SouGov fora do ar ou instável: veja o que é afetado e o que fazer

sougov - celular com a tela do aplicativo sougov

Publicado em: 19/11/2021

Servidores públicos federais da ativa ou inativos e pensionistas da Administração Pública Federal precisam recorrer ao SouGov em busca de informações financeiras, bem como detalhes do vínculo de trabalho. No entanto, às vezes é possível se deparar com problemas na plataforma, ou mesmo com o SouGov fora do ar, o que pode ter diversas razões.

De modo geral, o SouGov fora do ar ou instável pode ocorrer em função de instabilidades no sistema, falhas de conexão, problemas de acesso à internet ou até mesmo por conta de simples atualização ou manutenção da própria plataforma.

A seguir, confira os principais motivos para isso acontecer, quais serviços podem ser afetados e o que fazer nestas situações.

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SouGov

O SouGov é uma plataforma criada como parte de um projeto de transformação digital da Administração Pública Federal. Com isso, o objetivo da ferramenta é tornar mais simples o acesso de servidores ativos, aposentados e pensionistas aos serviços de gestão de pessoas do Poder Executivo federal e do GDF (Governo do Distrito Federal).

O propósito do SouGov é reunir em apenas um espaço diversas funções, que permitem ao SIAPE ativo ou inativo verificar e consultar serviços como a prévia e o contracheque, dados pessoais e cadastrais, comprovante de rendimentos, autorização de empréstimos consignados, prova de vida SIAPE, entre outros.

Cabe destacar que antes da sua criação os servidores deveriam utilizar diversas plataformas para ter acesso a mesma informação, como o Sigepe Mobile, Sigepe Gestor, Sigepe Servidor e Pensionista e Sigepe Banco de Talentos. Agora, portanto, o SouGov agrupa todas as funcionalidades, e à medida em que forem incorporadas, as demais ferramentas serão desativadas, como já ocorreu com o Sigepe Mobile, por exemplo.

Disponível em duas versões (aplicativo e web), a ferramenta pode ser acessada tanto pelo smartphone quanto por um computador, ambos com acesso à internet. A seguir, confira mais detalhes sobre cada um dos mecanismos utilizados para acesso ao SouGov.

App

Por meio do app SouGov, o interessado pode verificar uma série de serviços atrelados à sua vida funcional, desde que seus proventos sejam derivados do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape).

Desse modo, o servidor ativo, aposentado ou pensionista pode ter acesso, na palma das mãos, a consultas como sua Carteira Funcional, autorização de empréstimos consignados, prévia do contracheque ou do 13º salário. O acesso ao app SouGov pode ser via celular ou tablet, nas plataformas Play Store e App Store.

Web

Última versão lançada, o SouGov web é mais uma alternativa para realizar consultas e acessar os serviços da vida funcional dos servidores federais de forma remota.

Enquanto o app SouGov permite a utilização das funcionalidades disponíveis na plataforma através da instalação da aplicação em dispositivos eletrônicos como smartphones ou tablets, o SouGov web reúne todas essas funções em um endereço na internet no qual pode ser acessado por computadores, celulares e demais dispositivos com acesso à internet.

Sendo assim, a principal diferença entre as modalidades passa diretamente pela forma de acesso. Afinal, no caso do SouGov web não é necessário a instalação de nenhum aplicativo, já que a ferramenta funciona em um site próprio. Porém, vale lembrar que a utilização dos serviços depende de cadastro no sistema, sendo a autenticação exigida em ambos os formatos.

Quais os serviços afetados quando o SouGov está fora do ar?

De maneira global, servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas têm à disposição uma lista com 28 serviços no SouGov web ou app — podendo chegar a 50 ao fim da implementação das funcionalidades, previsto para ocorrer em fevereiro de 2023.

Diante disso, caso o sistema se encontre afetado por instabilidades técnicas ou operacionais, os serviços que poderão estar indisponíveis enquanto o SouGov estiver fora do ar são:

  1. Prévia de contracheque;
  2. Prévia de 13º salário;
  3. Contracheque;
  4. Comprovante de rendimentos;
  5. Ficha Financeira Anual;
  6. Dados Pessoais (podem ser alterados pelo servidor);
  7. Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente);
  8. Consulta de dependentes;
  9. Consulta a dados funcionais;
  10. Consulta ao comprovante de pensão alimentícia;
  11. Consulta a afastamentos;
  12. Consulta a férias;
  13. Carteira Funcional;
  14. Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF);
  15. Localização de unidade de gestão de pessoas;
  16. Chatbot (canal de atendimento ao usuário);
  17. Atestado médico (encaminhamento);
  18. Cadastro/alteração de dados bancários;
  19. Autorização ao acesso da Administração à Declaração do IRPF;
  20. Banco de Talentos;
  21. Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização para aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis);
  22. Autorização de Empréstimo Consignado;
  23. Consulta à autorização – com possibilidade de cancelamento e reativação;
  24. Consulta a contratos e anuência para contrato de empréstimo consignado;
  25. Consulta a Extrato de Consignações ativas ou encerradas;
  26. Solicitação de Assistência à saúde suplementar;
  27. Auxílio Transporte; e
  28. Licenças gestante, adotante e paternidade.

O que pode deixar o SouGov fora do ar ou instável?

Apesar de muito seguro e confiável, o SouGov pode eventualmente apresentar algumas falhas que impeçam o acesso a determinados serviços, uma vez que pode acabar ficando indisponível temporariamente.

Em geral, a falta de acesso pode ter origem em problemas técnicos, como a desatualização do app ou operacionais, decorrentes de instabilidades no sistema, falta de internet ou manutenção.

A seguir, confira uma lista completa com os motivos mais comuns para isso.

Atualizações e manutenção

O SouGov pode passar, eventualmente, por algumas manutenções programadas em seu sistema. De modo geral, essas “quedas do sistema” são necessárias para que haja a atualização das funcionalidades que vão desde a inserção de novos recursos até a implementação de dispositivos de segurança, a mudança de interface e etc.

O que fazer: neste caso, recomenda-se aguardar algumas horas para tentar um novo acesso.

Instabilidade no sistema

As chamadas instabilidades no sistema normalmente ocorrem em razão da falha na comunicação com os servidores e pode ser motivada pelo grande acesso simultâneo à ferramenta. Apesar do seu robusto sistema, é comum que ocorra uma lentidão maior em momentos específicos de grande acesso ou até mesmo pode o SouGov ficar fora do ar.

O que fazer: em se tratando de uma instabilidade cuja motivação pode não ser conhecida, vale a pena aguardar alguns instantes antes de realizar uma nova tentativa de acesso, afinal, o problema pode ser rapidamente corrigido; ou, ainda, levar algumas horas para ter a conexão restabelecida.

Erros de conexão

Ao acessar o SouGov web, eventualmente os usuários podem se deparar com uma mensagem de erro ou falha na conexão com o sistema. Nesse caso, o interessado pode seguir as orientações dadas na própria tela pelo navegador, já que ela está normalmente associada a mensagem “sua conexão não é particular”.

O que fazer: além de seguir pelo acesso direto, normalmente indicado como não seguro, o usuário pode manter o seu navegador sempre atualizado e com todos os protocolos de segurança e certificação instalados.

Problemas com a internet

Mais uma razão bastante comum do SouGov fora do ar ou instável está diretamente relacionado com problemas de conexão com a internet. Por se tratar de uma ferramenta virtual, o seu sistema apenas opera com uma conexão válida com a internet. Assim, seu acesso dependerá exclusivamente da disponibilidade de rede no aparelho utilizado para conexão.

O que fazer: verifique se o seu dispositivo está conectado em uma rede segura, seja via wi-fi, cabo de rede ou dados do seu celular, em caso de conexão móvel.

Versão desatualizada

Tendo em vista a constante atualização dos sistemas a fim de fornecer a melhor experiência de uso aos interessados, o SouGov app pode apresentar falhas decorrentes da desatualização, afinal, muitas aplicações apenas estão disponíveis para as versões mais recentes.

O que fazer: a melhor forma de evitar que o SouGov fique fora do ar ou se mantenha instável na maior parte do tempo é instalar a versão mais atualizada do app em seu dispositivo eletrônico. Para tanto, basta conferir na sua própria loja de apps as atualizações disponíveis e fazer o download.

O que fazer caso o SouGov esteja fora do ar?

No caso da falta de acesso pela indisponibilidade do sistema, o interessado pode tomar algumas medidas para tentar verificar os serviços disponíveis na plataforma tanto em sua versão para web quanto aplicativo.

Veja algumas alternativas recomendadas.

Tentar plataforma diversa

Caso o sistema esteja inativo em razão da desatualização do app, por exemplo, o usuário pode acessar a versão para web a fim de verificar os serviços disponíveis no SouGov. O contrário também pode ajudar, uma vez que a falta de um navegador compatível pode comprometer o acesso, basta instalar a versão mais recente no smartphone ou tablet.

Utilizar os outros aplicativos ainda disponíveis

Com a incorporação dos serviços à plataforma SouGov, os serviços que antes poderiam ser acessados por ferramentas distintas, como Sigepe Mobile ou Sigepe Servidor e Pensionista, serão desativados gradativamente. Entretanto, até que isso ocorra, o usuário terá a oportunidade de continuar acessando-as em caso de instabilidade no SouGov. Mas vale frisar que, justamente por causa da migração, é possível que algumas funcionalidades nas plataformas antigas não estejam mais em funcionamento – como é o caso do contracheque no Sigepe.

Entrar em contato com a Central SIPEC

Outra opção é entrar em contato através da Central SIPEC. Esta, por sua vez, nada mais é do que um canal de atendimento exclusivo para usuários que estejam com dúvidas ou necessite de orientação em relação aos temas de gestão de pessoal. Para tanto, basta ligar para o número 0800-978-9009 ou enviar uma mensagem através do preenchimento de Formulário Eletrônico.

Apesar de ser possível que o SouGov fique fora do ar, é importante ressaltar que instabilidades ou problemas não são usuais, e que aos poucos todos os serviços da vida funcional dos servidores públicos federais da União estarão concentrados na nova plataforma. Portanto, servidores federais ativos e inativos, bem como pensionistas, devem se adiantar para fazer o cadastro no SouGov e se familiarizar com a nova ferramenta.


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