Como solicitar o pagamento de benefício não recebido?

Aposentados e pensionistas do INSS têm diversos canais para solicitar o pagamento de benefício não recebido. Saiba mais e como fazer o pedido.

solicitar o pagamento de benefício não recebido - pessoa usando celular e computador

É possível solicitar o pagamento de benefício não recebido pelas páginas oficiais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na internet, pelo telefone ou mesmo pelo aplicativo do Meu INSS no celular. Desta forma, é importante saber como funciona cada opção e quanto tempo leva para que as solicitações sejam atendidas.

Neste artigo trazemos detalhes de como solicitar o benefício não recebido e como funciona cada etapa, além de quanto tempo leva. Continue a leitura para saber mais.

Por que o benefício INSS não foi pago?

Ainda que não seja comum, existem situações que fazem com que o benefício do INSS não seja pago. O pagamento do benefício costuma seguir um calendário prévio e, comumente, ser pago até o 5º dia útil de cada mês. Esse é um dos motivos para prestar atenção na concretização do pagamento e, em caso contrário, poder tomar providências para que a situação seja consertada.

Um dos motivos mais comuns para o pagamento não ter caído no dia estipulado é falha no sistema, ou seja, a ordem de pagamento não foi dada, ou mesmo falhas técnicas fizeram com que houvesse atraso. Em todo caso, é comum que essas falhas sejam consertadas automaticamente.

É importante verificar se o pagamento não foi feito por conta de uma falha ou se ele foi interrompido, de fato, por conta de algum fator específico. A interrupção ou cessão devem ser verificados junto ao órgão previdenciário, afinal, pode ser alguma irregularidade cadastral que pode acarretar em problemas mais sérios.

Para saber com certeza se o benefício não foi depositado, é possível verificar o calendário de depósito do INSS, o extrato do benefício ou mesmo verificar o extrato bancário. Às vezes, os valores acabam se perdendo nos extratos, então, é importante analisar com cuidado antes de tomar qualquer providência.

Como solicitar o pagamento de benefício não recebido?

Ao descobrir qualquer irregularidade no recebimento do seu benefício do INSS, é possível fazer a solicitação da correção em alguns canais de atendimento. Geralmente, os problemas referentes a pagamento podem ser resolvidos por meios remotos, ou seja, através do aplicativo ou mesmo da central de atendimento remoto.

Para falar na Central, o beneficiário pode discar 135 e falar com os atendentes sobre o problema verificado. O serviço é disponibilizado diariamente, e pode ser feito pelo celular ou pelo telefone fixo. Todos os cidadãos, assim como todos os beneficiários do INSS têm direito a ligar na Central 135 e receber uma ajuda referente ao seu problema.

O horário de atendimento é bem amplo e compreende o período entre as 07h às 22h (horário de Brasília). O serviço fica disponível de segunda a sábado, e conta com funcionários treinados para analisar cada demanda e buscar a melhor resolução possível.

É possível também solicitar o pagamento de benefício não recebido por meio das agências físicas do INSS, porém é importante primeiro tentar as vias remotas, uma vez que as agências podem operar sob regras diferenciadas, seja por motivos de contenção da pandemia, ou mesmo por diminuição do quadro de funcionários.

O aplicativo Meu INSS, assim como a página oficial na internet (site do INSS), também são canais de atendimento nos quais o beneficiário pode solicitar ajuda. Tanto o site quanto o aplicativo atuam de forma simplificada para que o grande público seja capaz de publicas as demandas de forma rápida e sem problemas.

Documentos

Para solicitar o pagamento de benefício não recebido, o beneficiário deve estar de posse de alguns documentos essenciais para o processo. Dentre os documentos obrigatórios a todos os solicitantes estão:

• CPF

Número do benefício

Em alguns casos, é solicitado uma procuração ou termo de representação legal.

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Passo a passo no Meu INSS

O site do INSS é bem simples e de fácil acesso. O próprio layout permite que os usuários se localizem facilmente, encontrando cada funcionalidade com rapidez e eficácia.

  1. Para acessar a conta, basta entrar na página oficial do Meu INSS e clicar na opção do login. Ao clicar no login, uma pop-up se abrirá e será possível escolher uma opção de autenticação. É possível acessar com o número do CPF, com o login gerado por QR Code, com os dados bancários, certifcado digital ou certificado digital salvo em nuvem.
  2. O próximo passo é clicar em “Agendamentos/ Solicitações”. Nesta aba, o beneficiário vai abrir um novo processo de solicitação, portanto, o passo seguinte é clicar em “Novo requerimento”.
  3. Em “Novo Requerimento” duas opções vão se abrir: a) solicitar pagamento, e b) Solicitar pagamento de benefício não recebido. O beneficiário deverá clicar na segunda opção. Nesta etapa, o site vai solicitar a atualização cadastral de algum dado que possa estar incorreto ou faltando. Caso seja um desses casos, basta preencher os campos com os dados corretos.  Clique em “Avançar”.
  4. A próxima tela que aparecerá trará a discriminação dos dados e detalhes do serviço solicitado. Mais uma vez, clique em “Avançar”.
  5. A próxima etapa vai solicitar uma série de confirmações e preenchimento de dados cadastrais. Número de celular; assim como solicitação de liberação do número para envio de SMS informativo, entre outros. Informe todas as solicitações necessárias e clique em “Avançar”.

Após essa última etapa, o requerimento está pronto e a solicitação em andamento. Assim, basta esperar o período necessário para a análise e o acompanhamento pode ser feito pela própria página do Meu INSS, ou mesmo pelo aplicativo no celular.

Em todo caso, as informações necessárias costumam ser enviadas por meio de SMS ou pela forma solicitada.

Quanto tempo demora até o pagamento?

O tempo médio de espera pelo pagamento do benefício é de 45 dias úteis, segundo estipulado no site do governo federal. Portanto, o período pode se estender por aproximadamente 60 dias corridos, sem descontar finais de semana e eventuais feriados.

É comum que o valor fique disponível em conta e o beneficiário pode fazer o saque dos valores devidos. Caso se passe um longo período sem que o beneficiário solicite o valor, o mesmo pode retornar para a conta do INSS, sendo necessária a abertura de um novo processo para reaver os valores.

Em todo caso, é importante ter em mente que esses períodos estipulados são diferentes para cada caso e podem se estender ou diminuir devido ao nível de complexidade de cada situação, de modo que é difícil prever o tempo exato para o pagamento por conta dessas peculiaridades.


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Redação BX Blue

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