O que é o SouGov Servidor? Descubra como acessar os serviços
Presente na rotina de centenas de milhares de empregados públicos, o SouGov servidor é uma plataforma online que oferece inúmeros recursos.

Servidores públicos do Poder Executivo Federal, sejam eles ativos ou inativos (aposentados ou pensionistas), têm à sua disposição uma ferramenta que reúne dezenas de serviços digitais. Em síntese, o SouGov Servidor é uma plataforma que permite consultas relacionadas à vida funcional do trabalhador, como contracheques, férias e mais. O nome oficial é SouGov, a plataforma criada especialmente para os funcionários públicos SIAPE.
Via de regra, o sistema implementado em meados de 2021 pelo governo federal foi instituído para substituir o Sigepe, bem como outras ferramentas que dão acesso a serviços ligados à gestão de pessoas. Para tanto, os usuários devem ter um dispositivo móvel ou computador conectado à internet, além de um cadastro no gov.br.
Abaixo, confira todos os detalhes do SouGov Servidor e tire suas dúvidas sobre os serviços disponíveis.
SouGov servidor: o que é e para que serve?
O SouGov faz parte de um projeto de migração dos serviços burocráticos da Administração Pública Federal para o meio digital. O objetivo deste projeto é, em termos simples, desburocratizar o acesso dos servidores ativos e inativos, a esse tipo de tecnologia que, por sua vez, pode facilitar a rotina dos usuários.
A nova plataforma funciona basicamente como um centralizador das funcionalidades disponíveis nas mais diversas ferramentas até a sua criação, relacionadas à gestão de pessoas.
Com isso, o SouGov tornou-se um canal exclusivo no qual pode-se realizar atendimentos de servidores públicos no que concerne a gestão de direitos trabalhistas e benefícios previdenciários, por exemplo.
Sigepe servidor X SouGov servidor: o que mudou?
Instituído em maio de 2021, o SouGov é uma plataforma digital que pode ser acessada tanto por versões para web quanto para aplicativos — com sistema Android e iOS. O lançamento da ferramenta, à época, tinha como missão principal organizar todos os serviços relacionados ao funcionalismo público vinculado ao Poder Executivo Federal.
Com isso, os mais de 1 milhão de servidores cuja folha de pagamento é gerida pelo Siape (Sistema Integrado de Administração de Pessoal) têm uma nova alternativa para realizar inúmeras consultas, o que antes apenas era possível através de diversas plataformas diferentes.
Portanto, o que mudou, basicamente, é que os serviços disponíveis aos servidores estão sendo gradativamente centralizados em uma única plataforma. Até o momento, o interessado pode verificar, por exemplo, seu contracheque, solicitar comprovantes de rendimentos, consultar o seu próximo período de férias e muito mais.
Como instalar o aplicativo SouGov servidor?
Para instalar o aplicativo SouGov deve-se contar com um dispositivo apropriado, tal como um smartphone, tablet ou iPad — e ter acesso à internet. Isso pois, seu uso se dá tal como ocorre com qualquer outro aplicativo disponível nas lojas oficiais da Google Play e Apple Store.
Se não sabe como instalar a aplicação no seu dispositivo, não se preocupe. Abaixo, trouxemos o passo a passo completo. Confira:
- Passo 1: Acesse a sua loja de aplicativos Google Play, para sistema Android ou App Store, para sistema iOS;
- Passo 2: Vá até a barra de pesquisa no menu principal, digite o termo “SouGov.br” e toque na lupa para buscar o app;
- Passo 3: Na lista exibida, toque sobre o aplicativo oficial e, em seguida, selecione o botão “instalar”;
- Passo 4: Após concluído o processo de instalação, toque no botão “abrir”.
Pronto. Agora sua aplicação já estará disponível para login.
Como acessar o SouGov?
Agora que você já descobriu como fazer o download e a instalação do SouGov Servidor, chegou a hora de entender também como acessar a ferramenta através da versão para apps. Antes de mais nada, vale destacar que para ter acesso à plataforma, é necessário criar uma conta única de acesso aos serviços do governo.
Assim, tanto pelo computador ou pelo aplicativo, basta acessar o portal gov.br e digitar o seu CPF. Caso este seja o seu primeiro acesso e, portanto, não tenha uma conta vinculada ao seu CPF, será aberta uma nova guia, na qual será possível seguir as orientações na tela para criar o login de acesso ao SouGov.
Feito isso, siga os procedimentos abaixo para ingressar nas funcionalidades do SouGov BR:
- Passo 1: Abra o aplicativo e, na tela inicial, toque no botão “Entrar com gov.br”;
- Passo 2: Em seguida, informe o CPF cadastrado e clique no botão “Avançar”;
- Passo 3: Confirme o desafio proposto para comprovar que é uma pessoa real.
Pronto. O app já está disponível para ser utilizado.
Importante: a realização de alguns serviços no SouGov depende da validação da conta, que deve dispor de alguns atributos de segurança, como o selo de confiabilidade prata ou ouro.
O que você quer descobrir?
Seu convênio:
Qual é a sua margem consignável?
Em quantas parcelas?
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Em quantas parcelas?
Empréstimo de até
R$
Proposta sujeita à confirmação de margem consignável
Como acessar o SouGov no computador?
O SouGov Web é uma versão do app que funciona em uma plataforma online. Sendo assim, o sistema pode ser acessado através do navegador, seja por meio de um computador, celular ou tablet conectado a internet.
A diferença básica para o aplicativo, portanto, é que, neste caso, não há necessidade de instalação em dispositivos móveis. Na prática, para ingressar na ferramenta por meio do computador, basta ter uma conexão válida com a internet e um navegador atualizado.
A seguir, confira o passo a passo completo do acesso ao SouGov no computador:
- Passo 1: Abra o navegador (Google Chrome, Mozila Firefox, Safira ou Microsoft Edge) e digite o endereço www.gov.br/sougov, na barra de pesquisa;
- Passo 2: Na tela inicial, toque no botão “Entrar com gov.br” e escolha a opção de login que preferir;
- Passo 3: Digite o seu CPF no espaço indicado e, em seguida, toque no botão “Continuar”;
- Passo 4: Por fim, basta informar a senha e selecionar a opção “Entrar”.
Principais serviços do SouGov para servidor federal
Os servidores públicos federais podem consultar uma extensa lista de serviços, remotamente, através do SouGov Servidor. Além disso, com a descontinuação do Sigepe Servidor, cabe destacar que novas funções ainda poderão ser incluídas na ferramenta. Os atuais serviços disponíveis são:
- Prévia de contracheque;
- Prévia de 13º salário;
- Contracheque;
- Comprovante de rendimentos;
- Ficha Financeira Anual;
- Dados Pessoais (podem ser alterados pelo servidor);
- Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente);
- Consulta de dependentes;
- Consulta a dados funcionais;
- Consulta ao comprovante de pensão alimentícia;
- Consulta a afastamentos;
- Consulta a férias;
- Carteira Funcional;
- Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF);
- Localização de unidade de gestão de pessoas;
- Chatbot (canal de atendimento ao usuário);
- Atestado médico (encaminhamento);
- Cadastro/alteração de dados bancários;
- Autorização ao acesso da Administração à Declaração do IRPF;
- Banco de Talentos;
- Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização para aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis);
- Autorização de Empréstimo Consignado;
- Consulta à autorização – com possibilidade de cancelamento e reativação;
- Consulta a contratos e anuência para contrato de empréstimo consignado;
- Consulta a Extrato de Consignações ativas ou encerradas;
- Solicitação de Assistência à saúde suplementar;
- Auxílio-transporte;
- Licenças gestante, adotante e paternidade;
- Requerimento automatizado do Saúde Suplementar;
- Requerimento simples de Informações de Afastamentos;
- Requerimento automatizado de Cadastro de Dependentes;
- Avaliação de Serviços pelos Usuários;
- Programar Férias;
- Saúde: promoção à saúde e exames periódicos;
- Cadastro: consultar redução da jornada de trabalho, consultar licença incentivada e consultar dossiê consolidado;
- Financeiro: consultar pagamento de decisão judicial;
- Comprovante de Rendimento Extra SIAPE;
- Currículo e Oportunidades;
- SouGov Líder;
- Declaração de Fundamento Legal;
- Ajuda de Custo;
- Assistência à Saúde Suplementar;
- Auxílio-alimentação e refeição;
- Auxílio-funeral;
- Averbação do Tempo de Contribuição;
- Certificado Digital;
- Opção função (funções comissionadas).
O SouGov já é usado por mais de 700 mil servidores públicos federais (SIAPE) e a previsão é de que até o início de 2023 o SouGov complete a incorporação de todos os serviços digitais.
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Publicado em: 08/07/2022