SouGov: tudo o que você precisa saber para usar o site e app

Saiba o que é e como funciona o SouGov, como acessá-lo, sua lista completa de serviços e tire todas as suas dúvidas sobre a plataforma

21 de outubro de 2023 Atualizado em 16 de fevereiro de 2024

Lançado em 2021 pelo governo federal, o SouGov é uma plataforma que surgiu com o objetivo de facilitar e simplificar o dia a dia de quem trabalha no serviço público federal.

Entre as funcionalidades estão o envio de atestado médico, solicitação de auxílio-transporte e até mesmo autorização de empréstimo consignado, tornando mais prática a vida de servidores federais ativos, aposentados e pensionistas.

Abaixo, você confere todas as informações sobre como essa plataforma funciona, quem pode acessá-la, as diferenças entre ela e a conta gov.br e a lista completa de serviços oferecidos nessa ferramenta.

Você também pode verificar como fazer o seu cadastro e login, o que é recomendado fazer em caso de problemas e as principais dúvidas que envolvem o acesso ao SouGov. 

SouGov: o que é?

O SouGov é uma nova plataforma de acesso aos serviços da vida funcional dos servidores ativos, inativos e pensionistas do governo federal.

Ele surgiu para concentrar em apenas um lugar serviços que antes estavam armazenados em diferentes sistemas, como o Sigepe Mobile, Sigepe Web, e-mail, SEI, entre outros.

Atualmente, o SouGov possui dois formatos de acesso: no aplicativo e na web.

Quem pode usar o SouGov?

O SouGov pode ser acessado por:

  • Servidores ativos;
  • Aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal;
  • Empregados públicos de empresas dependentes;
  • Contratos temporários; 
  • Anistiados políticos que recebem seus vencimentos, proventos, indenizações ou pensões pelo Siape.

Qual a diferença entre SouGov.br e gov.br?

Muita gente por aí ainda confunde o SouGov.br com o gov.br por causa da semelhança de nomes, mas é importante destacar que as plataformas são diferentes.

O gov.br centraliza serviços em diferentes áreas, como o CadÚnico, a Receita Federal, o FGTS, a Previdência Social, o programa Desenrola Brasil, entre outros. 

Basicamente, é um sistema que agiliza a vida do cidadão e permite o acesso mais rápido a serviços públicos, em diversas áreas, como saúde, educação e transporte, e comprova nos meios digitais que você é você.

Já o SouGov se restringe aos servidores públicos federais (ativos, inativos e pensionistas) e oferece informações relacionadas apenas à vida funcional desse público para diminuir a burocracia nos processos da vida financeira e trabalhista. 

Lista completa dos serviços disponíveis no SouGov [2024]

Para servidores ativos

  • Autorização de acesso à Declaração do IRPF
  • Avaliação de Desempenho (Consulta de Resultados)
  • Cadastro/alteração de Dados Bancários
  • Carteira Funcional
  • Carteira Funcional Especial
  • Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF)
  • Assistente Virtual – Sol (atendimento ao usuário)
  • Comprovante de Rendimentos
  • Consulta a Afastamentos
  • Consulta a Dados Funcionais
  • Consulta aos Dados Pessoais
  • Consulta ao Comprovante de Pensão Alimentícia
  • Consulta de Dependentes
  • Consulta de Dossiê Consolidado
  • Consulta de Ficha Financeira Anual
  • Consulta de Licença Incentivada
  • Consulta de Redução de Jornada de Trabalho
  • Consulta a Situação da Validação Cadastral
  • Contracheque (Resumo do último Contracheque e Detalhamento do Contracheque)
  • Currículo e Oportunidades
  • Dados Pessoais (podem ser alterados pelo servidor)
  • Ficha Financeira Anual
  • Localização de Unidade de Gestão de Pessoas
  • Personalização da Home
  • Prévia de Contracheque
  • Prévia de 13º Salário
  • Segurança (Configurar Biometria; Autorização do Dispositivo; Deslogar e Descadastrar Dispositivos das sessões ativas e o alerta de login ao acessar um dispositivo)
  • Termo de Uso (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) e Política de Privacidade

Para líderes

  • Acompanhamento das solicitações de autorização da ficha de frequência
  • Acompanhamento de férias da equipe
  • Acompanhamento diário da frequência
  • Acompanhamento da ficha de frequência
  • Consulta da área do servidor
  • Consulta de situação da validação cadastral
  • Consulta de configurações gerais da ficha de frequência
  • Gerenciamento da equipe
  • Inclusão/Aprovação de ocorrências da ficha de frequência
  • Inclusão/Alteração de Registro de Ponto
  • Homologação da ficha de frequência
  • Homologação de férias da equipe
  • Resumo da Disponibilidade da Equipe
  • Situação de Validação Cadastral do Líder
  • Solicitação de correção dos integrantes da equipe

Para aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis

  • Autorização de acesso à Declaração do IRPF
  • Cadastro/alteração de dados bancários
  • Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF)
  • Consulta a Dados dos Beneficiários de Pensão
  • Assistente Virtual – Sol (atendimento ao usuário)
  • Comprovante de rendimentos
  • Consulta a Inconsistências Cadastrais 
  • Consulta de Ficha Financeira Anual
  • Contracheque
  • Dados Pessoais (poderão ser alterados pelo servidor)
  • Declaração de Aposentadoria
  • Declaração de Fundamento Legal de Aposentadoria
  • Localização de unidade de gestão de pessoas
  • Prévia de 13º Salário
  • Prévia de Contracheque
  • Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização)
  • Segurança (Deslogar e Descadastrar Dispositivos das sessões ativas e o alerta de login ao acessar um dispositivo)
  • Termo de Uso (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) e Política de Privacidade 

Para ex-servidor

  • Comprovante de rendimentos
  • Consignações encerradas
  • Contracheque
  • Currículo e Oportunidades
  • Ficha Financeira

Consignações (ativos e inativos)

Leia mais: Como funciona o empréstimo consignado para servidor público?

Férias

  • Consulta de programação de férias
  • Programação de férias
  • Alteração de programação de férias

Frequência (ativos)

  • Consulta da Ficha de Frequência
  • Registro de Ponto
  • Informação de ocorrência na Ficha de Frequência
  • Consulta de Autorizações
  • Consulta a banco de horas, horas comuns, entre outras

Minha Previdência (ativos)

  • Adesão à Funpresp
  • Consulta de Solicitações (Adesão e/ou Migração)
  • Inclusão/Alteração Rubricas na base de cálculo
  • Opção de Migração para o Regime de Previdência Complementar

Minha Saúde (ativos)

  • Consulta de Atestado de Saúde
  • Inclusão/ Alteração/Exclusão de Atestado de Saúde
  • Consulta de Perícias
  • Agendamento de Perícias
  • Reconsideração e Recurso de Perícia
  • Exame Médico Periódico
  • Promoção à Saúde (Inscrição/Acompanhamento/Cancelamento e Reativação)

Saúde suplementar

  • Assistência à Saúde Suplementar – Contrato/Convênio
  • Assistência à Saúde Suplementar – Ressarcimento
  • Comprovação de Quitação – por CNPJ

Solicitações 

  • Abono de Permanência
  • Ajuda de Custo
  • Alteração de Dados Bancários (Conta de Recebimento de Salário e Conta para outros recebimentos)
  • Atualização Renda Extra Siape
  • Auxílio-alimentação e refeição (Consulta/Solicitação/Encerramento)
  • Auxílio-funeral
  • Auxílio Natalidade – Pai
  • Auxílio-transporte
  • Averbação do Tempo de Contribuição
  • Cadastro de Dependentes (Visualização/Edição e Cadastro)
  • Certificado Digital
  • Comprovante de Rendimento Extra Siape (encaminhamento)
  • Consulta/Envio/Correção das Minhas Solicitações
  • Informação de Afastamentos
  • Licença para Capacitação
  • Licenças Gestante
  • Licença Gestante antes do parto
  • Licença por Natimorto
  • Licença Paternidade
  • Licença Adotante
  • Opção de Função (funções comissionadas)
  • Pagamento de Substituição
  • Solicitação de Declarações

Demais serviços

  • Notificação de celebração de aniversário
  • Notificação de celebração de anos de serviço público
  • Notificação do Dia Internacional da Mulher

Aprenda a criar cadastro e fazer login no SouGov

Para fazer o cadastro e o login no SouGov, é necessário que você tenha em mãos um telefone celular (smartphone) ou computador conectado à internet e uma conta de acesso no gov.br.

Se você ainda não tiver uma conta gov.br, pode criá-la rapidamente: 

  • Acesse o endereço do governo digital;
  • Clique no botão “Criar conta gov.br”;
  • Escolha uma das opções de cadastro;
  • Insira as informações solicitadas no formulário;
  • Obtenha o selo prata ou ouro de confiabilidade (confiabilidades.acesso.gov.br) caso você ainda o tenha.

Se você escolher fazer o cadastro por meio da sua instituição financeira, como o PicPay, você já terá automaticamente os selos prata e ouro para a sua conta gov.br.

Depois de criar a conta gov.br, é só fazer o login no SouGov. A versão do aplicativo é bem parecida com a versão web. Assim, é só escolher a que você preferir para fazer o acesso.

Como recuperar a senha do SouGov?

Como o acesso ao SouGov é feito com a senha da conta gov.br, se você precisar recuperar a senha da plataforma, é só alterar a senha do gov.br.

Para isso, é só seguir o passo a passo:

  • Acesse o endereço do portal gov.br (http://acesso.gov.br);
  • Informe o seu CPF e clique em “Continuar”;
Fonte: Captura de tela | SouGov
  • Clique em “Esqueci minha senha”.
Fonte: Captura de tela | SouGov

Você terá à disposição algumas opções de recuperação da senha para manter a sua conta no nível prata ou ouro (com mais segurança):

Se você tiver a biometria cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou com a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), você pode fazer o reconhecimento facial para recuperar a senha. 

Fonte: Captura de tela | SouGov

Se essa opção não for apresentada para você, pode fazer a recuperação de outra forma. Você escolhe um dos bancos credenciados selecionados. Caso seu banco não esteja listado, clique em “Recuperar de outra forma” no final da página.

Fonte: Captura de tela | SouGov

Você pode recuperar sua senha por meio de um código enviado por e-mail ou pelo celular cadastrado. Se alguma dessas opções não for apresentada, é porque ela não estava cadastrada.

Fonte: Captura de tela | SouGov

Caso nenhuma dessas opções de recuperação atenda a suas necessidades, você pode preencher um formulário fazendo a solicitação da recuperação. Nesse caso, é preciso esperar alguns dias para conseguir a resposta ao atendimento. 

Importante: as opções de recuperação por e-mail, celular ou formulário só garantem o nível bronze de confiabilidade e segurança, ok? 

Como mudar a senha do SouGov?

O processo para alteração de senha de acesso do SouGov é parecido com o de recuperação:

  • Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br;
  • Clique no botão “Avançar”;
  • Clique no link “Esqueci minha senha” e siga as instruções.

Formas de acessar o SouGov

Disponível nas versões web e aplicativo, o SouGov pode ser acessado tanto pelo computador quanto pelo smartphone. Para isso, é necessário ter acesso à internet.

A seguir, você pode conferir de maneira detalhada como fazer cada um dos acessos à plataforma.

SouGov app

Quem ainda não tem um cadastro na conta gov.br, pode criá-la. Atualmente, se você fizer o registro por meio de alguns bancos, automaticamente tem o selo ouro ou prata vinculado à sua conta gov.br. 

Como fazer login no app SouGov?

  • Instale o aplicativo no seu celular;
Fonte: Captura de tela | SouGov
  • Abra o app e toque em “Entrar com gov.br”;
Fonte: Captura de tela | SouGov
  • Digite o seu CPF e toque no botão “Avançar”;
Fonte: Captura de tela | SouGov
  • Coloque sua senha de acesso à conta gov.br e toque no botão “Entrar”;
Fonte: Captura de tela | SouGov
  • Em alguns casos, pode ser solicitada a seleção de imagens indicadas no desafio.

Se você já tiver o selo de confiabilidade “Prata ou Ouro”, será direcionado para a autorização de acesso do aplicativo SouGov.br.

Caso esse não seja o seu caso, é só concluir os procedimentos necessários para aumentar o nível de segurança da sua conta e conseguir acessar todos os serviços do SouGov.

SouGov web

O SouGov web é a versão da plataforma que pode ser acessada por meio de um desktop, ou seja, do seu computador.  

O usuário pode acessar todos os serviços diretamente pelo seu navegador de internet de preferência (Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, etc). 

Assim como a versão do aplicativo, ela também depende de um cadastro na conta gov.br. 

Como fazer login no site SouGov?

Para fazer o login pelo site SouGov, você precisa:

  • Digitar o endereço gov.br/sougov na barra de pesquisa do seu navegador;
  • Escolher a opção “Entrar com gov.br”;
Fonte: Captura de tela | SouGov
  • Informar o seu CPF e clicar no botão “Avançar”;
Fonte: Captura de tela | SouGov
  • Digitar a senha de acesso e clicar no botão “Entrar”.
Fonte: Captura de tela | SouGov

SouGov fora do ar: veja principais motivos e o que fazer

De modo geral, quando a plataforma funciona de uma maneira instável ou até mesmo fica fora do ar, o acesso aos seus serviços pode ficar um pouco prejudicado.

Nesses casos, os motivos podem ser variados, assim como as recomendações do que deve ser feito. Veja a seguir algumas situações:

Instabilidade no sistema

Normalmente, instabilidades no sistema acontecem por alguma falha na comunicação com os servidores. Isso pode ocorrer por um grande volume de acessos simultâneos à ferramenta. 

O que fazer: aguarde alguns minutos e faça uma nova tentativa de acesso.

Problemas com a internet

Por se tratar de uma ferramenta que funciona com acesso à internet, é preciso também ficar atento e checar se o aparelho que você está usando tem uma conexão válida.

O que fazer: verifique se o seu celular ou computador está conectado a uma rede wi-fi, por cabo de rede ou de dados móveis.

Atualizações e manutenção

Como qualquer plataforma nos dias de hoje, é possível também que ela esteja passando por manutenções programadas em seu sistema.

O que fazer: aguarde algumas horas e tente novamente o acesso.

Erros de conexão

Eventualmente, mensagens de erro ou falhas de conexão com o sistema podem impedir o acesso à plataforma. 

O que fazer: mantenha o seu navegador sempre atualizado e com os protocolos de segurança e certificação instalados.

Versão desatualizada

O SouGov também pode apresentar falhas por desatualização, afinal, a plataforma passa por melhorias constantemente.

O que fazer: instale a versão mais atualizada do aplicativo conferindo na sua loja de apps as atualizações disponíveis.

Caso a plataforma esteja fora do ar, a recomendação é tentar utilizar uma forma de acesso diferente. Por exemplo: se estiver dando problema no aplicativo, use a versão web. Se a versão web não tiver dando para acessar, entre pelo aplicativo.

Se mesmo assim os problemas persistirem, entre em contato com a Central SIPEC, um canal de atendimento exclusivo para usuários resolverem suas dúvidas. 

Para isso, basta ligar para o número 0800-978-9009 ou enviar uma mensagem preenchendo o Formulário Eletrônico.

Veja as principais dúvidas sobre o SouGov servidor

O que fazer se a conta SouGov estiver bloqueada?

As situações mais comuns que envolvem o bloqueio da conta SouGov estão relacionadas ao fato de o usuário errar a senha várias vezes consecutivas, tentativas de fraude ou simplesmente uma falha no sistema.

A orientação nesses casos é entrar em contato com a unidade gestora para entender os motivos que levaram ao bloqueio. Para isso, é só abrir o aplicativo SouGov ou entrar na página web do SouGov e tocar ou clicar em “Ajuda”.

Se você tocar ou clicar em “Unidade de Gestão de Pessoas” e digitar o seu CPF, as informações sobre a sua unidade de gestão vão aparecer na tela. 

Em seguida, é só entrar em contato com ela e pedir mais orientações sobre o desbloqueio da conta no SouGov.

Todo servidor público pode ter cadastro no SouGov?

Não. Somente servidores públicos federais conseguem se cadastrar no SouGov.

Pensionista SIAPE pode ter conta no SouGov?

Sim. Como os pensionistas SIAPE fazem parte do grupo de beneficiários da esfera federal, eles podem ter uma conta no SouGov.br.

App SouGov não funciona, e agora?

Sempre que a plataforma estiver fora do ar ou instável, o ideal é esperar um pouco e tentar novamente o acesso. 

Se mesmo depois de algumas horas o SouGov não funcionar, a recomendação é entrar em contato com o departamento de recursos humanos do órgão público ao qual o servidor SIAPE está vinculado. 

Dessa forma, será possível dar andamento para a solução do problema.

Preciso pagar para baixar o SouGov?

Não. O aplicativo SouGov é totalmente gratuito, por isso você não precisa se preocupar em pagar pelo acesso a ele.

Como eu faço para atualizar o aplicativo do SouGov?

Sempre que possível, mantenha o aplicativo do SouGov atualizado. Dessa forma, você pode ter uma melhor experiência de uso e não se deparar com falhas decorrentes de desatualização.

Para fazer isso, é só conferir se existe alguma atualização pendente a partir da busca pelo SouGov na loja de aplicativos e fazer o download. 

Geralmente, quando você entra no aplicativo, pode também receber uma notificação de que o aplicativo possui uma versão mais atualizada.

Como consultar o extrato de consignações no SouGov?

O extrato de consignações é um documento que elenca os descontos (consignações) na remuneração do servidor público SIAPE.

Para realizar a consulta é preciso primeiro verificar vínculo, caso tenha mais de um. Depois, siga os passos:

  1. Procure por “AutoAtendimento” e clique em “Consignação”
  2. Escolha entre “Extrato de Consignações Ativadas” ou “Extrato de Consignações Encerradas”
  3. Selecionando o nome da consignatária você terá acesso aos contratos consignados ativos ou encerrados.

Como acessar o contracheque do servidor federal no SouGov?

Após logar na sua conta, basta procurar por “consulta contracheque” no campo de Autoatendimento. Então, você seleciona o mês desejado e a tela mostrará as informações.

O documento pode ser baixado e salvo, via download, no celular, tablet ou computador.

Como tirar ficha financeira no SouGov?

É possível acessar todas as informações financeiras da vida funcional por meio do SouGov, seja app ou na versão web. Prévia e contracheque, informe de rendimentos, extrato de consignações, entre outros documentos, estão presentes na plataforma do servidor federal.

Escolha o documento que melhor atende às suas necessidades, na seção de Auto atendimento, e siga as instruções da tela para obter o que precisa.

Como acessar o SIGEPE pelo SouGov?

O antigo SIGEPE foi substituído pelo SouGov. Assim, os serviços e funcionalidades que lá estavam foram todos transferidos para a nova plataforma. Para acessar, é preciso ter login (conta e senha) no gov.br.

Tenho uma dúvida ou problema no SouGov, o que devo fazer?

Caso você tenha qualquer dúvida ou até mesmo algum problema no SouGov, a página de dúvidas frequentes do próprio SouGov é uma ótima alternativa para solucioná-los.

O canal na plataforma no YouTube do Ministério da Economia também traz bastante informação e ainda alguns tutoriais em vídeo que podem ajudar quando você precisar.

Agora que você já entendeu como funciona o SouGov, aproveite e confira mais conteúdos do Blog do PicPay com dicas financeiras exclusivas.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 11

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados