar todas as funcionalidades do sistema.

Em sua totalidade, o programa já conta com mais de 40 tipos de atendimentos pela internet — que, por sua vez, beneficia cerca de 1,3 milhão de usuários atrelados aos órgãos públicos federais, incluindo servidores do governo do Distrito Federal.

Site do SouGov

O site do SouGov é, em termos simples, uma alternativa para que os servidores federais possam ter acesso a informações funcionais e, ainda, a inúmeros benefícios, a partir de qualquer lugar, contanto que tenha acesso disponível à internet.

A versão para web difere-se da versão para app dado que a forma de acesso de ambos se dá de maneira distinta. Como vimos, o SouGov app nada mais é do que uma aplicação que deve ser instalada em dispositivos móveis e está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Por sua vez, o site do SouGov se caracteriza por um conjunto de páginas na internet que são acessíveis pelo computador ou demais meios eletrônicos, via sistema de navegadores, tais como Google Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari, por exemplo. Logo, não requer a instalação de qualquer aplicativo, exceto o próprio navegador.

Confira, nos tópicos abaixo, algumas das características da plataforma.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Quando surgiu?

A versão web, lançada posteriormente ao SouGov app, foi inaugurada em agosto de 2021 pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, órgão ligado ao Ministério da Economia.

Assim como na opção para aplicativo, a versão web trata-se de uma medida motivada pelo desenvolvimento e simplificação das formas de acesso a informações relativas à vida funcional dos servidores.

No entanto, é válido destacar que sua criação não extinguiu, de imediato, o Sigepe. Afinal, o portal se mantém ativo através da internet, com algumas funcionalidades ainda em operação normal.

Contudo, as operações do Sigepe Web serão encerradas, gradualmente, assim como as demais ferramentas dispersas de acesso a informações da vida funcional dos servidores federais, na medida em que estas forem migradas para o site do SouGov que, por sua vez, será um portal único e completo para acompanhamento dos serviços que são de interesse do servidor.

Vantagens do site do SouGov

O site do SouGov reúne, em uma plataforma exclusiva, diversos serviços da vida funcional de servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal e do governo do DF.

Com isso, os encaminhamentos de atestados médicos, as consultas, solicitações e alterações relacionadas às férias do servidor, bem como o acesso ao contracheque, auxílio-transporte, prova de vida e muitos outros serviços, podem ser realizados à distância, por uma única plataforma.

Sendo assim, não é mais necessário verificar tais consultas ou agendar serviços através de aplicações diferentes, tais como SIGEPE Gestor, Servidor e Pensionista, Mobile ou Banco de Talentos, como era necessário anteriormente.

Principais serviços

Ao todo, o site do SouGov disponibiliza atualmente 50 tipos de serviços na plataforma, entre serviços para gestores e servidores ativos, aposentados, pensionistas e anistiados políticos, incluindo solicitações e consignações. A expectativa é que, até 2023, esse número possa chegar a 70 funcionalidades, tanto na versão web, acessível pelo computador, quanto para os serviços acessados por aplicativo de celular.

Considerando os principais exemplos de consultas que podem ser feitas à distância, o servidor pode consultar dados funcionais, informações relativas às férias, verificar seu contracheque, prévia do 13º salário ou encaminhar atestado médico.

Ainda, pelo site do SouGov também é possível consultar a situação da prova de vida, imprimir o comprovante, autorizar empréstimos consignados, entre outras funções.

Como acessar o site do SouGov

De modo geral, o acesso ao SouGov depende da criação de uma conta no chamado “Login Único”. Sendo assim, os novos usuários devem registrar previamente uma conta gov.br, seja pelo computador ou aplicativo. Para tanto, basta acessar o portal gov.br oficial e informar o CPF.

Imagem: Captura de tela | gov.br

Caso não possua uma conta vinculada ao documento, uma nova página será aberta para criação da conta. Sendo assim, basta seguir as orientações destacadas na tela para criar o login.

No caso dos usuários já cadastrados, porém, o acesso se torna mais simples: basta ir até o site do SouGov, selecionar o botão “Entrar com gov.br” e escolher a opção de login desejada, que pode ser:

  • CPF e senha;
  • bancos credenciados;
  • QR code;
  • certificado digital;
  • certificado digital em nuvem.

Confira o passo a passo para ter acesso a todas as funcionalidades disponíveis no site do SouGov:

  • Em seu navegador de preferência, digite na barra pesquisa o endereço gov.br/sougov. Na tela inicial, selecione a opção “Entrar com gov.br”:
site do sougov - site, sougov, plataforma, servidores
Imagem: Captura de tela | SouGov
  • Na próxima etapa, informe o seu CPF e clique no botão avançar. Se preferir, é possível escolher também outras formas de acesso, tais como login com QR code, seu banco ou certificados digitais.
  • Por fim, caso pretenda fazer o login simples, isto é, através do CPF e senha, na tela seguinte, basta informar a senha cadastrada e clicar no botão “Entrar”.

Principais dúvidas do site do SouGov

Confira abaixo algumas das principais dúvidas sobre o acesso ao SouGov web:

1. É preciso senha para acessar o site do SouGov?

De modo a garantir a segurança do acesso de todos os servidores públicos do governo federal na plataforma, os usuários devem criar uma senha de acesso. No entanto, aqueles que já possuem, por exemplo, um cadastro ativo no portal gov.br não precisam se registrar novamente ou modificar sua senha anterior.

Isso porque o sistema utilizado para validação dos usuários é o mesmo, ou seja, o Login Único — que também possibilita, por exemplo, a autenticação em outros serviços digitais do governo federal.

2. É preciso conexão à internet para entrar?

Por se tratar de um serviço online, o acesso às funcionalidades do SouGov deve ser feito exclusivamente por meio da internet. Nesse sentido, caso haja instabilidade na conexão, por exemplo, o sistema pode ficar indisponível, pois depende diretamente de uma conexão válida.

Portanto, mediante a indisponibilidade de rede, o primeiro passo é analisar se o dispositivo, isto é, o computador possui conexão com uma rede segura. Caso não seja possível, é importante tentar se conectar novamente, seja via wi-fi, cabo de redes ou até mesmo utilizar os dados móveis do celular para garantir a conexão adequada.

3. O que fazer se o site do SouGov estiver fora do ar?

O site do SouGov é uma ferramenta bastante segura, contudo, não está isenta de problemas que podem gerar a instabilidade no acesso ou, ainda, fazer com que o site fique indisponível temporariamente.

Em via de regra, as falhas que normalmente levam o site a ficar fora do ar são provocadas por problemas técnicos ou operacionais, principalmente em razão da falta de internet ou em decorrência de manutenções programadas na rede.

Caso isso ocorra, portanto, o usuário deve adotar medidas alternativas para restabelecer o serviço, tais como acessar o sistema pelo novo aplicativo dos servidores federais. Outra alternativa, caso o problema continue, é verificar também o serviço desejado através das plataformas que ainda não foram descontinuadas.

Por fim, o servidor pode também entrar em contato com a Central SIPEC, seja pelo número 0800-978-9009 ou através do preenchimento de Formulário Eletrônico.


Informações de carreira e todas as novidades para servidores públicos federais estão no canal da bxblue no YouTube: conheça e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado