O que é o SouGov Servidor? Descubra como acessar os serviços

Presente na rotina de centenas de milhares de empregados públicos, o SouGov servidor é uma plataforma online que oferece inúmeros recursos.

sougov servidor - mulher, dúvida, pensando, reflexão

Servidores públicos do Poder Executivo Federal, sejam eles ativos ou inativos (aposentados ou pensionistas), têm à sua disposição uma ferramenta que reúne dezenas de serviços digitais. Em síntese, o SouGov Servidor é uma plataforma que permite consultas relacionadas à vida funcional do trabalhador, como contracheques, férias e mais. O nome oficial é SouGov, a plataforma criada especialmente para os funcionários públicos SIAPE.

Via de regra, o sistema implementado em meados de 2021 pelo governo federal foi instituído para substituir o Sigepe, bem como outras ferramentas que dão acesso a serviços ligados à gestão de pessoas. Para tanto, os usuários devem ter um dispositivo móvel ou computador conectado à internet, além de um cadastro no gov.br.

Abaixo, confira todos os detalhes do SouGov Servidor e tire suas dúvidas sobre os serviços disponíveis.

SouGov servidor: o que é e para que serve?

O SouGov faz parte de um projeto de migração dos serviços burocráticos da Administração Pública Federal para o meio digital. O objetivo deste projeto é, em termos simples, desburocratizar o acesso dos servidores ativos e inativos, a esse tipo de tecnologia que, por sua vez, pode facilitar a rotina dos usuários.

A nova plataforma funciona basicamente como um centralizador das funcionalidades disponíveis nas mais diversas ferramentas até a sua criação, relacionadas à gestão de pessoas.

Com isso, o SouGov tornou-se um canal exclusivo no qual pode-se realizar atendimentos de servidores públicos no que concerne a gestão de direitos trabalhistas e benefícios previdenciários, por exemplo.

Sigepe servidor X SouGov servidor: o que mudou?

Instituído em maio de 2021, o SouGov é uma plataforma digital que pode ser acessada tanto por versões para web quanto para aplicativos — com sistema Android e iOS. O lançamento da ferramenta, à época, tinha como missão principal organizar todos os serviços relacionados ao funcionalismo público vinculado ao Poder Executivo Federal.

Com isso, os mais de 1 milhão de servidores cuja folha de pagamento é gerida pelo Siape (Sistema Integrado de Administração de Pessoal) têm uma nova alternativa para realizar inúmeras consultas, o que antes apenas era possível através de diversas plataformas diferentes. 

Portanto, o que mudou, basicamente, é que os serviços disponíveis aos servidores estão sendo gradativamente centralizados em uma única plataforma. Até o momento, o interessado pode verificar, por exemplo, seu contracheque, solicitar comprovantes de rendimentos, consultar o seu próximo período de férias e muito mais.

Como instalar o aplicativo SouGov servidor?

Para instalar o aplicativo SouGov deve-se contar com um dispositivo apropriado, tal como um smartphone, tablet ou iPad — e ter acesso à internet. Isso pois, seu uso se dá tal como ocorre com qualquer outro aplicativo disponível nas lojas oficiais da Google Play e Apple Store.

Se não sabe como instalar a aplicação no seu dispositivo, não se preocupe. Abaixo, trouxemos o passo a passo completo. Confira:

  • Passo 1: Acesse a sua loja de aplicativos Google Play, para sistema Android ou App Store, para sistema iOS;
  • Passo 2: Vá até a barra de pesquisa no menu principal, digite o termo “SouGov.br” e toque na lupa para buscar o app;
  • Passo 3: Na lista exibida, toque sobre o aplicativo oficial e, em seguida, selecione o botão “instalar”;
  • Passo 4: Após concluído o processo de instalação, toque no botão “abrir”. 

Pronto. Agora sua aplicação já estará disponível para login.

Como acessar o SouGov?

Agora que você já descobriu como fazer o download e a instalação do SouGov Servidor, chegou a hora de entender também como acessar a ferramenta através da versão para apps. Antes de mais nada, vale destacar que para ter acesso à plataforma, é necessário criar uma conta única de acesso aos serviços do governo.

Assim, tanto pelo computador ou pelo aplicativo, basta acessar o portal gov.br e digitar o seu CPF. Caso este seja o seu primeiro acesso e, portanto, não tenha uma conta vinculada ao seu CPF, será aberta uma nova guia, na qual será possível seguir as orientações na tela para criar o login de acesso ao SouGov.

Feito isso, siga os procedimentos abaixo para ingressar nas funcionalidades do SouGov BR:

  • Passo 1: Abra o aplicativo e, na tela inicial, toque no botão “Entrar com gov.br”;
  • Passo 2: Em seguida, informe o CPF cadastrado e clique no botão “Avançar”;
  • Passo 3: Confirme o desafio proposto para comprovar que é uma pessoa real.

Pronto. O app já está disponível para ser utilizado.

Importante: a realização de alguns serviços no SouGov depende da validação da conta, que deve dispor de alguns atributos de segurança, como o selo de confiabilidade prata ou ouro.

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Como acessar o SouGov no computador?

O SouGov Web é uma versão do app que funciona em uma plataforma online. Sendo assim, o sistema pode ser acessado através do navegador, seja por meio de um computador, celular ou tablet conectado a internet. 

A diferença básica para o aplicativo, portanto, é que, neste caso, não há necessidade de instalação em dispositivos móveis. Na prática, para ingressar na ferramenta por meio do computador, basta ter uma conexão válida com a internet e um navegador atualizado.

A seguir, confira o passo a passo completo do acesso ao SouGov no computador:

  • Passo 1: Abra o navegador (Google Chrome, Mozila Firefox, Safira ou Microsoft Edge) e digite o endereço www.gov.br/sougov, na barra de pesquisa;
  • Passo 2: Na tela inicial, toque no botão “Entrar com gov.br” e escolha a opção de login que preferir;
  • Passo 3: Digite o seu CPF no espaço indicado e, em seguida, toque no botão “Continuar”;
  • Passo 4: Por fim, basta informar a senha e selecionar a opção “Entrar”.

Principais serviços do SouGov para servidor federal

Os servidores públicos federais podem consultar uma extensa lista de serviços, remotamente, através do SouGov Servidor. Além disso, com a descontinuação do Sigepe Servidor, cabe destacar que novas funções ainda poderão ser incluídas na ferramenta. Os atuais serviços disponíveis são:

  1. Prévia de contracheque;
  2. Prévia de 13º salário;
  3. Contracheque;
  4. Comprovante de rendimentos;
  5. Ficha Financeira Anual;
  6. Dados Pessoais (podem ser alterados pelo servidor);
  7. Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente);
  8. Consulta de dependentes;
  9. Consulta a dados funcionais;
  10. Consulta ao comprovante de pensão alimentícia;
  11. Consulta a afastamentos;
  12. Consulta a férias;
  13. Carteira Funcional;
  14. Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF);
  15. Localização de unidade de gestão de pessoas;
  16. Chatbot (canal de atendimento ao usuário);
  17. Atestado médico (encaminhamento);
  18. Cadastro/alteração de dados bancários;
  19. Autorização ao acesso da Administração à Declaração do IRPF;
  20. Banco de Talentos;
  21. Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização para aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis);
  22. Autorização de Empréstimo Consignado;
  23. Consulta à autorização – com possibilidade de cancelamento e reativação;
  24. Consulta a contratos e anuência para contrato de empréstimo consignado;
  25. Consulta a Extrato de Consignações ativas ou encerradas;
  26. Solicitação de Assistência à saúde suplementar;
  27. Auxílio-transporte;
  28. Licenças gestante, adotante e paternidade;
  29. Requerimento automatizado do Saúde Suplementar;
  30. Requerimento simples de Informações de Afastamentos;
  31. Requerimento automatizado de Cadastro de Dependentes;
  32. Avaliação de Serviços pelos Usuários;
  33. Programar Férias;
  34. Saúde: promoção à saúde e exames periódicos;
  35. Cadastro: consultar redução da jornada de trabalho, consultar licença incentivada e consultar dossiê consolidado;
  36. Financeiro: consultar pagamento de decisão judicial;
  37. Comprovante de Rendimento Extra SIAPE;
  38. Currículo e Oportunidades;
  39. SouGov Líder;
  40. Declaração de Fundamento Legal;
  41. Ajuda de Custo;
  42. Assistência à Saúde Suplementar;
  43. Auxílio-alimentação e refeição;
  44. Auxílio-funeral;
  45. Averbação do Tempo de Contribuição;
  46. Certificado Digital;
  47. Opção função (funções comissionadas).

O SouGov já é usado por mais de 700 mil servidores públicos federais (SIAPE) e a previsão é de que até o início de 2023 o SouGov complete a incorporação de todos os serviços digitais.


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Redação BX Blue

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