SouGov.br: baixe agora o novo app que substituirá o SIGEPE

Publicado em: 19/05/2021

Os servidores públicos federais (SIAPE) terão novo aplicativo oficial para acessar os serviços digitais, da vida funcional e financeira: o SouGov.br.

Veja em primeira mão todas as informações sobre app SouGov, o cronograma de lançamento e todas as funcionalidades que estarão disponíveis para mais de 1,3 milhões de usuários, entre servidores federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados!

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SouGov.br

O que é o SouGov?

O SouGov.br é uma nova interface digital para acesso aos serviços relacionados à vida funcional dos servidores ativos, inativos e pensionistas.

Todos os serviços estarão concentrados em um só lugar, acessível à palma da mão. A iniciativa faz parte da transformação digital da Administração Pública federal.

Atualmente, os usuários têm diversos canais para acessar os serviços, assim como as unidades de gestão de pessoas para atendê-los, como por exemplo o atendimento presencial, a central telefônica, o Sigepe Mobile, Sigepe Web, Sigepe Gestor, e-mail, SEI e outros.

Com o SouGov, serão unificados os canais de atendimento, migrando as mais de 30 funcionalidades espalhadas nos diversos canais, além da criação de mais 20 novos serviços à disposição dos usuários.

Com interface mais amigável e fluxos simplificados, o SouGov.br terá versões mobile e web.

De acordo com o governo federal, o novo aplicativo está sendo construído para ser uma ferramenta simples, intuitiva e acessível. Foram realizados testes de usabilidade com os diversos públicos para melhorias do SouGov.br, em especial para o público mais idoso.

Com o novo aplicativo SouGov, os usuários poderão acessar digitalmente diversos serviços como autoatendimento ou solicitá-los diretamente à unidade gestora vinculada.

Além disso, será criada uma assistente virtual preparada para responder todas as dúvidas dos servidores federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados.

O SouGov.br substituirá os apps SIGEPE Gestor, SIGEPE Servidor e Pensionista, SIGEPE Mobile e SIGEPE Banco de Talentos.

Benefícios do SouGov.br

Benefícios para os usuários (servidores) ao utilizar o SouGov app:

  • Nova forma de acesso, pelo gov.br, ainda mais segura;
  • Acesso a “Minha Carteira Funcional”, prova de vida, Atestado Web, alterações Cadastrais, mensagens e outros serviços funcionais essenciais o dia a dia ou rotinas obrigatórias;
  • Um novo canal digital unificado onde solicitar mais de 50 serviços de gestão de pessoas;
  • Um ambiente virtual renovado para solicitar e acompanhar o andamento dos requerimentos;
  • Disponibilidade de uma assistente virtual para tirar todas as eventuais dúvidas sobre o app e os serviços oferecidos.

Benefícios para os gestores:

  • Canal único para tratamento das solicitações de serviços de gestão de pessoas;
  • Automação parcial de diversos processos, que antes só poderiam ser feitos manualmente;
  • Desoneração de diversas atividades operacionais, que passarão a ser totalmente automatizadas;
  • Painéis gerenciais para avaliação da demanda e tratamento de solicitações pela unidade, simplificando a gestão.

Como fazer o download gratuito do SouGov.br?

Como baixar o Sougov.br?

O aplicativo SouGov.br (a pesquisa deve ser feita com este nome e não como “Seu Gov”) já está disponível, gratuitamente, nas lojas da Google Play e App Store.

Para tanto será necessária a criação de uma conta no gov.br, possibilitando aos usuários um login único para acesso aos serviços.

Google Play

Os usuários de dispositivos móveis que utilizam o sistema operacional Android (5.0 ou superior), podem fazer o download do aplicativo SouGov.br acessando a loja de aplicativos, por um dos aparelhos conectados a internet.

O app é oferecido pelo Governo do Brasil e o suporte direto pode ser acionado pelo e-mail: sougov@economia.gov.br.

App Store

Os servidores federais ativos, inativos ou pensionistas que fazem uso de celulares ou tablets com sistema operacional iOS, podem baixar o app SouGov na loja oficial da Apple.

Orientações de segurança para baixar e acessar o aplicativo SouGov

É importante que os servidores públicos se atentem aos canais oficiais do governo federal, cujo endereço eletrônico têm a extensão “gov.br” no endereço. Isso porque diversos sites, no Brasil e no exterior, têm sido utilizados para roubar dados e informações dos funcionários federais.

Um dos endereços falsos que o Ministério da Economia já pediu a suspensão é servidor.sougovbr.online. A página captura usuários e senhas do aplicativo SouGov.br.

Outro site falso é o “sigacgestor.com” – o site verdadeiro do Sigac é “sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/cassso/login” e, vale lembrar, a plataforma do Sigac está em fase de transição para o aplicativo SouGov, que até 2022 irá concentrar todos os serviços da vida funcional do servidor púbico ativo e inativo e pensionista do Poder Executivo Federal.

Para garantir a segurança, os servidores federais devem digitar dados como CPF e senha do Sigac apenas em páginas com o domínio oficial gov.br ou nos aplicativos baixados da loja virtual oficial do governo federal.

Se por acaso algum servidor público já tenha inserido seus dados nos sites falsos mencionados ou outros de que suspeite, a orientação é pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal da pasta da Economia é fazer a troca imediata da senha do portal Gov.br e dos sistemas Sigac/Sigepe.

O que é necessário para ter o acesso liberado?

Como criar a conta no SouGov.br? Como é feito o login no Sou Gov?

Os usuários podem criar um conta gratuita para acesso ao novo aplicativo, a partir de um cadastro simples, feito pelo próprio usuário. Para criar a conta Gov.br no SouGov.Br é preciso:

  1. Passo 1: acessar o site acesso.gov.br.
  2. Passo 2: criar uma nova conta;
  3. Passo 3: selecionar a melhor opção de cadastro.

IMPORTANTE: visando garantir a segurança dos dados dos servidores e pensionistas, para acesso ao SouGov.br será preciso criar contas com selos Prata ou Ouro.

  • Selo Prata: internet banking (somente bancos conveniados), validação facial de Carteira de Habilitação Nacional (CNH), balcão presencial no INSS ou validação servidor público (senha SIGAC).
  • Selo Ouro: validação facial do Tribunal Superior Eleitoral ou certificado digital.

Caso o cadastro esteja na categoria bronze, determinadas configurações, informações ou autorizações podem não ser concluídas.

Vale lembrar que as funcionalidades disponíveis no Sigepe Mobile, Gestor, Banco de Talentos e Sigepe Web Servidor serão descontinuadas definitivamente sempre após 30 dias ao lançamento da funcionalidade no SouGov.Br.

Serviços disponíveis no SouGov.br (app)

Os usuários terão um canal digital onde solicitar mais de 50
serviços de gestão de pessoas. Confira os principais:

Para servidores ativos:

  • Prévia de contracheque;
  • Prévia de 13º Salário;
  • Sou Gov contracheque;
  • Comprovante de rendimentos;
  • Ficha Financeira Anual;
  • Dados Pessoais (podem ser alterados pelo servidor);
  • Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente);
  • Consulta de dependentes;
  • Consulta a dados funcionais;
  • Consulta ao comprovante de pensão alimentícia;
  • Consulta a afastamentos;
  • Férias (consulta, solicitação ou alteração);
  • Carteira Funcional;
  • Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF);
  • Localização de unidade de gestão de pessoas;
  • Chatbot (canal de atendimento ao usuário);
  • Atestado médico (encaminhamento).

Para servidores inativos e pensionistas:

  • Prévia de contracheque;
  • Prévia de 13º Salário;
  • Contracheque;
  • Comprovante de rendimentos;
  • Ficha Financeira Anual;
  • Dados Pessoais (poderão ser alterados pelo servidor);
  • Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente);
  • Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização);
  • Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF);
  • Localização de unidade de gestão de pessoas;
  • Chatbot (canal de atendimento ao usuário).

Além disso, também será possível fazer solicitações como Assistência à saúde suplementar (Cadastro de Plano) e Auxílio Transporte nos diferentes perfis.

Fonte: reprodução Governo Federal

Consignações

Os serviços gratuitos referentes as consignações na folha de pagamento, estarão disponíveis para todos os usuários (ativos e inativos):

  • Autorização de Empréstimo Consignado;
  • Consulta à autorização – com possibilidade de cancelamento e reativação;
  • Consulta a contratos e anuência para contrato de empréstimo consignado;
  • Consulta a Extrato de Consignações ativas ou encerradas.

IMPORTANTE: com a migração do SIGEPE Servidor e Pensionista e do SIGEPE Mobile, as funcionalidades que autorizam a contratação de novos empréstimos ou cartão consignado assim como a anuência das operações são feitas somente pelo novo aplicativo ou quando disponível, na versão web.

SouGov Web

A nova versão web do SouGov.Br para PC (que pode ser acessada pelo computador), sem a necessidade de instalar nada, só será disponibilizada a partir de Junho.

Até Março do ano que vem, o SIGEPE Web poderá ser acessado normalmente, que é quando deve ser desativado. No entanto, vale lembrar que deixará de ter atualizações. Portanto, a recomendação é conferir os novos serviços e funcionalidades do SouGov pelo app ou site.

A nova URL, ou seja, o endereço de acesso será divulgado em breve. Uma possibilidade é ficar hospedado no http://sougov.br ou ainda dentro de uma das instâncias do domínios Gov.br – nova plataforma digital centralizadora.

Quem poderá utilizar o novo app do Governo Federal?

Segundo informa a Secretaria da Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, o SouGov.br irá atender a mais de 1,3 milhões de usuários. São eles:

  • servidores ativos;
  • aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal (GDF);
  • empregados públicos de empresas dependentes;
  • contratos temporários; e
  • anistiados políticos que recebem seus vencimentos, proventos, indenizações ou pensões pelo Siape.

Fases de teste e lançamento

O projeto teve início em novembro de 2020 e está planejado para ser encerrado em setembro de 2022, levando, ao total, menos de dois anos para ser implementado.

Confira um resumo com os destaques do cronograma, com os próximos passos do projeto:


  • Maio/2021: Lançamento oficial do SouGov.br;
  • Maio/2021: Desativação do SIGEPE Mobile;
  • Junho/2021: Lançamento do SouGov.Br no ambiente web; Desativação do Banco de Talentos;
  • Agosto/2021: Lançamento de Funções Gestor; 11 serviços; Evolução do chatbot;
  • Setembro/2021: Desativação do SIGEPE Gestor;
  • Outubro/2021: 13 serviços;
  • Dezembro/2021: Funções de Previdência, Pesquisa e Perícia;
  • Fevereiro/2022: Funções Financeira, Consignações, Saúde e Afastamentos;
  • Março/2022: Desativação do SIGEPE Web;
  • Maio/2022: Funções de Estagiário, Moradia, Compensações e Pensão
  • Junho/2022: Funções de Desempenho;
  • Agosto/2022: Ponto eletrônico;
  • Setembro/2022: Fase de encerramento. Desativação do SISREF.

Vale lembrar que o Portal do Servidor, poderá ser utilizado ainda como fonte de informação. No entanto, os serviços serão concentrados todos no novo app.

No dia 04/05 o Ministério da Economia também fez uma live (transmissão ao vivo) para detalhar o lançamento oficial do SouGov.Br app. Para conferir, basta conferir o vídeo abaixo:

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